Cerca de 150 mil podem ter caído na “malha fina”

Cerca de 150 mil baianos já podem ter certeza de que não estão no primeiro lote de restituição do imposto de renda, que será pago no dia 15 de junho. Na central de atendimento da Receita Federal os contribuintes podem resolver pendências e fazer as comprovações necessárias quando há problemas com a declaração do imposto de renda.
O movimento neste setor deve ser maior a partir do dia 15, quando sai o pagamento do primeiro lote da restituição do imposto de renda. É quando muita gente, que espera receber o dinheiro o quanto antes, vem em busca de informações.

Quem não recebeu a devolução logo, quer saber o motivo. Muitos vão descobrir que caíram na malha fina. Neste ano, mais de um milhão de declarações foram entregues na Bahia, cerca de 151 mil foram retidas pela Receita Federal.

A maioria por não informar todos os rendimentos do contribuinte ou dos dependentes, mas o que surpreendeu foi o aumento no número de problemas nas deduções com despesas médicas – este foi caso de 31.811 baianos, um aumento de 433% em relação a 2007, quando 7.334 contribuintes tiveram problemas com as despesas médicas declaradas.

Se for comprovada a fraude, o contribuinte pode pagar multa de 150% sobre o imposto devido e ser processado por crimes fiscais. Por isso, quem tem despesa médicas declaradas, deve guardar os comprovantes. São contribuintes que caíram na malha fina. 20% tiveram problemas com as deduções por despesas médicas.

O contribuinte pode verificar se caiu na malha fina no site da Receita Federal(http://www.receita.fazenda.gov.br/). As informações estão no item pesquisa da situação fiscal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *