Prefeitura Municipal de Ilhéus

Newton Lima recebe certificado de Amigo da Guarda Municipal

Ilhéus promoverá I Festival Sabores do Mar de 19 a 27 de setembro

Aberta a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social de Ilhéus

Baile de eleição da Miss “Melhor Idade” de Ilhéus acontecerá neste sábado, 22

Newton Lima recebe certificado de Amigo da Guarda Municipal

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recebeu na tarde de ontem, dia 19, em seu gabinete, uma comissão da Guarda Municipal liderada pelo presidente do Sindguarda-Bahia, Pedro Oliveira, que lhe entregou o certificado de Amigo da Guarda Municipal devido o seu apoio e o esforço que vem empreendendo em prol da categoria. Newton Lima agradeceu a homenagem ressaltando que sempre reconheceu a importância da guarda, não só na defesa do patrimônio público, como também pelos relevantes serviços prestados na área de segurança para toda a comunidade.

Na sua exposição, Pedro Oliveira afirmou que a homenagem se faz necessária por ter sido Newton Lima o primeiro prefeito a realmente envidar esforços no reequipamento e modernização da Guarda Municipal, tanto que, além de determinar o imediato estudo técnico, já encaminhou pessoalmente, na semana passada, em Brasília, o projeto para que a Secretaria Nacional de Segurança Pública viabilize os recursos para beneficiar a categoria com importantes investimentos.

Pedro Oliveira também se referiu ao Telecentro que o prefeito Newton Lima conseguiu junto ao Ministério da Justiça, como um instrumento imprescindível para que a Guarda Municipal possa exercer suas funções de forma mais ágil e correspondendo aos anseios de toda a comunidade, que reivindica um sistema de segurança mais equipado e capacitado no combate as várias formas de violência. Acompanhando a reunião como convidado, o presidente do Sindicato dos Radialistas, Elias Reis, também fez questão de parabenizar o prefeito pelos avanços obtidos junto à Guarda Municipal.

Ilhéus promoverá I Festival Sabores do Mar de 19 a 27 de setembro

No período de 19 a 27 de setembro próximo Ilhéus estará promovendo o I Festival Sabores do Mar, numa parceria com o Ministério da Pesca e Aqüicultura, via Superintendência Federal de Pesca e Aqüicultura da Bahia. O evento irá envolver restaurantes e cabanas de praia com a promoção de pratos variados com frutos do mar, envolvendo ainda as Colônias de Pesca Z-34 e Z-19, para que o festival tenha pleno êxito de público.

O Festival Sabores do Mar faz parte do Projeto da 6ª Semana do Peixe que o Ministério promove em todo o país em busca da integração de produtores e demais elos da cadeia de comercialização, através da realização de campanhas preparatórias ao evento, reduzindo preços, permitindo também a redução da interferência de atravessadores e facilitando o acesso de um maior número de consumidores ao mercado de produtos.

De acordo com a secretária interina de Turismo, Ana Matilde da Hora, o objetivo do I Festival Sabores do Mar é promover o consumo de pescado, sensibilizar a população ilheense sobre os benefícios do consumo regular de pescado, promover ações comerciais de redução do preço do pescado para o consumidor final, e articular os diferentes elos da cadeia produtiva. Nesse sentido, adianta que as inscrições para proprietários de restaurantes e cabanas participarem do evento estarão abertas de 26 a 31 de agosto, das 12 às 18 horas, na própria Secretaria.

Adianta ainda Ana Matilde que no encerramento do festival, todos os participantes que cumprirem integralmente os requisitos irão ser agraciados com o selo Amigo do Pescador, durante solenidade que contará com o superintendente Federal de Pesca e Aqüicultura da Bahia, Marcelino Galo, e também com a presença do prefeito do município, Newton Lima, que firmou a parceria com o Ministério.

Aberta a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social de Ilhéus

A participação e controle social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é o tema principal da 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, iniciada nesta quinta-feira (20) em Ilhéus, considerado um importante instrumento de controle social. Durante dois dias serão debatidos o desenvolvimento e a melhoria das políticas públicas que norteiam o serviço social na cidade, bem como um melhor entendimento dos programas que funcionam no município. O SUAS, implantando em todo país em julho de 2005, trouxe significativas mudanças para área social, contribuindo para um novo modelo de gerenciamento e controle das ações e reafirmando o papel dos governos municipal, estadual e na oferta de serviços e programas socioassistenciais em parceria com a sociedade civil, de maneira contínua.

Assistentes sociais, psicólogos, estudantes comporam o público que esteve presente a abertura do evento pela manhã no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães. Além do vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre e do secretário Municipal de Assistência Social, Augusto Macêdo, fizeram parte da mesa a presidente da Associação de Pré-Idosos do Sul da Bahia, Maria José Rodrigues; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Tatiana Passos e os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Secional Sul, Gustavo kruschewsky; da 6ª Dires, Sonilda Melo e da Câmara Municipal, o vereador Tarcísio Paixão.

O esforço da atual gestão em fortalecer políticas públicas de atendam aos direitos de todo e qualquer cidadão foi um dos pontos destacados Maria José Rodrigues e por Sonilda Melo durante a cerimônia de abertura. “A participação social é fundamental para que dessa conferência saiam políticas públicas que ajudem efetivamente a melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou Sonilda. O vereador Tarcísio Paixão também parabenizou a atual gestão pela iniciativa e lembrou do importante papel desempenhado pelos profissionais da assistência social. “Eles são decisivos na aplicação dessas políticas atuando diretamente com o público beneficiado”.

O secretário Augusto Macedo falou da parceria com o Conselho Municipal de Saúde na formulação e fiscalização de políticas que estejam de acordo ao Sistema Único da Assistência Social (SUAS) no município. “Esse trabalho conjunto vem permitindo a democratização das discussões junto aos agentes que efetivam essas políticas como, e principalmente, pela sociedade e por grupos sociais organizados que representam os interesses de idosos, de pessoas com algum tipo de deficiência, etc”. O vice-prefeito Mário Alexandre encerrou a abertura do evento, lembrando que “a participação popular é fundamental para validar este processo de discussão para a construção de novos projetos sociais”.

Programação – Durante os dias, a Conferência será acompanhada por uma tradutora de libras, facilitando a comunicação com portadores de necessidades auditivas e reforçando a idéia da Secretaria de Assistência Social em ampliar essas discussões entre todos os seus beneficiados. Também fazem parte da programação do primeiro dia da Conferência a apresentação da Filarmônica Capitania de Ilhéos, e após intervalo para almoço, palestra com Dulce Marinho e formação dos grupos de trabalho durante toda a tarde, encerrando às 18h.

Nesta sexta-feira (21) as atividades serão iniciadas com plenária geral com “Apresentação, apreciação e votação das propostas dos GTs”, durante toda a manhã. Á tarde acontece nova plenária, votação dos delegados que representarão a cidade durante a Conferência Estadual de Assistência Social, mesa de encerramento e entrega de certificado.

Baile de eleição da Miss “Melhor Idade” de Ilhéus acontecerá neste sábado, 22

Neste sábado, dia 22 de agosto, a partir das 18h30min, no Clube da Maçonaria (ao lado da Câmara Municipal), centro da cidade, será realizado o grande Baile de Eleição da Miss “Melhor Idade” de Ilhéus. Segundo a Gaba Promoções, responsável pela coordenação, o evento terá início às 18h30min com shows musicais, e o desfile está programado para começar às 20h30min, com as inscrições podendo ser realizadas através dos telefones 9133-7436 e 3639-3715.

A coordenadora Flávia Weschenfelder informa que a entrada é aberta ao público em geral ao preço de 10 reais. Ela lembra ainda que bailes, concursos e eventos diversos voltados para a melhor idade vêm se popularizando bastante em todo o mundo. “É mais um mecanismo para divulgar e reafirmar a beleza feminina que permanece mesmo com o passar dos anos”, diz, acrescentando que a idade mínima para concorrer é 50 anos e que as participantes farão o desfile utilizando fantasias e trajes sociais. Por fim, Flávia Weschengelder lembra que os ensaios para o desfile ocorrerão amanhã, dia 21, a partir das 15 horas, no Clube da Maçonaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *