Prefeitura Municipal de Ilhéus

Maramata homenageará Dia do Museu no próximo dia 18

Representantes de segmentos organizados conhecem realidade financeira do município

“Homens públicos nasceram para enfrentar e vencer desafios”, diz o prefeito Newton Lima

Para prefeito Newton Lima transparência e planejamento são soluções para crise

Ações do Creas marcam Dia Nacional de Combate à violência Sexual em Ilhéus

Ilhéus amplia horário de cadastramento do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Ilhéus sedia audiência sobre o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente

Campanha de vacinação para idosos em Ilhéus vai até o dia 29

Ilhéus ganha a partir de junho voo diário da Trip Linhas Aéreas

Unidade de Saúde do Teotônio Vilela será inaugurada no próximo dia 22

Empresa Trip Linhas Aéreas abre vagas de emprego em Ilhéus

Maramata homenageará Dia do Museu no próximo dia 18

A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), cuja sede está localizada no bairro Nova Brasília, Zona Sul de Ilhéus, participará na próxima segunda-feira (18) das comemorações alusivas ao Dia Internacional do Museu. Além de apresentação de jogral, peça teatral e distribuição de cartilhas educativas, o evento contará com a participação do coral da Creche Meira e acontecerá das 9 às 12 horas.

O diretor-presidente da Maramata, Geerdson Ribeiro, chama atenção para a importância de espaços como o Museu do Mar e da Capitania, administrado pela Fundação e que funciona das 8h30min às 12 horas e das 13h30min às 17h30min. “Uma das propostas dos museus é preservar o patrimônio cultural para as gerações futuras, uma vez que, para entendermos o nosso presente, é fundamental aprendermos com o nosso passado”, comenta. Ainda segundo Geerdson, a missão educacional de um museu é tão importante quanto a sua missão científica. “No nosso caso, por exemplo, essa verdade está colocada quando cruzamos relações entre a cultura e a natureza”, afirma.

A principal proposta do Museu do Mar e da Capitania é ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento do patrimônio cultural-ambiental, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sócio-cultural do país, através da valorização do patrimônio local, sempre viabilizada por meio de ações educacionais. Nesse bojo, encontram-se ainda pesquisas variadas, comunicação e exposições de bens culturais, de fatos e de espécies históricas marcantes ligadas ao Mar e à Capitania de São Jorge dos Ilhéus.

Representantes de segmentos organizados conhecem realidade financeira do município

Ao acompanhar a entrevista que o prefeito Newton Lima concedeu hoje (15) pela manhã, à imprensa regional, no salão nobre do Palácio Paranaguá – sede oficial do governo municipal –, representantes de diversos segmentos organizados de Ilhéus afirmaram que o atual gestor agiu com transparência ao mostrar a real situação do município no âmbito financeiro. O evento foi prestigiado por Marcelo Oliveira (presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL), Libério Menezes (presidente do Sindicato dos Operadores Portuários), Emerson Tavares (presidente do Sindicato dos Estivadores) e pelo empresário do segmento de turismo, Paulo Moreira, dentre outras autoridades.

O presidente da CDL, Marcelo Oliveira, disse que o prefeito agiu de forma acertada ao convidar imprensa e representantes de segmentos para relatar as finanças municipais. Atento à prestação de contas, Oliveira argumentou que “avalio como boa e segura a explanação do prefeito, pois o que ele falou e apresentou são na verdade resultados da atual crise mundial que conseguinte vem refletindo também em nossa região. Mas creio que a situação deverá ser contornada em curto espaço de tempo”.

Para o empresário do ramo de logística portuária de Ilhéus e também presidente do Sindicato dos Operadores Portuários, do Libério Menezes, na explanação o prefeito mostrou a realidade das sucessivas quedas de arrecadação motivada pela crise nas esferas federal e estadual. “Agora, compete ao prefeito estudar e criar meios para melhorar a política financeira do município”.

O presidente do Sindicato dos Estivadores, Emerson Tavares, entende que os antecessores do prefeito Newton Lima foram os verdadeiros responsáveis pela aguda crise que vem se refletindo hoje nas finanças do município que no momento está aliada com a crise mundial. Ele acredita que a atual situação pode ser mudada com competência pelo gestor.

Na opinião do empresário ligado ao segmento de turismo de Ilhéus, Paulo Moreira, o prefeito Newton Lima agiu com clareza ao mostrar como se encontram as finanças do município provocadas pela crise mundial. “Tudo que foi mostrado através dos relatórios elaborados pela Secretaria de Finanças é resultado da crise que atinge a nossa região oriunda das esferas federal e estadual. Todos esses fatos são verdadeiros”, opinou.

A entrevista coletiva também foi prestigiada pelos presidentes da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Jailson Nascimento; Associação Comercial, Orlando Sousa de Oliveira; do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista (Sindcomércio), Antonio Costa; do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinsepi), Luiz Cláudio Viana Macedo; da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Luigi Massa, além de secretários e assessores municipais, representantes de entidades de classe e clubes de serviço do município.

“Homens públicos nasceram para enfrentar e vencer desafios”, diz o prefeito Newton Lima

“Diante das gigantescas dificuldades que atualmente caracterizam a administração pública de Ilhéus e que, infelizmente, vem impedindo a realização de novos investimentos, fiquei momentaneamente desanimado. No entanto, jamais mencionei a palavra renúncia. Homens públicos, verdadeiramente compromissados com os interesses coletivos, nasceram para enfrentar e vencer desafios”. A declaração foi feita pelo prefeito Newton Lima, durante entrevista coletiva concedida na manhã de hoje (15) à imprensa regional, no salão nobre do Palácio Paranaguá. A proposta da entrevista foi informar aos profissionais de comunicação do eixo Ilhéus/Itabuna as atuais dificuldades que o governo municipal vem enfrentando com a crise econômica mundial, o pagamento de precatórios, a redução do FPM e os constantes seqüestros de receitas.

Respondendo às perguntas da imprensa regional, ainda na seara financeira, o prefeito Newton Lima afirmou, entre outras coisas, que todo o governo encontra-se empenhado em reduzir gastos, otimizar despesas e equacionar o pagamento de dívidas. Nesse sentido, inclusive, Lima assinou decreto reduzindo em 20 por cento o seu próprio salário, os salários dos secretários municipais e de todos os cargos comissionados. “Superar essas dificuldades requer muita luta, muito trabalho e, sobretudo, muito sacrifício. A decisão de reduzir nossos salários é uma sinalização clara de que este governo permanece focado nos seus compromissos com o bem-estar da população e com o desenvolvimento do nosso município”, enfatizou o prefeito.

Indagado sobre a atual relação do Executivo Municipal com o Poder Legislativo ilheense, Newton Lima garantiu que “não há insatisfação”. Segundo ele, é natural que existam, em algumas oportunidades, divergências ideológicas. Entretanto, elas seguem convergindo para o bem do município, “uma vez que, em Ilhéus, temos poderes independentes, mas inteiramente harmônicos”, acentuou. Respondendo uma pergunta sobre o Porto Sul Bahia, o prefeito enfatizou a importância do investimento, que trará para Ilhéus um novo porto, ferrovia, rodovia e um aeroporto internacional. No entanto, ressaltou que o desenvolvimento precisa ser construído “sem jamais deixarmos de lado o meio ambiente, questão fundamental para o bem estar da humanidade”, declarou.

Secretariado – No que concerne a alguns boatos que circulam na cidade dando conta de que seu secretariado passará por uma reforma, Newton Lima lembrou que “estamos no primeiro semestre do ano. Por isso, não há consistência nessas informações”. No entanto, destacou, “todo gestor trabalha fazendo avaliações”. Respondendo a perguntas ligadas ao bloqueio de recursos para cumprimento de obrigações antigas, o procurador geral do município, Luis Carlos Nascimento, afirmou que vários acordos continuam em curso para que a administração consiga planejar melhor seus pagamentos. “Alem disso, no que tange aos chamados RPVs (Requisições de Pequeno Valor), tramita na Câmara um projeto para diminuir seus limites de 30 para 5 salários mínimos, a exemplo do que já ocorre em vários municípios”, acrescentou.

Para prefeito Newton Lima transparência e planejamento são soluções para crise

Foi com o tom de cautela e de transparência que o prefeito de Ilhéus, Newton Lima abriu a entrevista coletiva, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (15) no salão nobre do Palácio Paranaguá. Além de profissionais da comunicação do eixo Ilhéus-Itabuna, participaram representantes de entidades da sociedade civil organizada, o secretariado municipal e demais autoridades. A dificuldade financeira enfrentada pelo município nos últimos meses foi a pauta principal da coletiva, presidida por Newton Lima, pelo vice-prefeito Mário Alexandre e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Jailson Nascimento.

A política de clareza na gestão do dinheiro público mantida pela atual gestão pautou a explanação de Newton Lima sobre o histórico financeiro do município. “As dificuldades na gestão municipal foram detectadas logo que tomamos posse, em setembro de 2007, porém, assim como naquele período, a Prefeitura vem organizando um cronograma financeiro buscando permitir que o município não tenha a rotina de seus serviços básicos afetados e nem a execução de novas obras e projetos comprometida”. Ainda de acordo com Newton, “a implantação da operação tapa-buracos, melhoria na iluminação pública e em outros serviços básicos, no ano passado, só foram possíveis graças ao saneamento das finanças e os repasses do ICMS e FPM, que mesmo escassos nos permitiram investir”.

Porém, mesmo com a perda de aproximadamente dois milhões de reais no que diz respeito ao repasse do FPM nesses primeiros meses de 2009, assim como o sequestro constante de verba para pagamento de precatórios, a Prefeitura vem buscando adequar-se à nova realidade para oferecer condições mais dignas à população ilheense. “Graças à parceria com os governos estadual e federal, Ilhéus vem sendo contemplada com importantes iniciativas, a exemplo do projeto habitacional para a construção de 272 casas no Teotônio Vilela, o projeto Orla Sul, o Complexo Intermodal Porto Sul Bahia e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE)”.

Acrescentando dados mais técnicos sobre a situação financeira do município à coletiva, o secretário de Finanças, Gilvan Tavares, apresentou um breve histórico com as perdas de arrecadação do município, o acréscimo de 12% na folha salarial com relação ao mesmo período do ano passado, a participação de apenas 1,25 por cento no ICMS (valor que representa uma queda de 60% se comparado aos últimos dez anos). “Nossa política fiscal vem buscando otimizar, ainda mais, esses recursos, para que tenhamos melhores condições de investir na cidade”. Após a apresentação do secretário Gilvan Tavares, a entrevista coletiva foi aberta para os profissionais da imprensa, e também para representantes da sociedade civil organizada.

Ações do Creas marcam Dia Nacional de Combate à violência Sexual em Ilhéus

A violência sexual contra crianças e adolescentes ainda é um assunto que gera indignação e preocupa a sociedade. A Bahia é o terceiro maior estado em denúncia de abuso e exploração sexual de menores. Com o tema “Prevenção e combate à violência sexual: Informação que transforma”, a secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, através do programa Creas/ Sentinela organizou um projeto que visa prevenir e informar os jovens sobre o que é o abuso sexual e de que forma ele pode acontecer.

De maneira lúdica e atrativa, uma equipe composta por psicólogas e assistentes sociais têm levado aos adolescentes da 7ª série ao 3º ano, das escolas públicas e privadas do município, desde o início deste mês, informações sobre crimes sexuais, exposição de fotos e vídeos na Internet, exploração sexual, e violência verbal. Para a coordenadora do Creas, Vânia Darri, “esse projeto visa à conscientização da sociedade para esse problema que pode acontecer com os próprios adolescentes”. Sobre as visitas às escolas, a coordenadora informou ainda que “essas ações também se destinam a fazer desses jovens agentes multiplicadores do assunto, ajudando a falar sobre o assunto em seus grupos de convívio”.

O resultado desse projeto poderá ser visto nesta segunda-feira (18), data em que é comemorado o Dia Nacional de Combate à Violência Sexual. O evento acontece na Praça do Teatro Municipal de Ilhéus, é aberto ao público e vai contar com a equipe do Creas, que estará disponível a partir das 8:00 da manhã para dar informações e mostrar as fotografias que foram feitas durante as visitas às escolas. Ao final do evento, os participantes serão contemplados com apresentações de artistas locais como Itassucy e a banda Severina Xique, entre outras apresentações culturais.

Ilhéus amplia horário de cadastramento do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Visando garantir melhor atendimento ao grande número de interessados em se cadastrar ao programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”, uma iniciativa do Governo Federal que visa a construção de um milhão de unidades residenciais em todo o país, a Prefeitura de Ilhéus decidiu estender o horário de cadastramento, passando a estar disponível à população das 8 da manhã às 5 da tarde, conforme informações do secretário de Assistência Social e Trabalho, Augusto Macedo. O procedimento vem sendo realizado no estádio Mário Pessoa.

Somente no primeiro dia do cadastramento, cerca de duas mil pessoas realizaram o procedimento, visando garantir uma vaga entre as mil famílias que serão beneficiadas com as moradias. As unidades (casas e apartamentos) serão construídas no bairro do Iguape e na zona sul da cidade. O interessado em se cadastrar no projeto deve apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos: CPF e carteira de identidade, além de comprovantes de renda e de residência.

Déficit habitacional – Para o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, “além de diminuir o déficit habitacional do município, as mil unidades habitacionais em Ilhéus vão garantir moradias mais dignas à parte da população ilheense que paga aluguel ou que vive em casas com estrutura precária”. Ainda de acordo com Newton Lima “com a execução do programa no município, os locais onde serão construídas as novas habitações vão ser contemplados com novos serviços de infra-estrutura”.

Ilhéus sedia audiência sobre o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente

Ilhéus sediou na última quarta-feira (13), no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, Av. Esperança s/n, uma audiência pública que discutiu a reforma da Lei 6579/94 criadora do regulamento do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CECA). Com o tema “Novos Tempos, Nova CECA” a audiência, que já teve como sede Vitória da Conquista, Salvador, Juazeiro e Feira de Santana e por último Ilhéus; discutiu a composição, instalação e o verdadeiro papel do Conselho.

Estiveram presentes nesse evento representantes de várias entidades sociais, como os educadores do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), orientadores sociais do Pró-Jovem, o secretário de Assistência Social, Augusto César Macedo, representantes de projetos sociais e ONGs, além da participação do corpo jurídico do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas/Sentinela).

Para Edmundo Kroger, coordenador do evento e membro do CECUP, CECA e Fórum DCA, essa reforma é necessária para a solução dos problemas que afetam o desempenho desses órgãos. Segundo ele, “a lei tem é autoritária. O objetivo dos debates é tornar o conselho um órgão representante da Bahia e não apenas de Salvador e transformar a sociedade”. Ainda sobre a formação do conselho, “a presidência do conselho ainda é decidida pelo Ministério Público, e isso é inconstitucional, já que a função desse órgão é fiscalizar” afirmou.

Campanha de vacinação para idosos em Ilhéus vai até o dia 29

Com o objetivo de atingir a meta que é imunizar cerca de 20 milhões de idosos contra a gripe, o Ministério da Saúde decidiu prorrogar até o dia 29 deste mês a campanha nacional de vacinação. A coordenadora de imunização de Ilhéus, Kátia Chagas, explica que o objetivo da secretaria municipal de Saúde é vacinar 80% da população com mais de 60 anos, o que corresponde a 19.750 pessoas: “Ao intensificarmos o trabalho diário dos técnicos que atuam nos postos fixos e nas unidades móveis, conseguimos atingir mais de 60,42%. Mesmo assim, estamos visitando pessoas em casa e as que se encontram acamadas até alcançar o nosso objetivo”.

Para isso, a Secretaria de Saúde amplia seu plano de ação para garantir que a população idosa de Ilhéus seja vacinada. Todos os dias, as equipes móveis visitam igrejas, associações de moradores e entidades que agrupam significativa quantidade de idosos. Segundo a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, as equipes continuarão intensificando o trabalho para que a meta seja atingida dentro do prazo, “garantindo, assim, que todos os idosos estejam livres do risco da doença”.

A vacina contra a gripe tem ação durante 12 meses. É o meio mais eficaz de prevenção da infecção gripal e suas complicações. A vacinação protege contra a doença, a exemplo de febre, indisposição, dores no corpo, falta de apetite e prostração. Sua atuação auxilia o sistema imunológico a concentrar forças para um contra-ataque rápido.

Ilhéus ganha a partir de junho voo diário da Trip Linhas Aéreas

Como resultado de uma ampla articulação da Secretaria de Turismo, visando incrementar o número de vôos no aeroporto Jorge Amado e, consequentemente, o desenvolvimento do turismo local, o município de Ilhéus ganhará a partir do próximo mês de junho um vôo diário ‘Vitória-Ilhéus-Salvador’, realizado pela Trip Linhas Aéreas, uma das mais promissoras empresas do setor. A notícia foi dada pelo secretário municipal de Turismo, Hermano Fahning, que iniciou as negociações em outubro do ano passado com diretores da Trip, durante congresso anual da ABAV (Agência Brasileira de Agências de Viagem). Para iniciar suas operações em Ilhéus, a empresa aérea está abrindo vagas para estagiários com formação superior em turismo e administração, bem como para supervisores de aeroportos (superior) e agentes aeroportuários (2º grau completo). Os currículos devem ser encaminhados para tatiana.lima@voetrip.com.br .

De acordo com Hermano Fahning, a vinda da Trip Linhas Aéreas para Ilhéus é parte de uma estratégia do governo Newton Lima com o objetivo de fortalecer a indústria turística ilheense e, assim, incrementar a geração de emprego e renda no município. “Em todas as oportunidades possíveis, continuamos mostrando para o empresariado nacional o potencial que a nossa cidade tem. Com o novo voo, estaremos fortalecendo o trabalho de apresentação, divulgação e comercialização do destino ‘Ilhéus’ em Vitória, Espírito Santo”, comemora o secretário.

Nesse sentido, o voo inaugural da Trip, previsto para ocorrer em junho, trará ao município um grupo de agentes de viagem e operadores de turismo (Famtur). “Na ocasião, eles estarão fazendo uma visita técnica com a finalidade de conhecer todas as potencialidades turísticas do município”, reforça Hermano Fahning. Ainda segundo o secretário, a Trip Linhas Aéreas utilizará, no voo Vitória-Ilhéus-Salvador e Salvador-Ilhéus-Vitória, um ATR 72, com espaço para acomodar 66 passageiros. “O avião sairá de Vitória às 7h15min, devendo estar no aeroporto de Ilhéus por volta das 8h30min. Já o retorno de Salvador deverá acontecer por volta das 17h30min”, informa ainda Fahning.

Trip – Dona da maior frota da América do Sul voltada para a aviação regional, a Trip Linhas Aéreas possui 20 aeronaves, entre elas os ATR’s 42 e ATR’s 72, com capacidade para 50 e 70 lugares respectivamente. Para ampliar ainda mais a capacidade de assentos e o conforto oferecido aos clientes, a empresa informou que está recebendo 4 ATR 72-500 (68 lugares) e 5 novos jatos da Embraer, modelo E 175 (86 lugares).

As aeronaves ATR da TRIP Linhas Aéreas são equipamentos turbo-hélices, fabricados pela Aeroespatiale (França) e pela Alenia (Itália), empresas que fazem parte do consórcio AIRBUS. A família ATR apresenta índices de regularidade e pontualidade de 99% e é utilizada em mais de 60 empresas aéreas em todo o mundo. Este modelo é muito apropriado para voos regionais e para trechos com distâncias menores. A direção da TRIP Linhas Aéreas explica que reconfigurou suas aeronaves com 5 assentos a menos, para proporcionar mais comodidade, espaço e conforto aos passageiros.

Unidade de Saúde do Teotônio Vilela será inaugurada no próximo dia 22

Uma moderna unidade de saúde, que disponibilizará atendimentos médicos e odontológicos, será inaugurada pelo prefeito Newton Lima no próximo dia 22, às 17 horas, no bairro Teotônio Vilela, Zona Oeste de Ilhéus. Programada para funcionar das 7 às 17 horas, a nova unidade prestará uma homenagem a Euller de Medeiros Ázaro, um dos mais importantes e renomados médicos da história do município, que dará nome ao novo equipamento. O centro de saúde foi construído com recursos próprios e fica localizado na avenida Governador Paulo Souto.

A sede da nova unidade básica de saúde possui dois consultórios odontológicos, quatro consultórios médicos, farmácia e salas de nebulização, vacina, expurgo, esterilização e compressor, além de recepção, copa, almoxarifado e banheiros. Entre os serviços que serão oferecidos à população, destacam-se pediatria, odontologia, ginecologia, clínica geral, planejamento familiar, pré-natal, preventivos, curativos, saúde da criança, aferições de pressão arterial, dispensação de remédios, crescimento e desenvolvimento, e hiperdia, que é um sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos, executado em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (Sus), visando à geração de informações para gestores das secretarias municipais, estaduais e Ministério da Saúde.

Segundo a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, a nova unidade deverá atender, aproximadamente, 120 pessoas por dia. Para isso, continua, foram adquiridos equipamentos de última geração, como gabinete odontológico, utensílios de esterilização e materiais ambulatoriais em geral. “Teremos, no Teotônio Vilela, um centro capaz de oferecer serviços comprometidos com uma saúde de qualidade”, garante a secretária.

Equipe – Além de técnicos, atendentes e pessoal administrativo, a nova unidade básica de saúde contará com o trabalho de uma grande equipe, formada, também, por 7 médicos (3 pediatras, 3 clínicos gerais e 1 ginecologista), duas enfermeiras e 4 dentistas (2 pela manhã e 2 no período da tarde). Seguindo orientação do prefeito Newton Lima, a secretaria municipal de Saúde continuará trabalhando para aperfeiçoar e ampliar o atendimento médico-odontológico oferecido pelo município à população.

Empresa Trip Linhas Aéreas abre vagas de emprego em Ilhéus

A empresa Trip Linhas Aéreas está abrindo em Ilhéus vagas de empregos para estagiários de nível superior com formação em turismo ou em administração, bem como para supervisor de aeroportos e agentes aeroportuários. As atividades a serem desenvolvidas pelos estagiários são efetivar reservas e processar emissões de passagens aéreas, realizar inspeção de passageiros, bagagens e cargas, além de embarque e desembarque de passageiros. Outra atribuição é atender a clientes pessoalmente ou via telefone no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus. A empresa oferece bolsa de estudos no valor de 445 reais e vales-refeição e transporte. O candidato deve ter disponibilidade para trabalhar na parte da manhã ou e à noite.

Para a função de supervisor de aeroportos é necessário que o candidato tenha formação superior completa. Sua principal responsabilidade é atuar nas operações no aeroporto, coordenando as atividades de embarque e desembarque de passageiros, check-in e loja de venda de passagens no aeroporto. O objetivo é manter a qualidade do serviço prestado, zelar pelo patrimônio da empresa, atender as regras de segurança de voo, assim como administrar os recursos disponibilizados. A empresa oferece salário compatível com o mercado e vales-refeição e transporte. Também oferece planos de saúde e odontológico. O horário para trabalhar será na parte da manhã e ou à noite.

Já para o cargo de agente aeroportuário, a Trip Linhas Aéreas exige 2º grau completo, superior em andamento ou completo em administração ou turismo. A função do agente aeroportuário é efetivar reservas, processar emissões de passagens aéreas, realizar inspeção de passageiros, bagagens e cargas, embarque e desembarque de passageiros e atender a clientes pessoalmente ou via fone no aeroporto Jorge Amado. A empresa oferece salário 664 reais, vales refeição e transporte e planos médicos e odontológicos. O candidato deve ter disponibilidade para trabalhar na parte da manhã e ou noite. Os currículos devem ser encaminhados, via e-mail, para tatiana.lima@voetrip.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *