Conhecer a história de uma região através de obras de arte, artefatos e até mesmo de peças utilitárias de outra época nos permite viver um pouco do passado e ajuda a refletir sobre o futuro.
Essa é a proposta do IBARTE, Instituto Sul Baiano de Arte-Educação, ao participar da Sétima Semana Nacional dos Museus com a presença das crianças, adolescentes, suas famílias e voluntários.
Com o tema Museus e Turismo a Sétima Semana Nacional dos Museus, que, em verdade se estende por todo mês de maio, é um evento comemorativo aos museus que envolve seminários, exposições, oficinas, espetáculos, visita a museus, dentre outras expressões artísticas por todo o país.
Em Ilhéus as comemorações acontecem no Museu da Piedade, no Instituto Nossa Senhora da Piedade (INSP) e contempla visitas guiadas pelo Instituto, contando toda a história do local que, por vezes se mistura com história da região do cacau, além de palestras, como foi o caso da palestra do professor Marcelo Henrique Dias (UESC) e da exposição de obras de arte do artista plástico Nazir Marom.
Ao longo de todo mês de maio o Museu da Piedade tem recebido estudantes da rede pública e particular de ensino de Ilhéus, além de turistas de várias partes do país e do mundo. Vale lembrar que o Museu da Piedade funciona sempre das 08:00 às 17:00 horas.
No sábado, dia 23 de maio a partir das 14:00 horas, é a vez dos participantes do IBARTE, que conhecerão um pouco sobre a Piedade e a história de Ilhéus, desfrutando de uma tarde rica e divertida, cheia de história. Esse evento é mais uma ação desenvolvida pelo IBARTE (Ponto de Cultura do Governo do estado da Bahia) em conjunto com um importante parceiro, o INSP, alinhada à missão do IBARTE: proporcionar às crianças, adolescentes, jovens e minorias étnicas e sociais o acesso à arte, cultura e lazer, promovendo o desenvolvimento cultural, além de favorecer a formações de cidadãos conscientes, críticos e ativos na transformação da sociedade atual.