Prefeitura Municipal de Ilhéus

Secretaria de Transporte intensifica ações educativas nas escolas de Ilhéus

Regulamentada em Ilhéus a circulação de veículos pesados

Feira de Holambra encerra as atividades no próximo domingo

Reiniciada reforma geral do Ginásio de Esportes de Ilhéus

ProJovem leva cursos para adolescentes em Ilhéus

Newton regulamenta Lei que instituiu a Zona Azul

Curso de manipulação e comercialização de alimentos foi promovido em Ilhéus

“Cangaço” e “Peter Pan” estão na programação do TMI para este mês

Maramata elabora programação para comemorar Semana do Meio Ambiente

Secretaria de Transporte intensifica ações educativas nas escolas de Ilhéus

Como parte da programação da Secretaria de Serviços Públicos, Transporte e Trânsito de Ilhéus, que vem, desde o final do último mês, visitando escolas da rede municipal e particulares para abordar a educação no trânsito. As visitações também têm o objetivo de reforçar a campanha da Semana Nacional do Trânsito, que acontece no mês de setembro. Após realizar palestras em escolas municipais, os técnicos iniciaram nesta sexta-feira (05) o trabalho de conscientização nas escolas particulares.

De acordo com o secretário da pasta, Carlos Freitas, todas as escolas de ensino fundamental I e II já receberam o kit educativo cedido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), contendo seis livros que contam histórias didáticas com noções básicas sobre o trânsito e dois CDs com jogos interativos. “A chegada dos kits ajuda a reforçar o trabalho da nossa equipe de mostrar a necessidade em seguir o que determina a lei de trânsito, lembrando sempre aos estudantes sobre a responsabilidade e o comprometimento que o condutor deve ter, acima de tudo, com a vida”.

Ainda de acordo com Carlos Freitas, as reuniões nas escolas vêm acontecendo junto aos professores e coordenadores para discutir a melhor forma de utilizar o material em sala de aula. Além das palestras em sala de aula, os técnicos da secretaria também estão realizando blitzen educativas pela cidade no intuito de conscientizar os motoristas sobre não beber ao dirigir e sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança. O secretário Carlos Freitas informou ainda que as visitas nas escolas podem ser agendadas por meio dos telefones (73) 2101- 6464 e 2101-6466, ou pelo endereço eletrônico setransilheus@gmail.com.br

Regulamentada em Ilhéus a circulação de veículos pesados

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assinou o Decreto 025, que regulamenta a circulação de veículos pesados na área central da cidade. O decreto enfatiza a necessidade de compatibilizar o funcionamento das atividades comerciais e de serviços com o estacionamento de veículos utilitários de carga e descarga. Também foram considerados os transtornos que as operações de carga e descarga causam ao trânsito de veículos e pedestres, bem como a importância da regulamentação da circulação de veículos pesados no centro da cidade para evitar prejuízos ao sistema de abastecimento.

O Decreto determina que serão considerados a carga útil dos veículos, os dias da semana, os horários, a demarcação de locais do sistema viário público na área central e a proibição de utilização do serviço em vias públicas exclusivas para circulação de pedestres. Os veículos de transporte de carga, em face do que reza o artigo 117 do Código de Trânsito Brasileiro, deverão conter, em local visível, o peso total bruto (PBT) e o peso bruto total combinado (PBTC) ou a capacidade máxima de tração (CTM).

As operações de carga e descarga de bens e mercadorias, continua o Decreto 025, em vagas existentes na área central da cidade poderão ser realizadas, de acordo com o porte dos veículos e características do local, da seguinte forma: fica proibida a circulação de veículos, carregados ou não, com capacidade de carga acima de 7 (sete) toneladas no interior da área abrangida pelo Decreto, das 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 14 horas, aos sábados. Consideram-se como área central as praças José Marcelino, Coronel Pessoa e J. J. Seabra; as avenidas Itabuna e Misael Tavares (Aurélio Linhares); e as ruas Coronel Paiva, Antônio Lavigne de Lemos, Eustáquio Bastos, Araújo Pinho, Sá Oliveira, Sete de Setembro, Joana Angélica, Visconde de Ouro Preto, Bento Berilo, Bento Tiradentes, Prado Valadares, Santos Dumont, Carneiro da Rocha, Vereador José Adry, Dom Manuel Paiva, Ana Néri e L. da Vitória.

Proibidos – Por outro lado, veículos de até 7 toneladas de carga útil poderão circular e estacionar nos locais e horários regulamentados pelo estacionamento rotativo. De acordo com o Anexo II do Decreto 025, a área central da cidade regulamentada para carga e descarga inclui as seguintes vias: avenida Misael Tavares (Aurélio Linhares, nos fundos do Edifício Kaufman; Aurélio Linhares, nos fundos do Sindicato Rural; e Aurélio Linhares, em frente a 18ª Corpin), além das ruas Ana Néri e Joana Angélica. Já os veículos que possuírem entre 7 e 12 toneladas de carga útil poderão circular e efetuar operação de carga e descarga em locais e horários definidos pelo estacionamento regulamentado, de segunda a sexta-feira, das 19 às 7 horas, e aos sábados, da zero hora às 7 horas e a partir das 14. Já os veículos acima de 12 toneladas de carga útil e/ou com altura superior a 4,40 metros estão proibidos de circular no centro da cidade.

Não se aplicam as restrições previstas no Decreto 025 aos veículos de serviços essenciais, desde comprovadamente em trabalho de urgência e emergência, como, por exemplo: transporte de carga e descarga de bens e valores bancários; transporte de combustíveis, coleta de lixo; incêndio e socorro médico; manutenção de emergência em residências e vias públicas das redes de energia, telefonia, esgoto sanitário e pluvial, bem como de abastecimento de água. A fiscalização do cumprimento das presentes normas compete ao órgão executivo de trânsito do Município de Ilhéus.

Feira de Holambra encerra as atividades no próximo domingo

Será encerrada neste domingo (07) mais uma edição da “Ilhéus em Flor”. Desde o último dia 28, a feira vem trazendo à cidade cerca de cem mil itens entre arranjos, mudas e plantas, todos vindos de Holambra (SP), cidade responsável por cerca de 30 por cento das flores colhidas e comercializadas em todo o Brasil. O evento, que faz parte das comemorações dos 475 anos de Ilhéus, é promovido pela entidade assistencial Casa da União e, além da exposição de comercialização de flores, também oferece ao público opções de lazer com apresentações diárias de artistas locais, na praça de alimentação.

Esta já é a segunda vez que o evento acontece em Ilhéus graças a uma parceria entre a Casa da União, a Prefeitura Municipal e a iniciativa privada. A Casa da União de Ilhéus foi fundada em março de 2001 e atualmente atende a dezenas de crianças na Creche Nossa Senhora da Vitória com atendimento médico, palestras educativas, promoções interativas, doações de agasalhos e brinquedos. A entidade também desenvolve o Projeto Luz das Letras – alfabetizando adolescentes e adultos em um projeto de inclusão digital. Parte da renda arrecada com a Feira será revertida para o local.

Como parte da programação de apresentações culturais, sobem ao palco da praça de alimentação da Feira de Holambra em Ilhéus neste sábado (06) o grupo de dança Space Dance, que se apresenta às 17h, seguido do Coral Clave de Sol e da apresentação de atores da Casa dos Artistas. No domingo (07), último dia da Ilhéus Flor estão reservadas as apresentações da dupla de voz e violão formada por Solange Scromov e Heny Barreto e pelo grupo Um Outro Canto. A Ilhéus em Flor está localizada na Avenida Soares Lopes, funcionando das 9h às 21h.

A segunda edição da ‘Ilhéus em Flor’ conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Ilhéus e TV Santa Cruz, e apoio cultural da Fundação Cultural de Ilhéus, FM Sul, Gabriela FM, Associação de Turismo de Ilhéus, Allecrim – Farmácia Homeopática, Clínica Santana de Homeopatia, Colégio Vitória, Óticas São Paulo, Construlando, Rima Decorações, Farmácia Vitória, Pro-Recarga, Hotel Jardim Atlântico, Revista Folha da Praia, Jornal Diário de Ilhéus, Casa dos Artistas, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Supermercados Meira, Vip Segurança, Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), Pontal Ville e Construtora Módulo.

Reiniciada reforma geral do Ginásio de Esportes de Ilhéus

Foram reiniciadas esta semana as obras de ampliação e reforma total do Ginásio de Esportes Herval Soledade em Ilhéus. As obras retornaram em ritmo acelerado a fim de que a cidade e a região possam voltar a contar com este importante equipamento o mais breve possível. Segundo informou o secretário municipal de Esportes e Cidadania, Ivanilton Silva, após a grande reforma, o ginásio estará apto para sediar eventos nacionais e até internacionais, “já que a reforma contempla o aumento da quadra e a construção de acesso restrito de árbitros, comissões técnicas e atletas, medidas que fazem parte do padrão exigido pela Confederação Brasileira de Desportos”.

Nesta fase das obras, os técnicos da Secretaria de Planejamento e Infra-estrutura estão realizando toda a pintura interna e externa do ginásio e colocação de alambrados e do piso. Já a reforma dos banheiros e vestiários já se encontra em fase de finalização. Para a parte externa do ginásio, o secretário Ivanilton Silva explicou que será desenvolvido um projeto paisagístico para contemplar a área, bastante freqüentada pelos esportistas e pelo público jovem durante as competições e eventos esportivos. A reforma também abrange as dez salas que foram construídas na parte externa do prédio, abaixo das arquibancadas.

As salas são dotadas de banheiros e vão abrigar a secretaria municipal de Esporte e Cidadania, setores da educação que lidam com a atividade e ligas esportivas e, para Ivanilton Silva, “vão permitir maior integração entre a secretaria e os demais setores que atuam na área no município”. Mantendo a política de priorizar a atividade esportiva como forma saudável de desenvolvimento de crianças e jovens, a atual gestão municipal deve implantar, logo após a reforma, uma série de atividades esportivas como treinos das seleções do município, campeonatos de jogos abertos, além da implantação da escolinha de esporte, que ensinará aulas de handebol, basquete, vôlei e futsal e do retorno dos jogos estudantis, previstos para acontecer no segundo semestre deste ano.

ProJovem leva cursos para adolescentes em Ilhéus

A secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus está sempre na busca pela melhoria dos seus serviços e pelo aumento da auto-estima de seus beneficiários através de parcerias e convênios com instituições de caráter social. Um exemplo disso é a execução bem-sucedida do programa federal ProJovem, que acolhe adolescentes de 15 à 17 anos egressos do PETI ou do Bolsa Família e oferece atividades complementares à escola, ensinando valores da cidadania e buscando o crescimento intelectual dos jovens.

O programa é divido por grupos, chamados por ‘coletivos’ que atuam em vários bairros da cidade. O coletivo do Nelson Costa atua em parceria com a associação de moradores do bairro, promovendo vários cursos para os adolescentes do bairro. Com a ajuda de professores e educadores especializados os jovens têm acesso à aulas diárias de Arte e Educador, Capoeira, Desenho e Jornalismo, Rádio e Comunicação. Com exceção dos cursos de Violão e Bateria (que custam R$ 80,00, cada), todos os outros são gratuitos.

A coordenadora do coletivo, Naiane dos Santos, diz que os jovens vão receber certificado de participação e acredita que essa proposta é interessante “já que oportuniza uma maior socialização entre os jovens, que podem até seguir na profissão”. De acordo com a coordenadora geral do ProJovem em Ilhéus, Aleide Amorim, essas atividades, que começaram no mês de maio, devem ser estendidas até dezembro e levadas para outros bairros.

Newton regulamenta Lei que instituiu a Zona Azul

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, assinou o Decreto 026 que regulamenta a lei municipal 2.655, diploma que instituiu em 1997 o sistema de estacionamento rotativo, denominado Zona Azul. O Decreto leva em conta a ocorrência de uma série de fatores, como a necessidade de ajustes visando à adequação do serviço às necessidades dos usuários, o aumento considerável da frota de veículos e da área de abrangência do comércio e do setor de serviços existentes no centro da cidade e o novo projeto viário aprovado pela secretaria municipal de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito.

O Decreto enfatiza que o sistema de estacionamento regulamentado abrangerá as seguintes vias e logradouros, sempre das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 13 horas, nos dias de sábado: avenidas Soares Lopes, Dois de Julho e Misael Tavares; praças J.J. Seabra e José Marcelino; e ruas Coronel Paiva, Antônio Lavigne de Lemos, General Câmara, Eustáquio Bastos, Araújo Pinho, Sá Oliveira, Sete de Setembro, Joana Angélica e Bento Berilo. O Decreto assinala ainda que a ampliação ou redução do número de vias inscritas no projeto poderá ser realizada de acordo com as necessidades técnicas ou, mesmo, para o equacionamento do equilíbrio econômico da intervenção.

A utilização de cada vaga da Zona Azul terá duração máxima de 4 horas contínuas, sendo que a permanência do usuário por tempo superior configurará uma segunda ocupação e, consequentemente, outra cobrança de tarifa. O usuário poderá ocupar diferentes vagas do sistema com um único cartão, desde que o tempo máximo de estacionamento não tenha sido completado, computando-se, para isso, a anotação do horário de início da primeira ocupação. Haverá gratuidade para estacionamentos de, no máximo, 10 minutos, com cobrança de tarifa para tempos superiores, realidade que resultará no preenchimento do cartão a partir do horário inicial da ocupação.

Infrações – Segundo o Decreto 026, será considerado uso indevido das vias e logradouros públicos destinados ao Estacionamento Regulamentado, constituindo infração e ficando o veículo sujeito às multas e penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro, as seguintes situações: permanência no estacionamento sem o cartão; não recolhimento do preço correspondente; ultrapassagem do período máximo de ocupação sem o respectivo pagamento; e posicionamento do veículo de forma a impedir a utilização de vaga vizinha ou em desacordo com a sinalização local.

O Decreto assinado pelo prefeito Newton Lima informa também que não será cobrada tarifa pela utilização de vagas específicas por deficientes físicos e por idosos, devidamente cadastrados na Secretaria de Serviços Urbanos, Transportes e Trânsito, e por veículos oficiais, devidamente identificados, e prestando serviço público de saúde, água, luz, telefonia e comunicação, administração municipal, Poderes Legislativo e Judiciário, Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. Por fim, o Município ou o concessionário do serviço estão isentos de qualquer responsabilidade por acidentes, danos, furtos ou quaisquer outros prejuízos que os veículos ou usuários vierem a sofrer.

Curso de manipulação e comercialização de alimentos foi promovido em Ilhéus

Uma ótima oportunidade para quem deseja adquirir conhecimentos de segurança alimentar e práticas de manipulação de alimentos foi oferecida no auditório da Associação Comercial. A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), promoveu curso gratuito voltado para profissionais de Ilhéus que atuam na economia informal, a exemplo de vendedores ambulantes e demais segmentos que, de alguma forma, trabalham com manipulação de alimentos. Coordenados pela professora Margareth Cardoso, os trabalhos foram iniciados no dia 2 e encerrados hoje (4) com aulas práticas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Alfredo Landim, explica que durante três dias os participantes, cerca de 60 profissionais, receberam noções básicas sobre manipulação, contaminação, conservação, transporte e armazenamento dos alimentos, bem como higiene pessoal e operacional. “O curso foi muito importante porque qualificou e padronizou serviços de comercialização de alimentos no âmbito municipal”. O objetivo é mostrar os perigos variados presentes nos alimentos, os riscos do consumo inadequado e as técnicas corretas voltadas para a prevenção de doenças alimentares.

Programa – Diversos temas foram abordados como os inúmeros perigos presentes nos alimentos (bactérias, fungos e contaminação dos alimentos), parasitoses intestinais, manutenção da qualidade da água, importância da higiene pessoal e operacional e higienização de frutas, legumes e verduras. Também foram incluídos pelo programa uso de vestuário limpo, doenças causadas por microorganismos, aspectos físico-químicos na conservação, transporte, armazenamento, conservação, higienização.

Um dos participantes do curso, Antonio Gonçalves dos Santos, considera essa ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de fundamental importância para garantir a boa imagem do município. “Agora tenho consciência que se algum visitante adoecer devido à má qualidade de qualquer alimento consumido em Ilhéus com certeza ele sairá com lembranças negativas de sua estada. Além disso, as ações também protegem a população e nos ensinam sobre as medidas higiênicas”.

Contaminações – Já a professora de Mucuri, Sônia Koch Quaresma, em trânsito em Ilhéus, disse que algumas das medidas passadas por monitores do curso ajudam a prevenir infecções alimentares. “É preciso observar também a higiene dos vendedores, o local de venda e principalmente onde eles são feitos. Outros aspectos são a embalagem, temperatura, procedência, uso da água e tempo de exposição dos alimentos. Assim, podem ser evitadas contaminações por parasitas”.

Mônica Bell Pereira Santos, por sua vez, lembrou que cursos dessa natureza servem para reforçar práticas simples e não habituais de alguns vendedores que estão sempre com as mãos não higienizadas ao trabalhar com alimentos. “Essa é uma prática irresponsável. Eles devem ficar atentos para uma melhor qualidade nos produtos e, também, atendimento. Cito, como exemplo, a irresponsabilidade de manusear dinheiro e, na seqüência, sem a utilização de luvas, manipular alimentos”, reforça.

“Cangaço” e “Peter Pan” estão na programação do TMI para este mês

A Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) divulgou ontem (3) a programação de eventos do Teatro Municipal (TMI) para este mês de junho. O presidente da Fundaci, Maurício Corso, esclarece que, em virtude dos festejos juninos e da manutenção do sistema de ar condicionado, inclusive com troca da hélice do motor principal, a agenda deste mês está mais enxuta. Segundo ele, apesar disso, a programação de junho mantém a qualidade e a diversificação que marcaram os espetáculos anteriores.

Neste final de semana (6 e 7), sempre a partir das 17h30min, o público regional terá a oportunidade de assistir “Peter Pan”, espetáculo de dança dirigido por Dulce Drummond e executado pela Academia de Ballet Dinâmica e Movimento. Já nos dias 14, 15 e 16, às 20h30min, com texto e direção de Pawlo Cidade, a ONG Comunidade Tia Marita trará “Cangaço”, montagem baseada na saga de Lampião. Os ingressos para o primeiro espetáculo custam 16 reais (inteira) e 8 reais (meia). Já para o segundo, serão cobrados 20 reais (inteira) e 10 reais (meia). Por fim, no dia 18, a partir das 18 horas, o palco do TMI será agitado por um espetáculo de “Forró-Ballet”, realizado pelo Núcleo da Dança e dirigido por Isabela Kruschewsky. A entrada custa 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Desde a sua reinauguração em abril, após uma ampla reforma, o Teatro Municipal de Ilhéus vem elaborando e divulgando mensalmente sua programação de eventos, que objetiva valorizar a dança, a música e a dramaturgia, entre outros gêneros artísticos. Neste período, vários trabalhos já foram apresentados no palco do TMI. A noite de reabertura contou, por exemplo, com uma apresentação do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), uma das mais conceituadas e importantes companhias de danças do Brasil.

Maramata elabora programação para comemorar Semana do Meio Ambiente

Uma ampla programação foi elaborada pela Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) com o objetivo de comemorar a Semana do Meio Ambiente, que tem a proposta de buscar soluções e novos comportamentos para a questão ambiental. Segundo o diretor-presidente Geerdson Ribeiro, o evento se dará através da I Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente “Circuito Tela Verde”, entrega de caixas do Projeto Bolinha de Papel e aniversário da Fundação Maramata.

De acordo com a programação, amanhã, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, no Instituto Municipal de Ensino (IME), na avenida Canavieiras, haverá apresentação do Vídeo Ambiental “Tela Verde” e entrega das caixas do Projeto Bolinha de Papel, às 8 horas; e explanação sobre o Projeto Bolinha de Papel para alunos do turno vespertino, às 13h30min. No dia 8, também no auditório do IME, a programação contará com apresentação do Vídeo Ambiental “Tela Verde”, às 8 horas; entrega das caixas do Projeto Bolinha de Papel, às 11 horas; e explanação sobre o Projeto Bolinha de Papel para alunos do turno vespertino do Ceamev, às 13h30min.

No dia 9, no Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão (CPM), bairro do Pontal, a programação terá apresentação do Vídeo Ambiental “Tela Verde” e entrega das caixas do Projeto Bolinha de Papel, às 8 horas; e explanação sobre o Projeto Bolinha de Papel para alunos do turno vespertino da Escola, às 13h30min. Já no dia 10, na Escola Padre Luis Palmeira, também no Pontal, haverá apresentação do Vídeo Ambiental “Tela Verde”, às 8 horas; e entrega das caixas do Projeto Bolinha de Papel, por volta das 10h30min.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *