Aberta em Ilhéus a Semana Jorge Amado de Cultura e Arte
Maramata lança em Ilhéus campanha de combate à poluição
Prefeitura de Ilhéus busca agilizar construção de Terminal de Passageiros
Aberta em Ilhéus a Semana Jorge Amado de Cultura e Arte
Com a presença de membros da família do escritor grapiúna, uma vasta programação marcou na noite de ontem (10) a abertura oficial da Semana Jorge Amado de Arte e Cultura (10 a 16) em Ilhéus. Realizada na Casa de Cultura, a solenidade foi prestigiada pelo prefeito Newton Lima e a primeira-dama Inês Tavares, o secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, a deputada estadual Ângela Sousa, e o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, além do filho e do neto do autor de “Gabriela, Cravo e Canela”, João Jorge Amado e João Amado, outras autoridades e diversos artistas locais.
Na oportunidade, o prefeito Newton Lima assinou mensagens à Câmara de Vereadores alusivas aos projetos de lei que dispõem sobre a criação do Fundo Municipal de Cultura e sobre a instituição do ‘10 de agosto’ como Dia de Jorge Amado. Também foi assinado pelo prefeito um decreto que convoca a I Conferência Municipal de Cultura, programada para acontecer no próximo dia 19 de setembro, no Teatro Municipal de Ilhéus. Durante o ato público, o presidente da Fundaci, Maurício Corso, entregou ao secretário Márcio Meirelles um ofício solicitando a celebração de um termo de cooperação técnica com vistas à criação do primeiro núcleo de restauração do interior da Bahia. A proposta é promover, sob a coordenação do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado (Ipac), a restauração da Casa de Cultura Jorge Amado.
Outra importante notícia para o fortalecimento e para o enriquecimento da Casa de Cultura foi confirmada na noite de ontem pelos familiares do escritor. Após a restauração, o acervo do espaço ilheense será revitalizado e ampliado através da doação de parte do material de Jorge Amado que se encontra nas propriedades da família em Copacabana, no Rio de Janeiro, e em Paris, na França. “São peças exclusivas que pertenceram a Jorge e a Zélia Gattai, como livros, quadros e fotografias”, diz Corso. No decorrer da solenidade, o secretário Márcio Meirelles reafirmou o desejo do Governo do Estado em apoiar a restauração da Casa de Jorge Amado, “instrumento fundamental para a preservação de um passado cultural riquíssimo e repleto de significados”.
Em seu pronunciamento o secretário Márcio Meireles parabenizou o prefeito Newton Lima pela medida de criar o Fundo Municipal de Cultura, “que certamente será um marco em sua administração, pois Ilhéus sai na frente com essa importante iniciativa”. Também se congratulou pela criação do Dia de Jorge Amado, salientando que “Ilhéus é uma cidade que merece a herança cultura que tem, e é por isso que o governador Jaques Wagner a escolheu para sediar a I Conferência Estadual de Cultura”.
Performances – A solenidade oficial de abertura da Semana Jorge Amado de Cultura contou ainda com uma apresentação do Núcleo de Dança, realização de performances artísticas do grupo teatral Maktub e com o lançamento do livro “Coleção Jorge Amado: leilão de novembro de 2008”, de Soraia Cals. De hoje a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e no sábado (15), das 9 às 12 horas, a Casa de Cultura Jorge Amado estará aberta para visitas com receptivo, performances artísticas e a palestra “Nosso patrimônio”, a ser proferida por Fabíola Paes Leme, mestranda em cultura e turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, informa que Fabíola desenvolve projetos em escolas públicas com o objetivo central de valorizar os patrimônios históricos e culturais de Ilhéus, trabalhando com questões ligadas à memória e à identidade do povo. Na quinta-feira (13), a partir das 18 horas, em frente à Casa de Cultura Jorge Amado, o núcleo da dança apresenta “Crepúsculo de Jorge” e, no dia 14, na mesma hora e local, serão ministradas aulas gratuitas de dança de salão. Encerrando as atividades, estão programados para o dia 16, a partir das 19 horas, no Largo Cultural, apresentação de dança em homenagem ao escritor Jorge Amado, pelo grupo Fascinarte, e, às 20 horas, show “Amanda Canta Jorge”, no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI).
Maramata lança em Ilhéus campanha de combate à poluição
A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) está lançando em Ilhéus uma campanha visando conscientizar os condutores sobre a necessidade de diminuir a emissão de gases poluentes para a atmosfera. Com o tema “Deixe seu carro em casa pelo menos uma vez na semana, e reduza a poluição do ar”, a entidade lançou a campanha para lembrar o Dia de Combate à Poluição, que será comemorado na próxima sexta-feira (14). Para o presidente da Maramata, Geerdshon Ribeiro, esta será uma ótima oportunidade para levar a população a discutir as práticas corretas de evitar os diversos tipos de poluição.
“Nossa intenção é promover o debate dentro e fora da sala de aula, envolvendo alunos, pais e professores a atuar como agentes multiplicadores”, afirmou Geerdshon. Ainda como parte da programação alusiva à data, nesta quinta-feira (13) um mutirão de limpeza no bairro Nova Brasília no trecho conhecido como Praia da Maramata, a partir das 8 da manhã. E pela tarde os alunos das escolas públicas do município realizarão visitas as estações de tratamento de água e esgoto. “Buscaremos abordar os principais tipos de poluição, a fim de que os estudantes saibam na prática o conceito de poluição e a importância de evitar o desperdício”. No dia 14, data dedicada ao combate à poluição, a Maramata também vai promover uma campanha de conscientização com distribuição de folders de Av. Lomanto Júnior.
Bolinha de Papel – Durante a semana alusiva ao combate da poluição, a professora e bióloga da Maramata, Alzira Farias vai ministrar palestra para pais, alunos e professores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) nesta quarta-feira (12) pela manhã e pela tarde sobre o projeto “Bolinha de Papel”, que propõe novas idéias para a reciclagem do papel. “Além de explicar como pode ser feito esse reaproveitamento a palestra visa chamar a atenção para a atração de novos parceiros. Ainda de acordo com a bióloga “outro objetivo do projeto é disponibilizar cursos gratuitos de reciclagem de papel e garantir parcerias com entidades que utilizam com muita freqüência este material, evitando assim seu desperdício”.
Prefeitura de Ilhéus busca agilizar construção de Terminal de Passageiros
Todos os anos Ilhéus recebe um grande fluxo de turistas que chegam à cidade utilizando o Porto Internacional do Malhado. Somente na última temporada, cerca de cem mil visitantes estiveram na cidade vindos à bordo dos transatlânticos. Porém, antes mesmo de conhecer as belezas da cidade, os visitantes recebem atenção especial do receptivo – formado por baianas, integrantes de grupos afro, ‘gabrielas’, etc – organizado pela Secretaria Municipal de Turismo. Os visitantes também contam com uma série de ações operacionais a fim de facilitar seu passeio pela cidade, como o apoio de veículos devidamente cadastrados e dos estandes montados para oferecer maiores informações e material impresso com dados da cidade.
E pensando em manter o conforto e a hospitalidade características das ações montadas pela Secretaria para o período da chegada de transatlânticos, a Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Turismo e de Planejamento e Infra-estrutura, está finalizando projeto para a construção de um terminal de passageiros. O projeto, que conta ainda com o apoio da Empresa Praticagem de Ilhéus, visa atender às restrições feitas pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) – órgão que administra o porto local e que em junho deste ano enviou documento ao prefeito Newton Lima relatando algumas questões, que de acordo com o órgão estariam infringindo as normas internacionais de segurança dos Portos.Conforme o relatório, estão suspensas a parada de dois ou mais navios de passageiros no mesmo dia, assim como a organização do receptivo na área do Porto Internacional.
A solução, de acordo com a secretária interina de Turismo de Ilhéus, Ana Matilde da Hora, estaria na construção de um terminal de passageiros, que possa comportar tanto a estrutura do receptivo quanto a logística de táxis, vans de passeios, ônibus e demais veículos utilizados no transporte dos cruzeiristas. “Com um local adequado será possível continuar fiscalizando as condições dos veículos envolvidos no passeio desses visitantes, através da parceria mantida com a Secretaria de Transporte e Trânsito, assim como das demais ações realizadas durante a chegada dos transatlânticos”. A secretaria interina explicou ainda que, “caso o município obtenha verba para a construção desse terminal ainda este ano, as obras não devem ficar prontas para o início da temporada, o que vai exigir que a Codeba e a Prefeitura negociem a melhor forma do receptivo aos turistas que chegam pelos navios não ser prejudicado, uma vez que para a temporada de verão 2009/2010 já estão previstas 48 paradas de transatlânticos.
Nesse sentido, o prefeito Newton Lima, que se encontra hoje, dia 11, em Salvador, acompanhado pelo vereador Alcides Kruschewsky, tem agendado duas audiências, sendo a primeira com o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, e a outra com o presidente da Codeba, Antônio Celso. Nas duas oportunidades, Newton reivindicará a manutenção do receptivo dentro do porto na próxima temporada, levando o mesmo pleito, amanhã, dia 12, ao conhecimento do Ministro-Chefe da Secretaria Especial dos Portos, em Brasília.