Secretaria de transporte em etapa final para a municipalização plena do trânsito
Prefeitura de Ilhéus reinaugura Núcleo de Atenção Especializada nesta 3ª
Semana Nacional do Excepcional prossegue com várias atividades
Centro de Zoonoses de Ilhéus ministra treinamento para campanha contra raiva
Secretaria de transporte em etapa final para a municipalização plena do trânsito
Após participarem do curso de gestão em trânsito, ministrado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em Salvador, durante os dias 18 e 20 últimos, a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito retornou à Ilhéus para continuar agilizando o processo de municipalização plena do trânsito. Além de participar do treinamento, voltado para profissionais que atuam diretamente nos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), o secretário de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito, Carlos Freitas aproveitou para levar toda a documentação necessária e dar entrada no convênio com o DETRAN/BA. De acordo com Freitas “o convênio vai permitir ao município ter acesso ao banco de dados estadual e maior autonomia para efetuar multas e ações de advertência”.
O objetivo da capacitação, cujo cronograma foi iniciado em agosto e vem percorrendo as capitais do país mais Distrito Federal, é orientar os profissionais sobre os fundamentos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Ainda de acordo com o secretário Carlos Freitas, a próxima etapa é aguardar o perecer do DETRAN e marcar a data para a assinatura do convênio de integração e cooperação técnica com o município. “Este significa o último passo para celebrar a municipalização plena do trânsito, cujo processo foi iniciado em 2001, mas só agora poderá ser sacramentado, trazendo mais benefícios para o município”.
Durante os três dias de treinamento os profissionais do setor puderam trocar experiências e debater políticas públicas para a segurança e educação no trânsito. Entre os módulos abordados, os participantes receberam orientações sobre teoria geral da administração, Planejamento Estratégico, Noções da Legislação de Transito brasileira, Sistema Nacional de Trânsito, Competências Legais da autoridade de trânsito no estado, Competências Legais da autoridade de trânsito no município e parcerias entre estado e município na gestão do trânsito.
Prefeitura de Ilhéus reinaugura Núcleo de Atenção Especializada nesta 3ª
A nova sede do Núcleo de atenção Especializada (NAE) será entregue à comunidade nesta terça-feira (25) pelo prefeito de Ilhéus Newton Lima a partir das 10 da manhã. O local recebeu nova infra-estrutura, novos equipamentos e foi totalmente adaptado para atender pacientes com deficiência física. A reinauguração do Núcleo também será prestigiada pelo secretário estadual de saúde, Jorge Solla, que cumpre agenda na região.
O Núcleo de Atenção Especializada trabalha com a reabilitação e a inclusão social das pessoas portadoras de deficiências físicas, atendendo crianças e adultos que possuem paralisia cerebral (encefalopatia crônica não progressiva ou não evolutiva) ou que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou qualquer outra enfermidade ou acidente com repercussão física. Para atender à população durante o período em que o Núcleo se encontrou em reforma, a gestão municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde montou um ponto provisório, na Avenida Itabuna, nº 1062. Diariamente, cerca de sessenta pacientes são atendidos pela equipe do núcleo.
A equipe interdisciplinar do NAE é formada por oito fisioterapeutas, dois médicos (ortopedista e neuropediatra), dois psicólogos, dois fonoaudiólogos, um assistente social, um terapeuta ocupacional, técnicos em enfermagem, técnicos administrativos e auxiliares de serviços gerais. O paciente também recebe acompanhamento de outros profissionais de saúde, como o neuropediatra e o fisioterapeuta, “já que, muitas vezes, o dano sofrido pelo paciente pode atrapalhar outra área e comprometer seu desenvolvimento funcional”. O Nae também oferece aos pacientes muletas, andadores e cadeiras de rodas, entre outros equipamentos, “possibilitando maiores garantias de recuperação”, de acordo com a coordenadora do Núcleo.
Entrega de Kits e posse – Antes da reinauguração da nova sede do NAE, o secretário de Saúde do estado participa da entrega de kits de trabalho com boné, jaleco e mochila para os 225 agentes comunitários de saúde do município às 8 da manhã no auditório da Justiça Federal. Os agentes de saúde do outros sete municípios que fazem parte da área de abrangência da 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) também serão contemplados com o kit. Em outra solenidade, a partir das 14h, no salão nobre do Palácio Paranaguá, o secretário Jorge Solla participa da assinatura do termo de posse dos agentes de saúde de Ilhéus.
Semana Nacional do Excepcional prossegue com várias atividades
A programação da Semana Nacional do Excepcional, aberta no último dia 19, durante sessão especial realizada pela Câmara de Ilhéus, prossegue hoje (24), a partir das 14 horas, com uma “Matinê no Cinema”, na sede da Apae, localizada no bairro Hernani Sá, zona sul da cidade. Este ano, além de diversas atividades, a Semana Nacional, comemorada em todo o país no período de 21 a 28 de agosto, coincide com o aniversário de 29 anos da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais em Ilhéus.
A presidente da entidade, Socorro Pastor,informa que amanhã (25) serão promovidas algumas oficinas na sede e a Caravana da Inclusão, através da qual alunos da Apae farão apresentações em duas escolas regulares do município: Barão de Macaúbas e Osvaldo Ramos. Na quarta-feira, dia 26 de agosto, prossegue Socorro Pastor, os alunos da Apae de Ilhéus participarão, a partir das 7h30min, de uma Aula de Campo na Ceplac. Já na quinta-feira, dia 27, a Apae de Ilhéus oferecerá o “Almoço dos amigos eficientes”, com direito a apresentações musicais. Encerrando as atividades deste ano, Socorro lembra que, na sexta-feira, dia 28, haverá na praça do bairro Hernani Sá (Urbis) uma grande apresentação cultural do alunos e dos cantores da Terra.
A Apae de Ilhéus foi fundada em 18 de julho de 1980 por um grupo de pais e amigos de pessoas com necessidades especiais. O estímulo principal para essa iniciativa histórica foi a ausência de uma instituição capaz de acolher essas pessoas, através da materialização de um Programa Educacional e Psico-social. Com a Apae, foi possível romper com os preconceitos e fazer valer os direitos e a cidadania dos alunos.
Apae – No momento, a Apae de Ilhéus possui 216 alunos, beneficiados por inúmeras ações, projetos e iniciativas. Na área educacional, destacam-se os seguintes atendimentos: educação precoce (0 a 3 anos), pré-escola (4 a 6 anos), ciclo de escolarização inicial (7 a 14 anos), EJA – Educação de Jovens e Adultos (a partir dos 15 anos), PPE (Programa Pedagógico Específico), Informática Educacional, Grupo Operativo, inclusão em geral, Educação Física e Expressão Corporal. Na saúde, Teste do Pezinho, Psicomotricidade, Musicoterapia, Psicologia e Fisioterapia. Por fim, na área social, orientação, interação Família/Comunidade e inserção dos alunos no Mercado de Trabalho. O telefone da Apae Ilhéus é (73) 3632-3157 e o e-mail, apaeios@hotmail.com.
Centro de Zoonoses de Ilhéus ministra treinamento para campanha contra raiva
Os vacinadores do município de Ilhéus que participarão da campanha anti-rábica deste ano receberão nesta quarta-feira (26), às 9:00 na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) treinamento sobre o uso da nova vacina contra a raiva. A médica veterinária, Patrícia Sicupira, que ministrará a palestra, explicou que a região nordeste foi a única no país a ser contemplada com a nova vacina que “traz nova fórmula e menos efeitos colaterais para os animais”. O treinamento faz parte da mobilização para o início da campanha municipal contra raiva que será iniciada no dia 31 deste mês.
Em todo o município, a meta é imunizar 80% de aproximadamente 33 mil cães e gatos existentes na cidade. Do dia 31 de agosto até o fim do mês de setembro, a equipe coordenada pelo CCZ vai realizar mutirões de imunização a começar pela zona rural e depois na zona urbana, como forma de garantir que a meta seja cumprida. “O período de vacinação também é importante para reforçar a importância da vacinação para a saúde do animal e para uma boa convivência junto à população”, explicou o coordenador do CCZ, Aloísio Correia Leite.
No dia 26 de setembro, Dia Municipal da Campanha contra Raiva, as ações serão intensificadas com concentração de postos móveis nos bairros. Após o término do período da campanha, as pessoas que não puderam levar seus animais para serem imunizados poderão comparecer aos postos da cidade, que em dias programados, oferecem a vacina, durante todo o ano, suspendendo somente durante o período da campanha, quando os vacinadores são deslocados para atender à população através dos mutirões. Nas segundas-feiras a vacina está disponível nos postos fixos do Iguape e do bairro Hernani Sá, nas terças no Posto Sarah Kubistshek, no Parque Infantil. Na quarta-feira a vacina anti-rábica é oferecida no posto de saúde da Avenida Princesa Isabel, na quinta-feira no Teotônio Vilela e na sexta-feira na unidade localizada no Alto do Coqueiro. Em todos esses locais, a vacinação anti-rábica é disponibilizada somente pelo período da manhã.
Mais sobre a doença – A raiva, também conhecida como hidrofobia é causada por vírus e seu agente causador desencadeia-se principalmente em mamíferos como cães, gatos e morcegos. O vírus da raiva pode ser transmitido atrvaés da mordida do animal. Na fase inicial há apenas dor ou comichão no local da mordida, além de náuseas, vômitos e mal estar moderado (mau humor). Na fase seguinte surgem espasmos musculares intensos da faringe e laringe com dores na deglutição, inclusive com a àgua. O indivíduo ganha por essa razão um medo irracional e intenso ao líquido, chamado de hidrofobia (por isso também conhecida por este nome). Esta fase é dada pelos médicos como terminal.