Prefeitura Municipal de Ilhéus

Setrans e 13ª Ciretran realizam novas blitzen educativas em Ilhéus

Prefeitura de Ilhéus conclui obra na ladeira da Cascalheira

Oficinas do PPA continuam sendo realizadas em Ilhéus

Ilhéus sedia neste sábado 5ª etapa do Rally da Bahia

Atividades da Semana do Bombeiro reúnem grande público em Ilhéus

Setrans e 13ª Ciretran realizam novas blitzen educativas em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito vem realizando uma série de blitzen educativas em todo o município. As ações contam com o auxílio de um ônibus disponibilizado pela Fundação Cultural de Ilhéus, que conta com um mini-auditório para a realização de palestras e exibição de vídeos. Durante as blitzen ocorridas na última semana, os condutores abordados puderam assistir a slides de conscientização sobre como manter uma boa conduta no trânsito.

A última ação realizada pela SETRANS contou com o apoio da 13ª CIRETRAN/Bahia e foi realizada em um dos acessos à cidade, na rodovia Ilhéus/Itabuna, próximo ao bairro Teotônio Vilela. Ao todo, foram contabilizadas 382 abordagens, constituindo 59% de motocicletas e 41% de carros. As infrações mais freqüentes foram as de ‘condutores de motocicleta foram a com viseira do capacete levantada ou sem viseira’, bem como os caronas sem a viseira ou com a mesma levantada, que caracterizou 67% das infrações registradas. ‘Com calçado inapropriado, que não se prende aos pés’ representaram 19% e ‘fazendo uso de bebida alcoólica’, 14%.

Já com relação às abordagens feitas aos condutores de carros foram registradas as seguintes infrações ‘condutores e passageiros sem o cinto de segurança’, ‘condutores sem documentos de porte obrigatório (Carteira Nacional de Habilitação – CNH e Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV) e ‘Fazendo uso de bebida alcoólica’. As abordagens realizadas representaram 52%, 27% e 21%, respectivamente. O secretário responsável pela Setrans, Carlos Freitas considerou positiva o resultado das blitzen e afirmou que “novas medidas de conscientização para condutores, e também para pedestres, serão realizadas com o intuito de reforçar a importância de cada um deles para a melhoria do trânsito”.

Após participarem da apresentação de normas de circulação e conduta, parada e circulação, além de infrações, penalidades e medidas administrativas relativas a ocorrências mais freqüentes no trânsito, foram sanados os problemas que geraram as infrações e os motoristas foram liberados pela CIRETRAN e pela SETRANS, cumprindo o que determina o artigo 74 da lei 9.503 de 27 de setembro de 1997 – código de trânsito brasileiro – CTB, que afirma que “a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito”.

Prefeitura de Ilhéus conclui obra na ladeira da Cascalheira

Uma importante obra foi entregue esta semana à comunidade que reside próxima a ladeira da Cascalheira, que dá acesso ao Alto dos Carillos. A obra era uma antiga reivindicação da população e sua condição de desgaste prejudicava o tráfego de pedestres e veículos, e o acesso da população a serviços básicos como a coleta de lixo. A reforma total da ladeira foi tocada pela Secretaria de Serviços Urbanos e integra uma série de outras intervenções realizadas pelo governo municipal com objetivo melhorar a qualidade de acessos e de ruas da cidade.

De acordo com secretário responsável pela pasta, Carlos Freitas, a conclusão da obra já está possibilitando a coleta de lixo, que vinha sendo acumulado de maneira inadequada, oferecendo uma série de riscos para a população do local. “Com a ladeira totalmente reformada, o transito está totalmente facilitado e o caminhão do lixo já está tendo acesso a área, fazendo com que os moradores evitem o acúmulo do lixo”, afirmou. Nesta semana também por determinação do prefeito Newton Lima, foram reiniciadas as obras de recuperação da 7ª travessa da Avenida Esperança, outra antiga reivindicação dos moradores locais.

Uma equipe já iniciou as obras de recuperação que vão contar com implantação de sistema de drenagem pluvial com a colocação de manilhas, caixa de passagem e calçamento. Ainda de acordo com Carlos Freitas outras intervenções também estão em fase de conclusão a exemplo do trecho da ladeira que liga a Rua Luís Gama ao Alto do Basílio. “Ainda esta semana, uma equipe da secretaria deverá iniciar a reforma da ladeira”. A construção de uma praça na Rua Luís Gama também faz parte da obra.

Oficinas do PPA continuam sendo realizadas em Ilhéus

A secretaria municipal de Saúde está convidando a comunidade para participar das oficinas do Plano Plurianual de Aplicação (PPA), que estarão definindo as ações, metas e diretrizes para o período de 2010 a 2013. A cada quatro anos, a União, os Estados e os Municípios elaboram o PPA visando à quantificação dos gastos que serão realizados nos três últimos anos dos governos e no primeiro ano do exercício seguinte.

De acordo com o calendário elaborado, as oficinas serão realizadas amanhã (1º), na Igreja Católica do Iguape, das 8 às 12 horas; no dia 6 de julho, no Instituto Municipal de Ensino (IME), na avenida Canavieiras, das 8 às 18 horas, e no Centro Comunitário do Nossa Senhora da Vitória, a partir das 14 horas; e, por último, no dia 7 de julho, no PSF do Nelson Costa, a partir das 8 horas, e na Unidade de Saúde Básica da Urbis, às 16h.

O Plano Plurianual de Aplicação (PPA) é o instrumento de planejamento de médio prazo que estabelece as diretrizes, ações, metas e objetivos da administração pública para um período de quatro anos, promovendo, através dele, a identificação das prioridades. Esse planejamento tem como principal resultado a produção de bens e de serviços visando, sempre e em última instância, a promoção do bem-estar social.

Importância – O PPA apresenta diversas vantagens para a gestão de projetos públicos, entre eles uma maior transparência quanto à aplicação dos recursos públicos; maior controle do orçamento, tanto por parte da Prefeitura, como da própria sociedade; e melhor integração e compatibilização dos instrumentos básicos de planejamento. Em linhas gerais, o PPA busca respostas para questões fundamentais, como: quais as políticas mais adequadas para estimular os diversos setores da produção; quais as melhores políticas para gerar mais e melhores empregos; quais as ações fundamentais para reduzir as desigualdades existentes entre os bairros de uma cidade; e quais os programas sociais necessários para a inclusão social e o desenvolvimento humano.

Ilhéus sedia neste sábado 5ª etapa do Rally da Bahia

O município de Ilhéus sedia neste sábado (4), com largada prevista para às 9 horas, a 5ª e penúltima etapa da temporada 2009 do Rally da Bahia, válida pelo Campeonato Baiano. Supervisionado pela Federação de Automobilismo do Estado, o evento tem o apoio da Prefeitura Municipal e contará com a participação de competidores de várias cidades baianas. A largada acontecerá no Posto Universitário da Rede Petrobahia, localizado no bairro Salobrinho, no quilômetro 16 da rodovia Ilhéus/Itabuna, e a chegada está programada para a praça Dom Eduardo.

A inscrição para a prova pode ser feita através do número (71) 3321-4949, da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), sediada no Palácio dos Esportes, Praça Castro Alves, em Salvador, ou através do site www.fabnet.com.br. No final do campeonato, segundo os organizadores do evento, serão sorteadas duas TV’s de LCD.

Dividido nas categorias Graduado, Turismo, Expedition e Universitário, o Rally da Bahia integra o calendário baiano de automobilismo e está sob a supervisão da Federação de Automobilismo da Bahia. O patrocínio é da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia S.A, através do programa de incentivo ao esporte Faz Atleta, do Governo do Estado. Segundo a organização, o Rally é uma competição perfeita para as famílias que amam automobilismo. A modalidade não exige o emprego de altas velocidades e permite o acesso de motoristas em carros de passeio nas categorias para iniciantes: Expedition e Universitário. Muitos pilotos correm com suas esposas, filhos e irmãos.

No Rally da Bahia famílias inteiras têm participado juntas. Este é o caso de Gersomélia Maia (esposa), Vilarino Maia Filho (marido) e Ivir de Brito Maia (filho), que competem na categoria Expedition. Desde que comprou um jipe, a família já participou de vários campeonatos de rally, a exemplo do Jegue Trophy e Trilha do Forró. “Escolhemos o Rally como esporte porque somos apaixonados por trilhas, desafios, natureza e porque somos adeptos de um estilo saudável de vida”, afirma Gersomélia.

Campeonato – A navegadora da categoria Turismo, Marileide Malta, afirma que prefere participar dos rallys com o marido Joilson Barbosa, pois a presença dele diminui o estresse dela, além de ser uma forma de passar mais tempo juntos. Barbosa conta que este ano, ao perceber o interesse de Marileide pelo rally, resolveu treiná-la para auxiliá-lo na navegação. “Ser navegadora é estressante, mas é também uma emoção muito grande”, afirma Marileide. A liderança do Rally da Bahia, até o momento, é de Daniel Júnior e Diogo Lima (Graduado), com 84 pontos; Arno Hausser e Marcos D´Albuquerque (Turismo), com 79 pontos; Fábio Matos e Inaldo de Souza ( Expedition), com 63 pontos; e Ilana Campos e David Teixeira (Universitário), com 30 pontos.

Atividades da Semana do Bombeiro reúnem grande público em Ilhéus

A simulação de um grave acidente atraiu dezenas de pessoas à praça J.J. Seabra, centro de Ilhéus na manhã desta terça-feira (30). A operação foi mobilizada pelo 5º grupamento do Corpo de Bombeiro e contou com o apoio da Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Secretaria de Serviços Urbanos. A ação teve como principal objetivo o de orientar às pessoas sobre como agir diante de um acidente de trânsito, mostrando a importância da manutenção preventiva dos veículos.

Um carro e uma motocicleta fizeram parte da simulação, que bloqueou parcialmente o trânsito durante a parte da manhã. A operação envolveu dois condutores e dois passageiros, incluindo uma criança, e para dar mais realidade ao fato eles receberam ferimentos e hematomas pelo corpo. Em poucos minutos a equipe mostrou ao público presente como proceder na ocorrência de um acidente com muitas vitimas, chamando a atenção para a necessidade da atuação de pessoas devidamente capacitadas para atuar numa situação como essa. A simulação faz parte de uma série de ações educativas desenvolvidas para lembrar Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndios, que começou na última segunda-feira (29), prosseguindo até o dia 4 de Julho.

Além da simulação de acidentes no transito, o 5º grupamento também realizará simulação com gás liquefeito pela parte da tarde e palestras contra incêndios e primeiros socorros dirigidas às comunidades dos bairros Teotônio Vilela, Nossa Senhora das Vitórias e alto do Basílio, atividades sociais nos hospitais, torneio de futebol e mostra de equipamentos utilizados no dia-a-dia no combate a incêndios no foyer da sede da Associação Comercial de Ilhéus durante toda a semana. O evento será encerrado no domingo (05) com a realização da XI Corrida do Fogo.

De acordo com o comandante do 5º Grupamento de Bombeiro Militar de Ilhéus, tenente-coronel Valmir Silva Santos essa série de atividades visa promover uma maior interação com a comunidade, sensibilizando-a para a importância da prevenção através de um grande alerta voltado para os riscos de envolvimento em incêndios e acidentes. ”Por meio dessas ações de conscientização, buscamos sensibilizar a população evidenciando que a prevenção ainda é a melhor forma de diminuir os altos índices de acidentes registrados no país”. As atividades marcam também o 153º aniversário do bombeiro nacional que tem como data de comemoração 2 de julho, data em que foi criado o primeiro grupo de combate a incêndios no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *