Ilhéus é contemplada com projeto pioneiro de incentivo á leitura
Prefeitura de Ilhéus inicia reforma nas sedes do PETI
Prefeitura de Ilhéus continua melhorando a qualidade de vida da população interiorana
Prefeitura de Ilhéus convoca concursados para admissão
Projeto da UPA é entregue à CEF para a liberação de recursos
Conferência discute em Ilhéus novas políticas para a criança e o adolescente
Secretaria de Serviços Urbanos amplia cronograma de trabalho
Igreja Batista Lindinópolis comemora mais um ano de fundação com uma série de conferências
Ilhéus é contemplada com projeto pioneiro de incentivo á leitura
O município de Ilhéus está entre dez cidades do Brasil que integram uma iniciativa pioneira de incentivo à prática de leitura com alunos do ensino infantil. É o Projeto Encontros de Leitura – uma ação desenvolvida pela Natura Cosméticos em parceria com o Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (CEDAC), e que em Ilhéus conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Contribuir para a ampliação do universo cultural de professores e alunos de Educação Infantil através da leitura, proporcionar a reflexão sobre diversos livros e criar orientações para práticas de leitura dentro e fora das salas de aula são os focos principais dessa ação.
Para dar início aos Encontros de Leitura em Ilhéus, diretores e coordenadores pedagógicos participaram na tarde da última terça-feira (28) da abertura dos trabalhos com a presença da psicóloga Karina Rizek Lopes – que atuará como formadora do projeto, coordenando as atividades que estarão divididas em módulos e terão duração total de dois anos, e também uma representante da Natura Cosméticos, que esteve presente no início da formação dos professores, que aconteceu a partir das 8 da manhã desta quinta-feira (30) no auditório da Justiça Federal, centro da cidade.
O projeto integra o programa Crer pra Ver – iniciado pela Natura em 1995 – e consiste numa série de atividades que serão desenvolvidas com todos os integrantes do ensino infantil do município e estarão divididas em seis módulos de 96 horas no total. De acordo com a formadora Karina Rizek, cada encontro terá como linha principal a discussão sobre as situações da leitura para os alunos. “Nosso objetivo é qualificar e quantificar a prática da leitura tanto para o aluno quanto para o professor”. E, para estimular essa prática em Ilhéus, quatorze escolas municipais de ensino infantil de Ilhéus vão receber três kits com obras de autores nacionais e clássicos traduzidos.
Além do kit que será disponibilizado para cada escola contendo cinqüenta livros, as escolas também terão acesso a um kit circulante, com vinte e dois títulos literários que estarão à disposição na secretaria municipal e mais um kit voltada para a leitura adulta voltada para os professores, coordenadores e diretores. Além dos orientadores, os alunos também participarão de atividades com a formadora no intuito de estimular nos estudantes o desenvolvimento de alguns comportamentos associados às práticas sociais de leitura como a atribuição de sentido e comentários sobre as leituras, resolver dúvidas na compreensão, utilizar a biblioteca, indicar leituras, etc.
Além de estimular a prática da leitura entre os alunos, o secretário municipal de Educação, Sebastião Maciel considerou que o projeto vai trazer para os orientadores uma nova forma de “perceber a leitura, inclusive como instrumento de diálogo, fortalecendo a prática educativa e estimulando também os pais a estenderam essas atividades em casa”. Em todo o país, a Natura Cosméticos vem investindo em projetos sociais voltados para a área da educação e especialmente na infantil. Na Bahia, Ilhéus é o único município contemplado com o projeto Encontros de Leitura.
Prefeitura de Ilhéus inicia reforma nas sedes do PETI
A secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos está promovendo a reforma de vários núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). A primeira dessas reformas está acontecendo no distrito de Sambaituba. Solicitadas pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e acompanhadas pelo secretário de Assistência Social do município, Augusto César Macedo e pela coordenadora do PETI, Leli Guimarães, as obras estão sendo realizadas de maneira rápida para que as crianças atendidas não tenham suas atividades prejudicadas.
O PETI tem como objetivo principal atender crianças e adolescentes menores de 16 anos e que se encontram em situação de trabalho e violação de direitos. Através de transferência de renda para a família, atividades que mantêm as crianças nos núcleos em turno oposto ao escolar e ações socioassitenciais de prevenção e manutenção dos laços familiares, o programa contribui para a erradicação de todas as formas de trabalho infantil no País. Para a monitora do PETI, em Sambaituba, Lucimara Lopes, “a reforma estimula as crianças a freqüentarem os núcleos, pois elas cobravam muito para que o ambiente fosse melhorado”.
O espaço onde o PETI funciona conta com uma piscina em mau estado que está sendo aterrada, por conta do risco de Dengue e outros problemas que podem afetar a saúde das crianças. Para a coordenadora do programa, Leli Guimarães, essa reestruturação “se adequou às necessidades das crianças e, além disso, a reforma do espaço está mantendo a área verde e cuidando do bem estar dos jovens atendidos”. O secretário Augusto César Macedo afirma que essas inovações fazem parte do objetivo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e que “há uma extrema preocupação com o futuro dessas crianças e mais ainda com a qualidade de vida que elas estão levando atualmente”.
Prefeitura de Ilhéus continua melhorando a qualidade de vida da população interiorana
A população de Serrado, distrito localizado há cerca de 40 quilômetros da sede de Ilhéus, está sendo beneficiada por uma série de melhorias, incluindo as áreas de infraestrutura, transportes, saúde e educação. O conjunto de ações implementado na localidade é parte dos esforços do governo municipal para dotar a zona rural de serviços e equipamentos capazes de melhorar a qualidade de vida da comunidade interiorana.
Durante visita ao Serrado no mês de maio, o prefeito Newton Lima, acompanhado do secretário de Agricultura, Pesca e Interior, Isidoro Lavigne, conversou com a população local e ouviu suas principais reivindicações, determinando, em seguida, a realização de várias intervenções de grande importância. Entre elas, o encascalhamento de 11 quilômetros de estrada, no trecho entre Serrado a Japu, e a criação de uma linha regular de ônibus, viabilizada após entendimentos com uma empresa da cidade. “Há mais de 14 anos, não tínhamos transporte coletivo para Ilhéus. A população tinha que pegar um ônibus para Itabuna e, de lá, seguir para a sede do município”, explica o administrador de Serrado, Esley Avilez da Silva (Dizo do Serrado), acrescentando que “antes, quem queria ir para Ilhéus gastava R$ 15,20. Agora, gasta apenas R$ 3,80”.
Outro beneficiamento de grande importância para o dia-a-dia da população de Japu foi a construção de um sistema de captação de água, incluindo a edificação de um poço, a aquisição de uma bomba e a instalação de uma caixa de 10 mil litros. “As pessoas pegavam água num rio que fica a cerca de 3 quilômetros de Vila do Serrado, fazendo o transporte em animais ou, até mesmo, na própria cabeça”, afirma Dizo.
Saúde, educação e cidadania – Duas outras intervenções da Prefeitura de Ilhéus também já estão beneficiando a população. O posto médico de Serrado, que se encontrava fechado, foi reformado e novamente equipado, contando com a presença de um médico toda segunda-feira, além de enfermeiras e pessoal de apoio. Já a Escola Jorge Amado foi reformada no ano passado e passou a oferecer, além do ensino primário, alfabetização de adultos no período da noite. “Além de tudo isso, o governo municipal também está favorecendo o nosso distrito com uma bela parceria visando à reforma de nossa associação de moradores, que se encontrava fechada, e que já deverá retomar suas atividades no próximo dia 16 de agosto”, completou Dizo do Serrado.
Prefeitura de Ilhéus convoca concursados para admissão
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Administração, está convocando um engenheiro civil e 73 guardas municipais aprovados no Concurso Público objeto do Edital nº 001/2007. Os convocados devem comparecer à Seção de Pessoal, situada no Anexo de Secretarias, 2º andar, na rua Santos Dumont, s/n, no período de 29 de julho a 27 de agosto, no horário das 12 às 18 horas, para entrega dos documentos necessários à admissão: A lista com os nomes foi publicada na edição de ontem, 28, do jornal Diário de Ilhéus e também se encontra afixada na portaria do Anexo
Alerta o secretário Abelardo Andréa de Souza que o candidato que não comparecer no prazo estabelecido será considerado desistente, além de, num prazo de quatro dias úteis, a partir de ontem (28), o convocado para contratação obriga-se a declarar por escrito se aceita ou não assumir o cargo para o qual foi concursado na forma que prevê o Edital º 001/2007. Já no prazo de 29 de julho a 27 de agosto, deverá apresentar também os seguintes exames laboratoriais: hemograma completo, glicemia, uréia, creatinina, sumário de urina, parasitológico de fezes com Baerman.
A convocação dos concursados foi um compromisso assumido pessoalmente pelo prefeito Newton Lima, quando no último dia 07 deste mês recebeu uma comissão em audiência. Na oportunidade, ressaltou as dificuldades da Prefeitura em convocar de imediato os aprovados, mas reiterou sua disposição em viabilizar a convocação após obter resultados do quadro financeiro após a implantação de medidas emergenciais de contenção de despesas na máquina pública e também da redução de quadro de contratados.
Projeto da UPA é entregue à CEF para a liberação de recursos
O projeto e toda a documentação necessária para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ilhéus foi entregue ontem, 28, a Caixa Econômica Federal (CEF) pelos secretários de Planejamento e de Saúde, Paulo Goulart e Marleide Figueiredo, respectivamente, para que se proceda a liberação de R$ 1.500.000,00, valor total estimado para a implantação da UPA no bairro Nossa Senhora das Vitória, na zona Sul da cidade. Viabilizada pelo Ministério da Saúde, parra que o projeto pudesse ser encaminhado a CEF, os técnicos da Secretaria de Saúde do Estado, após análise minuciosa do mesmo, aprovou todo o empreendimento, que contará com 85 ambientes distintos.
Esclarece o secretário Goulart que a construção da UPA vem recebendo toda a atenção no que se refere a agilização do processo devido o prefeito Newton Lima considerar este projeto como de máxima prioridade, “uma vez que a zona Sul continua se expandindo e a área de saúde pública não vem acompanhando esse crescimento nos últimos anos”. Acredita Goulart que, com a tramitação dos documentos, ainda neste semestre será possível iniciar as obras.
Explica a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, que a UPA será construída numa área já definida de cerca de 1.400m2, abrangendo os mais variados tipos de atendimentos, a exemplo de salas de emergências, de radiologia, cardiologia, exames clínicos, quatro consultórios, sala de internamente diferenciada de infantil, sala para pequenos procedimentos e curativos, farmácia, almoxarifado, refeitórios, entre inúmeros outros.
Além disso, continua a secretária, também serão construídas suítes para conforto médico, sala de classificação de riscos, alojamento para funcionários plantonistas, e para que os moradores da zona Sul sejam beneficiados com mais rapidez nos casos de emergência, um Posto Avançado do Samu será instalado dentro das dependências da UPA. “Portanto, é um equipamento que podemos chamar de excelência por abranger um grande leque de ações voltadas para atender a demanda dessas comunidades”, afirmou Marleide Figueiredo.
Conferência discute em Ilhéus novas políticas para a criança e o adolescente
“Num passado recente, conquistamos a declaração de muitos direitos. Agora, trabalhamos para evitar que eles sejam desrespeitados. Cabe a cada um de nós, estimulados pelo artigo 3º da nossa Constituição, lutar para que a miséria seja erradicada deste país e, assim, possamos garantir um futuro melhor para todos”. Foi assim que a promotora de justiça Maria Amélia Sampaio iniciou a palestra magna da VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que aconteceu ontem (28) e continua hoje, 29, no Centro de Convenções, em Ilhéus. Com o tema “Construindo diretrizes da política e do plano decenal”, a conferência é promovida pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e pelo Conselho Tutelar, servindo de base para a realização das conferências territorial, estadual e nacional.
A abertura do evento foi prestigiada pelo vice-prefeito Mário Alexandre; os secretários municipais de Governo, José Nazal, de Assistência Social, Augusto Macedo, e de Saúde, Marleide Figueiredo; a vereadora Carmelita Ângela; o secretário do CMDCA, Marcos Lessa; a conselheira tutelar, Geomara Nascimento; as delegadas Maurília Rocha e Angela Lopes; e a presidente da Apae, Socorro Pastor, entre outras autoridades, lideranças comunitárias e técnicos de organizações não governamentais.
Bastante aplaudida, a promotora de justiça Maria Amélia Sampaio revelou que hoje “fazemos parte de um exército de cerca de 70 mil pessoas que lutam diariamente para que os direitos infanto juvenis sejam garantidos. Juntos, espalhados pelos conselhos municipais, pelas promotorias, pelas organizações não governamentais de todo o país, temos a força necessária para implementarmos as mudanças necessárias e fazermos prevalecer o que já se encontra consagrado na Lei. Estamos aqui hoje para, a partir de nossas realidades, incluirmos nossas propostas nas políticas nacionais com o objetivo de assegurarmos um amanhã melhor para nossas crianças e adolescentes”.
Representando o prefeito Newton Lima, que se encontra em Salvador para tratar de assuntos do interesse da municipalidade, o vice Mário Alexandre parabenizou a realização da conferência, colocando, mais uma vez, o governo municipal a serviço das causas relacionadas ao bem estar das crianças e dos adolescentes. Já o secretário de Governo, José Nazal, enfatizou a necessidade de uma discussão que, mesmo marcada pelas diferenças, termine em um grande consenso. “Trabalhamos para que os conselhos, importante instrumentos de controle social, atuem sempre em parceria com os governos. As dificuldades não foram feitas para tropeçarmos, mas para crescermos e, assim, implementarmos as mudanças que nos conduzirão a dias melhores”, afirmou.
A promoção do evento é baseada nas resoluções dos conselhos nacional (Conandan) e estadual (Ceca-Ba) dos Direitos da Criança e do Adolescente, que realizam conferências a cada dois anos e trazem como principais objetivos, entre outros, definir as diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas à elaboração do Plano Decenal, fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil visando a materialização de uma maior efetividade na formulação, execução e controle da politica para a criança e o adolescente, e promover a qualificação e a participação de adolescentes na formulação e no controle das políticas públicas elaboradas.
O conselheiro tutelar Marcos Teles lembra a programação é divida em eixos orientadores, “sendo que, ao final da conferência, serão escolhidos delegados que representarão a cidade no encontro territorial”, acrescenta. Para o primeiro-secretário do CMDCA, Marcos Lessa, “durante esta conferência, trataremos da promoção e da universalização dos direitos, e do fortalecimento dos direitos e da gestão pública”. Hoje, dia 28, serão realizadas as seguintes plenárias: promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdades e proteção e defesa no enfren>tamento das violações de direitos humanos da criança e do adolescente. Amanhã (29), mais três plenárias: fortalecimento do sistema de garantia de direitos, participação da criança e do adolescente nos espaços de construção da cidadania e gestão da política.
Secretaria de Serviços Urbanos amplia cronograma de trabalho
A Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Ilhéus iniciou na manhã de hoje (29) os trabalhos de desobstrução das galerias da rede pluvial na rua Araújo Pinho, centro da cidade. Segundo o secretário Carlos Freitas, essa era uma antiga reivindicação dos comerciantes, pois, em períodos de fortes chuvas os alagamentos são constantes, “além do mais esse é o principal acesso ao Quarteirão Jorge Amado, onde estão localizados o Palácio Paranaguá, a Câmara Municipal, e boa parte do nosso patrimônio arquitetônico”, afirmou.
Para agilizar os serviços prestados á comunidade, Carlos Freitas lembrou que esta semana, mais dois veículos que se encontravam em estado precário, voltaram a ser utilizados nos trabalhos diários depois de passarem por ampla reforma. Trata-se de um caminhão GMC e de um outro caminhão-pipa que já foram integrados à frota. De acordo com ele, esse é um procedimento que vem sendo adotado desde o início da administração Newton Lima, “o que vem permitindo economizar custos ao mesmo tempo que nos permite ampliar os atendimentos”, disse.
No que se refere a Operação Tapa-Buracos, iniciada pelo bairro Teotônio Vilela, Carlos Freitas garantiu a sua plena continuidade, através de parceria com a Prefeitura de Itabuna que disponibilizou o uso de sua usina asfáltica. Informa que vários trechos prejudicados por buracos ou com afundamento de pista já estão sendo devidamente limpos para receberem a camada asfáltica, a exemplo da avenida Soares Lopes e bairro do Malhado.
Ainda de acordo com Carlos Freitas todos os demais serviços inerentes a sua pasta estão sendo desenvolvidos dentro da normalidade, ou seja, a coleta de lixo domiciliar, a substituição de lâmpadas em postes públicos, além dos trabalhos de poda e varrição, continuam ocorrendo em vários pontos da cidade.
Igreja Batista Lindinópolis comemora mais um ano de fundação com uma série de conferências
“51 anos de Bênçãos e Proclamação do Evangelho”. Este é o tema de mais um aniversário da Igreja Batista Lindinópolis, localizada no alto da Conquista, em Ilhéus, que, no próximo dia 5 de agosto, estará completando mais um ano de fundação. Além de uma vasta programação, a Lindinópolis promoverá uma série de conferências nos dias 7, 8 e 9, ministrada pelo pastor Roberto Amorim de Menezes, presidente da Igreja Batista do Farol, de Maceió.
O pastor Roberto Amorim de Menezes é formado pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB). Ao longo de sua trajetória, pastoreou por 11 anos a Igreja Batista Cordeiro (Recife-Pe) e, há cerca de 10 anos, preside a Igreja Batista do Farol (Maceió-Al). Professor de seminário e conferencista nacional, Roberto Amorim de Menezes é casado com Claúdia Nogueira Oliveira de Menezes e tem quatro filhos: Laila, Íris, Caio e Davi.
A programação de aniversário da Lindi incluirá ainda uma exposição de fotos comemorativa ao cinqüentenário da Igreja, comemorado no ano passado, coreografias e participação de corais. Durante o culto de domingo (9), com início previsto para às 19 horas, a Lindinópolis realizará batismo e celebrará a Ceia do Senhor. Presidida desde 1999 pelo pastor Pedro Chagas, a Igreja Batista Lindinópolis possui atualmente cerca de 1.200 membros. Além de seu templo-sede localizado no alto da Conquista, a igreja possui três congregações: uma na avenida Princesa Isabel, outra na avenida Esperança e a terceira no distrito de Couto.