Prefeitura Municipal de Ilhéus

Newton Lima apresenta projetos da UPA e de saneamento integrado no Vilela

Newton Lima reabre Núcleo de Atenção (NAE) Especializada

Em Ilhéus, agentes comunitários de saúde recebem novos kits de trabalho

Mutirão Força Tarefa concentra ações em Santo Antônio, 5ª Feira

Jolita Moreno é eleita Miss Melhor Idade

Newton Lima apresenta projetos da UPA e de saneamento integrado no Vilela

Os projetos voltados para as áreas de urbanização e saúde e viabilizados pela Prefeitura de Ilhéus – construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e de 272 casas populares – junto aos governos federal e estadual foram apresentados à representantes de entidades e lideranças políticas e comunitárias do município. Sobre a importância dos empreendimentos o prefeito Newton Lima considera de alto alcance social, “uma vez que visam atender famílias que estão em áreas de risco (encostas de morros) e manguezais. Vale salientar que a proposta dos projetos é melhorar a qualidade de vida dessas famílias fornecendo moradia digna e com infra-estrutura necessária e uma unidade de saúde que é referência de qualidade”. A reunião aconteceu ontem (24) à tarde, no salão nobre do Palácio Paranaguá.

O projeto de saneamento integrado prevê a construção de 272 unidades habitacionais no bairro Teotônio Vilela, com quarto, sala, cozinha e banheiro, no antigo loteamento Bosque Verde. O secretário de Planejamento, Paulo Goulart, disse que já foram iniciados os serviços de terraplenagem cujas obras são do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac), do Ministério das Cidades, em parceria com os governos estadual e municipal e Caixa Econômica. O projeto prevê a implantação de redes de esgoto, águas pluviais, pavimentação de ruas e recuperação de áreas degradadas, a exemplo de encostas dos morros e manguezais afetados por invasões.

Na sua explanação o secretário Paulo Goulart explicou que as famílias que estão atualmente numa área de invasão situada nas imediações da estação rodoviária e no alto do bairro Teotônio Vilela serão remanejadas. Na área degradada e ocupada de forma desordenada e sem infra-estrutura básica a prefeitura pretende reurbanizar o local que foi densamente povoado na década de 90 após a Embasa implantar rede de água potável ao longo da ponte sobre o rio Fundão, uma das entradas de Ilhéus. Na rua Floresta – conhecida rua do Mosquito – 72% das moradias são de madeira e 12% de material reciclado encontrando em lixões.

Já a assistente social Cristiane Almeida mostrou que em paralelo ao andamento das obras de construção das casas populares as famílias que estão atualmente morado nessas áreas degradadas participam juntamente com crianças, jovens e adultos de diversas atividades. Dentre elas de cursos de culinária alternativa, de empilhadeira, de produção de alimentos, ética e valores, oficinas esportivas e recreação.

Unidade de Pronto Atendimento – Com relação à construção da Unidade de Pronto Atendimento, no bairro de Nossa Senhora das Vitórias, o secretário Paulo Goulart destacou que a área de 1.000 metros quadrados é de fácil acesso tanto para proceder atendimentos, como para funcionários e população da zona sul. “A unidade será uma espécie de mini-hospital e vai contar com 85 ambientes, a exemplo de refeitórios, necrotério, salas de radiologia, cardiologia e para pequenos procedimentos e curativos, almoxarifado, consultórios, sala de internamente diferenciada de infantil, farmácia, refeitórios, entre setores de atendimento público”.

Na sua explanação, a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, afirmou que a Unidade de Pronto Atendimento da zona sul será instalada num dos locais mais carentes de infra-estrutura do município “e seu projeto definitivo apresenta inúmeras atividades de atendimentos médicos, que representa um avanço mais que significativo para as comunidades do seu entorno, pois será equipado com material dos mais modernos, como centro cirúrgico”. Depois de fazer a triagem dos pacientes eles serão encaminhados.

A secretária continuou com seu comentário dizendo que o governo Lula liberou para o país 53 unidades, a Bahia ganhou 3 e o município de Ilhéus foi contemplada com uma. A UPA terá dormitórios com conforto médico-plantonista, sala de classificação de riscos, alojamento para funcionários-plantonistas para que os pacientes da zona sul sejam beneficiados com mais rapidez nos casos de emergência. Um posto avançado do Samu será instalado dentro da unidade. “Portanto, é um equipamento que podemos chamar de excelência por abranger grande leque de ações voltadas para atender a demanda dessas comunidades”.

Newton Lima reabre Núcleo de Atenção (NAE) Especializada

Na manhã desta terça-feira (25) um importante serviço de saúde foi entregue à população de Ilhéus pelo prefeito Newton Lima em companhia do secretário estadual de saúde, Jorge Solla. Após passar por total reforma, o Núcleo Municipal de Atenção Especializada J. M. M Neto (NAE) foi reinaugurado durante solenidade que também contou com as presenças do vice-prefeito Mário Alexandre, presidente da Câmara de Vereadores, Jaílson Nascimento; deputada estadual Ângela Sousa; secretária de saúde de Ilhéus Marleide Figueiredo; coordenadora do NAE, Alessandra Pedroso; diretora da Direc 6, Sonilda Melo e a diretora da Média e Alta Complexidade, Andrea Dickie.

Fundado em 2002 o Núcleo iniciou atividades oferecendo assistência para pessoas com deficiência física, diabéticos, hipertensos e idosos. Em junho de 2008, através de uma política de descentralização dos serviços de saúde, a atual gestão inaugurou outra importante unidade especializada: o Centro de Atenção ao Diabético, Hipertenso e Idoso (CADHI). Desde então o NAE passou a se dedicar à reabilitação e à inclusão social das pessoas portadoras de deficiências físicas, atendendo crianças e adultos que possuem paralisia cerebral ou que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou qualquer outra enfermidade ou acidente com repercussão física.

Muitos usuários do NAE prestigiaram a reinauguração do núcleo, que para muitos deles, mesmo condições menos adequadas vinha oferecendo um serviço exemplar. Um dos usuários mais antigos do local, o senhor Airton Sena, participou da solenidade e agradeceu à equipe do NAE pelo empenho e “por nunca desistir em melhorar a qualidade de vida dos pacientes”. Para Flávia Alves, que freqüenta o Núcleo há quase 3 anos, “o Núcleo oferece um suporte imprescindível para pessoas com deficiência. Além do atendimento de excelente qualidade, o NAE ainda oferece suporte para o transporte, medicação e disponibiliza equipamentos necessários para a locomoção como cadeiras de roda e de banho, entre outros”.

Após o descerramento da placa de reinauguração, as autoridades e convidados puderam conhecer a nova estrutura do local, reformada com recursos próprios e que passou a contar com ambiente totalmente climatizado e adaptado para ‘cadeirantes’, inclusive com novos banheiros e rampas. A secretária Marleide Figueiredo lembrou que a parceria mantida com a Secretaria de Saúde do Estado vem garantindo ao município a oportunidade de oferecer novos serviços a exemplo da recente habilitação do Hospital São José para disponibilizar serviço de alta complexidade de oncologia. “Esses benefícios só são possíveis através de muito trabalho e compromisso em melhorar não só a qualidade de vida da população como o acesso a esses importantes serviços”.

O prefeito de Ilhéus Newton Lima também ressaltou o apoio do governo do estado e afirmou que a melhoria dos serviços de saúde em toda a Bahia vem avançando consideravelmente. “Fica o reconhecimento e gratidão para a equipe do NAE, assim como o compromisso em continuar melhorando os serviços de saúde e trazendo novos para o município. Para o secretário de estado, Jorge Solla os serviços oferecidos pelo NAE são referência para a região e mostram o quanto o Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser valorizado. “As dificuldades existem, porém o empenho e o compromisso do estado, vem garantindo importantes avanços nos serviços de saúde prestados pelo município. Para Ilhéus, Solla lembrou da reforma e ampliação da emergência do Hospital Geral Luís Viana Filho, que encontra-se em fase de execução. “Onze mil novos profissionais de saúde foram contratados para atuar em todo estado”, acrescentou.

Na opinião da coordenadora do NAE, Alessandra Pedroso após a reforma, será possível ampliar o número de atendimentos diários, passando de 70 para 100. “Além disso, poderemos dar início a realização do exame de sonda e da colostomia, que eram antigas reivindicações dos usuários”. Como parte da programação de Solla para esta terça-feira (25), o secretário de Estado participou no início da manhã da entrega de kits de trabalho para os agentes de saúde dos municípios que fazem parte da área de abrangência da 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires). Pela tarde, ele participou da assinatura do termo de posse dos agentes de saúde do município.

Em Ilhéus, agentes comunitários de saúde recebem novos kits de trabalho

O secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, esteve hoje (25) em Ilhéus para realizar a entrega dos novos kits de trabalho aos agentes comunitários de saúde do município, durante solenidade realizada no auditório da Justiça Federal, no centro da cidade. Durante o evento, que contou com a presença do prefeito Newton Lima, do vice-prefeito Mário Alexandre, e da deputada estadual Ângela Sousa, foram distribuídos 226 kits para Ilhéus, conjuntos que incluem boné, camisas e uma mochila. Utilizando recursos de quase 1 milhão e 200 mil reais, o Governo do Estado adquiriu, ao todo, cerca de 147 mil peças.

Durante a solenidade, também foi realizada a entrega de kits para outros municípios da chamada Micro Região Sul, entre eles Una, Canavieiras, Itacaré, Uruçuca, Arataca e Santa Luzia. Os agentes comunitários são os principais elos entre a comunidade e o Serviço Público de Saúde. No dia-a-dia, eles participam de inúmeras ações, iniciativas e projetos voltados para a prevenção e para a promoção de saúde.

O secretário Jorge Solla, que fez a entrega simbólica do primeiro kit ao prefeito Newton Lima, ressaltou a importância dos agentes comunitários para a melhoria da qualidade de vida dos baianos. “São eles que, diariamente, vêm fazendo a diferença e consolidando um trabalho que visa melhorar as condições gerais de promoção e prevenção de saúde”, comentou. Na oportunidade, o secretário lembrou que o Governo do Estado continua investindo neste profissional, que, agora, dispõe de um instrumento como a Escola Jorge Novis para continuar se aperfeiçoando. “Além disso, é importante destacar que, em parceria com os governos municipais, hoje mais de 90 por cento dos agentes comunitários possuem seus direitos trabalhistas inteiramente regularizados”.

O prefeito Newton Lima, por sua vez, demonstrou sua satisfação pelo reforço proporcionado pelo Governo do Estado “ao importante trabalho realizado pelos nossos agentes comunitários, que, sem dúvida alguma, contribuem de forma decisiva para que a população desfrute de uma saúde melhor”. Já a secretária Marleide Figueiredo destacou a luta do Governo do Estado e também do prefeito Newton Lima para que a Bahia e o município de Ilhéus continuem avançando e, com isso, sigam melhorando as condições de vida da população através da oferta de uma saúde ainda melhor.

A solenidade de entrega dos novos kits de trabalho para os agentes comunitários de saúde também foi prestigiada pelo prefeito de Una, Dejar Birschner, pela coordenadora da 6ª Dires, Sonilda Melo, pelo secretário municipal de Governo, José Nazal, pelo diretor do Hospital Geral Luis Viana Filho, Gustavo César, pela diretora da Escola de Formação Técnica Jorge Novis, Maria José Camarão, e pelo representante dos agentes, Reinaldo Silva, entre outros.

Mutirão Força Tarefa concentra ações em Santo Antônio, 5ª Feira

Nesta quinta-feira, 27, a Prefeitura de Ilhéus estará realizando mais uma etapa do mutirão na zona rural quer abrange as localidades de Santo Antônio, Búzios, Areia Branca, Maria Jape, Rio do Engenho e Couto, localidades estas que estão sendo beneficiadas com vários serviços de recuperação dos trechos de estrada de acesso em estado precário, troca de lâmpadas e instalação de novos braços em postes públicos, capinagem, roçagem, entre outros beneficiamentos que foram detectados em visitas e através de reuniões com os administradores.

Sob a coordenação do diretor-presidente da Maramata, Geerdheson Ribeiro, do secretário de Planejamento, Paulo Goulart, e do assessor de Comunicação Social, Marcos Corrêa, o Projeto Força Tarefa, que também será desenvolvido mensalmente envolvendo outras localidades rurais, irá concentrar suas ações nesta quinta-feira, 27, em Santo Antônio, levando para aquelas comunidades os mais variados serviços sociais, como corte de cabelo masculino, atendimento jurídico, cadastramento do bolsa-família, Programa Sentinela, palestras e oficinas, Glicemia Capilar, verificação de P.A., mutirão da dengue, prevenção de saúde bucal, atendimento odontológico e laboratorial, além de aconselhamento pelo DST/AIDS.

A proposta principal do Força Tarefa, diz Geerdheson Ribeiro, é concentrar num período mínimo de 15 dias todos os esforços da administração para sanar os pequenos problemas das comunidades rurais, que, por muitas vezes, terminam ganhando maior magnitude, a exemplo da iluminação pública, limpeza, reparos em prédios públicos, etc. “Todas essas ações seguem a orientação do prefeito Newton Lima, que, nas visitas semanais que realiza ao interior, e conversando com os munícipes, considerou que uma operação desse nível vai de encontro aos anseios dessas comunidades, promovendo melhorias no dia-a-dia e aperfeiçoando o diálogo entre a opulação em geral e a administração pública”, afirmou Marcos Corrêa.

Jolita Moreno é eleita Miss Melhor Idade

Jolita Moreno Campos foi eleita na noite do último sábado, dia 22, a Miss Melhor Idade, ficando como primeira Princesa Nair Matos de Aguiar, e como segunda, Noeme Cidreira. Já a candidata Valdice Barbosa Fagundes foi eleita a Miss Simpatia. Promovido pelo Gaba Produções, o corpo de jurados foi formado por Janete Lainha, Miriam Caldas, Elza Muniz, Eliene Hygino e o vereador Dinho Gás, que votaram nas candidatas nos desfiles com traje fantasia e em seguida, social.

Segundo a coordenadora Flávia Weschenfelder, o evento atendeu todas as expectativas, principalmente por elevar a auto-estima dos idosos, reafirmando sua beleza e deixando patente a sua vitalidade e a vontade de continuar atuante na sociedade”. O concurso contou com a produção da Gaba com o apoio da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Ilhéus através da Assessoria de Comunicação Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *