Parada Gay de Ilhéus será dia 25

Considerado pelo movimento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros) um importante instrumento de promoção de visibilidade e mobilização social no enfrentamento da homofobia no Brasil, a parada gay tem chamado a atenção da sociedade, de maneira irreverente e divertida, para a importância da valorização da através dos testes de detecção da AIDS e do uso de preservativos. Este ano o tema escolhido para encabeçar a campanha contra homofobia, que tem como carro-chefe a 5ª Parada Gay da Diversidade de Ilhéus, é “Que seja Amor Então!”. Outras duas campanhas ‘Fique Sabendo’ e ‘Homofobia Criminalização já!’ também fazem parte do planejamento de combate ao Preconceito e discriminação aos LGBT em Ilhéus.
No dia 25 de setembro, durante a 2ª Mostra de Prevenção, o CTA itinerante da CM/DST/HIV de Ilhéus, realizará testes rápidos das 10h às 14h, na praça J.J SEABRA, centro da cidade. De acordo com o presidente do Grupo Eros – responsável pela realização da campanha em Ilhéus – Waltécio Costa o evento também contará com o palco cultural onde serão realizadas apresentações de transformistas, Dreg Queen’s e de grupo de danças da cidade, que abordarão temáticas voltadas para ajudar a esclarecer ao público a importância da auto-estima e o respeito à diversidade humana. Dados oficiais da CM/DST/HIV/AIDS de Ilhéus apontam 614 casos registrados de HIV/AIDS, número equivalente ao primeiro semestre deste ano.

A programação pré-parada Gay traz ainda a 3ª Parada Mix, que acontece no dia 26 na boate Kalua a partir das 22h. A entrada será um quilo de alimento, com a finalidade de reforçar a arrecadação a ser destinada para portadores do vírus em Ilhéus. No dia 27 de setembro, ponto alto da festa acontece a partir do meio-dia a 5ª Parada Gay da Diversidade de Ilhéus, com concentração inicial na Praça Castro Alves e participação de gogo-boys e gogo-girls de Salvador. Segundo a organização do evento, a estimativa é 65 mil pessoas compareçam à avenida para prestigiar a parada gay de Ilhéus.

A camisa oficial da 5ª Parada Gay de Ilhéus, outro grande destaque da campanha contra a homofobia de acordo com Waltécio será disponibilizada durante a 2ª Mostra de Prevenção, mediante a apresentação de dois quilos de alimentos não-perecíveis. “Ano passado arrecadamos quase um quilo de alimento e para este ano nossa meta é ultrapassar este número e beneficiar mais soropositivos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *