Prefeitura Municipal de Ilhéus

“Ilhéus em Flor” abriu oficialmente comemorações de aniversário de Ilhéus

Comunidade religiosa da Barra homenageia a Santo Antônio

Prefeitura de Ilhéus implanta a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços

Semana do Trânsito de Ilhéus terá ações voltadas para educação em escolas

‘Ilhéus em Flor’ abriu oficialmente comemorações de aniversário de Ilhéus

Abrir as comemorações pelo 475° aniversário de Ilhéus com toda a delicadeza e a beleza das flores. Esta é a proposta da segunda edição da “Ilhéus em Flor”, aberta na noite desta quinta-feira (28) com a participação de dezenas de pessoas, além de autoridades locais. Além de trazer à cidade cerca de cem mil itens, entre arranjos, mudas e plantas, todos vindos da cidade de Holambra (SP) e de ajudar dezenas de crianças assistidas pela entidade assistencial Casa da União, a feira também vai oferecer opções de lazer e de entretenimento, trazendo a cada noite a apresentação de artistas locais e uma praça de alimentação.

A programação do primeiro dia da “Ilhéus em Flor” foi aberta com as presenças do prefeito de Ilhéus, Newton Lima; a primeira-dama do município, Inês Tavares, o vice-prefeito Mário Alexandre, a superintendente de Cultura do Estado da Bahia, Ângela Andrade; a deputada estadual, Ângela Souza, presidente da Câmara de Vereadores, Jailson Nascimento; o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Luigi Massa; o presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso e pelo vice-presidente da Casa da União, Estácio Ferrer.

Durante a solenidade, o vice-presidente da Casa da União, Estácio Ferrer lembrou do papel da entidade, fundada em março de 2001, que atualmente, presta atendimento a dezenas de crianças na Creche Nossa Senhora da Vitória. “Além de dar prosseguimento ao trabalho através dessa importante ajuda, a Feira ainda possibilita a exposição e comercialização de flores exóticas e lindas”. Newton Lima também destacou o lado social do evento, ressaltando que “a Casa da União realiza um trabalho bastante significativo que ajuda a mudar a vida de dezenas de crianças”. Lima também lembrou da atuação dos voluntários e de todas as pessoas que, direta ou indiretamente, contribuem para a realização da feira, “dando ainda mais brilho e beleza à feira”.

Programação cultural – Nesta sexta-feira (29) a Escola de Dança Tchu & Cia se apresentará às 19 horas junto com a dançarina Rafaela Canabrava e em seguida Alan Dias e convidados. Sábado (30) haverá shows do grupo ‘Os Lanternas Verdes’, da cantora Nai Oliveira e de Antônio Bove. No domingo (31), apresentação da Escola de Dança Tônus e show musical com Ricardo e Bossa Jazz. Na segunda-feira (1°) acontece o show de Amanda Andrade e apresentação de dança “Pasodoble”. Durante toda a semana sempre a partir das 19:00 horas haverá apresentação de dança, teatro, música e coral com os melhores artistas da região.

A segunda Ilhéus em Flor conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Ilhéus e TV Santa Cruz, e apoio cultural de: Fundação Cultural de Ilhéus, FM Sul, Gabriela FM, Associação de Turismo de Ilhéus, Allecrim – Farmácia Homeopática, Clínica Santana de Homeopatia, Colégio Vitória, Óticas São Paulo, Construlando, Rima Decorações, Farmácia Vitória, Pro-Recarga, Hotel Jardim Atlântico, Folha da Praia, Diário de Ilhéus, Casa dos Artistas, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Supermercados Meira e Vip Segurança, ATIL, Pontal Ville e Construtora Módulo. A Ilhéus em Flor prossegue até o dia 07 de junho e está localizada na Avenida Soares Lopes, funcionando das 9h às 21h.

Comunidade religiosa da Barra homenageia a Santo Antônio

A comunidade católica da Barra do Itaípe, em Ilhéus, realiza a partir da próxima segunda-feira, dia 1° de junho até o dia 13 homenagens à Santo Antônio, padroeiro do local. Com o tema central “Catequese: caminho para o discipulado”, a comunidade religiosa também vai discutir durante os trezes dias um pouco sobre a trajetória do santo, também conhecido como santo dos pobres, santo casamenteiro e patrono dos aflitos. Além dos debates, que acontecem sempre a partir das 19 horas na Igreja de Santo Antônio, também está prevista alvorada, procissão e missa festiva como parte da programação que acontece no dia 13, ponto alto das comemorações.

Na segunda-feira (1º) o sub-tema a ser discutido junto à comunidade e convidados será “Catequese: o que é?” e terá como animadores os grupos de liturgia e crisma. Na terça-feira (2) “Catequese na Missão Evangelizadora da Igreja” é o tema a ser debatido entre convidados, como a Paróquia N. S. Aparecida e Diocesana da Pastoral. A terceira noite, quarta-feira (3) discute a “Prioridade da Catequese” e contará com a animação de dos grupos Mãe Rainha e 2ª etapa da Catequese. Já na quarta-feira (4) o tema noite será “A Comunidade: Fonte, lugar e meta da catequese” traz entre seus convidados as paróquias de N. S da Escada e da Vitória e os moradores das ruas da Balsa e Costa.

Seguindo a programação religiosa realizada em louvor à Santo Antônio, na sexta-feira (5) a comunidade e convidados discutem “Catequese como educação de fé” e no sábado (6) “Ministério da catequese: vocação ou missão?” será o sub-tema da noite. As discussões em torno do tema prosseguem no domingo com “A Palavra de Deus, fonte da catequese” e terá entre seus convidados grupos e movimentos jovens e comerciantes da Barra. Na segunda-feira (8) o sub-tema “Catequese e a defesa da vida” será debatido com radialistas, moradores do Jardim Savóia, Vila Lídia e São Domingos, entre outros convidados.

Nos dias que se seguem até o ponto alto da festa, dia 13 de junho – data dedicada ao santo –, outros sub-temas serão abordados como “Catequese na formação de valores e cultura de Paz”, “Catequese e os desafios da urbanização moderna”, “Jesus, mestre e modelo da catequese” e “Santo Antônio: pregador e catequista modelo para a Igreja”. No dia 13 a programação festiva será inicia da à meia-noite com alvorada, missa de intenções às 06h, procissão que percorrerá as principais ruas do bairro a partir das 18h e missa festiva concelebrada às 19:30h.

Prefeitura de Ilhéus implanta a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços

A Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria da Fazenda, acaba de implantar a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFES). Em reunião realizada na última quarta-feira, dia 27, no auditório da Fundação Cultural,o secretário Gilvan Tavares e o gerente-geral da empresa SIAPISS, Henrique Fonseca, expuseram para mais de 60 representantes de escritórios contábeis e contabilistas autônomos, todos os detalhes da implantação do novo sistema de emissão de documentos e de pagamento dos impostos, como o Imposto Sobre Serviços (ISS). “A implantação da NFES visa beneficiar o contribuinte, que agora, em vez de se dirigir ao Setor de Tributos da Prefeitura, poderá imprimir a nota e o boleto, em casa ou no seu local de trabalho, acessando o site da Prefeitura www.ilheus.ba.gov.br e depois quitar o débito junto a uma agência bancária”, salienta Tavares.

Principal incentivador da implantação da NFES, o prefeito Newton Lima destaca os benefícios que já estão a dispor dos contribuintes, a exemplo da eliminação da autorização para impressão de documentos fiscais; a redução de custos de aquisição e impressão de talonários; a redução de custos para armazenagem de documentos, e ainda um outro fator importante: o sistema é positivo ecologicamente porque reduz a quantidade de papel em tramitações, colaborando contra o desmatamento.

Explica Henrique Fonseca que, a partir da próxima segunda-feira, dia 01, os seguintes ramos de serviços terão um prazo máximo de 30 dias para se adequar ao sistema da NFES, quais sejam: os serviços relativos à hospedagem, turismo; os de engenharia civil, arquitetura, limpeza e saneamento congêneres; os de transporte de natureza municipal e os relacionados ao setor bancário ou financeiro. Para se adequar, continua, basta o contribuinte acessar o site ilhéus.emaiss.com.br, clicar em efetuar cadastro e seguir as orientações, “e os demais ramos dês serviços que quiserem saber qual o prazo para sua adequação, basta acessar o mesmo site, no menu Legislação, e baixar o Decreto nº 041/2009”.

Segundo o secretário Gilvan Tavares, qualquer dúvida do contribuinte pode ser dirimida junto ao Setor de Tributos da Prefeitura, que funciona a partir das 12 horas, no térreo do Palácio Paranaguá, ou através dos telefones 2101-5522/5523/5524. Ressalta ainda que a implantação da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços é apenas parte do projeto de modernização na área financeira determinada pelo prefeito Newton Lima, “e estamos cumprindo a risca todas as medidas para que, tanto a Prefeitura como os contribuintes de modo geral sejam beneficiados com serviços ágeis e que resultem na melhoria da qualidade”, finalizou.

Semana do Trânsito de Ilhéus terá ações voltadas para educação em escolas

Com o objetivo de focar a educação do trânsito aos alunos de escolas das redes públicas e privada de Ilhéus, a secretaria municipal de Serviços Públicos, Transportes e Trânsito inicia na terça-feira (2), a partir das 14 horas, no Instituto Municipal Eusínio Lavigne (IME-centro) ações voltadas a estudantes do curso fundamental. Integrada à Semana Nacional do Trânsito que acontece em setembro, o município antecipa os trabalhos com a realização de palestras, distribuição de folhetos explicativos e kits feitos por técnicos da Coordenação de Educação no Trânsito da Prefeitura.

O coordenador do setor, Valério Bonfim, explica que de início as ações serão centralizadas no IME-centro “porque é um dos maiores da rede municipal que conta com seis turmas de 5ª série; cinco turmas de 6ª série; e quatro turmas de 7ª e 8ª séries, respectivamente, com uma média de 50 crianças e adolescentes em cada sala”. Cada unidade escolar recebeu kits de material enviado Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com seis livros que contam historias didáticas com noções básicas sobre o trânsito e dois CDs com jogos interativos.

Com o intuito de ampliar essas ações no âmbito municipal técnicos da Coordenação de Educação no Trânsito agendaram para segunda-feira (1) reuniões com o diretor da Direc-6, Edinei Mendonça e com representantes de escolas da rede privada de Ilhéus para levar a proposta é levar a mesma ação para alunos desses segmentos. “O cronograma é elaborado de acordo com a necessidade de cada escola. E por isso, seus diretores devem entrar em contato com a Coordenação de Educação no Trânsito da Prefeitura, através dos telefones 2101-6464 e 2101-6466, ou pelo endereço eletrônico setransilheus@gmail.com para agendar as visitas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *