Pobre reserva 32% da renda para impostos enquanto rico gasta 22%, aponta Ipea

O valor total dos impostos, taxas e contribuições pagos pelos brasileiros aumentou no ano passado e o maior peso continua sobre a parcela mais pobre da população, aponta estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgado nesta terça-feira.
Os 10% mais pobres da população brasileira destinam 32,8% da renda para pagar tributos. Já os 10% mais ricos destinam 22,7% dela, revelam os dados.
O levantamento observa ainda que as famílias com renda de até dois salários-mínimos pagam 48,8% da renda em tributos; aquelas com renda acima de 30, empenham cerca de 26,3% da renda.
Dividida ao longo do ano, o peso dos impostos equivale a, em média, a 132 dias trabalhados no ano passado.
Traduzindo as porcentagens em dias de trabalho, pode-se concluir que, dos cidadãos mais pobres, foram exigidos 197 dias para arcar com os tributos. Dos mais ricos, 106 dias ­três meses a menos.
O Ipea condena essa regressividade. “O sistema tributário deve buscar a progressividade tributar mais os ricos do que os pobres”, afirma a equipe de analistas.

Carga tributária mais pesada

Usando como base dados do IBGE e da Secretaria do Tesouro Nacional, a estimativa do Ipea para a carga tributária em 2008 é de 36,2% do PIB (produto interno bruto, soma de todas as riquezas produzidas pelo país).
Cinco anos antes, em 2004, a parcela era de 32,8%, um aumento de 3,4 pontos percentuais, ou cerca de 10% no período.

Folha de São Paulo

Japão e EUA fazem mais completo mapa topográfico da Terra

Um projeto conjunto da agência espacial americana, a Nasa, e do Ministério do Comércio do Japão gerou o mais completo mapa da topografia da Terra, cobrindo 99% da superfície do planeta.
As imagens, que devem ser liberadas para serem baixadas e usadas gratuitamente, foram capturadas pelo radiômetro Aster (sigla em inglês de Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer, ou Radiômetro Espacial Avançado de Emissões Térmicas e Reflexão), a bordo do satélite artificial Terra.
O radiômetro é um equipamento que mede radiação e o Aster já ajudou cientistas a esclarecer questões que vão desde a superpopulação de algas até erupções vulcânicas. O mapa foi baseado em medições do Aster da superfície terrestre feitas a cada 30 m de distância.
“São os dados digitais de elevações mais completos e consistentes já divulgados no mundo”, disse Woody Turner, que participou do projeto pela Nasa. “Isso vai ser útil para usuários e pesquisadores de uma vasta gama de disciplinas que precisam de informações sobre terreno e elevações.”
Até então, o mapa topográfico mais completo tinha sido produzido em uma missão da Nasa realizada pelo ônibus espacial Endeavor em 2000 e cobria apenas 80% da superfície do planeta. Além disso, os dados dela eram menos precisos em terrenos muito íngremes e em alguns desertos. A Nasa agora vai atualizar o banco de dados com novas informações fornecidas pelo Aster para detalhar o mapa atual ainda mais.

BBC

Ilhéus continua exportando profissionais para a capital

No passado profissionais de emissoras de rádios AM de Ilhéus sempre eram contratados por rádios de Salvador. Djalma Costa Lino, Armando Oliveira, Paulo Souto, Jorge Oliveira foram alguns desses profissionais que vinheram da terra da Gabriela e fizeram sucesso na capital baiana.
Isso sem falar nos locutores de FM que já passaram por ai e dos que permanecem trabalhando em Salvador. Em 2005 a Rádio Sociedade da Bahia foi buscar em Ilhéus o repórter esportivo Paulo Roberto, que ao chegar na capital virou o Barra Limpa da 740.
Dia 22 de junho, estreiou na Rádio Nova Salvador FM, o narrador Fabrício Cunha que trabalhou por três anos em Ilhéus na Conquista FM, na Santa Cruz AM e na Rádio Bahiana AM, “Na Bahiana ganhei mais liberdade e consegui aprender muito”, relatou Cunha.
Agora é a vez de Salomão Batista, o narrador sensação da galera vim para Salvador, depois de comandar a equipe fera da Bahiana por oito anos. Batista foi narrador de rádio e tv em Mato Grosso, foi diretor da Rádio Novo Tempo de Salvador de 1995 até 2001, quando comprou a Rádio Bahiana de Ilhéus.
Salomão Batista reforça a equipe esportiva “Os Campeões da Bola”, comandada por Edson Marinho e que conta com profissionais do gabarito de Silva Rocha, Paulo Cerqueira, Manoel Nascimento, Ruy Botelho, João Andrade, Ivan Andrade, Antonio Tilemon, dentre outros.
Salomão Batista estreou na Metropole FM 101,3 no dia 28 de junho, no jogo entre Vitória e Santo André no Estádio Manoel Barradas, o Barradão dando um Show de transmissão e na segunda-feira em um almoço no Tchê Picanhas assinou contrato com a equipe de Edson Marinho.

Veloso quer revisão de relatório da Funai sobre demarcação de terras na região

O deputado federal Raymundo Veloso(PMDB) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados nesta terça(30) para relatar o clima de tensão na região com a possível demarcação de mais de 47 mil hectares de terra para os índios Tupinambás. Veloso destacou que desde a publicação do relatório da Funai o conflito entre indígenas e produtores rurais de Ilhéus, Una e Buerarema tem se intensificado, resultando em agressões físicas e prejuízos econômicos. O parlamentar informou que o parecer apresentado tem sido alvo de inúmeras críticas de antropólogos e defendeu a anulação do atual relatório e a confecção de um estudo mais minucioso e amplo sobre a história da região e o seu antepassado indígena.

A área requerida para demarcação compreende uma perda de 26% do território ilheense mais parte dos municípios de Una e Buerarema. O deputado Veloso acredita ser uma área muito grande para poucos índios e aponta os prejuízos desta decisão. “Não se pode cometer tamanha leviandade com a vida de milhares de pessoas. Na área em disputa estão assentados produtores que ali vivem há mais de 80 anos e produzem cacau, seringa, coco, cupuaçu, piaçava, mamão, banana, mandioca, pupunha mais a criação de caprinos, ovinos, apicultura e pecuária, gerando cerca de 4.000 empregos diretos. Além da produção agrícola, a região compreende 20 mil moradores e equipamentos como escolas, associações, postos de saúde e até uma estância hidromineral, que é o maior atrativo turístico de Olivença. É de um radicalismo extremo querer que tudo isto da noite pro dia desapareça. E as conseqüências sociais que irá gerar, quem vai se responsabilizar? A Funai?”, questiona o parlamentar.

O relatório produzido pela Funai tem sido alvo de inúmeras críticas de antropólogos que questionam a legitimidade das informações e o acusam de fraudulento. A antropóloga Célia Giménez afirma que não existe literatura indicando a presença dos tupinambás naquela região e que o nome tupinambá para o grupo em questão foi cunhado oficialmente apenas a partir do ano 2000. Ela acrescenta ainda afirmando que os tupinambás seriam uma tribo extinta. Ela contesta o relatório da Funai e diz que foi feito um estudo muito superficial e que ele ignora a revisão de literatura sobre a história da região, desconsiderando opiniões de historiadores e antropólogos mundialmente conceituados, se limitando a citar os antropólogos da própria Funai.

Devido a tantas contradições, a complexidade do tema e ao número de interessados envolvidos na disputa, o deputado Raymundo Veloso defende uma revisão do relatório produzido pela Funai. “É necessário que se forme uma comissão dos produtores rurais, juntamente com a comunidade indígena e mais os representantes da Funai e da sociedade organizada dos municípios envolvidos para que se reformule este relatório e se chegue a um denominador que não acarrete prejuízos exacerbados a nenhuma classe”.

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Setrans e 13ª Ciretran realizam novas blitzen educativas em Ilhéus

Prefeitura de Ilhéus conclui obra na ladeira da Cascalheira

Oficinas do PPA continuam sendo realizadas em Ilhéus

Ilhéus sedia neste sábado 5ª etapa do Rally da Bahia

Atividades da Semana do Bombeiro reúnem grande público em Ilhéus

Setrans e 13ª Ciretran realizam novas blitzen educativas em Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, Transporte e Trânsito vem realizando uma série de blitzen educativas em todo o município. As ações contam com o auxílio de um ônibus disponibilizado pela Fundação Cultural de Ilhéus, que conta com um mini-auditório para a realização de palestras e exibição de vídeos. Durante as blitzen ocorridas na última semana, os condutores abordados puderam assistir a slides de conscientização sobre como manter uma boa conduta no trânsito.

A última ação realizada pela SETRANS contou com o apoio da 13ª CIRETRAN/Bahia e foi realizada em um dos acessos à cidade, na rodovia Ilhéus/Itabuna, próximo ao bairro Teotônio Vilela. Ao todo, foram contabilizadas 382 abordagens, constituindo 59% de motocicletas e 41% de carros. As infrações mais freqüentes foram as de ‘condutores de motocicleta foram a com viseira do capacete levantada ou sem viseira’, bem como os caronas sem a viseira ou com a mesma levantada, que caracterizou 67% das infrações registradas. ‘Com calçado inapropriado, que não se prende aos pés’ representaram 19% e ‘fazendo uso de bebida alcoólica’, 14%.

Já com relação às abordagens feitas aos condutores de carros foram registradas as seguintes infrações ‘condutores e passageiros sem o cinto de segurança’, ‘condutores sem documentos de porte obrigatório (Carteira Nacional de Habilitação – CNH e Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV) e ‘Fazendo uso de bebida alcoólica’. As abordagens realizadas representaram 52%, 27% e 21%, respectivamente. O secretário responsável pela Setrans, Carlos Freitas considerou positiva o resultado das blitzen e afirmou que “novas medidas de conscientização para condutores, e também para pedestres, serão realizadas com o intuito de reforçar a importância de cada um deles para a melhoria do trânsito”.

Após participarem da apresentação de normas de circulação e conduta, parada e circulação, além de infrações, penalidades e medidas administrativas relativas a ocorrências mais freqüentes no trânsito, foram sanados os problemas que geraram as infrações e os motoristas foram liberados pela CIRETRAN e pela SETRANS, cumprindo o que determina o artigo 74 da lei 9.503 de 27 de setembro de 1997 – código de trânsito brasileiro – CTB, que afirma que “a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito”.

Prefeitura de Ilhéus conclui obra na ladeira da Cascalheira

Uma importante obra foi entregue esta semana à comunidade que reside próxima a ladeira da Cascalheira, que dá acesso ao Alto dos Carillos. A obra era uma antiga reivindicação da população e sua condição de desgaste prejudicava o tráfego de pedestres e veículos, e o acesso da população a serviços básicos como a coleta de lixo. A reforma total da ladeira foi tocada pela Secretaria de Serviços Urbanos e integra uma série de outras intervenções realizadas pelo governo municipal com objetivo melhorar a qualidade de acessos e de ruas da cidade.

De acordo com secretário responsável pela pasta, Carlos Freitas, a conclusão da obra já está possibilitando a coleta de lixo, que vinha sendo acumulado de maneira inadequada, oferecendo uma série de riscos para a população do local. “Com a ladeira totalmente reformada, o transito está totalmente facilitado e o caminhão do lixo já está tendo acesso a área, fazendo com que os moradores evitem o acúmulo do lixo”, afirmou. Nesta semana também por determinação do prefeito Newton Lima, foram reiniciadas as obras de recuperação da 7ª travessa da Avenida Esperança, outra antiga reivindicação dos moradores locais.

Uma equipe já iniciou as obras de recuperação que vão contar com implantação de sistema de drenagem pluvial com a colocação de manilhas, caixa de passagem e calçamento. Ainda de acordo com Carlos Freitas outras intervenções também estão em fase de conclusão a exemplo do trecho da ladeira que liga a Rua Luís Gama ao Alto do Basílio. “Ainda esta semana, uma equipe da secretaria deverá iniciar a reforma da ladeira”. A construção de uma praça na Rua Luís Gama também faz parte da obra.

Oficinas do PPA continuam sendo realizadas em Ilhéus

A secretaria municipal de Saúde está convidando a comunidade para participar das oficinas do Plano Plurianual de Aplicação (PPA), que estarão definindo as ações, metas e diretrizes para o período de 2010 a 2013. A cada quatro anos, a União, os Estados e os Municípios elaboram o PPA visando à quantificação dos gastos que serão realizados nos três últimos anos dos governos e no primeiro ano do exercício seguinte.

De acordo com o calendário elaborado, as oficinas serão realizadas amanhã (1º), na Igreja Católica do Iguape, das 8 às 12 horas; no dia 6 de julho, no Instituto Municipal de Ensino (IME), na avenida Canavieiras, das 8 às 18 horas, e no Centro Comunitário do Nossa Senhora da Vitória, a partir das 14 horas; e, por último, no dia 7 de julho, no PSF do Nelson Costa, a partir das 8 horas, e na Unidade de Saúde Básica da Urbis, às 16h.

O Plano Plurianual de Aplicação (PPA) é o instrumento de planejamento de médio prazo que estabelece as diretrizes, ações, metas e objetivos da administração pública para um período de quatro anos, promovendo, através dele, a identificação das prioridades. Esse planejamento tem como principal resultado a produção de bens e de serviços visando, sempre e em última instância, a promoção do bem-estar social.

Importância – O PPA apresenta diversas vantagens para a gestão de projetos públicos, entre eles uma maior transparência quanto à aplicação dos recursos públicos; maior controle do orçamento, tanto por parte da Prefeitura, como da própria sociedade; e melhor integração e compatibilização dos instrumentos básicos de planejamento. Em linhas gerais, o PPA busca respostas para questões fundamentais, como: quais as políticas mais adequadas para estimular os diversos setores da produção; quais as melhores políticas para gerar mais e melhores empregos; quais as ações fundamentais para reduzir as desigualdades existentes entre os bairros de uma cidade; e quais os programas sociais necessários para a inclusão social e o desenvolvimento humano.

Ilhéus sedia neste sábado 5ª etapa do Rally da Bahia

O município de Ilhéus sedia neste sábado (4), com largada prevista para às 9 horas, a 5ª e penúltima etapa da temporada 2009 do Rally da Bahia, válida pelo Campeonato Baiano. Supervisionado pela Federação de Automobilismo do Estado, o evento tem o apoio da Prefeitura Municipal e contará com a participação de competidores de várias cidades baianas. A largada acontecerá no Posto Universitário da Rede Petrobahia, localizado no bairro Salobrinho, no quilômetro 16 da rodovia Ilhéus/Itabuna, e a chegada está programada para a praça Dom Eduardo.

A inscrição para a prova pode ser feita através do número (71) 3321-4949, da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), sediada no Palácio dos Esportes, Praça Castro Alves, em Salvador, ou através do site www.fabnet.com.br. No final do campeonato, segundo os organizadores do evento, serão sorteadas duas TV’s de LCD.

Dividido nas categorias Graduado, Turismo, Expedition e Universitário, o Rally da Bahia integra o calendário baiano de automobilismo e está sob a supervisão da Federação de Automobilismo da Bahia. O patrocínio é da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia S.A, através do programa de incentivo ao esporte Faz Atleta, do Governo do Estado. Segundo a organização, o Rally é uma competição perfeita para as famílias que amam automobilismo. A modalidade não exige o emprego de altas velocidades e permite o acesso de motoristas em carros de passeio nas categorias para iniciantes: Expedition e Universitário. Muitos pilotos correm com suas esposas, filhos e irmãos.

No Rally da Bahia famílias inteiras têm participado juntas. Este é o caso de Gersomélia Maia (esposa), Vilarino Maia Filho (marido) e Ivir de Brito Maia (filho), que competem na categoria Expedition. Desde que comprou um jipe, a família já participou de vários campeonatos de rally, a exemplo do Jegue Trophy e Trilha do Forró. “Escolhemos o Rally como esporte porque somos apaixonados por trilhas, desafios, natureza e porque somos adeptos de um estilo saudável de vida”, afirma Gersomélia.

Campeonato – A navegadora da categoria Turismo, Marileide Malta, afirma que prefere participar dos rallys com o marido Joilson Barbosa, pois a presença dele diminui o estresse dela, além de ser uma forma de passar mais tempo juntos. Barbosa conta que este ano, ao perceber o interesse de Marileide pelo rally, resolveu treiná-la para auxiliá-lo na navegação. “Ser navegadora é estressante, mas é também uma emoção muito grande”, afirma Marileide. A liderança do Rally da Bahia, até o momento, é de Daniel Júnior e Diogo Lima (Graduado), com 84 pontos; Arno Hausser e Marcos D´Albuquerque (Turismo), com 79 pontos; Fábio Matos e Inaldo de Souza ( Expedition), com 63 pontos; e Ilana Campos e David Teixeira (Universitário), com 30 pontos.

Atividades da Semana do Bombeiro reúnem grande público em Ilhéus

A simulação de um grave acidente atraiu dezenas de pessoas à praça J.J. Seabra, centro de Ilhéus na manhã desta terça-feira (30). A operação foi mobilizada pelo 5º grupamento do Corpo de Bombeiro e contou com o apoio da Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Secretaria de Serviços Urbanos. A ação teve como principal objetivo o de orientar às pessoas sobre como agir diante de um acidente de trânsito, mostrando a importância da manutenção preventiva dos veículos.

Um carro e uma motocicleta fizeram parte da simulação, que bloqueou parcialmente o trânsito durante a parte da manhã. A operação envolveu dois condutores e dois passageiros, incluindo uma criança, e para dar mais realidade ao fato eles receberam ferimentos e hematomas pelo corpo. Em poucos minutos a equipe mostrou ao público presente como proceder na ocorrência de um acidente com muitas vitimas, chamando a atenção para a necessidade da atuação de pessoas devidamente capacitadas para atuar numa situação como essa. A simulação faz parte de uma série de ações educativas desenvolvidas para lembrar Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndios, que começou na última segunda-feira (29), prosseguindo até o dia 4 de Julho.

Além da simulação de acidentes no transito, o 5º grupamento também realizará simulação com gás liquefeito pela parte da tarde e palestras contra incêndios e primeiros socorros dirigidas às comunidades dos bairros Teotônio Vilela, Nossa Senhora das Vitórias e alto do Basílio, atividades sociais nos hospitais, torneio de futebol e mostra de equipamentos utilizados no dia-a-dia no combate a incêndios no foyer da sede da Associação Comercial de Ilhéus durante toda a semana. O evento será encerrado no domingo (05) com a realização da XI Corrida do Fogo.

De acordo com o comandante do 5º Grupamento de Bombeiro Militar de Ilhéus, tenente-coronel Valmir Silva Santos essa série de atividades visa promover uma maior interação com a comunidade, sensibilizando-a para a importância da prevenção através de um grande alerta voltado para os riscos de envolvimento em incêndios e acidentes. ”Por meio dessas ações de conscientização, buscamos sensibilizar a população evidenciando que a prevenção ainda é a melhor forma de diminuir os altos índices de acidentes registrados no país”. As atividades marcam também o 153º aniversário do bombeiro nacional que tem como data de comemoração 2 de julho, data em que foi criado o primeiro grupo de combate a incêndios no Brasil.

Câmara e OAB Ilhéus trazem Comissão de Direitos Humanos para Audiência Pública

A Câmara de Vereadores de Ilhéus juntamente com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Ilhéus realizarão a Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. A audiência será realizada na próxima sexta-feira (03) a partir das 15h, no auditório da Justiça Federal de Ilhéus. A temática debatida será a atual situação dos Direitos Humanos no Brasil.

Ampliar acesso a banda larga eleva PIB do país, diz Bird

Um relatório do Banco Mundial afirma que facilitar o acesso a serviços móveis de internet e telefonia permite o desenvolvimento em todos os níveis da economia e da sociedade.
Segundo o relatório, cada aumento de dez pontos percentuais nas conexões de internet de banda larga de um país corresponde a um crescimento adicional de 1,3 ponto percentual no Produto Interno Bruto (PIB).
“O acesso à banda larga completa o fundamento em termos de informação para uma economia moderna e deve ser prioridade nos planos de desenvolvimento nacionais” afirmou a vice-presidente do Banco Mundial para Desenvolvimento Sustentável, Katherine Sierra.
O estudo mostra como a mobilidade do acesso à informação já é uma realidade em muitos países e como os emergentes, em especial, terão um papel no futuro desse processo.

Celulares

Segundo o Banco Mundial, “praticamente todos os novos consumidores de tecnologias móveis virão dos países em desenvolvimento”.

Até o fim do ano passado o mundo já contava com quatro bilhões de telefones celulares – três bilhões nos países em desenvolvimento. Em 2000, a participação desses consumidores no total de consumidores de celulares era de 30%.

Entre 2000 e 2007, a velocidade de acesso per capita à internet na América Latina pulou de 8 bps para 1.250 bps.

O relatório elogia iniciativas de governos como o do Brasil, Gana e Índia, que oferecem serviços online e assim se tornam “mais eficientes, transparentes e dinâmicos”.

Além disso, no Chile a convergência de mídias já é uma realidade, com cerca de 60% dos 853 mil assinantes do serviço de TV a cabo da empresa VTR usando também serviços de telefone e Internet – o que elevou a receita da empresa em 44% entre 2005 e 2007.

Segundo o estudo, apenas 15% do mercado potencial global para serviços de tecnologia da informação está sendo explorado. Em 2007, esse mercado representou quase US$ 500 bilhões.

Para a economista que editou o estudo, Christine Zhen-Wei Qiang, os dados mostram que o setor de tecnologia da informação representa uma oportunidade tanto para o setor privado quanto para o governo, e deve ser incentivado.

“Os governos devem incentivar ativamente o desenvolvimento de serviços locais de indústrias de tecnologia da informação, por meio de políticas e incentivos dirigidos a empreendedores e o setor privado, e por meio de investimentos em qualificação e infraestrutura.”

BBC

1ª Rodada do Jogos do SESI 2009 excede expectativas

O SESI Ilhéus no último final de semana, 27 e 28 de junho, sediou a primeira rodada dos jogos da etapa municipal dos Jogos do SESI 2009. Durante a abertura do evento, o gerente do SESI Ilhéus, Alexandre Regis, ressaltou a importância da valorização do esporte na região, do incentivo das empresas para a qualidade de vida de seus colaboradores por meio da atividade física e das inovações realizadas pelo SESI para sediar a etapa municipal dos Jogos do SESI 2009. Após a palavra do Gerente da Unidade do SESI Ilhéus, todos os competidores, organizadores e equipe de apoio, ouviram o Hino Nacional, dando assim, inicio as competições. As primeiras modalidades a serem disputadas foram: Futebol Sete Master , Tênis de Mesa e Vôlei de areia, em ambos os sexos.


As primeiras equipes industriais a competir foram a Joanes, Barry Callebaut, Tecvan, AXT, Login, Bit Shop, Nova Data e Positivo. Os atletas estavam muito entusiasmados e com ótimas expectativas de conseguirem alcançar um lugar no pódio. Luizinho Matos, diretor de esportes do grêmio da Joanes e competidor dos jogos, relatou que “O grêmio está forte e vem incentivando seus atletas a cada vez mais se dedicarem às competições, pois além de ser bom para a saúde é uma forma valorizar o esporte na indústria”. Wagner Santos, Presidente do grêmio da Barry Callebauty, está bastante confiante, “Os jogos do SESI 2009, estão bem organizados e a expectativa são as melhores possíveis. A empresa está inscrita em várias modalidades, como: Atletismo, Natação, Futebol de Campo e Futebol de Sete Master. Com certeza em alguma dessas modalidades a Barry levará um representante para a etapa estadual”.

Alexandre Regis está satisfeito com o início do torneio, “Conseguimos contemplar 16 indústrias e 279 atletas, a partir disso podemos perceber que a indústria está investindo na qualidade de vida dos industriários por meio da atividade física. Para a etapa municipal dos jogos do SESI 2009, houve a implementação de novas ações nunca anteriormente utilizadas, como: atividades do estádio Mário Pessoa, ações para os familiares dos industriários, utilização de juízes federados, duração maior da etapa municipal e acompanhamento efetivo de enfermeiros para casos de primeiros socorros”. Na próxima rodada que acontecerá nos dias 4 e 5 de julho, serão disputadas, para ambos os sexos, as modalidades de Futsal e Natação na Unidade SESI Ilhéus, e Atletismo e Futebol de Campo no Estádio Mário Pessoa. Acompanhe o torneio! Segue a tabela da primeira rodada dos Jogos do SESI 2009 para acompanhamento dos resultados. Fiquem Ligados! O Campeonato promete bons resultados!

A SESI

Prefeitura Municipal de Ilhéus

Entrega da Comenda de São Jorge dos Ilhéus é marcada pela emoção

Governo anuncia concurso para escolha do hino oficial de Ilhéus

Prefeitura de Ilhéus comemora primeiro ano de atividade do CEO

Show da banda Estakazero encerra comemorações do aniversário de Ilhéus

Semana do aniversário do Tiro-de-Guerra de Ilhéus

Entrega da Comenda de São Jorge dos Ilhéus é marcada pela emoção

A emoção foi a tônica da solenidade de entrega da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus que homenageou cinco personalidades que, em suas áreas de atuação, vêm contribuindo com o desenvolvimento do município. Realizada na manhã de ontem (28), no Teatro Municipal, a solenidade foi prestigiada por centenas de pessoas, marcando o aniversário de Ilhéus, que completou 475 anos de fundação e 128 anos de elevação à categoria de cidade. Antes, houve hasteamento de bandeiras na praça Dom Eduardo e missa celebrada por D. Mauro Montagnolli na Catedral de São Sebastião.

Foram homenageados, na oportunidade, o comerciante José Leite de Sousa, o desportista Raymundo Diógenes Campos (representado por seu irmão, Paulo Campos), o escritor e advogado João Higyno Filho, o secretário estadual de Turismo Domingos Leonelli (representado pelo vereador Alcides Kruschewsky) e o ex-funcionário público Guarani Valença de Araripe, responsável, entre outros trabalhos, pelo Plano Diretor Urbano de Ilhéus de 1969. Presidida pelo prefeito Newton Lima, a mesa também contou com a presença da primeira-dama do município, Inês Tavares, do vice Mário Alexandre, do presidente da Câmara, Jailson Nascimento, e da deputada estadual Ângela Sousa.

Em seu discurso, Newton Lima lembrou que não foi uma tarefa fácil escolher os homenageados deste ano, uma vez que “contamos com inúmeros valores que contribuem diariamente com a construção da nossa história”. Durante a solenidade, o prefeito manifestou sua alegria ao homenagear pessoas como “José Leite, que, vindo de Juazeiro do Norte, pátria mãe do nosso querido padre Cícero, se estabeleceu no comércio local. Com vínculos profundos na nossa história recente, José Leite de Sousa destacou-se também como presidente do Fórum Permanente em Defesa de Ilhéus”.

Seguindo, Newton Lima elogiou a trajetória jurídica de João Higyno Filho, escritor e advogado, “que, embora nascido em Porto Seguro, escolheu a cidade de Ilhéus para fazer seu trabalho florescer, colhendo, por isso, o reconhecimento de toda sociedade ilheense pelo carinho, zelo e dedicação com as causas públicas”. Ao se reportar sobre outro homenageado, Guarani Valença Araripe, o prefeito destacou a importância de alguns de seus trabalhos, como o plano diretor urbano de 1969, os estudos da área para implantação do novo aeroporto e o levantamento aerofotogamétrico do município.

“Infelizmente, por motivo de doença, o grande amigo e desportista, Raymundo Diógenes Campos, o nosso Mundinho Campos, não pôde se fazer presente. Mas, em nossas mentes e corações, não resta a menor dúvida de que, por sua trajetória nos campos de futebol, pelo amor que sempre demonstrou por esta Terra, é merecedor desta homenagem”, comentou. “A mesma coisa podemos dizer de Domingos Leonelli, homem de vida pública, que sempre pautou sua caminhada pela ética, não escondendo, em todos os momentos, o seu grande afeto por Ilhéus. Isso está plenamente demonstrado na prática, pois, como secretário estadual de Turismo, nunca nos faltou. Um exemplo recente dessa realidade foi o seu apoio para que realizássemos um São João digno das tradições do nosso povo, bem como o show do Dia da Cidade”, concluiu.

Comenda – A Comenda da Ordem do Mérito de São Jorge dos Ilhéus homenageia personalidades que, nascidas em Ilhéus ou não, contribuíram, em suas respectivas áreas de atuação, com o desenvolvimento do município e, consequentemente, com a melhoria da qualidade de vida de sua população. Já foram agraciados com a entrega da comenda, entre vários outros, o ex-governador da Bahia, Paulo Souto, o historiador Arléo Barbosa e o advogado, escritor e professor Francolino Gonçalves de Queiroz Neto.

A insígnia da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus é uma peça circular de 35mm de diâmetro, pendente de uma fita verde e vermelho de 35mm de largura por 40mm de altura, tendo, no anverso, dois círculos concêntricos orlados em dourado, contornando o maior por doze cacaus dourados, interligados em forma de corrente. No círculo central, em campo branco esmaltado, o Escudo e a Coroa Mural do Brasão de Armas do município nas suas cores heráldicas. No círculo externo, esmaltado em vermelho, no alto, as datas 1535-1881 em dourado, e, na parte restante, em caracteres maiúsculos dourados, a legenda Mérito de São Jorge dos Ilhéus. No anverso, os mesmos círculos concêntricos; no central, em campo azul-celeste esmaltado, a fachada principal, prateada, no Palácio Paranaguá; na circunferência, em círculo esmaltado em vermelho, em caracteres maiúsculos, Município de Ilhéus. O Conselho da Comenda é formado pelo prefeito, vice-prefeito, procurador geral, secretários e chefe de gabinete do prefeito.

Governo anuncia concurso para escolha do hino oficial de Ilhéus

O governo municipal anunciou a realização de um grande concurso público para a escolha do hino oficial do município. O anúncio foi feito durante a solenidade de entrega da Comenda do Mérito de São Jorge dos Ilhéus, realizada ontem (28), no Teatro Municipal, como parte das comemorações pelos 475 anos de fundação e 128 de elevação à cidade.

Na primeira quinzena de julho, a Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) estará divulgando a data do início das inscrições para que os interessados tenham acesso ao edital que norteará o concurso. Segundo o governo municipal, o anúncio antecipado da abertura do concurso público foi feito para que os músicos comecem a colocar em prática “seu poder criativo, participando do certame que escolherá um hino à altura de Ilhéus”.

“Apesar de seus 475 anos de fundação e 128 anos de elevação à categoria de cidade, Ilhéus ainda não possui um hino que represente a sua pujança, sua imagem de berço da civilização cacaueira e, principalmente, sua história repleta de lutas e vitórias”, diz o prefeito Newton Lima, um dos principais entusiastas do concurso que deve atrair dezenas de participantes.

Show da banda Estakazero encerra comemorações do aniversário de Ilhéus

Centenas de pessoas foram até a Avenida Soares Lopes neste domingo (28) para prestigiar o show da banda Estakazero. A apresentação do grupo foi uma das principais atrações da festa em homenagem ao aniversário de 475 anos de fundação de Ilhéus e 178 de elevação à cidade. Ao som de músicas já consagradas como “Encosta n’eu, sapatilha 37, algo especial e xote brasileiro, o público pôde dançar ao som do autêntico forró pé de serra. O Dia da Cidade também foi marcado por uma série de solenidades na parte da manhã, a exemplo de missa na Catedral de São Sebastião e entrega da Comenda da Ordem do Mérito de São Jorge dos Ilhéos no Teatro Municipal.

Além da banda Estakazero, também se apresentaram no palco do arraiá de Ilhéus as bandas Severina Xique, Jotinha & Cia e Forró 4 Estações, que encerrou a programação de shows da noite. Também na noite do domingo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus aproveitou o grande público presente à festa para realizar os últimos sorteios da campanha tríplice 2009. Juntamente com o prefeito Newton Lima, o vice Mário Alexandre, secretários municipais, o presidente da CDL, Marcelo Oliveira sorteou vinte prêmios. Entre os principais, um caminhão de prêmios, que teve como ganhadora Jaqueline de Souza e um ano de supermercado grátis, Rosane dos Santos Ferreira.

Prefeitura de Ilhéus comemora primeiro ano de atividade do CEO

Um café da manhã realizado na manhã desta segunda-feira (29), que contou com a presença de profissionais da área da saúde, autoridades – entre elas o prefeito de Ilhéus, Newton Lima – marcou a comemoração do primeiro ano de atividade do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), inaugurado durante as festividades dos 474 anos de fundação de Ilhéus com a finalidade de oferecer um serviço odontológico especializado aos pacientes das unidades básicas de saúde. O evento também foi prestigiado pelo vice-prefeito Mário Alexandre e pelo secretário municipal de Governo, José Nazal Soub.

Durante o evento, o coordenador do CEO, Ledson Sampaio Nogueira fez um breve histórico dos principais procedimentos realizados pelo centro, que recebe uma média mil pacientes por mês. “Em um ano de operação foram realizados 2.860 procedimentos de endontia (tratamento de canal), 420 retratamentos de canal, além de 3040 procedimentos de periodontia e 2.700 cirurgias. Também foram entregues 480 próteses e realizadas 60 bipsias”. Sobre os novos serviços que o município estuda disponibilizar por meio do CEO Ledson afirmou que “está em análise a possibilidade de oferecer tratamento para pacientes com reabilitação com maxila atrófica (pessoas que não possuem condição de utilizar uma prótese removível), geralmente pessoas idosas e que possuem grande dificuldade de mastigação”.

Para Newton Lima o CEO já se tornou uma referência para atendimento odontológico especializado na região, “desempenhando um papel fundamental no tratamento e prevenção de doenças bucais através de um acesso facilitado à toda a população”. Atendimento de pacientes com necessidades especiais, cirurgia oral menor (dando ênfase ao diagnóstico precoce do câncer de boca), próteses removíveis são as principais especialidades do Centro, que funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 17h na Avenida Soares Lopes, nº. 1044.

Semana do aniversário do Tiro-de-Guerra de Ilhéus

Durante a semana de 30 de junho a 3 de julho das 9 às 11h30min, o Tiro-de-Guerra estará realizando em suas dependências a “1ª Mostra Histórica do TG 06-018”, com exposição de fotos e apresentação de vídeos em comemoração ao seu Sexagésimo Terceiro Aniversário. A informação é do 1º Sargento de Cavalaria William Vladimir Bitencourt Siqueira, Chefe do Tiro-de-Guerra.

HISTÓRICO – Os Tiros-de-Guerra são uma experiência brasileira vigente desde o início do século XX, quando em 7 de setembro de 1902, Antonio Carlos Lopes, fundou na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, uma sociedade de Tiro ao Alvo, com finalidade militar e que mais tarde impulsionada pela pregação patriótica de Olavo Bilac, expandiu-se por todo o território brasileiro, sendo sobretudo, sua implantação devido ao esforço comunitário municipal.

O Tiro-de-Guerra 06-018 de Ilhéus/BA, foi criado através da Portaria Ministerial nº 9.444 de 4 de julho de 1946, com a denominação de Tiro-de-Guerra 240, tendo sido instalado primeiramente nas dependências do Estádio Municipal “Mario Pessoa”, posteriormente, em 1971 transferiu-se para ás atuais instalações, situada na Rua Rotary s/n, no bairro Cidade Nova nesta cidade. Em 27 de março de 1979 de acordo com a Portaria Ministerial nº 878, é alterada sua numeração anterior, sendo-lhe atribuída a numeração de Tiro-de-Guerra 06-018, no âmbito da 6ª Região Militar, permanecendo até o dia de hoje.

No decorrer de seus 63 anos, vêm contribuindo de sobremaneira para a formação moral e cívica da juventude ilheense, tendo formado ao longo de sua existência um total de 13.136 Reservistas. O 1º Sargento William, convida a todos os ex-Atiradores e a comunidade a prestigiar o evento. “

Caboclos pedem descadastramento do levantamento feito pela Funasa

Cerca de 40 pessoas residentes na região de Olivença, Santo Antônio e Sapucaeira realizaram na manhã de hoje(29) seus pedidos de descadastramaneto do levantamento da Fundação Nacional de Saúde(Funasa) onde são apontados como membros da tribo Tupinambá. A decisão do descadastramento surgiu após essas pessoas avaliarem que o levantamento da Funasa é fraudulento e não corresponde com a realidade, já que muitos dos nomes inseridos nesse cadastramento não são descendentes da tribo Tupinambá. Além disso, eles informaram que muita gente foi atraída para se tornar índios de uma hora para outra, recebendo em troca vantagens como financiamentos em bancos, cestas básicas, além de atendimento médico. Funcionários da Funasa informaram que em toda a história da demarcação jamais tomaram conhecimento de descadastramento dessa natureza. Os números não são oficiais, mas os agricultores acreditam que cerca de 150 pessoas já teriam pedido para retirar seus nomes desse levantamento.

Na lista de pessoas que solicitaram o descadastramento está o do agricultor Carlos Guedes Alves que possui uma pequena propriedade rural no distrito do Santo Antônio, em Ilhéus. Ele disse que comprou essa área de seis hectares em 1992, “com muito suor”, conforme ele relata, e que nela cultiva mandioca, cacau e cupuaçu e dali tira o sustento das oito pessoas de sua família. Carlos Guedes disse que apesar de ter nascido na região, jamais tinha ouvido falar em índio Tupinambá. Ele informou que foi procurado pelos representantes de uma cacique para fazer esse cadastramento e o pessoal acabou pegando seu documento garantindo que ele receberia atendimento médico e financiamento em banco. “Mas eu não assinei nada. Eles só anotaram meu documento e pronto”.

Carlos Guedes garante que é caboclo e que sua avó contava sobre a existência de índios, mas nunca falou nada sobre a tribo Tupinambá. “A gente virou Tupinambá depois desse cadastramento”, explica. Após observar os conflitos registrados a partir da proposta da demarcação, as invasões de fazendas e até as mortes já registradas ele disse que resolveu pedir o descadastramento. “Não acho justo que as pessoas trabalhem, consigam suas terras e depois a Funai vai dar para pessoas que nunca trabalharam”, denuncia.

Outro caso interessante é o do mestre de bateria e integrante do Movimento Negro de Ilhéus, Sandro Márcio, que também estava cadastrado como sendo índio Tupinambá. Ele disse que foi induzido a se cadastrar através de amigos também ligados à tribo da cacique de Olivença. Na época chegaram a lhe oferecer várias vantagens. “Mas esse conflito vai acabar prejudicando muita gente, inclusive o povo negro”, disse ele, justificando os motivos que levaram a fazer o descadastramento.

Apesar desse ato de descadastramento coletivo, os moradores da região de Olivença garantem que várias pessoas já vêm procurando a Funasa com freqüência para pedir a retirada dos seus nomes do levantamento por também considerar o cadastro fraudulento. Na região de Una, também incluída na área proposta pela Funai para a demarcação, cerca de 50 pessoas já se descadastraram. A expectativa dos pequenos agricultores é de que a partir de agora, quando as pessoas descobrirem que foram usadas politicamente, muitos sigam o exemplo e exijam a retirada dos seus nomes desse levantamento.

Mesmo a Funai citando que na área do conflito existem cerca de três mil índios Tupinambá, o levantamento sócio-estatístico feito pela Funasa em 1998 revela uma realidade bem diferente e contraditória. No documento consta que no Distrito Sanitário de Ilhéus-Olivença existem apenas 1.200 descendentes de índios da tribo Pataxó Hã Hã Hãe. Não há indícios de índios Tupinambá. O levantamento foi feito pela enfermeira especializada em Saúde Coletiva e professora titular do Departamento da Ciência da Saúde da Uesc, Elizabeth Mary de Oliveira Santos Santos Lopes, enfermeira sanitarista da Fundação Nacional de Saúde. Os agricultores avaliaram que não há nenhuma justificativa para o fato do número de índios ter triplicado nesses 10 anos. Por esse motivo é que eles estão denunciam a possibilidade de fraude no levantamento atual, atraindo pessoas que não são descendentes de índios em troca de vantagens.

Jornal Bahia Online desta terça

Caboclos acusados pelos índios de cometer crime de falsidade ideológica

Produtores que assinaram documentos como tupinambá dizem que “não sabem o que é isso”

Leilão do Banco Econômico inclui bens do sul da Bahia

Itacaré comemora o 2 de Julho

Emasa interrompe abastecimento de água em bairros de Itabuna

Ilhéus anuncia concurso para escolha do hino municipal

www.jornalbahiaonline.com.br

Resultado da 1ª etapa do Circuito Ilhéus de Surf Amador ‏ 2009

Nos dias 27 e 28 de junho 2009 no km 03 da rodovia Ilhéus-Olivença, com ondas de 5 à 6 pés na praia do sul cabana Nariga`s foi realizada a 1ª etapa Cinderellas Modas de Surf do Circuito Ilhéus de Surf Amador. Com sete (7) categorias o distaque foi o atleta local da praia do norte Gol Brandão, que levou a categoria princinpal e o iniciante Wallace Junior que ficou com o título de duas categorias (iniciante e infantil). A 2ª etapa será relizada nos dias 03 e 04 de outubro na cabana Aloha na praia do Cai N’água em Olivença.

Categorias:

(Open) – 1° Gol Brandão 2º Saulo Marques 3º Wallace Sampaio 4º Davi do Skate
(Junior)- 1º Daniel Oliveira 2° Saulo Marques 3° Matheus Rodrigues 4º Bocão
(master)- 1° Marcelo Alves 2° Junior Sampaio 3° Dalmo Meireles 4º Davi do Skate
(mirim) – 1º Matheus Rodrigues 2° Simão Pedro 3º Emerson Oliveira 4° Herbert
(iniciante)- 1º Wallace Junior 2º Gustavo Aragão 3º Bruno Souza 4º Lucas
(infantil) – 1º Wallace Junior 2º Taiwan Chan 3º Pedro Henrique 4º Bruno Souza
(feminino)- 1ª Luciana 2ª Laís 3ª Michelle

Primeira etapa do Circuito Ilhéus de Surf Amador‏

A AISURF (Associação Ilheense de Surf) realizará nos dias 27 e 28 de junho, aniversário de Ilhéus, a primeira etapa do Circuito Ilhéus de Surf Amador 2009 na praia dos Milionários (cabana Nariga’s) e contará com sete categorias: open, junior, master, mirim, iniciante, infantil e feminino. terá como premiação, pranchas, troféus e brindes. as inscrições se realizarão no local da prova.

Marcos Paulo – presidente AIS

UESC divulga datas para o Vestibular 2010

As inscrições para o Concurso Vestibular 2010 da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (Ilhéus/BA) estarão abertas no período de 16 de setembro a 10 de outubro de 2009 e as provas serão realizadas nos dias 10,11, e 12 de janeiro de 2010, as inscrições só poderão ser feitas através do site: www.uesc.br . As datas foram confirmadas pela professora Clemildes Alves, Gerente de Seleção e Orientação e coordenadora da Comissão Permanente do Vestibular da Universidade.

Cursos

A UESC oferece 1.440 vagas em 29 cursos de graduação sendo 18 de bacharelado: Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Comunicação Social, Direito, Economia, Enfermagem, Engenharia de Produção e Sistemas, Física, Geografia, LEA, Medicina, Medicina Veterinária, Matemática,

Química e 11 de licenciatura: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

Reserva

A Universidade conta ainda com o sistema de cotas no processo seletivo em todos os cursos de graduação. São beneficiados com 50% das vagas estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio e os últimos quatro anos do Ensino Fundamental em escola pública, sendo que, desse percentual, 75% serão destinados aos estudantes que se autodeclararem negros. Em cada curso serão admitidas até duas vagas para índios reconhecidos pela Funai ou moradores de comunidades remanescentes dos quilombos.

Obras literárias

Para o triênio 2010 – 2012, as obras literárias recomendadas para serem aplicadas no Vestibular são: I Juca Pirama: DIAS, Gonçalves. Rio de Janeiro, Ed. Martin Claret, 2002; Papéis Avulsos: ASSIS, Machado de. Rio de Janeiro, Ed. Martin Claret, 2006;
Recordações do Escrivão Isaias Caminha: BARRETO, Lima. São Paulo, Ática, 1998; Amar, Verbo Intransitivo: ANDRADE, Mário de. São Paulo, Ed. Vila Rica, 1995; O Conto em 25 Baianos:MATTOS, Cyro. (Org). Ilhéus, Editus, 2000; Primeiras Histórias: ROSA, Guimarães. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2005; Senhorita Simpson: SANT´ANNA, Sérgio. São Paulo, Cia das Letras, 1989.

UESC divulga data de provas para os candidatos do REDA

A realização das provas do Processo Seletivo Simplificado (REDA), para preencher 11 vagas na função de assistente de atividade administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, já tem data definida segundo a GESEOR – Gerência de Seleção e Orientação.
De acordo com a Portaria nº 656/2009, as provas teóricas (Língua Portuguesa e Informática) serão aplicadas no dia 14 de junho de 2009, às 8 horas, no 2º andar do Pavilhão Jorge Amado.

A duração da prova será de três horas, incluído o tempo para preenchimento do cartão-resposta. O candidato somente poderá entregar a prova após 60 (sessenta) minutos do seu início. Os candidatos classificados nessa primeira etapa realizarão a prova prática no dia 28 de junho de 2009, no campus da UESC.
Os portões serão fechados, impreterivelmente, às 8 horas, mas o candidato precisa chegar ao local, pelo menos, com 30 minutos de antecedência. Apenas os candidatos inscritos para a área de Técnico em Sistemas não serão submetidos à prova prática.

O processo seletivo visa preencher 11 vagas na função de assistente de atividade administrativa, sendo quatro vagas de secretário, duas de técnico em sistemas, duas diagramador, duas de web designer e um desenhista/ilustrador (01). A contratação será por um prazo de 12 meses, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), com possibilidade de renovação por igual período.

Outras informações podem ser conferidas no Edital nº 052/2009 no site www.uesc.br.

Jornal Bahia Online

Produtores protestam com distribuição de alimentos

PM ameaça parar e diz que Wagner ataca e humilha militares

Wagner aparece como favorito em 2010

Para Geddel, encontros regionais do PMDB ajudam a revelar o interior da Bahia

Servidor recebe 50 por cento do salário na segunda-feira

Dirigentes da ABI tomam posse hoje com proposta de criação do Museu da Imprensa
Regional

Violência em Porto Seguro atinge até o Sítio do Descobrimento

www.jornalbahiaonline.com.br

ILHÉUS – DE VILA A CIDADE

A Capitania de Ilhéus foi doada em 1534 a Jorge de Figueiredo Corrêa, que não veio tomar posse de suas terras e mandou em seu lugar o castelhano Francisco Romero. Ele chegou às novas terras, ao sul da Ilha de Itaparica, onde hoje está localizado o povoado de Morro de São Paulo, na Ilha denominada Tinharé. Após ter fundado a nova vila, determinou que algumas embarcações rumassem em direção ao sul para fazerem o reconhecimento das terras da Capitania. Os engenheiros da armada acharam ideal para fundar uma vila aquela localidade formada por uma baía, ladeada por dois morros, uma proteção natural. Atualmente são os morros de Pernambuco e de São Sebastião.
A vila de São Jorge dos Ilhéus recebeu este nome em homenagem ao dono da Capitania, Jorge de Figueiredo Corrêa e por causa das pequenas ilhas encontradas ao largo da sua costa
Como a vila de São Jorge não se desenvolvia, por mais de duzentos anos ela permaneceu apenas, como uma alternativa de parada para as embarcações que transitavam pela costa brasileira. Somente a partir do meado do século XIX, com o aparecimento do cacau na pauta de exportações da Bahia, é que lentamente a vila começou a se desenvolver e a despertar interesses, o que só se daria realmente no final do mesmo século.

No dia 4 de junho de 1881 o deputado cônego Manuel Teodolindo Ferreira apresentou à Augusta Assembléia Legislativa Provincial da Bahia o projeto de lei datado de 3 de junho, que elevava a Vila de São Jorge dos Ilhéus à categoria de cidade. Subscreveram o documento os deputados Paranhos Almeida, Vigário Batista, Virgilio de Carvalho, E. Baraúna, Reguião, Áppio Cláudio e Carneiro da Rocha, segundo o professor Arleo Barbosa.
O projeto foi para a Assembléia Legislativa, para ser discutido três vezes como mandava a lei. Ela foi discutida entre os dias 7 e 14 de junho e tomou o número 604. As sessões foram presididas pelo deputado João dos Reis de Souza Dantas. No dia 28 de junho de 1881, através da Lei Provincial nº 2.187, a Assembléia Legislativa Provincial enviou ao Presidente da Província, anexo a um memorando, a Resolução que elevava a Vila de São Jorge dos Ilhéus, à categoria de cidade. A vila permaneceu com o mesmo nome. A Resolução foi assinada por João Lustosa da Cunha Paranaguá, mais tarde, Marquês de Paranaguá.
O Marquês, que hoje é nome de rua, foi “Conselheiro de Estado, senador do Império, Dignatário da Ordem da Rosa, Comendador de São Gregório Magno, Desembargador e Presidente da Província da Bahia”(Barbosa, p. 67).
Cabe salientar aqui um aspecto muito interessante da história de Ilhéus, segundo narrativa do professor Pedro Mattos, que mostra a diferença entre elevação à categoria de cidade e emancipação política, fundamentado na palavra do professor Leopoldo de Campos Monteiro. Ilhéus foi elevada à categoria de cidade, pois foi fundada vila desde sua ocupação como Capitania Hereditária. Mas não houve emancipação política, como aconteceu com as outras cidades da região. E ela permanece com o mesmo nome desde que foi fundada.
Segundo Silva Campos (p. 262), naquela época, as edificações já se estendiam pela margem ocidental do rio, as vias públicas possuíam largura regular e uniforme, com casas assoalhadas, havendo diversas de gosto moderno, bonitas e de construção bastante sólida. Nesta época já haviam sido construídos alguns sobrados. A população era de pouco mais de mil habitantes. A cidade contava com três igrejas (São Jorge, Vitória e a capela de São Sebastião), duas fontes públicas, 120 casas comerciais e duas farmácias. Só havia duas escolas primárias na cidade.
Sem a implantação da cacauicultura, Ilhéus, certamente não teria se consolidado como cidade, pois até o começo do século XIX, não passava de um pequeno povoado com poucas construções. Mesmo no começo do século XX, a cidade não possuía grande importância. Quando já havia prosperidade, os primeiros plantadores de cacau moravam nas fazendas, mudando para a cidade somente a partir do início dos anos de 1910, quando a cidade se desenvolveu de forma acentuada e foi construído todo o Patrimônio Histórico e Cultural que permanece até os nossos dias.

Maria Luiza Heine
mlheine@oi.com.br

Instituto aponta vitória de Wagner em 2010

Campus dá 43,1% de intenção de voto a Wagner e 31,9%a Souto.Geddel aparece em terceiro lugar com 13,3%

A Tribuna recebeu no final da tarde de quarta-feira (17) pesquisa de intenção de voto para governador da Bahia realizada pelo Instituto Campus neste mês de junho. Foram ouvidas 2.593 pessoas acima de 16 anos em 52 municípios. A margem de erro dos resultados e de 1,97% para mais ou para menos.
Na pesquisa estimulada, que exibe os nomes dos possíveis candidatos, o governador Jaques Wagner (PT) aparece na liderança, com 43,1 %, seguido do ex-governador Paulo Souto (DEM), com 31,9%, e do ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), com 13,3%.

Quando os eleitores foram solicitados a dizer espontaneamente suas preferências, Wagner teve 5,0% das referencias contra 9,7% de Paulo Souto, 5,3% do deputado ACM Neto (DEM), 4,4% de Geddel e 1,2% do prefeito João Henrique (PMDB). Nas projeções para um eventual segundo turno com os dois nomes mais citados, Wagner venceria Souto por 48,2% a 38,7%. Se o adversario fosse Geddel, essa
margem aumentaria para 56,9% a 24;9%.

O Instituto Campus também pesquisou as intenções de voto para a sucessão presidencial. Na estimulada, o governador Jose Serra (PSDB) obteve 38,5%, vindo a seguir a ministra Dilma Rousseff (PT) com 24,5%. O deputado Ciro Gomes (PSB) alcançou 12,7% e a ex-senadora Heloisa Helena (PSOL), 8,5%. Na pesquisa espontanea, o presidente Lula, que não pode candidatar-se, vence com folga:
teria 38,9%, seguindo-se, em empate tecnico, Dilma (7,3%) e Serra (7,2%).

Wagner foi lembrado por 1,9% dos eleitores, enquanto outros nomes ficaram abaixo de 1%.

TICOMIA 2009 VAI REALIZAR A MAIOR FESTA DE SUA HISTÓRIA

A maior festa de camisa do São João da Bahia, TicoMia, vai realizar este ano, em Ibicuí, no dia 21 de junho, a maior edição de todos os tempos. Com 22 anos de estrada, a expectativa é reunir o maior público da história da festa, na fazenda El Dorado, com grandes e ininterruptos shows das bandas Aviões do Forró, Calcinha Preta, Cavaleiros do Forró, Dorgival Dantas, Forró do Bom e Lordão, que há 17 anos participa da festa e por isso será homenageada em 2009.

Já está tudo pronto para a grande festa que terá início a partir do meio-dia do próximo domingo. A distribuição das camisas terá continuidade em Ibicuí, a partir das 18 horas desta sexta-feira. A exemplo de anos anteriores, dois grandes palcos foram armados para o revezamento de apresentação das bandas. Este ano, o bar foi ampliado para uma área de 600 metros quadrados, e para o acarajé serão seis tabuleiros, que sob três toldos, estarão à disposição do público.

O serviço de infra-estrutura, um dos grandes atrativos do TicoMia, inclui crepes, caldo de cana, água de coco, sorvete de cachaça, coquetéis de frutas tropicais, comidas típicas como pamonha, milho cozido, cocada, bolachinha de goma, amendoim cozido, e o tradicional churrasco de frango, carne de boi, calabresa e queijo coalho.

Um gerador de energia será usado especificamente para alimentar a iluminação da área de estacionamento. Na recepção, 30 pessoas estarão divididas em duas portarias de acesso à festa. O esquema de segurança conta com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Estadual, além de empresas qualificadas que vão prestar serviço no local. Também há assistência médica para prestação de primeiros-socorros em um ambulatório fixo e outro móvel.

Cadastro – Os organizadores e promotores da festa, Sara e Douradinho, solicitam aos que adquiriram ingressos para o evento deste ano, que se cadastrem no site www.ticomia.com, para que, em 2010, possam ter preferência no lote de lançamento da festa, sempre a custos mais baixos.

O Tico Mia é realizado na fazenda El Dorado, no município de Ibicuí, que também oferece a mais tradicional festa junina da Bahia, com extensa programação popular. O produtor Douradinho prevê que a festa deste ano vai ficar marcada como a maior de toda a história do TicoMia.