Presidente das Associações Comerciais discutem o novo Empreender em Ilhéus

O Novo projeto Empreender foi um dos principais temas discutidos na manhã desta quinta-feira (23), durante II Encontro de Presidentes de Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Bahia 2009. O evento é realizado pela Federação das Associações Comerciais da Bahia – Faceb, na Associação Comercial de Ilhéus – ACIlhéus.
De acordo com o presidente da Faceb, Clóvis Lopes Cedraz, “o Programa Empreender tem o objetivo de elevar a competitividade das micro e pequenas empresas, promovendo o desenvolvimento organizacional das Associações Comerciais e Empresariais – (ACE’s). O programa que tem como meta incentivar a busca de novos mercados e tecnologias, sensibilizando os empresários para a adoção de novas posturas, frente aos desafios atuais e futuros, desenvolvendo lideranças empresariais através do associativismo”.

O processo ocorre através da constituição de Núcleos Setoriais de empresas do mesmo segmento, identificados pelas ACE’s, que juntos promovem encontros mediados por um consultor, para discutir problemas comuns e buscar soluções conjuntas. Os Consultores são treinados dentro da metodologia do Empreender e trabalham dentro da ACE.

O Empreender é um programa presente em todo Brasil, com uma trajetória de sucesso e crescimento sem precedentes no Brasil. Um grande trabalho realizado pela Confederação das Associações Comercias e Empresariais do Brasil – CACB em parceria com o SEBRAE, responsáveis pelas ações nacionais e diretrizes do programa. No estado da Bahia, o Empreender é apoiado pela Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia (FACEB) e pelo SEBRAE-Ba.

Em cada estado há a presença de dois Coordenadores. Na Bahia os Coordenadores são: pelo sistema FACEB – Paulo Leão – e pelo sistema SEBRAE – Adriano Câmera – responsáveis por coordenar e avaliar o Programa, gerir recursos, formar alianças estratégicas de apoio junto a bancos e governos, identificar e selecionar os municípios para a inclusão no Empreender e selecionar Consultores.

“O que reflete o Programa é a forma de associativismo proposta. Os núcleos setoriais são montados à medida que os empreendedores percebem a nova visão de parceria, na qual o concorrente pode se tornar um aliado importante”, explica Clovis Cedraz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *