Meta de Ilhéus é vacinar cerca de 20 mil crianças
Nova diretoria da ABI-Sul toma posse nesta 6ª feira
Em Ilhéus, Policlínica Halil Medauar ganha sala para pequenas cirurgias
Centro de Zoonoses de Ilhéus realiza novo mutirão contra animais nocivos
Meta de Ilhéus é vacinar cerca de 20 mil crianças
Com o intuito de imunizar crianças com idade inferior a 5 anos de idade contra poliomielite (paralisia infantil), a Secretaria de Saúde de Ilhéus vem concentrando os trabalhos na zona rural do município nesta primeira etapa da campanha. A previsão dos técnicos da secretaria é cumprir a meta que é 19 mil e 250 menores. Mesmo assim a vacina está disponível em todas as unidades de saúde, conforme informação da diretora do departamento de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Cássia Virgínia Brito.
Embora o dia nacional da campanha de vacinação seja em 20 de junho uma equipe multidisciplinar – vacinadores, registradores, enfermeiros e inclusive motoristas – já se encontra em campo de segunda a sexta-feira fazendo varredura em todas as localidades da zona rural com o objetivo de assegurar a imunização em crianças menores de 5 anos. “Desde o dia 8 deste mês que estamos intensificando essa ação para que nenhuma fique sem ser vacinada a fim de ser protegida contra a pólio”.
Postos fixos e móveis – Cássia Virgínia Brito explica que durante o dia nacional da campanha da vacinação a Secretaria de Saúde vai disponibilizar 42 postos de vacinação entre fixos e móveis em toda sede do município, “ou seja, no centro e em toda a cidade. Além disso, teremos também o trabalho voluntário do pessoal de apoio que são os atiradores do Tiro do Guerra que sempre são mobilizados para essa ação”. A enfermeira diz que em paralelo a esse trabalho estão sendo vacinadas crianças que se encontram em escolas e em creches.
Nova diretoria da ABI-Sul toma posse nesta 6ª feira
A diretoria eleita da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) – Seccional Sul, encabeçada pelo jornalista Ramiro Aquino, toma posse nesta sexta-feira, dia 19 de junho, durante solenidade a ser realizada às 18h30min, na Academia de Letras de Ilhéus, localizada no centro histórico da cidade. A cerimônia contará com as presenças do presidente da ABI, jornalista Samuel Celestino, dos prefeitos de Ilhéus e Itabuna, Newton Lima e Nilton Azevedo, do presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jailson Nascimento, do reitor da UESC, Joaquim Bastos, entre outras autoridades.
Fundada em 1978, a ABI-Sul reúne jornalistas, radialistas e publicitários, e ao longo de sua existência tem mantido atuação em defesa da categoria e de demandas sociais e políticas que envolvem o desenvolvimento da região Sul da Bahia. Entretanto, a entidade ainda luta para conquistar a instalação de sua sede no município de Ilhéus, onde é domiciliada. O projeto da sede já conta com o apoio do prefeito Newton Lima e do presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jailson Nascimento.
O atual presidente Valério de Magalhães informa que outro grande projeto está sendo viabilizado junto à Universidade Estadual de Santa Cruz, visando a criação da Sala de Memória da Imprensa do Sul da Bahia, que deve reunir o acervo histórico da imprensa regional desde o século passado. A entidade já teve também como presidentes os jornalistas Eduardo Anunciação, Josevandro Nascimento, José Maria de Almeida Santana, Raimundo Osório Couto Galvão, Walter Maron e Maurício Maron.
Em Ilhéus, Policlínica Halil Medauar ganha sala para pequenas cirurgias
A Policlínica Municipal Halil Medauar, localizada na rua Água Preta, no alto da Conquista, em Ilhéus, ganhou uma sala para realização de pequenas cirurgias. O novo espaço, que iniciou suas atividades ontem (16) com quatro procedimentos cirúrgicos, vai atender a uma demanda reprimida existente no bairro e em várias outras localidades. De acordo com a secretária Marleide Figueiredo, a abertura da sala de pequenas cirurgias do Halil Medauar é mais um passo dado pela administração Newton Lima com o objetivo de continuar trabalhando para oferecer uma saúde mais digna para a população.
Segundo o coordenador da Policlínica, Erivaldo Lavinsky, o novo espaço vai possibilitar a realização de várias cirurgias de pequeno porte, como a retirada de cistos, sinais e nódulos, bem como a realização de biópsias de pele. Ele enfatiza que a sala está equipada com o que há de mais moderno, incluindo foco (aparelho que ilumina o centro cirúrgico), autoclave e ponto de o2. Em regra, as pequenas cirurgias serão realizadas por uma equipe formada por um médico, um instrumentador e dois auxiliares.
Inaugurada há nove anos, a Policlínica Municipal Halil Medauar atende cerca de 450 pessoas por dia. Atualmente, possui 56 funcionários, entre os quais 22 médicos, oferecendo serviços de atenção básica, como curativos e vacinação, e de média e alta complexidades, como neurologia, dermatologia e otorrinolaringologia. O equipamento também disponibiliza vários tipos de exames, entre eles o de câncer ginecológico.
Saúde – Mesmo com todas as dificuldades geradas pela crise mundial e por vários outros aspectos ligados à arrecadação do município, o prefeito Newton Lima segue trabalhando para melhorar o sistema de saúde público municipal de Ilhéus. Só neste primeiro semestre do ano, além da entrega da nova sede do Samu, localizada no centro administrativo da avenida Itabuna, foram inaugurados dois centros de saúde: um no bairro Teotônio Vilela, na zona oeste da cidade, e outro no São Miguel, na zona norte.
Centro de Zoonoses de Ilhéus realiza novo mutirão contra animais nocivos
Técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus realizaram esta semana novas ações para coibir a proliferação de animais nocivos ao homem, a exemplo dos roedores. A equipe realizou um mutirão de controle em vários pontos da cidade, utilizando produto criado especialmente para impedir o crescimento desses animais. Áreas como a antiga fábrica de chocolate e o antigo cais, no centro da cidade, bem como a orla do bairro do Pontal e a Sapetinga voltaram a receber os benefícios da ação, que integra uma programação de rotina do centro.
Além da rotina de visitas mantidas pelo centro, o trabalho também é pautado por meio das solicitações feitas pela população, que pode solicitar a visita da equipe por meio do telefone (73) 3634 – 4434. De acordo com o veterinário responsável pelo combate aos roedores no município, Pedro Leite, o número constante de ligações tem garantido contemplar vários locais, principalmente residências e terrenos baldios. O trabalho também se estende para combater outros animais sinantrópicos (que convivem de forma indesejada com a população), como os caramujos e também é realizado em escolas, hospitais e demais locais que possuam grande concentração de pessoas.
Ainda como parte da programação de visitas de combate, os técnicos do CCZ estiveram presentes na Escola Rotary Renato Leite da Silveira, na barra de Itaípe na última terça-feira (16), onde realizaram nova iscagem. O CCZ realiza ainda checagem de maus tratos com animais, captura de animais de pequeno e de grande porte, bem como palestras e orientações junto à população sobre a importância da utilização dos serviços do centro e de como agir com outros animais, a exemplo de pombos e morcegos.