Encontro vai discutir papel social das Associações de Moradores em Ilhéus
Cadastramento para transporte gratuito ganha reforço em Ilhéus
Pia União de Santo Antônio festeja 50 anos de fundação com missa festiva
Setur e Senac oferecem curso de Guia Turístico inteiramente gratuito
Encontro vai discutir papel social das Associações de Moradores em Ilhéus
Neste sábado (1º) na sede da Câmara de Vereadores acontece o I Encontro de Associações de Moradores de Ilhéus. O evento é promovido pela Diretoria de Relações Institucionais, Comunitárias e de Inclusão Social – órgão vinculado a Secretaria Municipal de Governo –, em parceria com a Federação das Associações de Moradores de Ilhéus (Fami) e a Central de Associações Comunitárias e de Moradores de Ilhéus (Ceac). O evento é uma prévia para a I Conferência das Associações de Moradores, que está previsto para o dia 05 de setembro deste ano.
Além do debate sobre os regimentos estatutários das Associações, o Encontro também tem como foco definir o papel e a responsabilidade social de cada segmento no contexto da nossa sociedade, visando traçar metas e executar projetos comunitários com a presença e participação efetiva do município, do poder privado e da comunidade. A inclusão das entidades nas composições dos corpos diretórios, diretorias de educação, cultura, de saúde, segurança, esporte e social, buscando-se com isso obter em cada comunidade a situação real de cada um desses setores, facilitando, consequentemente a identificação dos problemas, também será discutida durante o evento.
Como parte da programação, o primeiro tema a ser discutido será a regularização fiscal e legal das entidades de bairro, seguindo da discussão sobre a reformulação estatutária, que visa a união das entidades no mesmo bairro. Logo em seguida os participantes discutem ‘parcerias institucionais e empresariais com entidades de bairro’, ‘geração de emprego e renda intercomunitária e qualificação de mão-de-obra’, ‘prefeitura itinerante’ e ‘criação de audiência de líderes comunitários a cada dois meses com o prefeito’. Também será formada uma comissão tripartite comunitária (executivo, empresa e comunidade) e a programação do encontro segue com homenagens, debate sobre inserção de grupos de cultura nas comunidades e será finalizada com a escolha de comissão preparatória para a I Conferência das Associações de Moradores.
Cadastramento para transporte gratuito ganha reforço em Ilhéus
O cadastramento dos idosos e pessoas com deficiência interessadas em adquirir ou revalidar o cartão que garante gratuidade no transporte coletivo urbano, realizado pela atual gestão municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, ganhou um importante reforço, graças a uma parceria desenvolvida com a Asssociação Profissional das empresas de transporte de passageirtos de Ilhéus – Atranspi e a Secretaria de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito. São os ‘Orientadores do Transporte’ – um grupo de jovens que vem atuando no Terminal Urbano, em pontos de ônibus e diversas linhas da cidade.
O objetivo principal dos Orientadores do Transporte é auxiliar o trabalho de cadastramento do público-alvo (pessoas com mais de 65 anos ou com deficiência) nos locais onde o cartão de gratuidade é utilizado “ou o documento de identidade, que acaba substituindo o cartão”, explicou o secretário da pasta, Carlos Freitas. Ao todo, quarenta agentes foram recrutados e estão realização a ação desde o mês de junho. “Como o número de pessoas idosas vem aumentando bastante, o espaço exclusivo para eles e para pessoas com deficiência nos ônibus vem ficando pequeno, e esta ação visa melhorar o conforto e a comodidade desses passageiros”.
Para ter acesso ao benefício garantido por lei, os interessados devem comparecer a sede da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, localizada na avenida Itabuna, S/N, de segunda a sexta-feira, sempre das 8 às 14 horas, munidos da seguinte documentação: laudo médico atualizado, comprovantes de renda e residência e documentos originais e cópias do CPF e da carteira de identidade. através do site www.acessibilidadeilheus.com.br, o interessado tem a oportunidade de acompanhar o andamento de sua solicitação. A secretaria está disponibilizando uma senha para que o interessado possa fazer o acompanhamento via internet.
Nos casos das pessoas com algum tipo de deficiência o secretário da pasta, Augusto Macedo explica que “após o cadastramento ou recadastramento, o interessado é encaminhado para uma avaliação com uma equipe multidisciplinar da secretaria e, caso esteja dentro dos critérios definidos pela lei, recebe o cartão num prazo médio de sete dias”. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (73) 3634 – 1346. O cadastramento prossegue até o mês de dezembro.
Pia União de Santo Antônio festeja 50 anos de fundação com missa festiva
Uma das mais antigas e atuantes entidades assistenciais religiosas do município de Ilhéus completou cinqüenta anos de existência esta semana. A Pia União de Santo Antônio foi fundada no dia 27 de julho de 1959, e para comemorar a data, foi realizada solenidade do Jubileu de Ouro na Catedral de São Sebastião, celebrada pelo bispo Dom Mauro Montagnoli e concelebrada por vários padres da cidade, além do pároco Pe. Ednilson Vivas Batista. A missa festiva contou com a presença do fundador da Pia União de Santo Antônio, Dom Caetano Antônio Lima dos Santos.
A Pia União de Santo Antônio é uma instituição religiosa, que, ao longo desse primeiro cinqüentenário, vem realizando um intenso trabalho filantrópico com dezenas de famílias carentes da cidade. Além da distribuição de cestas básicas, o grupo também presta assistência a creches e ao Abrigo São Vicente de Paula. Às terças-feiras, após as missas dedicadas à Santo Antônio, o grupo realiza a distribuição de pães aos carentes. Atualmente, cerca de oitenta famílias estão cadastradas para receber cestas com mantimentos, porém, de acordo com a presidente da entidade, Maria de Lourdes Novais Simas, o trabalho também é estendido a outras famílias.
A instituição foi declarada de utilidade pública pela Lei nº 1.024, de 5 de junho de 1970, da Prefeitura Municipal, a pedido do então vereador Ponciano de Novaes Miranda Também foi declarada instituição de Utilidade Pública Estadual, pela Lei nº 3.425, de 1º de dezembro de 1975, por solicitação do deputada Paulo Nunes. As reuniões da Pia União de Santo Antônio acontecem na primeira terça-feira de cada mês do salão da Catedral de São Sebastião.
Setur e Senac oferecem curso de Guia Turístico inteiramente gratuito
A secretaria municipal de Turismo (Setur), em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), está oferecendo um curso completo de Técnico em Guia de Turismo, com duração mínima de 16 meses (980 horas), inteiramente gratuito. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de agosto na sede da Setur, localizada na rua Antônio Lavigne de Lemos, 19, centro da cidade, das 12 às 18 horas. A secretária interina de Turismo, Ana Matilde Hora, lembra que os concluintes do curso, que tem autorização do conselho estadual de Educação e reconhecimento do Ministério do Turismo, poderão trabalhar em qualquer lugar do Brasil ou da América do Sul.
Para terem seus pedidos de matrícula analisados, os candidatos deverão atender a alguns pré-requisitos, como ter mais de 18 anos de idade, apresentar conclusão do Curso de 2º Grau e possuir renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família. As pessoas selecionadas poderão efetuar suas matrículas no período de 1º a 9 de setembro. O resultado da seleção será divulgado no dia 1º de setembro, enquanto que a promoção terá início no próximo dia 15 de setembro. Com 30 vagas disponíveis, o curso será ministrado no IME, de segunda a sexta-feira, sempre das 19 às 22 horas.
Matriz curricular – As aulas teóricas e práticas do Curso de Guia de Turismo incluirão diversos blocos de aprendizagem. O módulo I trará Introdução ao Turismo e Hospitalidade, Ética e Trabalho, Saúde e Segurança no Trabalho, Educação Ambiental e Qualidade de Vida, Recursos Tecnológicos, Princípios de Marketing, Expressão Oral e Escrita e Idioma Instrumental. Já o módulo II oferecerá Geografia Turística, História da Bahia, História da Arte Aplicada ao Turismo, Manifestações Folclóricas e da Cultura Popular, Ecologia e Ecoturismo, Técnicas de Trabalho e Roteiros Turísticos Regionais.
Por fim, o módulo III trabalhará com Geografia Turística do Brasil e da América do Sul, História do Brasil e da América do Sul, História da Arte Aplicada ao Turismo do Brasil e da América do Sul, Manifestações da Cultura Popular do Brasil e da América do Sul, Ecologia e Ecoturismo, Técnicas de Trabalho do Guia de Excursão Nacional e Realização de Roteiros Turísticos Nacionais. Ao todo, segundo informações do Senac, as aulas teóricas totalizarão 599 horas e as aulas práticas 381 horas.