Cerca de 90 gestores de escolas públicas do município de Ilhéus participaram de um debate, no auditório da Faculdade de Ilhéus, sobre as políticas públicas de acesso à educação superior, com a participação de autoridades ligadas ao setor, como o secretário municipal de Educação, Sebastião Maciel, o diretor regional de Educação (Direc-6), Edinei Mendonça, a presidente da APPI (Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus), Enilda Mendonça de Oliveira e a vereadora Carmelita Ângela. O encontro foi precedido de um café da manhã oferecido pelo Cesupi – Centro de Ensino Superior de Ilhéus, entidade mantenedora da Faculdade de Ilhéus.
Os gestores da educação pública foram recebidos pelo diretor geral da Faculdade de Ilhéus, Almir Milanesi, e a diretora acadêmica, Sandra Milanesi, na manhã de terça-feira. Na oportunidade, Milanesi falou do projeto da instituição, desde sua fundação em 2002, da missão acadêmica de formar profissionais com visão holística e empreendedora, e destacou a adesão imediata da faculdade ao ProUni, programa criado pelo Governo Federal, em 2004, que gera oportunidades para que alunos da rede pública possam estudar também em instituições privadas de ensino superior.
Estiveram também presentes os coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis e de Direito da faculdade, professores Elifaz Anunciação e Paulo Bezerra, que ressaltaram a experiência positiva com os alunos oriundos do Prouni. Considerando que o Enem, a partir de agora, será determinante na política pública de acesso ao ensino superior, e que também influi na classificação do Prouni, a Faculdade de Ilhéus anunciou que vai promover, no próximo mês de setembro, aulas gratuitas para revisão de assuntos da prova do Enem 2009, dirigidas aos estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio. A cada dia, uma disciplina será abordada por um professor da área.
A presidente da APPI, Enilda Mendonça, da APPI, que apoiou o evento, falou da responsabilidade dos educadores com a permanência do aluno nas instituições e elogiou a discussão das políticas públicas para a educação superior. O diretor da Direc-6, Edinei Mendonça parabenizou a iniciativa da Faculdade de Ilhéus de aproximar a instituição da comunidade e disse que o Ministério da Educação vem fazendo uma revolução silenciosa, trazendo pessoas para inclusão de vida. Já o secretário de Educação, Sebastião Maciel Costa, iniciou seu pronunciamento dizendo que “a dívida com a educação é impagável no tempo.”. E reconheceu que “o financiamento à educação é um fato e os recursos públicos federais estão à disposição dos que não têm condições de pagar para freqüentar a escola particular.”.
Preconceito – Por outro lado, o professor Jailson Teles, diretor do Colégio Estadual de Ilhéus, afirmou que “o conceito da Faculdade de Ilhéus é o melhor possível. Para ele, a reunião serviu para quebrar o preconceito que existe entre a Educação Pública e a Educação Privada”. Na opinião da vice-diretora da Escola Municipal do Pontal, Rosenilda Ferreira, o espaço físico da Faculdade estimula a auto-estima e confiabilidade das informações recebidas.
A diretora do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne, Lidney Campos, opinou que “o encontro serviu para estreitar e fortalecer as relações entre a Escola Básica e a Escola Superior. Infelizmente, alguns diretores não têm essa curiosidade de estudar e pesquisar as oportunidades como vimos, hoje, principalmente, ligadas ao acesso às universidades particulares. Há um leque de opções e, muitas vezes, nós, gestores, não passamos para pais e alunos, não informamos, alguns até por desconhecimento”. Para a professora Patrícia Prisco, diretora do Colégio Temístocles Andrade, do bairro Teotônio Vilela, “a cidade estava precisando ser contemplada com este projeto de arquitetura moderna, prazerosa, gerando respeito no aspecto educacional, visando oportunidades significativas na inserção de alunos no mercado de trabalho. O café da manhã foi uma grande iniciativa, proporcionado um ambiente no qual foram colocadas propostas e metas no âmbito educacional, entendendo isto como uma nova parceria”, acrescentou.