Prefeitura Municipal de Ilhéus

Prefeito Newton Lima atende mais reivindicações de estudantes

Servidores da Prefeitura de Ilhéus ganham posto de atendimento do Banco do Brasil

Motoristas de Ilhéus vão ser capacitados

MP promove no próximo dia 27 palestras sobre “carne, consumo e meio ambiente”

Prefeito Newton Lima atende mais reivindicações de estudantes

Completando as negociações iniciadas na última segunda-feira, 17, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, recebeu na manhã de hoje, 19, uma comissão de estudantes e sindicalistas, no salão nobre do Palácio Paranaguá, para avançar nas discussões sobre as propostas apresentadas sobre o sistema de transporte coletivo urbano. Embora, em Decreto publicado na edição de hoje (19) do jornal Diário de Ilhéus, o prefeito já tivesse atendido várias solicitações, a exemplo da extensão do benefício de meia-passagem escolar para alunos de pós-graduação ou matriculados em cursos de graduação à distância e do período de cadastramento, ampliando-o para o ano todo, alunos de escolas públicas, particulares e estudantes da UESC realizaram manifestação fazendo novas reivindicações.

Entre as novas reivindicações apresentadas e acatadas pelo prefeito Newton Lima, destaca-se o direito de acesso do estudante adquirir mensalmente 80 créditos no cartão, independente da quantidade utilizada no período, podendo ser acumulado os créditos não utilizados. Os estudantes ainda reivindicaram o acesso dos que cursam o pré-vestibular e de cursos profissionalizantes ao benefício da meia-passagem, ficando acordado que esse ponto seria posteriormente discutido.

E como forma de ampliar o acesso da sociedade civil organizada nas discussões sobre a implantação do valor anual da tarifa, o prefeito Newton Lima propôs a criação de uma comissão, formada por representantes dos poderes Legislativo, Executivo, das empresas concessionárias, de usuários e do Conselho Municipal de Transporte, o que foi aceito não só pelos representantes dos estudantes e sindicalistas, como também pelos vereadores Alzimário Belmonte e Carmelita Ângela, presentes à reunião.

Na oportunidade, o prefeito fez questão de salientar a sua total abertura para o diálogo com todos os segmentos da sociedade tendo em vista a busca do bem comum, “e fiquem certos que não tenho qualquer tipo de problema em reconhecer equívocos e procurar corrigi-los, como agora o fazemos de maneira democrática e dentro do respeito e da legalidade”, afirmou. Também participaram da reunião o secretário de Governo, José Nazal Pacheco Soub que intermediou as discussões nas reuniões realizadas no início da semana; o secretário de Administração, João Fraga Melo e o chefe de Gabinete, Jorge Bahia.

Servidores da Prefeitura de Ilhéus ganham posto de atendimento do Banco do Brasil

Foi inaugurado na manhã de hoje (19), no andar térreo do Anexo de Secretarias da Prefeitura de Ilhéus, na rua Santos Dumont, s/n, um Posto Avançado de Atendimento do Banco do Brasil com o objetivo de oferecer uma maior comodidade aos servidores públicos municipais. Resultado de uma parceria celebrada no ano passado, a unidade possui cinco caixas eletrônicos e disponibilizará diversos atendimentos personalizados através de um gerente de relacionamento e dois escriturários. No posto avançado, o servidor municipal poderá, entre outras possibilidades, contratar empréstimos, tirar dúvidas e adquirir inúmeros produtos bancários, como seguros e capitalizações.

Na oportunidade, o prefeito Newton Lima demonstrou sua satisfação por estar materializando, em parceria com o Banco do Brasil, mais uma etapa no processo de valorização do servidor público municipal. Ex-funcionário do BB, Newton destacou a importância estratégica do Banco do Brasil, “que, recentemente, voltou a ser a principal instituição financeira do Brasil e a sétima do mundo”, acrescentou. Além de elogiar a parceria realizada em 2008, o novo gerente geral da agência de Ilhéus, Paulo Dutra, ressaltou a importância do prefeito Newton Lima ter passado pela “Escola Banco do Brasil”, que “sempre produz profissionais sérios e disciplinados”.

Além de funcionários do Banco do Brasil, a inauguração do Posto Avançado de Atendimento também foi prestigiada pelos secretários de Governo, José Nazal; Administração, João Fraga; Fazenda, Gilvan Tavares; Turismo, Ana Matilde da Hora; e Assistência Social e Trabalho, Augusto César Macedo, além do chefe de Gabinete, Jorge Bahia; do controlador geral do município, Edson Silva; da tesoureira Lúcia Nascimento; e do assessor de Comunicação Social, jornalista Marcos Corrêa.

História – Com 24,6 milhões de clientes correntistas, 15,1 mil pontos de atendimentos em 3,1 mil cidades e 22 países, o Banco do Brasil é hoje a maior instituição financeira do País, atendendo a todos os segmentos do mercado financeiro. Em 200 anos de existência, o primeiro banco a operar no País coleciona histórias de pioneirismo e liderança. Foi o primeiro a entrar para a bolsa de valores; a lançar o cartão de múltiplas funções; a lançar o serviço de mobile banking, a se comprometer com uma Agenda 21 Empresarial e a aderir aos Princípios do Equador.

Hoje é líder em ativos, depósitos totais, câmbio exportação, carteira de crédito, base de correntistas, rede própria de atendimento no país, entre outros. Essas vitórias são resultados dos investimentos em tecnologia, do treinamento de 82,5 mil funcionários, da estratégia de segmentação dos mercados, do atendimento especializado e da busca constante por eficiência. Tudo isso, aliado à tradição da Empresa, fez do Banco do Brasil uma organização ágil, moderna e competitiva, com capacidade de atender as mais diversas demandas de negócios do País.

Motoristas de Ilhéus vão ser capacitados

A Secretaria de Serviços Públicos, Transporte e Trânsito de Ilhéus lança o programa “Educação para o Trânsito” que visa capacitar condutores de veículos automotores e carroceiros (tração animal). O curso é dirigido a motoristas de ônibus, permissionários que têm alvarás, a exemplo de taxistas, transporte escolar, turismo, cargas, carros de som, condutores de motos e de bicicletas, vendedores e entregadores de alimentos, todos os servidores da prefeitura que exercem a função de motoristas e até carroceiros. Através de palestras eles vão receber noções básicas visando colaborar na melhoraria do trânsito no município.

As aulas serão ministradas no auditório do centro administrativo da prefeitura, situado na avenida Itabuna, centro, sempre as sábados pela manhã, nos meses de agosto, setembro e outubro. O secretário Carlos Freitas explica que a primeira aula foi no dia 15 deste mês e também seqüenciadas nos dias 22 e 29. Em setembro as palestras vão acontecer sempre a partir das 8 horas da manhã, nos dias 5, 12, 19 e 26, com término programado para o meio-dia. E em outubro, no mesmo horário, as aulas serão dadas nos dias 3, 10, 17, 24 e 31, quando os trabalhos serão encerrados.

O chefe do setor de Educação para o Trânsito, Valério Bonfim, conta que no caso de funcionários municipais que exerçam a função de motorista e queiram pleitear posterior solicitação para mudança de nível do servidor previsto no plano de cargos de salários da prefeitura a capacitação terá validade no processo a ser analisado pela procuradoria geral do município. No final do curso que terá cinco semanas será emitido certificado de frequência.

MP promove no próximo dia 27 palestras sobre “carne, consumo e meio ambiente”

O Ministério Público do Estado da Bahia estará promovendo no próximo dia 27 de agosto, a partir das 8h30min, no auditório da Justiça Federal, centro da cidade, uma série de palestras com o tema central “Carne, Consumo e Meio Ambiente”. Com o apoio da Prefeitura de Ilhéus e do Governo do Estado, através da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o evento é dirigido a policiais civis e militares. Segundo a promotora de justiça Karina Cherubini, o pequeno seminário será mais uma etapa executada para melhorar a qualidade da carne consumida no município de Ilhéus.

Karina Cherubini explica que, durante a realização das blitze, visando fiscalizar a comercialização de carne, é comum a ocorrência de apreensões de produtos e, até, de eventuais prisões. “Por isso, entendemos que os nossos policiais, tanto civis quanto militares, precisam ter a exata noção do perigo que a carne comercializada fora dos padrões acarreta para a saúde, bem como o caráter criminoso da referida prática”, diz. A programação do evento inclui palestras sobre a “Qualidade da Carne”, o “Transporte de Produtos de Origem Animal” e algumas “Atividades típicas do Centro de Zoonoses”.

Em encontro recente, foi aprovado um planejamento estratégico que traça a divisão de atribuições entre as entidades participantes visando à exigência de uma oferta de carne dentro dos padrões adequados de qualidade e segurança. A reunião contou com a presença de representantes da Prefeitura, através das secretarias de Saúde, Turismo e Infraestrutura, da Polícia Militar e do conselho municipal de Saúde. Entre as inúmeras ações e propostas definidas, constam a realização de audiências públicas para prestar esclarecimentos à população sobre a legislação que rege a comercialização de carne; a fixação de uma data limite para a venda do produto fora de balcões refrigerados; o ajuizamento de ações penais por infração à Lei 8.137/90, diploma que define crimes contra as relações de consumo; a a intensificação de blitze por parte da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Ilhéus em casas comerciais que vendam carne bovina clandestina ou fora dos balcões refrigerados, com conseqüente apreensão do produto e encaminhamento dos autos ao Ministério Público, entre várias outras ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *