Programação de aniversário de Ilhéus traz II edição da Feira de Holambra
Núcleo de Atenção Especializada encontra-se em reforma em Ilhéus
Diretor-Presidente da SUDIC vem a Ilhéus vistoriar o Distrito Industrial
Centro de Saúde será inaugurado nesta 6ª feira no Teotônio Vilela
Academias voltam ao Teatro Municipal de Ilhéus com o projeto “Maio, mês da dança”
Newton participa de reunião sobre projeto de reurbanização do T. Vilela
Programação de aniversário de Ilhéus traz II edição da Feira de Holambra
Ilhéus sedia a partir da próxima quinta-feira (28) a segunda edição da feira “Ilhéus em Flor”, abrindo as comemorações pelos 475 anos de fundação e 128 de cidadania, comemorados no dia 28 de junho. Em 2008, o evento foi visitado por mais de 32 mil pessoas e obteve um grande sucesso de público e renda, revertida para instituições de caridade da cidade. Além da exposição e comercialização de mais de três mil espécies de flores, a feira oferece mudas e arranjos florais, e prossegue até o dia 7 de junho, funcionando das 9 às 21 horas, ao lado da Catedral de São Sebastião.
Para abertura, de acordo com o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus e um dos organizadores do evento, Maurício Corso, está prevista a apresentação do Coral da Uesc e a presença de várias autoridades, entre as quais o prefeito Newton Lima. “Nossa expectativa é de confirmar o mesmo sucesso da Feira no ano passado, quando centenas de pessoas visitaram o espaço, compraram flores e arranjos, e ajudaram entidades assistenciais”. Cerca de 100 mil unidades de flores e plantas serão expostas numa área de 800 m2 e o palco cultural contará com uma programação diária a partir das 19 horas, nos dez dias ininterruptos do evento, com apresentações de artistas locais e regionais, teatro, música, dança e muita arte e cultura gratuita para os visitantes.
A novidade deste ano é a praça de alimentação, que oferecerá refeições na hora do almoço e lanches durante os turnos da manhã e tarde. O evento também conhecido como Feira de Holambra faz referência a um município do estado São Paulo, cujo nome foi criado com as primeiras letras das palavras de Holanda, América e Brasil, e é responsável pelo abastecimento de 35% do mercado nacional de flores. Ainda de acordo com o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, a Feira também está inserida na Semana do Meio Ambiente, “já que no dia 05 de Junho comemora-se o “Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia”, data em que está prevista a visitação de várias escolas públicas e privadas da cidade de Ilhéus e região à feira”.
A segunda “Ilhéus em Flor” é uma realização da Unidade Assistencial Casa da União e conta com patrocínio da Prefeitura Municipal de Ilhéus e apoio cultural da Fundação Cultural de Ilhéus, TV Santa Cruz, FM Sul, FM Gabriela, Associação de Turismo de Ilhéus, Allecrim – Produtos Naturais, Colégio Vitória, Óticas São Paulo, Construlando, Rima – Decorações, Pro-Recarga, Hotel Jardim Atlântico, Folha da Praia, Diário de Ilhéus, Casa dos Artistas, UESC, Supermercados Meira e Vip Segurança.
Casa da União de Ilhéus – A instituição foi fundada em março de 2001, tem caráter filantrópico, assistencial, educacional e cultural, tendo sido reconhecida pela Câmara de Vereadores de Ilhéus como órgão de Utilidade Pública Municipal nesse mesmo ano. Atualmente, presta atendimento a dezenas de crianças na Creche Nossa Senhora da Vitória com atendimento médico, palestras educativas, promoções interativas, doações de agasalhos e brinquedos e desenvolve o Projeto Luz das Letras – alfabetizando adolescentes e adultos em um projeto de inclusão digital. Também mantêm parcerias com outras instituições beneficentes e educacionais da região.
Núcleo de Atenção Especializada encontra-se em reforma em Ilhéus
O Núcleo de Atenção Especializada (Nae), que trabalha com a reabilitação e a inclusão social das pessoas portadoras de deficiências físicas, encontra-se em reforma. Localizado na travessa Santa Isabel, nº 16, na avenida Soares Lopes, o equipamento está passando por diversas melhorias desde o mês passado com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais o seu atendimento, atendendo determinação do prefeito Newton Lima. Provisoriamente, informa a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, o Nae segue atendendo na avenida Itabuna, nº 1062.
De acordo com a coordenadora do espaço, Alessandra Pedroso, o Nae atende atualmente cerca de 60 pessoas por dia, entre crianças, adultos e idosos. A equipe interdisciplinar inclui oito fisioterapeutas, dois médicos (ortopedista e neuropediatra), dois psicólogos, dois fonoaudiólogos, um assistente social e um terapeuta ocupacional. Também integram a equipe de trabalho técnicos em enfermagem, técnicos administrativos e auxiliares de serviços gerais. “É importante ressaltar que, além dos serviços e especialidades, o Nae também proporciona o oferecimento de muletas, andadores e cadeiras de rodas, entre outros equipamentos”, informa Alessandra.
Na sua grande maioria, o Núcleo de Atenção Especializada atende crianças e adultos que possuem paralisia cerebral (encefalopatia crônica não progressiva ou não evolutiva) ou que sofreram AVCs (Acidente Vascular Cerebral) ou qualquer outra enfermidade ou acidente com repercussão física. Ao chegar ao Nae, continua Alessandra, o paciente, munido de relatório médico, passa por um grupo de orientação. Na seqüência, ele é avaliado por alguns profissionais, como assistente social, ortopedista e neuropediatra com o objetivo de direcioná-lo para os atendimentos específicos.
Inauguração – “Muitas vezes, uma criança com paralisia cerebral, por exemplo, sofreu um dano maior na fala. Então, após essa avaliação, ela é encaminhada para a fonoaudióloga. Pode acontecer, entretanto, que o dano esteja mais ligado à percepção sensorial ou ao desenvolvimento funcional. Um dos profissionais utilizados, nesse caso, é o terapeuta ocupacional”, explica Alessandra Pedroso, acrescentando que, em todas as situações, o paciente será sempre acompanhado por outros profissionais de saúde, como o neuropediatra e o fisioterapeuta. A previsão é de que o novo Nae, inteiramente reformado, seja reinaugurado até o final do próximo mês de junho.
Diretor-Presidente da SUDIC vem a Ilhéus vistoriar o Distrito Industrial
Até o final deste mês, o Diretor-Presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (SUDIC) do Estado, Adhemar Barroso Alves, estará em Ilhéus para visitar o Distrito Industrial (DI), situado no bairro do Iguape, com a finalidade de verificar pessoalmente as condições em que se encontra o local, objeto de várias queixas dos empresários. A visita ao município foi definida durante encontro com o secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Alfredo Landim, em Salvador, quando, na oportunidade, apresentou documento detalhado, inclusive com fotos, mostrando a necessidade de imediatos investimentos em infra-estrutura.
No documento, Landim reivindicou as seguintes ações: recuperação da malha asfáltica, implantação de cerca na parte frontal do distrito e de iluminação adequada; e implantação dos sistemas de água e esgoto nos terrenos ainda disponíveis para receber novos empreendimentos, além de instalação de guarita e sinalização.
Após ler o documento, o diretor-presidente lamentou a situação e informou que, tanto ele como o governador Jacques Wagner entendem que os distritos industriais são a porta de entrada para a implantação de empresas no Estado, capazes de gerar emprego, renda e elevar a auto-estima da população. Segundo ele, o Distrito Industrial de Ilhéus jamais poderia ter chegado ao estado em que se encontra, e assegurou que os investimentos para mudar esta realidade serão colocados como prioridade.
Adhemar Barroso Alves lamentou que os recursos repassados pelo Estado ao Sudic tenham sofrido uma redução acentuada por conta de decréscimo nas exportações da Bahia, em torno de 35%, face à crise internacional. Entretanto, espera que no segundo semestre, esta situação volte a normalidade, o que vai possibilitar investir não só no Distrito Industrial de Ilhéus, como nos demais distritos existentes em toda a Bahia. Por sua vez, Alfredo Landim afirmou que envidará esforços junto à Prefeitura e empresários daquele equipamento no sentido de manter as atividades básicas, como limpeza das áreas e pessoal para funcionamento de guarita, uma vez implantada.
Novos investimentos – O secretário Alfredo Landim falou a Adhemar Barroso Alves da convicção de que o Sudic, como principal responsável pelo Distrito Industrial de Ilhéus, buscará uma solução rápida para as reivindicações apresentadas, uma vez que, estes problemas, se não resolvidos, poderão acarretar decréscimo no ICMS, prejudicando o Estado e o município de Ilhéus. “E, nesse momento, é imprescindível que estejamos atentos para assegurar a manutenção das empresas no nosso município e abrir oportunidades de atração de novos investidores”, afirmou o secretário.
Centro de Saúde será inaugurado nesta 6ª feira no Teotônio Vilela
Acompanhado por secretários e assessores municipais, o prefeito Newton Lima visitou na manhã de hoje, dia 19, o centro de saúde Dr. Euler de Medeiros Ázaro, localizado no bairro Teotônio Vilela, Zona Oeste de Ilhéus. A nova unidade de saúde, que prestará atendimentos médicos e odontológicos, além de vários outros serviços, será inaugurada nesta sexta-feira, dia 22, a partir das 17 horas.
A sede da nova unidade básica de saúde está situada na avenida Governador Paulo Souto, e possui dois consultórios odontológicos, quatro consultórios médicos, salas de nebulização, farmácia, vacina, expurgo, esterilização e compressor, além de recepção, copa, almoxarifado e banheiros.
Segundo a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, vários serviços serão oferecidos à população, entre eles pediatria, odontologia, ginecologia, clínica geral, pré-natal, crescimento e desenvolvimento, planejamento familiar, curativos, preventivos, aferições de pressão arterial, dispensação de remédios e hiperdia, que é um sistema de cadastramento e acompanhamento de diabéticos e hipertensos, executado em todos os ambulatórios do Sistema Único de Saúde (SUS).
A secretária Marleide Figueiredo informa ainda que a nova unidade deverá atender, aproximadamente, 120 pessoas por dia. Para isso, continua, foram adquiridos equipamentos de última geração, como gabinete odontológico, utensílios de esterilização e materiais ambulatoriais em geral. “Teremos, no Teotônio Vilela, um centro capaz de oferecer serviços comprometidos com uma saúde de qualidade”, garante a secretária.
Ampliar – Além de técnicos, atendentes e pessoal administrativo, a nova unidade básica de saúde contará com o trabalho de uma grande equipe, formada, também, por 7 médicos (3 pediatras, 3 clínicos gerais e 1 ginecologista), duas enfermeiras e 4 dentistas (2 pela manhã e 2 no período da tarde). Seguindo orientação do prefeito Newton Lima, a secretaria municipal de Saúde continuará trabalhando para ampliar e aperfeiçoar o atendimento médico-odontológico oferecido pelo município à população.
Academias voltam ao Teatro Municipal de Ilhéus com o projeto “Maio, mês da dança”
As academias de dança de Ilhéus – Companhia de Dança Sôanne Marry, Dança do Ventre Rafaella Canabrava, Escola de Ballet Dinâmica e Movimento, Escola de Dança Tônus, Núcleo da Dança e Tchu e Cia – retornam amanhã (20), a partir das 19 horas, ao palco do Teatro Municipal, para mostrar as novas performances no projeto “Maio, mês da dança”, que acontece toda quarta-feira deste mês. O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), Maurício Corso, ao fazer um breve balanço do projeto, afirma que as oficinas de “Performance negra”, realizadas pelo bando de teatro Olodum, com patrocínio da Petrobras e Prefeitura de Ilhéus, foram um verdadeiro sucesso.
Maurício Corso explica que durante este mês de maio essas academias também estão oferecendo oficinas gratuitas de dança nas categorias de balé clássico, moderno e contemporâneo, jazz, sapateado, dança do ventre e de salão. As vagas são limitadas e as inscrições e informações adicionais podem ser obtidas na Fundação Cultural de Ilhéus, sempre no turno vespertino e ou através do telefone (73) 3634-8986.
Segundo o presidente da Fundação Cultural, foram quatro oficinas distintas e gratuitas que aconteceram simultaneamente no inicio deste mês, a exemplo de teatro, com Chica Carelli, diretora do bando; dança, com Zebrinha, coreógrafo; música para teatro, com Jarbas Bittencourt, músico do Olodum; e memória e identidade, com as atrizes Arlete Dias, Rita de Cássia Valle e Marinalva Batista, além da participação de demais artistas do grupo. Todas as vagas foram preenchidas e o resultado das oficinas foi apresentado no Teatro Municipal. “Essa apresentação marcou tanto o encerramento das oficinas com o bando como a abertura do projeto “Maio, mês da dança”.
Fabíola Mandarine, que integra a equipe de projetos culturais da Fundação Cultural, diz que o bando de teatro Olodum foi especialmente convidado pela Prefeitura para realizar pela primeira vez em Ilhéus oficinas gratuitas de dança, teatro, música, memória e identidade para mais de 100 pessoas. No dia 27 (quarta-feira), a partir das 19 horas, o espetáculo de dança, academias e grupos afro volta ao Teatro. E, encerrando a temporada de eventos de maio no Municipal, a Fundação Cultural apresenta o espetáculo infantil de dança – “Maio, mês da dança infantil” – com a participação de academias e grupos de Ilhéus. O dia reservado foi quarta-feira (30), a partir das 17 horas. O ingresso custa 10 reais (inteira) e 5 reais (meia-entrada).
Newton participa de reunião sobre projeto de reurbanização do T. Vilela
Por solicitação do secretário municipal de Obras de Ilhéus, Paulo Goulart, uma comitiva formada pelos demais secretários, vice-prefeito Mário Alexandre e o prefeito Newton Lima, visitou na manhã desta terça-feira (19) a área onde será executada uma parte das obras do projeto de reurbanização do bairro Teotônio Vilela. Lá, a equipe participou de uma apresentação técnica do projeto que vai contemplar o bairro não só com a construção de 272 moradias, como também com melhorias, que incluem saneamento integrado, contenção de encostas, drenagem pluvial, arruamento, ciclovias, entre outros serviços.
Na apresentação, coordenada pelo gerente responsável pela execução das obras, Deusdedith Lima Filho e pela engenheira ambiental Vanessa Pain foram explanadas todas as áreas que sofrerão intervenção do projeto – orçado em cerca de 15 milhões de reais, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e também de fundos dos governos estadual e municipal. “O bairro foi dividido em quatro áreas, denominadas Projetos de Saneamento Integrado (PSIs). Esses locais serão contemplados com intervenções de infra-estrutura, bem como com a construção das unidades habitacionais”, explicou Vanessa Pain.
Ainda de acordo com a engenheira ambiental da GMEC Engenharia e Construção Ltda (empresa responsável pela execução das obras), a parte baixa do Alto Teotônio Vilela receberá serviços de esgotamento sanitário, pavimentação, contenção de encostas, drenagem pluvial e iluminação. Já numa área à parte, intitulada Loteamento Bosque Verde serão construídas as casas, uma ciclovia no entorno do loteamento, duas estações elevadas de esgoto e demais intervenções para urbanização do local. A atual Rua do Mosquito, denominada de Rua Floresta Manguezal, após a retirada dos moradores para as novas residências, será recuperada, pois trata-se de invasão de manguezal.
Segundo informou o secretário Paulo Goulart, também está previsto a construção de uma unidade escolar para nível infantil e a Prefeitura, por sugestão da secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, vai buscar viabilizar a implantação de uma nova unidade de saúde. Ainda de acordo o gerente da obra, cerca de 400 pessoas do bairro será absorvida para compor a mão-de-obra do projeto, gerando emprego e renda entre as famílias que vivem no local. “Outras iniciativas no âmbito social também já estão sendo executadas, visando garantir que toda a comunidade esteja consciente sobre o seu papel na fiscalização e preservação das áreas de manguezais”, afirmou.
Ao longo da execução do projeto, a comunidade do Teotônio Vilela vem participando de diversas atividades sociais e de conscientização ambiental, coordenadas pela equipe do Projeto Técnico de Trabalho Social (PTTS), cuja atuação é uma das exigências da Caixa Econômica para a execução da iniciativa. Além da apresentação de todo o projeto para comunidade, o PTTS vem atuando na formação de agentes multiplicadores do projeto, além de promover campanhas educativas, oficinas de reciclagem de material reciclado, de futebol e capoeira, e cursos de empilhadeira, doces e compotas, pedraria, culinária e de empreendorismo, graças a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
Ainda como parte das ações do PTTS o bairro sediará no dia 13 de junho um seminário com o objetivo de fortalecer a associação de moradores, onde será proferida palestra sobre “A importância do associativismo para o desenvolvimento sustentável da comunidade”. Mesmo após a finalização do projeto de reurbanização do Teotônio Vilela, com execução total prevista para 18 meses, a equipe do projeto Técnico de Trabalho Social deve atuar no local por um período adicional de seis meses.