Tiro-de-Guerra apoia evento do Colégio São Jorge dos Ilhéus
Entidades ilheenses comemoram medidas da gestão municipal para área social
Atendimento descentralizado garante saúde bucal de famílias em Ilhéus
Projeto pedagógico é lançado em Ilhéus durante reunião com monitores do Peti
Tiro-de-Guerra apoia evento do Colégio São Jorge dos Ilhéus
O 1º Sargento William Vladimir Bitencourt Siqueira, Chefe do Tiro-de-Guerra 06-018, apoiou no último sábado, dia 1, o “Projeto Vida Saudável: qualidade de vida – prevenir é o melhor remédio para o coração”, onde o ponto culminante foi um passeio ciclístico da 4ª série do Colégio São Jorge dos Ilhéus, iniciando na Catedral de São Sebastião, seguindo pela avenida Soares Lopes com o término nas dependências do Tiro-de-Guerra.
Participaram do evento, entre outros, pais, alunos e professores. No encerramento, foi servido nas instalações do Tiro-de-Guerra um delicioso café matinal preparado pelas professoras do Colégio São Jorge dos Ilhéus.
De acordo com o 1° Sgt William Siqueira, este tipo de atividade faz parte da missão do Tiro de Guerra, que é apoiar as escolas em eventos sociais e desportivos capazes de promover a integração e a valorização da família, além, obviamente, de cultuar o civismo e o amor aos Símbolos Nacionais.
Além desses eventos, o TG tem participado no corrente ano de diversas atividades sociais, como campanha de vacinação, campanha de doação de sangue, apoio em atividades religiosas e solenidades em homenagem a datas comemorativas: Dia das Mães e Dia do Exército Brasileiro, dentre outras.
Segundo a professora Cida Badaró, coordenadora das séries iniciais do Colégio São Jorge dos Ilhéus, o projeto tem por finalidade conscientizar as crianças para que, juntamente com suas famílias, busquem a qualidade de vida através da realização de atividades físicas e uma boa e saudável alimentação.
Entidades ilheenses comemoram medidas da gestão municipal para área social
Das mãos da chefe de apoio ao deficiente da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, Senhora D”Assunção, o prefeito de Ilhéus Newton Lima recebeu o relatório das primeiras atividades da Diretoria de Relações Institucionais, Comunitárias e de Inclusão Social – órgão vinculado à Secretaria de Governo e que foi instituído em abril deste ano com o objetivo principal de aproximar ainda mais a sociedade da atual gestão municipal. O relatório traz uma série de reivindicações respaldadas por representantes de diversos segmentos da sociedade, a exemplo das associações de bairros, movimento negro, entidades de pessoas com deficiência, entre outros.
A reunião contou com a presença de representantes de terreiros de candomblé, Sindicato dos Estivadores, Sindicato dos Rodoviários, Federação das Associações de Moradores de Ilhéus (Fami), Central de Associações Comunitárias e de Moradores de Ilhéus (Ceac), Conselho de Entidades Afro-Culturais de Ilhéus (Ceaci), Delegacia Especializada de Apoio à Mulher (Deam), Centro de Referência em Inclusão Escolar (CRIE), Associação de Pais e Amigos de Deficientes (APAE), SintraSul e das Secretarias de Governo e de Assistência Social e Trabalho.
Após a entrega do relatório, Newton Lima ressaltou a importância dessa boa interlocução mantida pela atual gestão com os diversos setores da sociedade civil organizada e, principalmente, com área ligada ao social. O prefeito também aproveitou para fazer o anúncio de algumas medidas que já serão adotadas com o intuito de atender, de pronto, antigas reivindicações presentes no relatório, como a autorização para a localização de uma área onde será construído o Centro Cultural e Comercial da Cultura Afro, que, para o vereador Alcides Kruschewsky, representa uma grande vitória para o município, “que passará a dispor de um local de referência não só para as comunidades afro, gerando emprego e renda, assim como para efetivação de mais um importante ponto turístico da cidade”.
O prefeito autorizou ainda a localização de outra área, para a construção da Casa de Ressocialização do Jovem Infrator. Na opinião do presidente da Central de Associações Comunitárias e de Moradores de Ilhéus (Ceac), Celso da Silva, “o esforço conjunto das entidades vem garantindo que projetos como esses venham beneficiar a cidade”. Com relação a outro ponto presente no relatório – a comunidade LGBTS (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros e simpatizantes) – Newton Lima afirmou que este segmento vem recebendo atenção especial do governo “não só no que diz respeito à defesa da diversidade, como também na elaboração de campanhas de saúde específicas e na distribuição de preservativos, entre outras ações”.
Outros pontos também acatados por Newton Lima foram a revitalização do Porto Internacional, o reconhecimento das entidades quilombolas existentes no município, que será feito após um vasto levantamento e o estabelecimento, através de decreto, das prioridades para os operadores da educação inclusiva. O diretor de Relações Institucionais, Comunitárias e de Inclusão Social, Aldircermiro Duarte, destacou ainda a criação de um grupo de trabalho para efetuar levantamentos sobre as necessidades das pessoas portadoras de deficiência, com o objetivo de propor políticas públicas, e também dos Conselhos Municipais da Promoção da Igualdade e Desenvolvimento Cultural e Social da Comunidade Negra e do Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
De acordo com Aldircemiro Duarte, as constantes reuniões bem como o I Encontro de Associações de Moradores de Ilhéus fazem parte do ciclo preparatório para a I Conferência Municipal das Associações de Moradores, que acontece em outubro, e contará com a participação de representantes do Executivo Municipal e do Segmento Empresarial. “Ilhéus já realizou a conferência municipal da Igualdade Racial, com eleição de sete delegados e já esteve sendo representada nas Conferências Estadual e Nacional, o que mostra o quanto a discussão de políticas públicas voltadas para as entidades afro vem sendo levada à sério pela atual gestão”, afirmou o presidente do Conselho de Entidades Afro-Culturais de Ilhéus (Ceaci), Jacks Rodrigues.
I Encontro das Associações de Moradores de Ilhéus – O evento ocorreu no último sábado (1º) e foi promovido pela Diretoria de Relações Institucionais, Comunitárias e de Inclusão Social – órgão vinculado a Secretaria Municipal de Governo, em parceria com a Federação das Associações de Moradores de Ilhéus (Fami) e a Central de Associações Comunitárias e de Moradores de Ilhéus (Ceac). Juntos, eles discutiram os regimentos estatutários das Associações e projetos comunitários com a participação efetiva do município, do poder privado e da comunidade.
De acordo com presidente da Federação das Associações de Moradores de Ilhéus (Fami), Marcos Lessa, outro importante resultado do encontro foi a eleição dos delegados que coordenarão, junto com o governo municipal, a I Conferência Municipal da Associações de Moradores, que acontece entre os dias 16 e 17 de outubro, “quando realizaremos uma ampla discussão do papel social das associações de bairro, do poder executivo e do segmento empresarial”.
Atendimento descentralizado garante saúde bucal de famílias em Ilhéus
Moradores da zona rural e de bairros mais distantes do centro de Ilhéus continuam sendo assistidos por uma importante iniciativa do governo municipal que vem garantindo a prestação dos serviços odontológicos gratuitos através da descentralização: a Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel). Além de procedimentos odontológicos de baixa e média complexidades, a equipe da Unidade Móvel também realiza trabalho preventivo, por meio de palestras e distribuição de material informativo, e oferece suporte social às famílias atendidas pelo programa Bolsa Família.
Dando seguimento ao cronograma mensal, a equipe do Odontomóvel realiza atendimento nesta quarta-feira (5) na localidade de Ponta do Ramo, na quinta-feira (6) em Juerana e na sexta-feira (7) no Condomínio Jóia do Atlântico. Nos dias 11 e 12, a Unidade Móvel se desloca até a comunidade de Tibina e ao bairro São Miguel, respectivamente. Para intensificar o atendimento em algumas áreas o Odontomóvel – coordenado pelo Núcleo de Assistência Básica da Secretaria Municipal de Saúde – realiza alguns mutirões, promovendo atendimento em dois dias seguidos, como o que ocorrerá nos dias 13 e 14 em Pimenteira e nos dias 17 e 18 no Banco do Pedro.
Seguindo a programação para o mês de agosto, no dia 19, o atendimento será realizado em Castelo Novo e, no dia 20, na localidade Novo Ilhéus. No dia 21, o Odontomóvel atende a comunidade de Lava Pés, no quilômetro 20 e no dia 24 chega até os moradores de Areia Branca. Encerrando o cronograma de visitas deste mês, o Odontomóvel presta atendimento a mais cinco locais da cidade que recebem a equipe da Unidade Móvel Odontológica: Rio do Engenho (dia 25), Maria Jape (dia 26), Vila Cachoeira (27), Horto do Avaí, no Teotônio Vilela (dia 28) e Av. Princesa Isabel (dia 31).
Outras informações – Os atendimentos são realizados das 8 às 17h. Durante este período, a equipe formada por dentista e auxiliares realiza tratamento dentário de baixa e média complexidades, aplicação de flúor, palestras e distribuição de material informativo. Outras informações sobre o calendário de atendimento odontológico ou sobre novas solicitações podem ser obtidas através do telefone (73) 3234-3712.
Projeto pedagógico é lançado em Ilhéus durante reunião com monitores do Peti
Aconteceu na última sexta-feira (31), na Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), localizada na rua Jorge Amado, centro da cidade, uma reunião entre os coordenadores e monitores do Peti (Programa Erradicação do Trabalho Infantil), que compõe o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O trabalho oferece atividades recreativas e sócio-educacionais com objetivo de retirar crianças e adolescentes do trabalho precoce.
Durante o encontro, ocorreu o lançamento de um projeto pedagógico que vai complementar as propostas do Peti. O objetivo da iniciativa é aumentar a relação entre a comunidade e o programa, melhorar as condições de trabalho do monitores e a aprendizagem dos alunos, aperfeiçoar as condições de atendimento e garantir os direitos dos beneficiários, assegurados pela lei 9394/96 (Lei de Diretrizes Básicas da Educação).
A reunião teve como mediador o coordenador pedagógico do programa, Joselito Martins, que ministrou os debates e coordenou as discussões, sempre baseados nos conceitos contemporâneos educação e em métodos de ensino centrados nos estudos de Paulo Freire, ressaltando sempre a importância do monitor na aprendizagem da criança.
Melhoria – Os monitores participantes aprovaram o projeto e disseram que pretendem aplica-lo com o máximo de urgência em seus núcleos. Várias ações já estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus e, segundo o secretário Augusto Macedo, representam uma melhoria para o município. Em Ilhéus, o programa atua em 18 núcleos, tanto na zona urbana quanto na zona rural, com as atividades desenvolvendo e propiciando o crescimento e a formação da criança, com ênfase maior para os valores de cidadania e respeito à dignidade.