Orientadores do ProJovem são capacitados em Ilhéus
Grupo “Flautinhas de Ouro” se apresenta neste sábado no Teatro Municipal de Ilhéus
Católicos do bairro Hernani Sá fazem festa para o Divino Espírito Santo
Notas Diversas
Saúde de Ilhéus convoca idosos para receber vacina contra a gripe
Zona rural recebe melhorias nas estradas e iluminação pública
Em Ilhéus, cadastramento do Programa “Minha Casa, Minha Vida” segue tranquilo
Projeto “Praia limpa, surf limpo” será realizado no dia 07 de junho
Orientadores do ProJovem são capacitados em Ilhéus
A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus promoveu ontem (21) um curso de capacitação, ministrado pela assistente social do Governo do Estado, Aiane Oliveira. Durante o curso, dirigido aos orientadores sociais do ProJovem Adolescente e aos técnicos do Cras (Centro de Referência da Assistência Social), foram discutidos temas variados, como a maneira que os orientadores estão desenvolvendo suas atividades e o que é preciso para melhorar o desempenho dos jovens assistidos.
A capacitação também serviu para mostrar aos participantes “seus verdadeiros papéis e o que eles devem fazer para manter os jovens no programa”, pontua Aleide Nascimento, coordenadora do ProJovem Adolescente. Segundo ela, o curso foi de grande importância, “uma vez que nossos orientadores ainda não haviam passado por uma capacitação dessa magnitude. Agora, com certeza, eles estarão ainda mais seguros para formar jovens mais críticos e intuitivos perante a sociedade”, completa Aleide.
Adolescentes entre 15 e 17 anos, egressos de programas sociais como o Peti ou oriundos de famílias inscritas no “Bolsa Família”, são os beneficiários do ProJovem. No programa, o adolescente pode permanecer por dois anos, desde que tenha freqüência mínima de 70% nas atividades executadas. O ProJovem Adolescente é uma reformulação do Agente Jovem (programa que já existe no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS) e está integrado à expansão da idade do Bolsa Família
Transformação – Em Ilhéus, as unidades do programa se encontram concentradas nas sedes do Cras, que ficam no Teotônio Vilela, Nossa Senhora da Vitória, Barra de Itaípe e Banco da Vitória. Nestes núcleos, são desenvolvidas atividades que estimulam a convivência familiar e comunitária, propiciando o desenvolvimento pessoal e social e capacitando o jovem para atuar como agente de transformação e desenvolvimento de sua comunidade, além de sensibilizá-lo e informá-lo sobre o mercado de trabalho. Outra meta é contribuir para a diminuição da violência entre os jovens, do uso de drogas, da incidência de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez não planejada.
Grupo “Flautinhas de Ouro” se apresenta neste sábado no Teatro Municipal de Ilhéus
Como parte da programação de eventos deste mês, o Teatro Municipal de Ilhéus apresenta, a partir das 20 horas deste sábado (23) e domingo (24), o grupo “Flautinhas de Ouro”. Também estarão se apresentando, como convidados especiais, Ludymille Araújo, a banda Encontro e os mestres Sabará (bateria) e Dinho (capoeira). Além de Lúcia Netto e Louise Lopes, outras participações especiais ficarão por conta do coral “Amigos da Clave de Sol” e do cantor e compositor Marcelo Ganem. O evento homenageia os 50 anos da bossa nova.
A Escola Clave de Sol já se apresentou em Brasília, São Paulo, Salvador, Curitiba e Blumenau. Atuou para diversos artistas e personalidades, a exemplo de Jorge Amado, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Ivan Lins, Gilberto Gil e o então presidente Fernando Henrique Cardoso. Na escola, são ministradas aulas de iniciação musical, flauta doce, flauta transversal, piano, teclado, violão, guitarra, corais infantil e adulto, bateria, cantoterapia e musicalização para bebês. Com participação e apoio do flautista brasileiro Altamiro Carrilho e do músico Guilherme Gomes, os “Flautinhas de Ouro” lançaram o CD comemorativo de seus 30 anos de fundação. Em 2005, o grupo comemorou 35 anos com o CD “Nunca pare de sonhar”.
A escola é mantida pela professora Mariângela Montalvão com alunos particulares de Ilhéus e Itabuna. Ela é filha da pianista e professora de música Wanda Montalvão que iniciou seus estudos de música em Ilhéus. Dentre inúmeros alunos, destacam-se o pianista Henrique César Ribeiro e o maestro Eric Vasconcelos. Atualmente, o seu trabalho conta com apoio da ex-aluna Indira Vita Pessoa, que promove atividades sociais que contemplam creches e menores carentes.
Ficha técnica – A direção musical e regência do espetáculo deste final de semana são de Mariângela Montalvão, com direção artística de Rita Brandi. A coordenação geral está a cargo de Indira Vita Pessoa. Como assistentes de palco, o trabalho contará com Elaine Bela Vista e Marquinhos Nô. A sonorização é de Mário Som e a iluminação é de responsabilidade de Paulo Rosário.
Católicos do bairro Hernani Sá fazem festa para o Divino Espírito Santo
Os católicos do bairro Hernani Sá e a paróquia São Francisco de Assis prestam a partir de hoje (22) homenagem ao Divino Espírito Santo, padroeiro da localidade. Várias atividades estão programadas, como novenas, missa-festiva e orientação espiritual dada pelo padre Aldemiro Sena, que fará reflexões sobre o evangelho proposto pelo Vaticano. O ponto alto das festividades será no dia 31 com procissão que percorre as principais ruas e caminhos do bairro. O apoio é da Prefeitura de Ilhéus.
Em paralelo às festividades, acontece na praça Norival Cardoso, festa de largo, com apresentações de artistas de Ilhéus, festival de karaokê para todas as idades e concurso de quadrilhas juninas. O coordenador do evento, Alex Lima, diz que também vai ocorrer sorteio de prêmios, além de diversas brincadeiras, a exemplo de pau de sebo, ovo na colher, corrida de saco e maçã na testa, dentre outras.
Conta a história que é provável que o costume de festejar o Espírito Santo Divino tenha chegado ao Brasil nas primeiras décadas de colonização. Hoje, a festa pode ser encontrada em praticamente todas as regiões do país, apresentando características distintas em cada local, mas mantendo em comum elementos como a pomba branca e a santa coroa, a coroação de imperadores e a distribuição de esmolas. Na Bahia, a introdução da festa do Divino Espírito Santo aconteceu em meados de 1765 pelos ilhéus portugueses, na matriz de Santo Antonio do Além do Carmo. Além da soltura de presos, havia, na época, grandes folias e repastos em público.
Notas Diversas
Copa máster de beach soccer
Com jogos que serão realizados às quartas-feiras e sábados, a quadra poliesportiva do caminho 7, do bairro Hernani Sá será sede da I Copa Master de Beach Soccer. A inscrição está aberta para atletas com idade a partir de 35 anos e pode ser feita na academia Grand Jetê ou com Marcos Garcia (8827-1632) e Alex Lima (8833-5477). Primeiro lugar irá receber 500 reais, troféu e medalhas; segundo colocado, 300 reais, troféu e medalhas; e o terceiro, troféu e medalhas. O campeonato acontece dia 30 deste mês, a partir das 16 horas.
Candomblé de angola
O terreiro de candomblé de Luanda, situado na rua Cassemiro Costa, 221, no bairro do Pontal, faz festa para a saída de iaôs. O diretor social do espaço, Almerindo Martins, informa que o evento acontece neste sábado (23), a partir das 21 horas, sob a direção de Amametu Nancansi (Mãe Almerinda), que está convidando os simpatizantes da cultura de Angola para caruru. O terreiro de Luanda foi fundado em 1934 pela matriarca Malugo Monaco (Mãe Percília).
Jornada de saúde
A Secretaria de Saúde de Ilhéus e a Faculdade Madre Thaís realizam amanhã (23), no auditório da Justiça Federal, centro da cidade, uma jornada de saúde. A coordenadora do evento, professora Ana Maria Fontes, diz que a proposta contempla desde o comportamento epidêmico da doença, questões relacionadas à morbidade, complicações da dengue hemorrágica, protocolos de atendimento e relação ambiente e comunidade. Os expositores são técnicos de entidades públicas de saúde, a exemplo das secretarias de Saúde de Ilhéus e do Estado e diretores do Laboratório Central (Lacen). As são vagas limitadas. A inscrição pode ser feita no térreo da faculdade, situado na rua Araújo Pinho, 7, antigo prédio da Embratel.
Saúde de Ilhéus convoca idosos para receber vacina contra a gripe
Os idosos de Ilhéus que ainda não foram imunizados contra a gripe estão sendo convocados pela secretaria municipal de Saúde, uma vez que a campanha nacional de vacinação será encerrada no dia 29 deste mês. O alerta é da coordenadora de imunização de Ilhéus, Kátia Chagas, ressaltando que o objetivo é vacinar 80% da população com mais de 60 anos, que corresponde a 19.750 pessoas. Para isso, técnicos da secretaria que atuam nos postos fixos e nas unidades móveis intensificam diariamente essa ação para que a meta seja alcançada.
A secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, explica que as equipes agem em pontos estratégicos com o intuito de garantir que todos os idosos estejam livres do risco da doença. Todos os dias, as equipes móveis visitam igrejas, associações de moradores e entidades que concentram significativa quantidade de idosos. A vacina contra a gripe tem ação durante 12 meses. É o meio mais eficaz de prevenção da infecção gripal e suas complicações. A vacinação protege contra a doença e seus principais sintomas, como febre, indisposição e dores no corpo. Sua atuação auxilia o sistema imunológico a reunir forças para um contra-ataque rápido.
Zona rural recebe melhorias nas estradas e iluminação pública
Durante os meses de abril e maio a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Interior, Agricultura e Pesca, vem realizando serviços de manutenção nos mais diversos locais da zona rural do município, principalmente no que se refere à melhoria das estradas vicinais, em seus pontos críticos, e também na revitalização do sistema de iluminação pública, duas das principais reivindicações das comunidades rurícolas.
Neste período, na área de iluminação, a Prefeitura utilizou cerca de duzentas lâmpadas e quase cem reatores, além de braços, atendendo as comunidades de São José, Urucutuca, Sambaituba, Aritaguá, São João, Lagoa Encantada, Juerana, Vila Cachoeira, Maria Jape, assentamento Nova Vitória, Couto, Santo Antônio e Rio do Engenho.
Já as melhorias nas estradas, realizadas nos trechos que impediam o livre acesso de veículos, notadamente dos ônibus das linhas rurais, foram atendidas as seguintes localidades: Sapucaeira, Lagoa Encantada, Japu, Retiro, Aderno, Tibina, Santo Antônio, Búzios, Areia Branca, Fazendo Bom Gosto e Repartimento.
Izidoro Gesteira, secretário de Interior, explica que, mesmo com todas as dificuldades de ordem financeira, o prefeito Newton Lima vem buscando de todas as formas manter os serviços essenciais, “e isso vem levando as demais secretarias a se unirem, procurando colaborar com as outras, para que as comunidades sejam atendidas nos seus legítimos reclamos”, afirmou.
Em Ilhéus, cadastramento do Programa “Minha Casa, Minha Vida” segue tranquilo
Passado os primeiros dias desde que foi iniciado em Ilhéus, a procura pelo cadastramento do programa habitacional ‘Minha Casa, Minha Vida’ segue em ritmo mais tranqüilo. O procedimento começou no último dia 13 e, desde então, vem registrando uma média de 400 inscrições por dia. Na avaliação do secretário municipal de Assistência Social e Trabalho, Augusto Macedo, a tendência é de que o ritmo de cadastramento permaneça assim até o próximo mês, “quando a procura deve voltar aumentar, devido ao encerramento do cadastramento, marcado para o dia 30 de junho”.
Ainda de acordo com Augusto Macedo, o recomendado é não deixar para fazer o cadastramento nos últimos dias. “O ideal é aproveitar esse período de menor procura para fazer logo o cadastro e garantir a inscrição”. O interessado deve comparecer entre às 8 e às 14h, no estádio Mário Pessoa, portando cópias autenticadas dos seguintes documentos: CPF e carteira de identidade, além de comprovantes de renda e de residência. A fim de descentralizar o atendimento, o Governo do Estado junto à Caixa disponibilizou um site onde os interessados também podem realizar o procedimento: www.diasmelhores.ba.gov.br
O programa “Minha Casa, Minha Vida” é uma iniciativa do Governo Federal, viabilizado através da Caixa Econômica, que visa a construção de um milhão de unidades habitacionais em todo o país. Em Ilhéus, a previsão é de sejam construídas mil moradias, a serem distribuídas entre o bairro do Iguape, onde a Prefeitura já possui área, e na zona sul da cidade. As unidades serão destinadas a famílias com renda mensal entre 0 a 3 salários e 3 a 6 salários, sendo que a prestação mensal será correspondente a 10% da renda familiar, com o valor mínimo fixado de R$ 50,00.
Projeto “Praia limpa, surf limpo” será realizado no dia 07 de junho
Conscientizar a população para a necessidade de manter as praias limpas é a principal proposta do projeto “Praia Limpa, Surf Limpo”, que acontece no próximo dia 7 de junho, a partir das 8 horas, no quilômetro zero da rodovia Ilhéus/Canavieiras, entre o Opaba Praia Hotel e a sede da AFC (Associação dos Funcionários da Ceplac). Realizado pela terceira vez, o projeto contará este ano com a participação de cerca de 100 pessoas, entre surfistas, estudantes e admiradores do surf, e homenageará o Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado em todo o planeta no dia 5 de junho.
Segundo o coordenador e idealizador do projeto, Domingos Madureira, após o trabalho de limpeza e conscientização, o biólogo Emerson Lucena, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), vai proferir palestra sobre animais marinhos e cuidados com o meio ambiente. “Na seqüência, logo depois do mutirão, serão realizadas duas grandes competições de surf e body board”, acrescenta Madureira.
O projeto “Praia Limpa, Surf Limpo” conta com o apoio das lojas comerciais do centro e da zona sul da cidade e da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Esportes e de Serviços Urbanos. “As duas primeiras edições deste trabalho de conscientização ambiental, realizadas em junho e agosto do ano passado, fizeram muito sucesso junto a banhistas e cabaneiros. Nossa proposta, agora, é ampliarmos esse esforço para que outras praias venham a ser beneficiadas”, diz Domingos Madureira.