REDAÇÃO DO VESTIBULAR ABORDA NOVO PROCESSO SELETIVO, DROGAS PARA A INTELIGÊNCIA E ONG’S

Centenas de pessoas participaram da prova do Vestibular 2009.2 da Faculdade de Ilhéus, realizado no último domingo, das 8 às 12 horas, na sede da instituição, no bairro Jardim Atlântico, na zona sul da cidade. O exame seleciona candidatos para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem e Nutrição, a partir do segundo semestre deste ano.
De modo geral, os candidatos entrevistados consideraram boa a prova do vestibular. A de redação, uma das mais comentadas, apresentou três enunciados para a escolha do tema a ser abordado, considerados assuntos da atualidade: o novo processo seletivo sugerido pelo Ministério da Educação, o uso de drogas para a inteligência e a avalanche de denúncias contras as ong’s – organizações não governamentais.

Yuri Camacho Tiúba, 21 anos, foi o primeiro a concluir as provas do vestibular. Ex-aluno do Colégio Status, já cursou três semestres de Odontologia na Unit de Aracaju e agora pretende cursar Administração. O tema escolhido para a redação foi a do uso de medicamentos para a inteligência. Ele disse “que as drogas estão muito presentes em nossas vidas e é um dos fatores mais prejudiciais da sociedade.” O candidato Victor Emanuel Watson Simões, 19 anos, que quer uma vaga em Direito, também escolheu esse tema na redação. “Escolhi devido ao cotidiano que as pessoas levam e às vezes são obrigadas a fazer uso de medicamentos”, argumentou.
O desvirtuamento das ong’s foi o tema de Elísio França, 20 anos, que fez vestibular para Direito. “Realmente, existem dois tipos de ong’s, as que levam a sério e as que não levam”, disse. Para Maria Amália Pires, estudante de Canavieiras que pretende cursar Enfermagem, “é um absurdo a corrupção nas ong’s. Manifestei a minha indignação com as que trabalham com o meio ambiente.”
Credibilidade – Sobre a escolha da Faculdade de Ilhéus, os candidatos são praticamente unânimes ao declarar que foram influenciados por amigos que estudaram ou estudam na faculdade e pela credibilidade como instituição de ensino superior. Esta é a opinião, por exemplo, de Nadja Gondim Passinho, que busca vaga em Administração, e também do estudante português Ricardo Bruno Fernandez Moreira e do técnico em Contabilidade João Annibal, que querem cursar Direito.
A estudante Roberta Madeira de Almeida integra um grupo de cerca de dez jovens da cidade de Canavieiras que tentam cursar Enfermagem. Ela afirma que a localização da Faculdade de Ilhéus e o conceito de seus cursos estimularam a organização do grupo para o curso de graduação. Edicleide Passos disse que todo mundo fala bem da Faculdade. “Eu, por exemplo, adorei os laboratórios da área de saúde, além de gostar do ambiente, das instalações que são limpas e organizadas”, afirmou.

VM – DRT/Ba 2459
Em 18.05.2009

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *