Prefeitura Municipal de Ilhéus

Planejamento estratégico vai tentar melhorar a qualidade da carne consumida em Ilhéus

Grande show de Saul Barbosa marcou os 23 anos de reabertura do Teatro Municipal

Secretaria de Transporte convoca membros para reativação do Conselho Municipal


Planejamento estratégico vai tentar melhorar a qualidade da carne consumida em Ilhéus

O Ministério Público do Estado da Bahia promoveu na última sexta-feira (10) com diversos segmentos da sociedade civil organizada de Ilhéus mais uma reunião para debater a comercialização de carne no município. Durante o encontro, foi aprovado um planejamento estratégico que traça a divisão de atribuições entre as entidades participantes visando à exigência de uma oferta de carne dentro dos padrões adequados de qualidade e segurança. Coordenada pela promotora de Justiça, Karina Cherubini, a reunião contou com a presença de representantes da Prefeitura, através das secretarias de Saúde, Turismo e Infraestrutura, da Polícia Militar e do conselho municipal de Saúde.

Entre as inúmeras ações e propostas definidas, constam a realização de audiências públicas para prestar esclarecimentos à população sobre a legislação que rege a comercialização de carne; a fixação de uma data limite para a venda do produto fora de balcões refrigerados; o ajuizamento de ações penais por infração à Lei 8.137/90, diploma que define crimes contra as relações de consumo; a intensificação de blitze por parte da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Ilhéus em casas comerciais que vendam carne bovina clandestina ou fora dos balcões refrigerados, com conseqüente apreensão do produto e encaminhamento dos autos ao MP, e, visando à educação para o consumo e à conscientização para os riscos da carne imprópria, a distribuição de material impresso, ciclo de palestras em escolas e a participação em programas de rádio.

E mais: implantação de um serviço de inspeção municipal (SIM); produção e afixação de um selo de qualidade nos estabelecimentos vistoriados e aprovados; implantação do Projeto “Todo dia no mercado”; realização pela ADAB, órgão do Governo do Estado, de apreensões de carne em trânsito, transportada sem inspeção e sem condições de resfriamento; requisição à Delegacia de Polícia para que instaure inquéritos policiais a partir dos autos de infração gerados pela VISA e pela Secretaria de Agricultura; execução de melhorias na Central de Abastecimento do Malhado, incluindo piso e parte elétrica, com a possibilidade de doação de madeira apreendida pelo Ibama para fins de padronização de barracas; e reestruturação do organograma administrativo da Central de Abastecimento, com fixação de regras de fiscalização e funcionamento.

Reuniões setoriais – as primeiras reuniões setoriais acontecerão nas seguintes datas, na sede do Ministério Público estadual em Ilhéus, localizada na avenida Lomanto Júnior: 13 de julho, 10 horas, com representantes da Adab, Secretaria de Agricultura e Itacarne, para verificação do estágio do cumprimento do TAC; e 14 de julho, 10 horas, com representantes da secretaria municipal de Educação, CCZ e Adab, Polícia Militar, Polícia Civil, para agendamento das palestras nas escolas e para policiais. De 13 a 17 de julho de 2009, serão realizadas as seguintes atividades: encaminhamento pela secretaria municipal de Planejamento e Infraestrutura de prévia volumetria de madeira e indicação de essências adequadas para a padronização das barracas de madeira, visando à marcação de reunião com o Ibama; e, finalmente, de julho a agosto, articulação da Comissão do SIM para a realização de uma viagem a Uberlândia, Minas Gerais.

Grande show de Saul Barbosa marcou os 23 anos de reabertura do Teatro Municipal

No último sábado (11), depois de mais de dez anos afastado dos palcos ilheenses, o cantor, compositor e violonista Saul Barbosa voltou a encantar o público regional com um dos maiores shows musicais dos últimos tempos. Denominado “Bahia, Cidade Aberta II”, o espetáculo marcou os 23 anos de reabertura do Teatro Municipal de Ilhéus e contou com a participação de grandes nomes da MPB, como Márcia Short, Gerônimo e Adelmo Case, e também de artistas da terra, como Itassucy, Keketa e Herval Lemos.

Durante sua apresentação, Saul Barbosa fez agradecimentos a algumas pessoas, entre elas o prefeito Newton Lima, o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurcício Corso, e o chefe de Gabinete da Prefeitura, Jorge Bahia. Muito emocionado, o artista ilheense destacou a alegria de retornar à sua cidade natal e de poder reencontrar velhos e grandes amigos, “tanto no palco quanto na platéia”.

O espetáculo apresentando pela primeira vez em Ilhéus tem o mesmo nome do 5º disco da carreira de Saul Barbosa, lançado no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, com a presença de grandes artistas da MPB, como Jorge Aragão, Lenine, Chico César, Jauperi, Gilberto Gil, Roberto Mendes e Léo Gandelman. O trabalho é um tributo ao espírito tropical e à própria baianidade. A veia pop e a influência caribenha estão presentes nos arranjos e nas composições. Compositor consagrado, Saul já teve mais de 100 músicas gravadas por artistas como Daniela Mercury, Margareth Menezes, Márcia Short, Elba Ramalho, Sandra de Sá, Caetano Veloso, Chiclete com Banana, Araketu, Jorge Aragão, Asa de Águia e Cheiro de Amor, dentre muitos outros intérpretes.

Influência – Saul Barbosa nasceu em Ilhéus, onde começou sua carreira aos 17 anos como profissional, animando bailes e serenatas em clubes e praias da região, sob influência da Bossa Nova de João Gilberto e do Tropicalismo de Gilberto Gil. Saul também escutava grandes expoentes do violão clássico como André Segóvia, John Williams, Francisco Tarrega e Baden Powell. Em 1975, mudou-se para o Rio de Janeiro com a finalidade de aprimorar-se como instrumentista. Com o Maestro Nelsinho do Trombone, aprofundou os conhecimentos teóricos e lançou os primeiros discos individuais: os compactos com as músicas instrumentais “Canção para adormecer Olívia” e “Porto Seguro”, em 78, e “Tentação”, em 79. Em 1980, lançou o primeiro LP intitulado “O ar, o tempo e o vento”. O disco contou com as participações do trompetista Márcio Montarroyos, do pianista Jota Moraes e do Maestro Guto Graça Mello.

Saul morou no Rio de Janeiro até 1984, quando decidiu retornar à Bahia. Em Salvador, integrou o grupo instrumental “Cozinha Baiana”, especializado em ritmos afro-caribenhos. Em seguida, realizou sua primeira turnê pela Europa, tocando por 6 meses em clubes e teatros. Na volta ao Brasil, ainda 1984, lançou o segundo LP, “Movimento”, gravado no Estúdio de Invenções, esgotando a tiragem de dez mil cópias. Em 1986, passou a integrar o grupo de Margareth Menezes, novamente excursionando por cidades da Europa e Estados Unidos. A colaboração com a artista durou até 1990, quando retomou à carreira solo com o espetáculo “A Música de Saul”, que lhe garantiu quatro Troféus Caymmi, como compositor, arranjador e instrumentista. Em 1992, assumiu a direção musical da cantora Simone Moreno, participando como violonista e arranjador do disco de estréia da mesma. Paralelamente, Em 1995, lança seu terceiro disco solo: “Bahia, Cidade Aberta”, pela Dabliú considerado um dos melhores discos do ano.

Teatro – O show de Saul Barbosa foi uma das principais atrações do aniversário de 23 anos de reabertura do Teatro Municipal. A inauguração do TMI aconteceu em dezembro de 1932 com a exibição da obra “Honrarás tua mãe”, da Fox Filmes. Após uma das crises da lavoura cacaueira, o equipamento entrou em decadência. A partir do final dos anos 50, o espaço foi se degradando, preservando, apenas, a fachada com a antiga grafia “Cine-Teatro Ilhéos”. Em 10 de julho de 1986, o Municipal foi reinaugurado com a apresentação do grupo de balé “Corpo”, de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Este ano, a casa passou por outra grande reforma, que incluiu as pinturas interna e externa, restauração das poltronas, melhorias no piso, banheiros, camarins, telhado e sistema de ar-condicionado, e revisão das partes elétrica e hidráulica, além da colocação de novo carpete e da aquisição de modernos equipamentos de iluminação cênica. O trabalho também envolveu a eliminação de diversas fissuras nas paredes e uma pequena reforma no foyer e na galeria. O prédio principal do Teatro Municipal de Ilhéus possui piso em granito, cobertura em gesso e esquadrias em blindex. A estrutura interna é marcada por um belíssimo foyer, cenário, acústica, sonorização e galeria de arte.

Com fachada da década de 30, já passaram pelo Teatro Municipal de Ilhéus espetáculos variados de dança, música e humor, além de inúmeros projetos de origem cultural e artística. No palco do TMI, já atuaram artistas consagrados, como Vera Fischer, Perry Sales, Raul Cortez, Patrícia Pillar, Edson Celulari, Mauro Mendonça, Roberto Pirillo, Chico Anysio, Juca Chaves e Benvindo Sequeira, entre tantos outros.

Secretaria de Transporte convoca membros para reativação do Conselho Municipal

A Secretaria de Transporte e Trânsito de Ilhéus está convocando as entidades e órgãos que possuem assentos no Conselho Municipal de Transporte para que informem os nomes de seus representantes até a próxima sexta-feira (17) à secretaria. A apresentação dos nomes dos membros é necessária para a reativação do Conselho, criado através da Lei municipal 2.368/1990 e modificado pela lei 3.000/2002.

O Conselho Municipal de Transporte é composto por dois representantes do poder executivo, sendo o secretário municipal de Transportes e o secretario de infra-estrutura; dois da Comissão Permanente de Transporte do Legislativo; dois membros das empresas concessionárias do Transporte Coletivo no Município; um representante do sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário Municipal; um do Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado da Bahia; um do Diretório Central de Estudantes (DCE/UESC); um da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos (ARENA) e um da Delegacia Sindical Costa do Cacau da (APLB).

As associações de moradores também possuem um assento no Conselho e uma convocação extra também está sendo feita pela Federação das Associações de Moradores de Ilhéus (FAMI) para reunir as associações em assembléia geral, que está marcada para o dia 18, a partir das 14h no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal. Também integram o conselho o Sindicato dos Comerciários, com uma cadeira; a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato das Indústrias de Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares de Ilhéus (Sinec), com um assento cada um. A presidência do Conselho será escolhida na primeira reunião do Conselho, que acontece após a publicação da nomeação de todos os membros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *