Grande público prestigia abertura da Conferência Municipal de Educação
Atendimento odontológico móvel chega a mais comunidades rurais de Ilhéus
Prefeitura e ONG de Ilhéus fazem ações para prevenir DSTs e AIDS no município
Projeto de recuperação do aterro de Itariri é apresentado à equipe de Limpeza Urbana
Ilhéus busca alternativas para enfrentar crise financeira
Exposição individual será aberta amanhã no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus
Oficina discute em Ilhéus a questão dos resíduos sólidos
Ilhéus é escolhida para integrar o projeto nacional “Secretaria Eficiente”
Aeroporto Jorge Amado não voltará a operar por instrumentos, diz Godinho
UPA de Ilhéus tem projeto aprovado pela secretaria estadual de Saúde
Mário Alexandre realiza entrega de novos equipamentos aos Cras de Ilhéus
Aberta em Ilhéus grande conferência de educação
Grande público prestigia abertura da Conferência Municipal de Educação
Ilhéus passou a integrar a lista de municípios brasileiros que já iniciou as discussões para a Conferência Nacional de Educação em âmbito municipal. A abertura da Conferência Municipal de Educação aconteceu no início da noite desta quarta-feira (15) no Teatro Municipal de Ilhéus, tendo como tema central “O direito a uma educação de qualidade”. Durante os três dias, serão discutidas e definidas as diretrizes que serão levadas à discussão durante o encontro estadual, bem como a eleição dos delegados que representarão a cidade.
Além de coordenadores, educadores, estudantes e pais de alunos a cerimônia de abertura da Conferência Municipal de Educação contou com as presenças de representantes da Câmara de Vereadores, Poder Executivo, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), FUNDEB, CAE, CMDCA, Conselho Tutelar, Ministério Público e Faculdade de Ilhéus. Entre os convidados a compor a mesa estavam o vice-prefeito de Ilhéus, Mário-Alexandre; o diretor da 6ª Diretoria Regional de Educação, Ednei Mendonça, a promotora de Justiça, Karina Cherubini; a presidente da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI), vereadora Carmelita Ângela; a representante das escolas particulares de Ilhéus, a educadora Neide Silveira e o secretário municipal de Educação, Sebastião Maciel.
Durante a abertura Sebastião Maciel lembrou do desafio de construir uma sociedade formada por cidadãos éticos através de uma educação socialmente referenciada. A primeira palestra da Conferência foi proferida pelo presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) que abordou o tema “Construindo o Sistema Nacional Articulado da Educação – o viés do Regime de Colaboração”. Os convidados participaram ainda da aprovação do Regimento da Conferência e finalizaram a noite com coquetel de encerramento do primeiro dia de atividades.
Após a abertura o trabalho prossegue no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães nestas quinta (16) e sexta-feira (17) durante todo o dia, e de acordo com o secretário de Educação, Sebastião Maciel, serão dois dias de intenso debate entre os educadores, coordenadores e sociedade civil organizada com o objetivo maior de “discutir os rumos e principais necessidades da educação em nosso município para integrá-los na conferência estadual, e logo em seguida, a nacional, que acontece em abril do próximo ano, em Brasília (DF)”.
Pela manhã nesta quinta-feira (16) os conferencistas participaram de sessões compartilhadas para discussão de oito eixos temáticos da Conae, entre eles ‘Formação e valorização dos professores da Educação’, ‘Financiamento da Educação e Controle Social’ e ‘Justiça Social, Educação e Trabalho: inclusão, diversidade e igualdade’. Á tarde está programada a formação de grupos de trabalho e definição de propostas dos eixos temáticos. Para a sexta-feira (17), último dia da conferência, estão previstos plenária temática com a apresentação da síntese dos trabalhos de grupo por eixos temáticos, das 8:30h às 11:30h; votação das propostas por eixos temáticos das 13h às 16h, eleição dos delegados das 16h às 17h e cerimônia de encerramento às 17h.
Atendimento odontológico móvel chega a mais comunidades rurais de Ilhéus
Dando seguimento ao calendário de visitas aos bairros periféricos e localidades rurais mantido pela atual gestão municipal, partir das 8 da manhã desta sexta-feira (17) os moradores do bairro Santo Antônio recebem a visita da equipe de técnicos da Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel), que visa descentralizar o atendimento odontológico e garantir que a população desses locais tenham acesso gratuito à serviços de saúde de qualidade. A equipe é formada por dentista e por auxiliares e presta atendimento até às 17 horas.
Durante a visita são realizados tratamentos dentário de baixa e média complexidade, aplicação de flúor, realização de palestras e distribuição de material informativo sobre prevenção à doenças bucais e higiene. No dia 20, a equipe do Odontomóvel se desloca até a comunidade de Santaninha, prosseguindo no dia 21 na rua do Cacau, no Malhado. Nos dias 22, 23 e 24, o atendimento acontece na avenida Princesa Isabel; no dia 27, no Banco da Vitória e dia 28, na localidade rural de Carobeira. O calendário de atendimentos do mês de julho será encerrado com visitas à São José, no dia 29; Aritaguá, dia 30; e Assentamento do Bom Gosto (Itariri), que acontecerá no dia 31.
De acordo com o coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura de Ilhéus, Carlos Ocké, a equipe da Unidade Móvel Odontológica também dá suporte social às pessoas atendidas pelo Programa Bolsa Família, do Governo Federal. Ele lembra ainda que a visita do Odontomóvel pode ser solicitada por administradores, presidentes de associações comunitárias e representantes de creches e escolas. Maiores informações sobre o calendário mensal de atendimentos odontológicos ou sobre novas solicitações de visitas podem ser obtidas por meio do telefone (73) 3234-3712.
Prefeitura e ONG de Ilhéus fazem ações para prevenir DSTs e AIDS no município
Com o objetivo de intensificar ações voltadas para o programa de prevenção e educação contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e aids no município, o Núcleo de Educação e Promoção à Saúde de Ilhéus (Nepsi) se reúne com técnicos da Secretaria de Saúde de Ilhéus. O encontro acontece dia 23, a partir das 14 horas, no auditório da 6ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), com a presença da médica Kátia França que coordena o programa DST/aids na secretaria municipal de Saúde.
Maria Eliene Ribeiro Soares, coordenadora do núcleo, diz que em conjunto com diversos parceiros a exemplo do Grupo de Apoio e Prevenção à Aids (Gapa) da Bahia e representantes da sociedade organizada de Ilhéus a entidade atua nas escolas das redes municipal e estadual de ensino. “Nossas ações são feitas principalmente através de palestras em escolas e associações de moradores no sentido de conscientizar a população para os riscos e no controle a epidemia. No momento uma das preocupações é continuar com a continuidade no programa de prevenção à saúde através do grupo gestor municipal”.
O Núcleo de Educação e Promoção à Saúde de Ilhéus é uma entidade sem fins lucrativos que tem sede provisória na associação de moradores do bairro Hernani Sá, eixo principal 7. “Vale ressaltar que hoje a aids não tem “cara”, classe social e nem faixa etária. Está mais exposta nas classes sociais B e C por falta de recursos financeiros para o tratamento. Essas pessoas têm o remédio e não contam com alimentação necessária. Precisam de organizações não-governamentais e da sensibilidade da sociedade para sobreviver de maneira digna”.
Em sua sede o atendimento oferecido pelo núcleo é das 9 as 11 e das 14 às 16 horas. Voluntários dão suporte nas escolas e à população com fornecimento de material informativo para trabalhos escolares e conscientização. Além disso, a entidade faz visitas hospitalares e domiciliares; monta estandes em praças públicas em eventos que têm datas comemorativas; promove palestras em postos de saúde em parceria com enfermeiros e agentes comunitários de saúde, dentre outras ações. “Temos voluntários atuando com o projeto arte/educação que apresentam teatro em escolas e praças públicas, com o apoio da Fundação Cultural de Ilhéus e da Casa dos Artistas, sob a coordenação do professor de teatro Eli Izido”.
Em Salvador – Com a participação de aproximadamente 250 pessoas de vários municípios da Bahia e dos estados de Sergipe e Alagoas e representantes de segmentos organizados uma delegação de Ilhéus esteve presente em Salvador, no III Encontro de Rede de Municípios Saudáveis. O evento aconteceu no Blue Tree Hotels. O objetivo foi montar estratégias de promoção à saúde no campo da HIV e aids e o 3 encontro de rede municípios saudáveis.
Ilhéus, através do Nepsi enfocou em Salvador algumas das ações já desenvolvidas no município, a exemplo da implantação do programa saúde em educação nas escolas das redes públicas e privadas; formação do grupo arte e educação, atendimento diário do núcleo, palestras em instituições; feiras de saúde e atividades em datas festivas visando sensibilizar a população sobre os problemas da HIV/aids e DSTs.
Representaram Ilhéus no evento as técnicas Eliene Soares (representando o Nepsi), Ângela Lopes (titular da delegacia de Proteção à Mulher), Kátia França, Patrícia Carilho e Marlov Oliveira (secretaria municipal de Saúde), Zila Machado e Rosa Malena Machnick (professoras), Telmira Oliveira (Agente Comunitária de Saúde), Danilli Alves e Germano Lopes (grupo Jovens Unidos Pela Vida) e Meire Núbia (6ª Dires).
Projeto de recuperação do aterro de Itariri é apresentado à equipe de Limpeza Urbana
O projeto de recuperação e gestão do aterro sanitário de Itariri foi apresentado por técnicos da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia) na manhã de hoje (16), no salão nobre do Palácio Paranaguá, à equipe de trabalho da Limpeza Pública de Ilhéus. O equipamento, que se encontra em processo de requalificação física e gerencial, já está sendo beneficiado por algumas medidas emergenciais, como a construção de uma unidade provisória (galpão) e a reforma da sede administrativa local. A reunião contou com a presença dos secretários municipais de Serviços Públicos, Carlos Freitas; de Planejamento e Infraestrutura, Paulo Goulart, de Meio Ambiente, Antônio Olímpio, de Governo, José Nazal, e de Fazenda, Gilvan Tavares.
Durante a apresentação, a representante da Conder, Fátima Espinheira, explicou detalhes do Projeto de Recuperação e Gestão do Aterro Sanitário, chamando a atenção para alguns aspectos físicos, econômicos e sociais.”Queremos construir um modelo sustentável capaz de melhorar a qualidade de vida da população em geral. Para isso, é fundamental, entre outras coisas, uniformizarmos o projeto e promovermos a inserção social dos catadores de lixo”, afirmou. Já a técnica Lícia Silveira, também do Conder, declarou que um projeto de gestão se constrói de forma conjunta e levando em consideração, sempre que for possível, alguns princípios universais, como “reduzir ao máximo a geração de lixo e aumentar a vida útil do aterro”, acrescentou a técnica.
O projeto de recuperação e gestão do aterro sanitário de Itariri valoriza a inserção social dos 120 catadores de lixo que, atualmente, trabalham no local. A idéia é fazer com que eles sejam beneficiados por programas sociais e por um projeto que prevê a construção de galpões voltados para a coleta seletiva. Lícia Silveira lembra que a questão também passa pela formação de uma grande parceria com a sociedade ilheense, envolvendo a população e os diversos segmentos organizados. “Se, por exemplo, a população e os comerciantes locais passarem a separar o lixo reciclável do lixo orgânico já obteremos um grande e importante avanço”, comentou a técnica.
Visita – Também estiveram presentes à apresentação do projeto de recuperação e gestão do aterro sanitário de Itariri representantes da Saga Engenharia, empresa responsável pela execução do trabalho, e da Marquise, entidade que coordenará as operações do futuro aterro. No final da manhã, os participantes da reunião foram visitar o aterro sanitário para verificar o andamento das obras do galpão e do prédio administrativo. Amanhã, dia 17, os técnicos da Conder voltam a participar de uma reunião com representantes da Prefeitura de Ilhéus com a finalidade de elaborar um documento com os compromissos assumidos e com o resultado da missão à Ilhéus.
Ilhéus busca alternativas para enfrentar crise financeira
Ilhéus vem sofrendo as conseqüências de crises financeiras que comprometem a formação e o desenvolvimento de projetos, emperrando as ações administrativas em diversas áreas. A crise econômica mundial, que atingiu todas as prefeituras com a redução drástica do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), acarretou uma série de dificuldades e problemas a serem solucionados com criatividade, união, e acima de tudo perseverança.
Assim mesmo, afirma o prefeito Newton Lima, o governo efetuou o parcelamento e o reparcelamento dos débitos referentes ao ano de janeiro de 2004 à dezembro de 2008 (INSS e FGTS), que vêm sendo honrados mensalmente, efetuando desta forma o recolhimento dos seus encargos sociais junto a Receita Previdenciária para que seus servidores tenham direito pleno aos seus benefícios solicitados junto ao órgão do INSS.
No que se refere aos precatórios que prejudicam a implantação de um plano de trabalho efetivo, diante dos constantes e inesperados seqüestros nas contas bancárias da Prefeitura, Newton Lima ressalta as visitas que realizou às autoridades competentes, onde, pessoalmente, teve as condições necessárias de apresentar um amplo quadro das finanças municipais e os prejuízos que provocam os seqüestros. Relata que, em todas essas visitas recebeu a compreensão dos juízes, os quais se prontificaram a dialogar com os representantes dos que tiveram ganho de causa trabalhista.
Ainda de acordo com o prefeito, o governo tem concentrado energias em tentar amenizar esse grave problema. No entanto, enfatiza, a realidade tem sido cruel, porque os seqüestros e bloqueios continuam ocorrendo. Por isso, considera ser imprescindível, não só para Ilhéus, o envolvimento de todos os prefeitos na luta pela maior participação no bolo tributário, a exemplo da Marcha dos Prefeitos que está acontecendo agora em Brasília, e também do respaldo as decisões da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), além da UPB e Amurc.
“De nossa parte fiquem certos que estamos adotando e vamos adotar todas as medidas que sejam necessárias para vencermos esta crise, que é passageira, e estamos unidos e coesos para que isso ocorra no mais breve tempo possível”, afirmou Newton Lima por telefone, de Brasília, onde participa da Marcha dos Prefeitos.
Exposição individual será aberta amanhã no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus
Com um coquetel para convidados especiais, será aberta às 19h30min de amanhã (16), no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), a exposição individual do artista Clóvis Márcio. Com entrada franca, a visitação pública terá início no dia 17, sempre das 9 às 12 e das 14 às 18 horas, prolongando-se até o final do mês de agosto. Clóvis Márcio trabalha com nanquim e privilegia a leveza e, ao mesmo tempo, a vivacidade das cores em painéis que remetem aos diversos aspectos presentes na natureza.
Nascido no Rio de Janeiro, o artista iniciou seus trabalhos aos 12 anos, incentivado por sua avó materna Elisabeth Caldeira. Autodidata, desenvolveu sua obra desenhando, inicialmente, em grafite. Posteriormente, passou a utilizar nanquim e pincel, dando um colorido especial à sua arte. Clóvis Márcio foi fundador de uma das primeiras empresas de fotolito e silk-screen de Ilhéus, a Stilo Artes, especializada na criação de logomarcas e impressão de camisas, entre diversos outros trabalhos.
Com habilitação em agronegócios, o artista é graduado em Administração de Empresas pela FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências). Apesar disso, nunca interrompeu sua caminhada artística, ofício que lhe permite utilizar toda a sua criatividade, estilo e uma profunda e constante inovação. Sua arte, que costuma fazer sucesso em todas as faixas etárias, vem despertando o interesse de pessoas que residem em outros estados e países, para onde vários painéis já foram comercializados.
Oficina discute em Ilhéus a questão dos resíduos sólidos
Discutir a questão do tratamento e da destinação dos resíduos sólidos é um dos principais objetivos da Oficina de Trabalho Regional que acontece durante todo o dia de hoje (15), no auditório da Justiça Federal, centro da cidade. Realizado pela secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o evento conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus e reúne representantes de vários municípios do Território Litoral Sul. Ao divulgar o Estudo de Regionalização de Resíduos Sólidos, a Oficina estimula a definição de estratégias municipais capazes de aprimorar a gestão da limpeza urbana.
Representando o prefeito Newton Lima, que está participando da XII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, o chefe de gabinete Jorge Bahia ressaltou a importância do debate sobre os resíduos sólidos, “questão que, sem dúvida alguma, diz respeito a todos nós e cuja solução conta com todo o empenho do governo municipal”. Por sua vez, a diretora de planejamento da Sedur, Maria Valéria Ferreira, fez uma breve apresentação do Estudo de Resíduos Sólidos do Estado da Bahia, com ênfase para a execução de algumas ações e para a realização de diversas oficinas e seminários. “Dando seqüência a este trabalho, realizado nos chamados 26 Territórios de Identidade, estamos hoje para discutir propostas voltadas para os vários aspectos que caracterizam o tema proposto, como o tratamento, a destinação e a coleta seletiva”, acrescentou.
Falando especificamente sobre o aterro de Itariri, a representante do Conder, Lícia Silveira, enfatizou que o equipamento encontra-se em processo de requalificação física e gerencial. “Temos no local cerca de 120 catadores de lixo, todos devidamente cadastrados, que deverão ser beneficiados por programas sociais e por um projeto que prevê a construção de galpões voltados para a coleta seletiva”, destacou. Segundo Lícia, a questão em pauta também passa pela formação de uma grande parceria com a sociedade, envolvendo a população e os diversos segmentos organizados. “Por exemplo, se a população e os comerciantes locais passarem a separar o lixo reciclável do lixo orgânico já obteremos um grande e importante avanço”, comentou Lícia Silveira.
A Oficina de Trabalho Regional tem como público alvo representantes de instituições que possuam interface com a área de resíduos sólidos, a exemplo dos poderes públicos federais e estaduais com atuação no Território, prefeituras, secretarias, autarquias, empresas públicas, organizações sociais, cooperativas e associações de coleta seletiva e de reciclagem. Entre os temas abordados, destacam-se o estudo de regionalização da gestão integrada dos resíduos sólidos para a Bahia, o gerenciamento de resíduos sólidos, o diagnóstico de percepção dos sistemas de limpeza urbana, a gestão integrada de resíduos sólidos e as leis de saneamento e de consórcios públicos.
Ilhéus é escolhida para integrar o projeto nacional “Secretaria Eficiente”
Ilhéus e mais dezenove municípios brasileiros foram escolhidos para sediar um projeto pioneiro na área de agricultura. A iniciativa da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) visa dotar as secretarias municipais de Agricultura de condições propícias para o funcionamento eficiente, auxiliando na estruturação do planejamento de ações para promover o fortalecimento do setor agropecuário no município e criar formas de estimular o consumo da produção local. Intitulado ‘Secretaria Eficiente”, o programa conta também com o apoio dos Sindicatos Rurais e das prefeituras de cada cidade.
Para fazer a apresentação do projeto ao vice-prefeito de Ilhéus Mário Alexandre e ao secretário municipal de Agricultura e Interior, Isidoro Gesteira estiveram presentes ao Palácio Paranaguá na tarde desta terça-feira (14) o Superintendente do Senar/Bahia, Mário Sabino; vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia, José Mendes Filho; Chefe de gabinete do Senar Central, Vitor Ferreira e a técnica do Senar/Bahia, Liziane Rocha. Durante a reunião eles explicaram que “além da significativa atuação do Sindicato Rural local o perfil agrícola de Ilhéus, foi decisivo para que o município pudesse ser escolhido para fazer parte do projeto”.
De acordo com Chefe de gabinete do Senar Central, Vitor Ferreira a “Secretaria Eficiente” já foi implantada em três municípios do Mato Grosso do Sul, fazendo de Ilhéus a quarta cidade a receber o programa. O objetivo da equipe é de estabelecer a primeira etapa, de diagnóstico, após a apresentação do projeto para o prefeito Newton Lima – que cumpre agenda em Brasília onde participa da Marcha dos Prefeitos –, para os demais secretários e representantes de entidades e associações que serão convidadas para ser parcerias do projeto, que está marcada para os dias 13 e 14 de agosto no salão nobre do Palácio Paranaguá.
O secretário municipal Isidoro Gesteira avaliou como positivo o projeto e afirmou que Ilhéus tem tudo para iniciar as etapas do programa ainda neste semestre. “Além de evitar o êxodo rural, o programa vai auxiliar na melhoria da produção e também aproximar a população dessa zona rural das áreas social e de saúde, já que ele prevê um entrosamento entre as secretarias”. Outro ponto positivo do projeto foi avaliado pelo vice-prefeito Mário Alexandre. “Os recursos para colocar o projeto em prática são oriundos das instituições que o promovem, necessitando apenas dos municípios o apoio operacional e logístico”, considerou.
Aeroporto Jorge Amado não voltará a operar por instrumentos, diz Godinho
Os problemas que atingem o aeroporto Jorge Amado, de Ilhéus, voltaram a ser tema de mais uma reunião, desta vez na Secretaria de Aviação Civil (Ministério da Defesa), em Brasília, na última quinta feira (09/07) e contou com as presenças de Rodrigo Flório Moser, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Carlos Melo, representando a Casa Civil do Governo do Estado da Bahia; Alfredo Landim, secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Ilhéus, e da deputada estadual Ângela Sousa, além de um representante do Derba. Na oportunidade, a Deputada Ângela abriu a reunião, pedindo todo o esforço do Brigadeiro Godinho para resolver o grave problema do aeroporto Jorge Amado e isto só seria possível se voltasse a operar por instrumentos. A seguir, o Brigadeiro leu documento enviado pelo prefeito Newton Lima onde encontravam-se listadas todas as lutas encetadas ao longo dos últimos dois anos, os prejuízos sofridos pela sociedade regional e o pedido da regularidade deste aeroporto o mais urgente possível.
Em seguida, o secretário Alfredo Landim fez uma análise macro da Região Cacaueira, lembrando que ela já contribuiu com o PIB da Bahia em 70%, antes da implantação do Pólo Petroquímico, e que hoje representa menos de 3%. Citou também o declínio da produção de cacau com o advento da vassoura-de-bruxa, o que provocou o êxodo rural e o inchaço das maiores cidade como Ilhéus e Itabuna, gerando desemprego e violência nos arredores destes municípios.
Ressaltou ainda Landim que o Governo do Estado, com a finalidade de soerguer a economia local implantou o Pólo de Informática de Ilhéus, no ano de 1980, já que a cidade possuía, àquela época, infra-estrutura adequada, principalmente um aeroporto em pleno funcionamento com oito vôos regulares, além de fretamentos e vôos charters, todos operando por instrumento nos períodos diurno e noturno. Com as restrições impostas ao aeroporto e a conseqüente queda na oferta de vôos, “os dirigentes das indústrias não estão satisfeitos e há fuga de investidores, pois para o envio de cargas oriundas do Pólo estão sendo obrigados a utilizar o aeroporto de Porto Seguro”.
Tomando a palavra, o secretário Brigadeiro Jorge Godinho Barreto Nery, do Ministério da Defesa, anunciou que, infelizmente, o aeroporto Jorge Amado, de Ilhéus, continuará operando somente visualmente e não mais por instrumentos. Informou que para voltar a operar por instrumentos não poderiam existir obstáculos a 150 metros de cada lado da pista, partindo do seu eixo central, “mas, no caso específico de Ilhéus, é de certo modo inviável, pois existem dezenas de casas, algumas com altura superior a um andar, além de hotel, posto de gasolina, ruas e outros empecilhos”.
Para ratificar a medida, Jorge Godinho mostrou várias fotografias sobre o aeroporto, inclusive com linhas imaginárias especificando o problema, mas, ressaltou que, como piloto, não entendia o motivo pelos quais as companhias aéreas deixaram de operar è noite no aeroporto Jorge Amado, uma vez que, com o tempo bom, isso é perfeitamente possível. Na sua opinião, as companhias podem ter optado em cancelar esses vôos noturnos certamente por ter conseguido rotas mais lucrativas, pois como empresas privadas buscam resultados operacionais cada vez maiores.
Questionado pelo secretário Landim se o Brigadeiro Godinho teria alguma solução para o aeroporto Jorge Amado, ele foi categórico em afirmar que a primeira medida seria realizar uma reunião com as companhias aéreas, e a segunda seria lutar pela construção do novo aeroporto internacional, cuja seqüência seria a seguinte: 1)Pagar a área desapropriada; 2) Viabilizar em seguida o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto do Meio Ambiente (RIMA), e por fim, elaborar o Plano Diretor para o futuro aeroporto, o mais rápido possível, e encaminhar à ANAC para os estudos preliminares.
Ao final da reunião, o Brigadeiro entregou fotografias do aeroporto Jorge Amado à deputada Ângela Sousa e ao secretário Landim, agradecendo a presença de todos e informando que, como baiano, gostaria de ter contribuído para resolver o problema deste terminal aeroportuário, mas que infelizmente para as instituições do Ministério da Defesa e para a população o mais importante realmente é a segurança.
UPA de Ilhéus tem projeto aprovado pela secretaria estadual de Saúde
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ilhéus já teve seu projeto aprovado, o qual está sendo encaminhado para a Caixa Econômica Federal (CEF) para que realize a abertura de licitação, e, consequentemente, inicie a liberação de recursos para as obras. O projeto, de acordo com o secretário de Planejamento da Prefeitura, Paulo Goulart, foi entregue no último dia 08, em Salvador, durante reunião na secretaria estadual de Saúde, com a finalidade de ser analisado pelos técnicos, que solicitaram pequenas alterações para atender exigências médicas. Ontem, dia 13, o projeto, com as alterações, foi novamente enviado para a secretaria estadual de Saúde, estando Ilhéus entre as primeiras cidades da Bahia a completar este ciclo.
A UPA de Ilhéus será construída no bairro Nossa Senhora das Vitórias, zona Sul, considerado um dos locais mais carentes de infra-estrutura da cidade, e o seu projeto definitivo apresenta 85 ambientes distintos voltados para inúmeras atividades de atendimentos médicos, “o que representará um avanço mais do que significativo para as comunidades residentes nas proximidades, pois trata-se de um equipamento de excelência todo equipado com recursos modernos”, comemorou o prefeito Newton Lima.
De acordo com Paulo Goulart, o projeto da UPA tem uma área construída de aproximadamente 1.400m2, tendo salas de emergências, de radiologia, cardiologia, exames clínicos, quatro consultórios, sala de internamente diferenciada de infantil, sala para pequenos procedimentos e curativos, farmácia, almoxarifado, refeitórios, suítes para conforto médico, sala de classificação de riscos, alojamento para funcionários plantonistas, “e ainda um Posto Avançado do Samu, o que atende ao pleito das comunidades residentes na zona Sul”, enfatiza o secretário Goulart.
Mário Alexandre realiza entrega de novos equipamentos aos Cras de Ilhéus
O vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre acompanhado do secretário municipal de Assistência Social e Trabalho, Augusto Macedo, esteve em visita aos quatro Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município. O objetivo da visita foi entregar uma série de equipamentos mobiliários e eletrônicos proveniente de um co-financiamento feito pela Prefeitura Municipal com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. Para Augusto Macedo os novos equipamentos “representam a melhoria da condição do atendimento que atende a uma política de descentralização dos serviços sociais da secretaria”.
Além disso, ressaltou o Mário Alexandre durante a primeira visita ao Cras localizado na Barra, o acesso ao co-financiamento mostra o quanto a gestão do prefeito Newton Lima está comprometida em estreitar a relação das ações sociais com o ilheense, e principalmente, com a população vulnerável socialmente. “Estamos comprometidos em buscar, cada vez mais, mais conquistas que possam otimizar o trabalho feito em prol da sociedade”. Cada Cras recebeu uma geladeira, um fogão, uma TV de 21 polegadas, um aparelho DVD, uma estante, um bebedouro, quinze cadeiras plásticas e quatro mesas de escritório.
A coordenadora do Cras da Barra, Terezinha de Souza Severino, considerou que a estrutura de atendimento dos Cras da cidade vem recebendo atenção especial do governo e a aquisição de novos equipamentos reforça a política social adotada pela atual gestão municipal. “Com um bom ambiente de trabalho temos melhores condições de oferecer um melhor serviço, e até de ampliá-lo”. Terezinha se refere à campanha de arrecadação de livros didáticos infantis, iniciada pelo Cras, com o objetivo de oferecer também uma mini-bilbioteca como opção de lazer para os filhos das pessoas atendidas pelo centro.
Os programas Peti e ProJovem também foram beneficiados com geladeiras e fogão. Augusto Macedo lembrou ainda que o município também será contemplado com a chegada de três novos veículos, que auxiliarão o trabalho do ProJovem, Peti e dos Cras. “Os veículos já estão em fase final de licitação para aquisição. Medidas como essas ajudam a reforçar o bom entrosamento da secretaria com projetos que resultem na chegada de novos recursos para o município”.
Será aberta amanhã em Ilhéus grande conferência de educação
Será aberta às 18h30min de amanhã (15), no Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), a Conferência Municipal de Educação, que terá como tema central “O direito a uma educação de qualidade”. O evento, que nos dias 16 e 17 acontecerá no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, na avenida Soares Lopes, será desenvolvido basicamente através de palestras, grupos de trabalho e plenárias temáticas.
O secretário de Educação, Sebastião Maciel, informa que toda a sociedade civil organizada está convidada, “uma vez que estaremos discutindo e definindo, na oportunidade, os rumos da educação no nosso município”, explica. A comissão organizadora da Conferência Municipal de Educação é formada pela secretaria municipal de Educação, conselho municipal de Educação, Direc 6, Câmara de Vereadores, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Conselho Tutelar, conselho municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), CAE e APPI/APLB, entre vários outros.
Maciel informa ainda que a Conferência Nacional de Educação (Conae) será realizada em abril de 2010, na cidade de Brasilia/DF. Já as conferências municipais e estaduais serão realizadas neste segundo semestre. Ele esclarece que, com a realização da conferência nacional, o Ministério da Educação, os movimentos sociais e seus parceiros institucionais garantem um espaço democrático para que a sociedade expresse a sua opinião e construa coletivamente os rumos da educação nacional. O secretário lembra que a Conferência incentiva e fortalece o debate acerca das principais necessidades educacionais da sociedade. “Esse processo participativo reúne os desafios inerentes à educação nacional – nos âmbitos público e privado –, analisa os desafios e oferece subsídios ao processo de formulação e efetivação das políticas públicas”, diz.
A Conferência Nacional de Educação, construída com base nas conferências municipais e estaduais, tem por objetivos: elaborar conceitos, diretrizes e estratégias nacionais para a efetivação do Sistema Nacional Articulado de Educação; Definir diretrizes para orientar a avaliação e a qualificação do processo de ensino e aprendizagem; integrar todos os níveis, etapas e modalidades da educação escolar em uma abordagem sistêmica, com vistas a edificar o sistema nacional articulado de planejamento e gestão, de avaliação, de financiamento, de formação dos trabalhadores em educação; e estabelecer o processo de institucionalização do Fórum Nacional de Educação, convocado e instalado pelo Ministério da Educação, como instância consultiva, de articulação, organização, acompanhamento da política nacional de educação.