Oficina Música do SESI Ilhéus teve encerramento com Arranjo Coletivo para Coro e Instrumento

No último final de semana 01 e 02 o SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA – SESI Ilhéus promoveu com grande sucesso as Oficinas Artísticas SESI Música. Representantes de 15 Indústrias do Pólo Industrial de Ilhéus e Itabuna participaram das Oficinas, a exemplo da Trifil, Joanes, Cargill e Barry Callebaut. O limite de vagas para inscrição foi excedido, 37 inscritos. O público alvo das Oficinas foram os industriários e dependentes diretos, filhos maiores de 12 anos e cônjuges. Durante os dois de Oficina os alunos tiveram aula de Interpretação e Composição da Música Popular Brasileira, ministradas por dois experientes e talentosos músicos e professores da Escola de Música da UFBA. Ivan Bastos componente do grupo Garagem (Troféu Caymmi) e Ana Paula Albuquerque premiada por sua performace no Festival de Música da Rádio Educadora FM, nas edições de 2005 e de 2008.

O evento foi aberto no sábado pela manhã por Alexandre Regis, gerente da Unidade SESI Ilhéus, que falou sobre a importância do desenvolvimento e incentivo da cultura musical para a região e principalmente para os industriários e dependentes. Logo após, as atividades foram iniciadas pela professora Ana Paula Albuquerque que durante todo o dia ministrou aulas sobre Interpretação e Canto da Música Popular Brasileira: Técnica Vocal, Respiração, Emissão de Voz e Interpretação Vocal. Durante as aulas os alunos não só assistiram materiais educativos (vídeos musicais e fotos) sobre o funcionamento das cordas vocais, como também participaram ativamente de exercícios para aperfeiçoamento da voz e dinâmicas que demonstram como simples gestos, posição corporal e exercício bucal fazem grandes diferenças e promovem muitos resultados no momento da interpretação da música e consequentemente no desempenho da apresentação. Ana Albuquerque ficou surpresa com os talentos ainda não conhecidos da região cacaueira, “Há muitos talentos neste zoneamento e com certeza em breve aparecerão no cenário musical baiano e brasileiro. Fiquei surpresa com a musicalidade e com as vozes únicas que existem aqui”.

No segundo e último dia, os alunos se deliciaram com as aulas do professor Ivan Bastos, componente do grupo Garagem e ganhador do Troféu Caymmi (importante prêmio da Música na Bahia) na categoria de melhor instrumentista e compositor. Os industriários e dependentes tiveram aula de Vivências Multiculturais da Canção Popular: Forma Musical, Diversidade Formal, Gêneros Comuns na Música Brasileira, Preconceito Cultural e Arranjo Musical. O industriário e compositor, Anderson Santos, da empresa Meta, ficou entusiasmado, “A Oficina Artística do SESI foi muito proveitosa. Através das aulas realizadas durante o final de semana consegui desenvolver minha capacidade vocal de interpretação e de arranjo musical. Além de ter permitido meu desenvolvimento musical para participar com mais segurança do Festival SESI Música”. Para Luidi Viana, industriário da empresa Livetech, “Foi uma oportunidade única para o colaborador da Indústria. Os Industriários normalmente não têm acesso à atividade musical nem a um conservatório. As Oficinas de Música do SESI proporcionaram ao trabalhador desenvolver melhor os dons musicais e adquirir mais experiência técnica”. A satisfação foi unânime entre os alunos. Segundo a participante ativa, Milene Lordelo, da Empresa Cargill, “A Oficina de Música promovida pelo SESI realmente superou minhas expectativas! Os professores demonstraram profundo conhecimento dos temas por eles abordados e principalmente revelaram uma grande paixão por aquilo que fazem muito bem: música! E certamente despertou em seus alunos o desejo de aprender mais técnicas para o aperfeiçoamento das atividades que já realizam, seja do canto, do instrumento que tocam, das composições e arranjos que desenvolvem. Fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de também aprender com os colegas, pois grandes talentos estavam presentes neste curso. Parabenizo o SESI por mais esta iniciativa, de permitir que os trabalhadores da indústria e seus dependentes pudessem aprimorar suas aptidões artísticas, através desta Oficina de Música. E que venham outras oficinas!”

No período da tarde do domingo, os alunos tiveram uma grande surpresa, a professora Ana Albuquerque retornou ao local das Oficinas e conjuntamente com o professor Ivan Bastos organizou um Arranjo Coletivo para Coro e Instrumento, com a música Felicidade de Lupicínio Rodrigues. Os professores ficaram surpresos com a capacidade de aprendizado e desenvoltura dos alunos que em poucas horas de capacitação conseguiram fazer uma apresentação de alto nível. No final da Oficina Artística o Compositor Arranjador e Instrumentista Ivan Bastos ficou entusiasmado com a turma, “Nas outras unidades do SESI não havia muitos participantes nas Oficinas, aqui na Unidade de Ilhéus o número foi grande de participantes e de alta qualidade. A musicalidade deles é bem desenvolvida e têm muita facilidade de aprendizado”. O Gerente da Unidade do SESI Ilhéus ficou muito satisfeito com a realização do evento, “A Oficina Artística conseguiu atingir seus objetivos, através dela descobrimos os talentos musicais existentes na Indústria e conseguimos desenvolve-los ao máximo durante os dois dias de trabalho intensivo. Dessa forma podemos gerar mais um benefício para a Indústria local e promover a integração dos trabalhadores. Depoimentos e participação ativa dos inscritos nas Oficinas comprovam que as atividades superaram as expectativas.”

O evento encerrou com as palavras da Analista Comercial, Joana Fialho, Relação com o Mercado do SESI Ilhéus, relatando o sucesso da qualidade da mostra de colaboradores nas oficinas se darem a partir de uma parceira com o setor de recursos humanos das empresas, onde puderam identificar os talentos musicais iminentes. Além disso, foi ressaltada a importância do aprendizado que os alunos obtiveram durante as Oficinas para a preparação para o Festival SESI Música e a importância da atividade musical para os industriários e dependentes. Na oportunidade dúvidas sobre o Festival foram esclarecidas. Logo após houve a entrega dos certificados de participação das Oficinas para os alunos e à confraternização final.

Festival SESI Música

Faltam apenas 10 dias para o encerramento das inscrições para O Festival SESI Música. Os interessados devem procurar o quanto antes a Unidade do SESI Ilhéus situada na Av. Ferroviária nº. 315, Iguape. As inscrições serão encerradas no dia 14 de agosto e poderão ser realizadas em duas categorias: Composição Inédita e Interpretação de Música não inédita – músicas já gravadas e editadas, em qualquer gênero e estilo da música brasileira. A seleção dos candidatos acontecerá em duas fases: Inscrições nas Unidades do SESI/BA (Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista, Valença, Feira Santana e Salvador) e Apresentação dos Finalistas no Auditório dos Correios em Salvador, nos dias 18, 19 e 20 de Setembro. Uma comissão composta por especialistas musicais tais como músicos, críticos, pesquisadores, literatos e produtores culturais, fará a seletiva onde serão classificados na primeira fase 10 (dez) candidatos finalistas de cada categoria para participarem da Segunda fase. Totalizando 20 finalistas. O evento na capital baiana será aberto ao público, e a comissão julgadora definirá os 3 (três) primeiros colocados em cada categoria que serão premiados.

O SESI Bahia colocará a disposição dos participantes finalistas residentes no interior do Estado, hospedagem, transporte e alimentação, durante a Fase Final do Festival em Salvador. Além de infra-estrutura técnica através das Oficinas Artísticas, ensaios e banda base (teclado, bateria, baixo, percussão e guitarra). Garanta sua inscrição para o Festival SESI Música. O Regulamento do FESTIVAL está disponível no site da FIEB www.fieb.or.br/sesi/musica. Para realizar as inscrições para o Festival SESI Música e para as Oficinas Artísticas procure a Unidade do SESI Ilhéus.. Para maiores informações favor entrar em contato com área de Relações com o Mercado através dos telefones (73) 3639 9326 ou de Lazer (73) 3639 9353 ou ainda através dos endereços eletrônicos joanam@fieb.org.br e alexandrec@fieb.org.br. Boa sorte!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *