I Colóquio França-Brasil começa quarta-feira

Fomentar discussões a respeito das relações entre as práticas econômicas, políticas, linguísticas e culturais, tendo como eixo o diálogo França-Brasil. Esse é o objetivo do I Colóquio França-Brasil: Heranças, Trânsitos e Perspectivas, que será realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC (Ilhéus-Bahia), quarta (27) e quinta-feira(28).
O I Colóquio França-Brasil é uma iniciativa da UESC, Université de La Rochelle, Departamento de Letras e Artes (DLA) e do Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA). O evento está relacionado às comemorações do Ano da França no Brasil e ao vínculo do DLA/LEA com aquele país europeu.
Também é objetivo do evento contribuir para a formação continuada dos profissionais das áreas de Ciências Humanas, Políticas e Econômicas; estimular o desenvolvimento de práticas inovadoras relacionadas ao ensino das línguas e literaturas francófonas e lusófonas; possibilitar conhecimentos e experiências para professores e alunos dos cursos de Comunicação Social, Letras e LEA no tocante às questões culturais aplicadas às negociações internacionais.

O I Colóquio França-Brasil é coordenado pelos professores Sérgio Israel Levemfous, Samuel Leandro Mattos e Reheniglei Rehem, juntamente com o discente João Lucas Ijino Santana e a LEA Junior Consultoria Internacional. Terá a participação de adidos culturais franceses atuantes no Brasil como palestrantes, além de linguistas e estudiosos da língua francesa.

Estarão presentes também empresários sul-baianos, exportadores de vinho do Vale do São Francisco, representantes da Universidade de La Rochele, da Fundação Pierre Verger, das secretarias e fundações de Cultura e alunos do LEA, entre outros. Mostra de Cinema França-Brasil, nas noites dos dias 27 e 28, aberta ao público, exibirá os filmes “Pierre Verger: mensageiro de dois mundos” e “Vinicius de Moraes”, respectivamente, de Lula Buarque de Hollanda e Miguel Faria Júnior.

A Programação:

I Colóquio França-Brasil

27.05.2009 (quarta-feira)

08h Apresentação artística Orquestra de Câmara e Banda Sinfônica de Itabuna, com Emyr Apolônio

09:00 Abertura

“Relações Brasil-França e a Crise Mundial” Prof. Dr. Carlos Milani (Universidade Federal da Bahia); “As Negociações Internacionais à Luz do Direito Internacional Público”, Prof. Ms.Clodoaldo Silva da Anunciação (Professor do Departamento de Ciências Jurídicas da UESC e Promotor de Justiça, com atuação na cidade de Itabuna-Bahia).

10:40 Mesa-Redonda I: Turismo no âmbito França-Brasil & Brasil-França

“O Turismo e as Relações França- Brasil”, “Turismo Brasil-França: Realidade, Desafios e Oportunidades”, Mediadora: Prof.ª Dra. Reheniglei Rehem (DLA/UESC), Prof. Dr. Biagio Maurício Avena (Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia) e Prof.ª Dra. Jane Katia Mendonça Badaró Voisin (UESC)

14:00

Mesa Redonda II: Economia & Negócios no âmbito Brasil-França

“O vinho brasileiro e o mercado francês”, “Marketing sensorial: originalidade e conquista de novos mercados”, “O mercado de tradução francês-português: uma visão empresarial” e “Cacau fino: chocolate de qualidade para o Brasil e o Mundo”.

Mediador: Prof. Ms. Samuel Mattos (DLA/UESC) debatedores: Sr. João Santos (Vinebrasil – Vinícola Rio Sol), Sr. César Fávero (Avatim – Cheiros da Terra)

Sr.Lauro Kahl (Traduzca, agência de traduções) e Sr. Nicolas Maillot (Fine Cocoa Association).

16:45 “Cultura popular no âmbito Brasil- França: histórias da música popular” com o historiador e escritor Luiz Américo Lisboa Junior

17:45 Apresentação artística: Projeto Musicalização e Canto Coral da UESC, regência: Prof.ª MS. Solange Skromov seguida da Mostra de cinema França-Brasil: projeto de Extensão Sétima na Quinta, do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da UESC. Coordenação do Prof. Dr. João Paulo Attie.

Filme: Vinícius (Miguel Faria Junior) Sinopse: através de um pocket show, Camila Morgado e Ricardo Blat (além de Adriana Calcanhoto, Caetano Veloso, Chico Buarque, Ferreira Gullar e grande elenco) cantam, contam e declamam a vida e a obra de Vinicius de Moraes, poeta e diplomata que atuou na França, entre outros países, e marcou profundamente gerações de artistas e intelectuais em todo o mundo.

28.05.2009 (quinta-feira)

08:00

Mesa Redonda III: Literatura França-Brasil

“Os anos França-Brasil: 1985-2009”, “O movimento romântico brasileiro e seu vínculo com a França”, “França-Brasil: tecendo historia e literatura em O Nobre

seqüestrador, de Antonio Torres”.

Mediador: Prof. Ms.Sergio Levemfous (DL A/UESC), Prof. Dr.Guy Martiniere (Universidade de La Rochelle). Prof.ª Dra.Sandra Maria Pereira do Sacramento

(UESC) Prof.ª Dra.Luciana Wrege Rassier (Universidade de La Rochelle).

09:45 Mesa Redonda IV: Interseções Midiáticas França-Brasil

“Passagens, paisagens e imagens em Mondovino”, “Quando a palavra vira imagem: diálogo entre a Exposição de Gravuras de Juraci Dórea e os Quadrinhos de

Clément Oubrerie” e “Eu, Tu, Eles e Saudade do Futuro: recepção francesa da cultura sertaneja através do cinema contemporâneo”.

Mediador: Prof. Ms.Samuel Mattos (DLA/UESC), debatedores: Prof.ª Dra. Reheniglei Rehem (UESC), Prof. Bernardo Moura de Sant’Anna (Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá), Prof. Dr. Claudio Cledson Novaes (Universidade Estadual de Feira de Santana).

14:00 “Convênio e Cooperação Interinstitucional UESC/França” com o Prof. Antonio Joaquim Bastos da Silva (Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz)

14:40 Mesa Redonda V:

“A formação do Profissional em Línguas Estrangeiras no Contexto Brasil-França: olhares cruzados e vivência lingüísticocultural”

Mediador: Prof. Ms.Sergio Levemfous (DLA/UESC) debatedoras Prof.ª Dra.Luciana Wrege Rassier (Universidade de La Rochelle), Prof.ª Dra. Jane Katia Mendonça Badaró Voisin (UESC), Samara Vilaronga Marinho (Discente LEA), Juliana Ferreira dos Santos (Discente LEA), Benjamim Marcheix (Discente La Rochelle), Elise Blaineau (Discente La Rochelle).

16:45 Conferência de Encerramento:

“Os dois mundos de Pierre Verger”, Prof. Ms. Ruy do Carmo Povoas (Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais da UESC).

18:00 Mostra de cinema França-Brasil: Projeto de Extensão Sétima na Quinta.

Filme: Pierre Verger: mensageiro entre dois mundos (Lula Buarque de

Holanda).

Sinopse: filmado em países africanos,Bahia e França, com narrativa de Gilberto Gil e participação de Jorge Amado, o documentário mostra a trajetória de Pierre Verger, fotógrafo e etnólogo francês que se tornou baiano e impressionou o mundo com sua arte e seu pensamento.

29.05.2009 (sexta-feira)

8:00 às 11:00 – Aula Viva Cadeia produtiva do cacau (Aula de Campo na sede da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) e Centro de Pesquisa do Cacau (CEPEC) Coordenação: Prof.ª Dra. Reheniglei Rehem (UESC), Facilitador bilíngüe (Francês-Português): Geraldo de Lucena Militão Neto (Discente do Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais).

Realização

Universidade Estadual de Santa Cruz

Université de La Rochelle

Departamento de Letras e Artes da UESC

Coordenação do Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações

Internacionais – LEA

Equipe Coordenadora:

Prof. Ms. Sérgio Israel Levemfous (Universidade Estadual de Santa Cruz)

Prof. Ms. Samuel Leandro Oliveira de Mattos (Universidade Estadual de Santa Cruz)

Prof.ª Dra. Reheniglei Rehem (Universidade Estadual de Santa Cruz)

Prof.ª Prof.ª Dra.Luciana Wrege Rassier (CRHIA – ERIMIT – Universidade de La Rochelle)

LEA Junior Consultoria Internacional

João Lucas Ijino Santana (Discente do Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, bolsista do Instituto Rio Branco – Ministério das Relações Exteriores)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *