Construção da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica começa em duas semanas
Newton e Wagner defendem negociação na demarcação de terras em Olivença
Ex-governador Lomanto Júnior recebe homenagens em Ilhéus
Ilhéus ganha voo regular para Salvador e Vitória
Assinada ordem de serviço para a recuperação do aterro de Itariri
Construção da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica começa em duas semanas
Uma das mais importantes solicitações da população ilheense foi atendida na noite de ontem (27) quando o governador Jaques Wagner assinou a ordem de serviço para construção dos dois módulos da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT). A ordem foi assinada em área reservada no Satélite Clube, durante a solenidade de inauguração da reforma estrutural e iluminação cênica da Ponte do Pontal, construída pelo então governador Lomanto Júnior na década de 60. Orçada em 419 mil reais, a obra deve ter início em duas semanas e ficar pronta no prazo máximo de 150 dias.
Dotada de laboratório para constatação de uso de drogas e análise de resíduo de disparo de arma de fogo, a Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) realizará serviços de criminalística e de medicina legal. Um dos módulos vai abrigar a área de tanatologia (que são serviços de necropsia) e o outro, o setor de lesões corporais, sexologia, perícias criminais e laboratoriais. A nova sede atenderá a demanda de mais de 440 mil habitantes, distribuídos nos municípios de Ilhéus, Aurelino Leal, Gongogi, Canavieiras, Maraú, Ibirapitanga, Santa Luzia, Una, Uruçuca e Ubaitaba.
“Esta é mais uma grande conquista para a cidade de Ilhéus. Sem dúvida alguma, um sonho antigo de todos nós e um equipamento que vai trazer mais dignidade para o nosso município”, avaliou o prefeito Newton Lima. Na oportunidade, ele parabenizou o governador Jaques Wagner, “que tem se mostrado, apesar de todas as dificuldades econômicas, um parceiro, um grande amigo do povo ilheense”, completou Newton.
Segundo a deputada estadual Ângela Sousa, uma das principais lutadoras pela construção de um departamento de polícia técnica em Ilhéus, a assinatura da ordem de serviço é um belo presente para toda a população. “Nós sabemos do compromisso do governador Jaques Wagner com esta Terra. Por isso, nunca tivemos dúvida de que esse projeto sairia do papel. Estamos todos de parabéns”, declarou a deputada.
Desenvolvimento – Em seu pronunciamento, o governador Jaques Wagner enfatizou que Ilhéus e a Bahia estão entrando em um novo ciclo de desenvolvimento. “Temos aí o complexo intermodal, com porto, aeroporto, rodovia e ferrovia, que gerará mais emprego e renda para esta cidade e para todo o Estado. Nesse contexto, destacamos ainda para Ilhéus a tão sonhada ZPE, Zona de Processamento de Exportação, que já se encontra devidamente regulamentada pelo presidente Lula”, comemorou. Outra boa notícia dada pelo governador ao povo ilheense na noite de ontem foi a conclusão do projeto de duplicação da BA 415 (rodovia Ilhéus-Itabuna), “que já se encontra na mesa do meu secretário de Transportes”, ressaltou Wagner.
Newton e Wagner defendem negociação na demarcação de terras em Olivença
Ao ser aplaudido por pequenos produtores familiares que vivem o problema da demarcação de terras entre os municípios de Ilhéus, Una e Buerarema, o prefeito Newton Lima externou sua preocupação e declarou que é solidário às justas reivindicações de quem trabalha e produz nessas áreas. Lembrou que se deve prevalecer o consenso, pois qualquer decisão tomada não pode prejudicar as pessoas que habitam há anos e provocar desigualdades e problemas sociais para essas localidades rurais. Segundo ele, isso se refletiria na queda da arrecadação, no aumento do desemprego, e, consequentemente, em mais uma crise econômica para Ilhéus.
Além de defender o diálogo entre as partes envolvidas o prefeito disse que a retirada dos produtores desses locais pode deixar dezenas de famílias desassistidas, lembrando que embora a lei esteja acima de todos, é necessário encontrar um consenso para que o município não seja prejudicado como um todo. “De uma coisa vocês tenham certeza: todos contam com minha solidariedade, pois se trata de uma causa justa do povo de Ilhéus”. A área que a Fundação Nacional do Índio (Funai) diz pertencer aos indígenas representa 25% do território de Ilhéus e 5% dos municípios de Una e Buerarema. Nestas áreas vivem cerca de 30 mil pessoas e existem inúmeros empreendimentos em pleno funcionamento, principalmente voltados para a área turística.
No seu pronunciamento, o governador Jaques Wagner disse que o relatório da Funai ainda não tem valor legal para determinar a retirada das famílias da área de 47 mil hectares que o órgão diz pertencer aos índios tupinambás, uma vez que há um prazo de 90 dias para ser contestado, e ainda será encaminhado para outros órgãos até um resultado final. O governador se solidarizou aos pequenos produtores dizendo que, presentes ao evento, não existiam latifundiários. “Aqui não há ninguém que expropriou terra de quem quer que seja. O que temos aqui são famílias que plantam, colhem e vivem da sua produção há decadas”, afirmou sob aplausos.
Jaques Wagner lembrou que o pedido de demarcação se baseia em relatório antropológico e não representa decisão da justiça. “ Como democrata, irei trabalhar para um desfecho na mesa de negociação. Inclusive, alertei o secretário de Segurança Pública, César Nunes, para que seja mantida a tranquilidade na região, pois não admitiremos atitudes que venham trazer tensão à região. Amanhã (28) estarei em Brasília reunido com diretores da Funai para externar minha preocupação, porque cada um tem que defender seus direitos dentro dos parâmetros da lei e entendo que os produtores estão cumprindo o papel correto e terão minha solidariedade nesta caminhada”.
Ex-governador Lomanto Júnior recebe homenagens em Ilhéus
A homenagem ao ex-governador Antônio Lomanto Júnior foi o ponto alto da inauguração da reforma e iluminação cênica do Ponte do Pontal, em Ilhéus, ocorrida na noite de ontem (27), no Satélite Clube, reunindo dezenas de autoridades do estado e do município. Tanto o governador Jaques Wagner quanto o prefeito Newton Lima enalteceram as ações do ex-governador, ressaltando a construção da ponte como um marco no desenvolvimento do município, impulsionando o turismo na zona Sul da cidade, além de garantir um rápido deslocamento para os usuários.
Presente ao evento, o ex-governador Lomanto Júnior também foi saudado por várias outras autoridades, a exemplo do deputado estadual Capitão Fábio e pela deputada estadual Ângela Sousa, que fizeram questão de salientar a importância da construção da ponte, e agora, da reforma e implantação do sistema luminoso cênico promovidos pelo governador Jaques Wagner. Do próprio local, o governador acionou o sistema que inaugurou a nova iluminação.
Estrutura – Inaugurada no ano de 1966, a ponte Lomanto Júnior tem 330 metros de extensão, e faz parte da BA-001, atendendo diariamente cerca de 1.500 veículos. A reforma, agora promovida pelo governo do Estado custou 1 milhão de reais. Com a restauração foi beneficiada uma população aproximada de 500 mil habitantes dos municípios de Ilhéus, Itacaré, Itabuna, Una e Canavieiras. A obra também facilita o escoamento da produção regional.
Ilhéus ganha voo regular para Salvador e Vitória
Resultado de uma ampla articulação do governo municipal, a cidade de Ilhéus ganhou oficialmente na noite de ontem (27) um novo voo regular, operado pela Trip Linhas Aéreas, principal empresa da América do Sul voltada para a aviação regional. Entre diversas outras autoridades, empresários e profissionais de imprensa, o voo inaugural, realizado por um ATR-72, foi prestigiado pelo governador Jaques Wagner, pelo prefeito Newton Lima, pelo diretor do Grupo Águia Branca e presidente do conselho administrativo da Trip, Renan Chieppe, e pela deputada estadual Ângela Sousa.
“Hoje é uma noite muito especial. Todos nós estamos muito felizes com o voo inaugural da Trip Linhas Aéreas. Conquistas como essa possibilitam o fortalecimento do turismo em Ilhéus, na região e na Bahia, incrementando, consequentemente, todo o processo de geração de emprego e renda”, declarou o governador Jaques Wagner. Na visão dele, além de divulgar o destino ‘Ilhéus’ no Espírito Santo, “o novo voo será fundamental também para estimular, fortalecer e consolidar o turismo interno, responsável hoje por quase 80% do volume total do setor no Brasil”, comentou Wagner.
Em seu discurso, o prefeito Newton Lima também ressaltou a importância do novo voo regular para o fortalecimento do turismo em Ilhéus. “Ele é um alento, um estímulo para todos nós que, nos últimos dias, temos vivido momentos de muita dificuldade com a crise econômica mundial e suas inúmeras conseqüências”. Mesmo animado pela construção de um complexo intermodal no município, incluindo um novo porto, ferrovia e um aeroporto internacional, Newton Lima salientou a necessidade da união de todos para que o aeroporto Jorge Amado volte a operar voos por instrumentos e, assim, tenha a sua capacidade de funcionamento inteiramente normalizada. “Com isso, além de favorecer a indústria turística, estaremos, também, auxiliando setores fundamentais para o nosso desenvolvimento, como o Pólo de Informática”, concluiu.
Segundo o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, os horários da Trip Linhas Aéreas favorecem o turismo e o setor de negócios. “O horário do novo voo é fundamental para aliar o turismo ao negócio. Afinal, os empresários poderão sair de manhã de Ilhéus, resolver os problemas em Salvador e retornar no mesmo dia. Por outro lado, os turistas passam a contar com mais um voo regular. Nós entendemos que o esforço que estamos realizando junto com as companhias aéreas na preparação de nossos aeroportos é eficaz e facilita o turismo nacional e o interno”, afirma.
Centro de Convenções – Em solenidade realizada no Centro de Convenções, o diretor do Grupo Águia Branca e presidente do conselho executivo da Trip, Renan Chieppe, enfatizou que a aviação regional, realizada por aeronaves com até 90 assentos, é o nicho mais promissor do atual mercado mundial de aviação. “Este lançamento é uma um passo de grande importância para o crescimento da Trip Linhas Aéreas no Brasil e na Bahia”, avaliou. Por sua vez, o diretor de marketing da empresa, Evaristo Mascarenhas, informou que a Trip transportou no ano passado 1 milhão de passageiros, com faturamento de 322 milhões de reais. Além disso, continuou, a empresa já opera em 68 cidades brasileiras, “o que representa a malha área mais abrangente do país”, garantiu.
De segunda a sexta-feira, a aeronave da Trip Linhas Aéreas sairá de Vitória às 7h15min, chegando em Ilhéus por volta das 8h45min. O voo para Salvador acontecerá às 9h15min, com chegada programada para 9h55min. No retorno, o avião sairá da capital baiana às 17h30min, pousará em Ilhéus às 18h10min, decolará novamente por volta das 18h40min e chegará a Vitória, no Espírito Santo, às 20h10min.
Dona da maior frota da América do Sul voltada para a aviação regional, a Trip Linhas Aéreas possui 20 aeronaves, entre elas os ATR’s 42 e ATR’s 72, com capacidade para 50 e 70 lugares respectivamente. Para ampliar ainda mais a capacidade de assentos e o conforto oferecido aos clientes, a empresa informou que está recebendo 4 ATR 72-500 (68 lugares) e 5 novos jatos da Embraer, modelo E 175 (86 lugares).
As aeronaves ATR da TRIP Linhas Aéreas são equipamentos turbo-hélices, fabricados pela Aeroespatiale (França) e pela Alenia (Itália), empresas que fazem parte do consórcio AIRBUS. A família ATR apresenta índices de regularidade e pontualidade de 99% e é utilizada em mais de 60 empresas aéreas em todo o mundo. Este modelo é muito apropriado para voos regionais e para trechos com distâncias menores. A direção da TRIP Linhas Aéreas explica que reconfigurou suas aeronaves com 5 assentos a menos, para proporcionar mais comodidade, espaço e conforto aos passageiros.
Presenças – A solenidade comemorativa ao lançamento do voo inaugural da Trip contou com a presença do vice-prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre; do presidente da Câmara de Vereadores, Jailson Nasciment; dos vereadores Alcides Kruschewsky, Dinho Gás, Bel do Vilela, Aldemir Almeida, Marcos Flávio, Alzimário Belmonte (Gurita), Walmir Freitas, Alisson Mendonça, dos secretários estaduais Domingos Leonelli (Turismo), César Nunes (Segurança Pública), Afonso Florence (Desenvolvimento Urbano), Batista Neves (Infraestrutura) e Roberto Muniz (Agricultura); da deputada federal Lídice da Matta; da presidente da Bahiatursa, Emília Silva, e do presidente da Atil, Luigi Massa; além de vários prefeitos, deputados estaduais, secretários municipais, lideranças empresariais, presidentes de siglas partidárias, líderes comunitários e profissionais de imprensa.
Assinada ordem de serviço para a recuperação do aterro de Itariri
Importantes serviços foram entregues à comunidade de Ilhéus e da região sul da Bahia durante a passagem do governador Jaques Wagner à cidade. Além de inaugurar o vôo da empresa Trip, que passará a atuar regularmente ligando Ilhéus a Salvador e a Vitória (ES), o governador, o prefeito Newton Lima e demais autoridades locais e estaduais realizaram a inauguração oficial da reforma estrutural e iluminação cênica da Ponte Lomanto Júnior. Wagner também assinou contrato que garante o início das obras dos dois módulos da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT).
A cidade também foi contemplada com a assinatura da ordem de serviço para o início da requalificação física e gerencial do aterro sanitário do Itariri. O novo modelo de gestão prevê a retirada gradativa de aproximadamente cento e trinta pessoas que vivem no local e que têm o recolhimento de lixo como principal fonte de renda. Também está prevista a construção de galpões para a implantação de programa de coleta seletiva com inserção desses catadores. De acordo com estudos feitos pela Conder e pela secretaria municipal de Engenharia e Obras a maior parte dessas pessoas possui residência entre Ilhéus e Itabuna, mas utilizam o local para moradia e trabalho.
A assinatura para o início das obras de recuperação marca uma luta da atual gestão Newton Lima que vem atuando desde maio do ano passado juntamente com a equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), discutindo políticas sociais a serem desenvolvidas junto às famílias dos catadores do lixo que vivem no local. Para isso foi feito o levantamento e acompanhamento dessas famílias, que foram assistidas por programas sociais, por serviços de saúde, através de mutirões periódicos com consultas e exames, através de ações conjuntas entre as secretarias municipais de Assistência Social e Trabalho, e Saúde. Ainda como parte desse acompanhamento, as famílias serão assistidas com auxílios durante o processo de transição e por assistentes sociais designadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), entre outras ações.
Para Newton Lima a vinda do governador e a entrega desses serviços de grande relevância “demonstram a preocupação do governo estadual em dotar a cidade de uma infra-estrutura exemplar a fim de suprir a demanda que virá com a implantação de grandes projetos como o Porto Sul”. De acordo com os técnicos do Conder o projeto deve ser executado ainda no primeiro semestre e também vai abranger a implantação de um modelo de gestão de limpeza urbana, que vai contemplar coleta, varrição e formas de destinação final de resíduos sólidos.