Prefeitura Municipal de Ilhéus

CADHII oferece oficinas e otimiza serviço de marcação de consultas e exames

Modificada, em Ilhéus, data de eleição do Conselho de Saúde

Moradores da zona sul de Ilhéus terão entretenimento e bingo

Congregação Batista Princesa Isabel promoverá a III Semana da Família

CADHII oferece oficinas e otimiza serviço de marcação de consultas e exames

Desde que foi entregue à população de Ilhéus, em junho do ano passado, o Centro de Atenção ao Hipertenso, Diabético e Idoso de Ilhéus (CADHII) vem garantindo suporte especializado para este público na cidade. Além de oferecer diversos serviços de saúde, o CADHII também disponibiliza oficinas e atividades físicas para pacientes e para seus acompanhantes. Entre as atividades que são oferecidas estão as oficinas para cuidadores de pessoas com doença de Alzheimer e de Insulinoterapia, para auxiliar as pessoas que utilizam o hormônio, além de atividades físicas.
O CADHII foi inaugurado em 28 de junho do ano passado pelo prefeito Newton Lima, durante as comemorações pelo dia de aniversário da cidade, juntamente com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Porém, parte dos seus serviços já era oferecida aos pacientes com hipertensão e diabetes, que eram contemplados com o Hiperdia – um dos programas que integrava o Núcleo de Atenção Especializada (NAE), que atualmente é voltado para pessoas com deficiência física. Com o crescimento da demanda, a atual gestão municipal criou um centro de referência para unir esses e outros serviços, voltados principalmente para o público com idade acima de 55 anos.
No CADHII são oferecidos desde serviços básicos, como aferição de pressão, glicemia capilar e atividades físicas, até serviços mais complexos com o auxílio de profissionais especializados, como geriatras, ortopedista e psicólogos. Somente no último mês foram realizados 1.464 procedimentos básicos e 1.340 procedimentos mais complexos. Além desses procedimentos, também são realizadas oficinas, como a de Insulinoterapia, que foi iniciada em abril e tem como o público-alvo os pacientes do centro e a Oficina para cuidadores de pacientes com Alzheimer, que também já foi iniciada e tem duração de seis meses. Maiores informações sobre as oficinas podem ser adquiridas pelo telefone (73) 3634 – 8021.
De acordo com a coordenadora do CADHII, Gisele D’Ângela, os treinamentos auxiliam a população a lidar melhor com as doenças. “Nosso intuito é melhorar a qualidade de vida dos pacientes oferecendo serviços especializados e também auxílio às pessoas que os acompanham, a fim de prepará-los para garantir um tratamento adequado”. Ainda segundo Gisele, o CADHII também realiza, sempre as terças e quintas-feiras, atividades físicas que acontecem no estádio Mário Pessoa e no Abrigo São Vicente de Paulo. O grupo é formado por cerca de cem pessoas.
A equipe do CADHII é formada por quatro recepcionistas, quatro enfermeiras, quatro técnicos de enfermagem, um nutricionista, dois psicólogos, um endocrinologista, um cardiologista, um clínico geral, um angiologista, um ortopedista, um assistente social, dois geriatras e um educador físico. O serviço está disponível das 7 às 17 horas e é direcionado para a população pré-idosa (entre 55 e 60 anos de idade), para os idosos (acima de 60 anos) e pessoas com hipertensão ou que sofram de diabetes. Os Programas de Saúde da Família são responsáveis por direcionar esses pacientes até o CADHII, para atendimento com profissionais especializados.
Serviço descentralizado – A exemplo de outras unidades de saúde do município, o Centro de Atenção ao Hipertenso, diabético e Idoso de Ilhéus conta com o serviço de descentralização de marcação de consultas e exames, permitindo que o paciente possa marcar o procedimento logo após ser atendido e na própria unidade, não havendo a necessidade de comparecer à Central de Regulação. Para Gisele, através deste novo sistema, é possível oferecer um atendimento mais otimizado ao paciente e garantir que ele mantenha a continuidade do tratamento.

Modificada, em Ilhéus, data de eleição do Conselho de Saúde

A eleição para compor o Conselho Municipal de Saúde de Ilhéus (CMSI), visando o período 2009/2011, teve sua data alterada. O pleito, que acontecerá através de plenárias e subplenárias, será realizado nos dias 22, 23 e 25 de maio. A plenária dos representantes de governos e prestadores de serviços conveniados ao SUS acontecerá no dia 25, às 15 horas, no auditório do CTA, antigo SESP, avenida Canavieiras, 253.

Segundo a legislação em vigor do Sistema Único de Saúde (SUS), a função de conselheiro de saúde não é remunerada, sendo a mesma considerada atividade de relevância pública. De acordo com o regulamento, a eleição de instituições e entidades para compor o CMSI ocorrerá através de plenárias por segmento representativo. Já para os prestadores de serviços filantrópicos, não filantrópicos e públicos, serão constituídas subplenárias por categoria. Qualquer problema ou indefinição na eleição nas subplenárias, informa ainda o regulamento, serão resolvidos pela plenária geral.

Seguindo o que dispõe as leis municipais e o Regimento Interno do CMSI, serão eleitas 20 instituições e entidades, assim distribuídas: um representante da Secretaria de Saúde do Estado; um da Secretaria de Saúde do Município; um de estabelecimento de saúde não filantrópico; um de estabelecimento filantrópico, e um representante de estabelecimento público de saúde, o que corresponde a 25% das vagas destinadas a representantes de governos e prestadores de serviços conveniados ao SUS.

Demais vagas – Outros 25% das vagas se destinam a representantes dos profissionais de saúde, sendo cinco de trabalhadores na área de saúde: associações, sindicatos, confederações e conselhos de classe. Os 50% restantes serão preenchidas por representantes do SUS: dois de movimentos comunitários, organizados na área de saúde; dois de conselhos comunitários, associações de moradores ou entidades equivalentes; um de associação de pessoas com deficiências; dois de associações de portadores de patologias e um de entidade afro-descendente ou indígena.

Moradores da zona sul de Ilhéus terão entretenimento e bingo

Como parte do projeto “Domingo na praça”, a Associação de Moradores da Praça Nourival Cardoso promove no bairro Hernani Sá, zona sul da cidade, o segundo bingo com sorteio de boi e show musical. Está programada para o dia 15, às 20 horas, apresentação de Nego & convidados, e, dia 16, após missa na igreja do Divino, forró com o grupo 4 Estações, que irá lançar CD. Encerrando a festa, no dia 17, após o bingo, show com o grupo Samba sem Lei. O apoio é da Prefeitura de Ilhéus.

O objetivo, segundo os organizadores do evento, é proporcionar diversão e integrar os moradores do bairro Hernani Sá e visitantes, “uma vez que a praça Nourival Cardoso recebe semanalmente expressivo número de pessoas. Por isso, o local é considerado um dos pontos mais frequentados da zona sul de Ilhéus, principalmente nos finais de semana”, acrescenta a comissão de organizadores”. A cartela pode ser adquirida através dos telefones 9983-7762, 8105-7332, 9961-2376 e 8849-5957.

A organização ressalta ainda que eventos como bingos e shows musicais, além de trazerem muita diversão e entretenimento, alavancam a economia local, uma vez que, durante as promoções, dezenas de comerciantes locais e vendedores ambulantes acabam sendo beneficiados, direta e indiretamente. “Ao lado disso, a realização terá cunho social, haja vista que os recursos arrecadados serão revertidos em favor da Apae”.

Congregação Batista Princesa Isabel promoverá a III Semana da Família

Com o tema central “Vivendo a fidelidade ao Senhor em família”, a congregação batista Princesa Isabel, localizada na avenida Princesa Isabel, em Ilhéus, promove no período de 17 a 24 deste mês a III Semana da Família. Segundo o pastor Márcio Frazão, o evento tem a proposta de fortalecer o relacionamento entre pais e filhos e, também, entre marido e mulher, tendo como parâmetro a Palavra de Deus.

Ainda de acordo com Frazão, “Deus tem sido fiel todos os dias, livrando-nos dos perigos e ajudando-nos durante as adversidades. Por isso e por tantas outras coisas, precisamos aprender a sermos fiéis para com Ele, servindo-o com amor, dedicação e integridade”. Além da preleção de vários pastores, a III Semana da Família contará com a participação da Banda Sacerdócio, da Igreja Batista Lindinópolis (sede), e da cantora gospel Márcia Frazão, da Igreja Assembléia de Deus, Ministério Plena Unção.

No dia 17, a partir das 19 horas, o pastor Márcio Frazão fará a abertura oficial do evento com o subtema “Celebrando a fidelidade ao Senhor em família”; dia 20, 19h30min, a palestrante Faura Rocha estará falando sobre “Ensinando a fidelidade ao Senhor aos nossos filhos”; dia 21, o pastor Robson Oliveira, da Igreja Batista Ebenézer, fará reflexão sobre “Vivendo a fidelidade ao Senhor e ao cônjuge”; no dia 23, também a partir das 19h30min, no Colégio Estadual D. Eduardo, na avenida Princesa Isabel, será realizado o I Teen Gospel, com a Banda Sacerdócio e a cantora Márcia Frazão.

Renovação – Encerrando a III Semana da Família, no dia 24, a partir das 8 horas, no Colégio Ideal, na avenida Cidade Nova, será realizado o “Manhã em Família”, que terá café da manhã e diversas brincadeiras. Para às 19 horas, no Colégio Estadual D. Eduardo, está programada a cerimônia de renovação dos votos matrimoniais. A Congregação Princesa Isabel é uma das congregações da Igreja Batista Lindinópolis, localizada no alto da Conquista e presidida pelo pastor Pedro de Jesus Chagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *