Prefeitura Municipal de Ilhéus

Secretários estaduais apresentam e debatem detalhes do Projeto Intermodal em Ilhéus

Seleção de Ilhéus goleia pelo campeonato regional feminino

Em maio, vários eventos continuam agitando a programação do Teatro Municipal de Ilhéus

Novo Complexo Logístico Produtivo trará riquezas e desenvolvimento para a Bahia


Secretários estaduais apresentam e debatem etalhes do Projeto Intermodal em Ilhéus

Os secretários estaduais de Indústria, Comércio e Mineração, e do de Meio Ambiente, Rafael Amoedo Amoedo e Juliano Matos, respectivamente, estiveram durante todo o dia de hoje, 07, em Ilhéus, com a finalidade de apresentar em detalhes o Projeto Intermodal, que inclui a construção de porto, aeroporto e ferrovia, na localidade interiorana de Ponta da Tulha. Com a implantação deste projeto, que inclui parceria com a Prefeitura local, o Governo do Estado quer dinamizar a geração de riquezas e desenvolvimento que beneficiará as regiões oeste, sudoeste e sul, dinamizando a economia em toda a Bahia e trazendo mais qualidade de vida para a sua população, ressaltou Amoedo.

No início da manhã os secretários estaduais mantiveram encontro reservado no Hotel Barravento com o prefeito Newton Lima, o vice Mário Alexandre e todos os secretários municipais, onde, através de filme e slades, detalharam todo o projeto, e, em seguida, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, novamente, durante entrevista coletiva, não só voltaram a explanar sobre o Intermodal como também dirimiram dúvidas dos profissionais de comunicação do eixo Ilhéu/Itabuna.

Nos dois encontros o prefeito Newton Lima disse que, no início da divulgação do projeto, a Prefeitura não tinha o conhecimento total do que ele representaria para Ilhéus, tanto no aspecto ambiental como também no que se refere ao econômico. Por isso, salientou, acompanhado pelo secretário de Governo, José Nazal Pacheco Soub, esteve várias vezes em Salvador para se inteirar de todo o projeto, debater a sua implantação, e poder dessa forma, adotar medidas administrativas.

O prefeito também parabenizou a iniciativa do governo estadual em discutir com a sociedade como um todo, os detalhes do Intermodal, que considera um importante vetor de desenvolvimento não só para Ilhéus, como para toda a região. Devido a necessidade de aprofundar conhecimento do projeto, assim como do seu encaminhamento e implantação, Newton Lima afirmou que foi criada uma comissão municipal para este fim. Inclusive, os secretários Amoedo e Juliano já agendaram reunião com os membros desta comissão para detalhar o projeto.

INTERMODAL – O projeto, que tem gestão pública e privada compartilhada – Estado, União e a Bahia Mineração – se insere dentro do Sistema de Integração Intermodal que envolve rodovias, a Ferrovia da Integração Oeste-Leste, o Porto Sul Bahia e o novo Aeroporto Internacional de Ilhéus. Neste contexto, o novo porto deverá servir como ponto privilegiado de entrada e saída de mercadorias, transformando Ilhéus e toda a região sul numa ponte ligando o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste do Brasil ao oeste e sudoeste baianos, conectando assim a Bahia ao mundo globalizado, assim definem os secretário a importância do Projeto Intermodal.

Seleção de Ilhéus goleia pelo campeonato regional feminino

Ao vencer no estádio Mário Pessoa a seleção feminina de Itororó pelo placar de 5 a 0, no jogo de estreia do campeonato regional de futebol de campo, a equipe de Ilhéus garantiu o primeiro lugar no certame. A segunda rodada será neste domingo (10), a partir das 15 horas, no estádio Ferreirão, em Uruçuca. Os demais jogos da equipe comandada por Arailton Montas Soares de Oliveira estão programados para Floresta Azul (17) e Itororó (24).

Na avaliação do treinador, a equipe se saiu muito bem no jogo de estreia, “embora o primeiro tempo tenha terminado empatado, o que é bem natural para um início de jogo. A partir daí, a nossa ponta direita Jacqueline abriu o placar, motivando as demais jogadoras a atuar com mais intensidade, mudança que favoreceu o surgimento de jogadas bem ensaiadas por Rosângela (atacante), Arlene Borges (centroavante) e Mônica (ponta-esquerda). As outras jogadoras também se sobressaíram bem em toda a partida”, comentou.

O campeonato regional feminino de futebol de campo conta com 12 times e está na sua quarta edição. A equipe de Ilhéus é a atual campeã regional. “No momento, temos o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer, e da Câmara de Vereadores, por meio do presidente Jailson Nascimento”, informa Arailton de Oliveira. Segundo ele, a equipe vem lutando para ser novamente campeã e mostrar que Ilhéus tem material humano de expressão nessa modalidade. “Aproveitamos a oportunidade para conclamar os nossos empresários e o comércio de modo geral para que colaborem com o nosso time via patrocínio, pois a participação de nossos empresários é de fundamental importância no sentido de termos uniformes, bolas e outros materiais para treinamento diário”.

Em maio, vários eventos continuam agitando a programação do Teatro Municipal de Ilhéus

A programação divulgada pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) para o Teatro Municipal (TMI) prossegue neste sábado (9), a partir das 19 horas, com o show “Canto Novo”, do artista ilheense Pedro Hoisel, que estará se apresentando com sua Banda. Já na próxima quarta-feira (13), também a partir das 19 horas, retorna ao palco do TMI o projeto “Maio, mês da dança”, através de um grande espetáculo, que contará mais uma vez com a participação de grupos e academias da cidade, sempre explorando estilos consagrados como jazz, sapateado, dança do ventre, balé clássico e moderno.

Na sexta-feira (15) e no sábado (16), a partir das 20 horas, a companhia de dança Garcia Fernandes apresenta uma fusão do teatro, da dança e do vídeo, numa homenagem ao ritmo portenho mais famoso do mundo: o tango. No domingo (17), em duas sessões, às 19h30min e 21 horas, o riso tomará conta do palco do Teatro Municipal de Ilhéus com o humorístico, sucesso de público em todo o Brasil, “As solteironas”.

Nos dias 23 e 24, a partir das 19 horas, visando homenagear os 50 anos da Bossa-Nova, a escola Clave de Sol estará apresentando o melhor do gênero que marcou e continua marcando a música brasileira. O espetáculo contará com participação especial de Sabará e do Grupo Encontros. No dia 28, a partir das 20 horas, acontece show musical apresentado por Gabriel Santiago & Banda, com a presença de músicos de carreira internacional. Finalmente, no dia 30, encerrando a programação de maio, será apresentado o espetáculo infantil de dança – “Maio, mês da dança infantil” – com a participação de academias e grupos de Ilhéus. Antes, nos dias 20 e 27, sempre a partir das 19 horas, o projeto “Maio, mês da dança” será novamente apresentado com a participação de grupos e academias da cidade, e sempre valorizando estilos variados de dança, como jazz, sapateado, dança do ventre, balé clássico e moderno, entre outros.

Novo Complexo Logístico Produtivo trará riquezas e desenvolvimento para a Bahia

Um novo ciclo de desenvolvimento integrado terá início na Bahia a partir da implantação do novo complexo logístico produtivo envolvendo a Ferrovia Oeste-Leste, o Porto Sul Bahia, o Novo Aeroporto Internacional de Ilhéus, uma área industrial nas imediações da BR-101, uma Zona de Processamento de Exportações – ZPE, novos acessos rodoviários e o Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene). Tudo isto formará um grande polo gerador de riquezas e desenvolvimento que beneficiará as regiões oeste, sudoeste e sul do estado, dinamizando a economia e trazendo mais qualidade de vida para a população.

Um dos pontos principais do novo complexo logístico produtivo é a Ferrovia Oeste-Leste. Em que consiste este empreendimento?

Trata-se de uma rede ferroviária a ser construída pelo governo federal ligando Figueiropólis, no estado do Tocantins, a Ilhéus, cortando toda a Bahia no sentido oeste-leste. A ferrovia vai percorrer, ao todo, 1,5 mil quilômetros, atravessando 32 municípios baianos distribuídos por 1,1 mil quilômetros. A nova linha férrea interligará o Porto Sul, a ser construído na Ponta de Tulha,.em Ilhéus, ao Norte/Nordeste e Centro Oeste do Brasil, podendo, futuramente, interligar-se com uma rede que chegará ao Oceano Pacífico, promovendo uma maior integração da América do Sul. A construção da Ferrovia Oeste-Leste faz parte do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal, sendo que o investimento previsto, de R$ 4,1 bilhões, já está no orçamento da União.

O edital de licitação para a construção da nova ferrovia deverá ser lançado neste mês de maio e a construção deve começar ainda este ano, com vários trechos sendo executados simultaneamente. A previsão é que o trecho entre Caetité e Ilhéus fique pronto até 2011.

O traçado da Ferrovia Oeste-Leste foi apresentado no início de abril ao governador Jaques Wagner pelo presidente da empresa Valec Engenharia, José Francisco das Neves, responsável pelo projeto. Segundo ele, o cronograma da ferrovia está sendo cumprido e a Valec já entregou o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) aos órgãos competentes para obter a licença prévia ambiental.

Qual as possíveis cargas a serem transportadas pelos trens?

Levantamentos prévios mostram que a nova ferrovia já nasce com uma demanda de carga que assegura o seu pleno funcionamento, principalmente por conta do minério de ferro de Caetité, com fluxo estimado em 60 milhões de toneladas/ano, e grãos do oeste baiano, com 6,2 milhões de toneladas/ano. Além disso, há demanda prevista para o transporte de carvão mineral, cimento, álcool, madeira de reflorestamento, papel e celulose, minerais não-metálicos e outros produtos além de contêineres.

O que é o Porto Sul Bahia?

O Porto Sul Bahia foi concebido para ser o mais novo sistema portuário do Brasil, dentro de uma concepção avançada e integrada e em sintonia com o que de mais moderno existe no mundo, tanto do ponto de vista de logística e engenharia quanto de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Todo o projeto do porto se insere dentro de um complexo logístico produtivo integrado que envolve a Ferrovia Oeste-Leste, o novo Aeroporto Internacional de Ilhéus, uma área industrial nas imediações da BR-101, uma Zona de Processamento de Exportações – ZPE e o Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene). Tudo isto formará um grande polo gerador de riquezas e desenvolvimento para toda a região sul do estado.

Neste contexto, o novo porto deverá servir como ponto privilegiado de entrada e saída de mercadorias, transformando Ilhéus num centro de ligação entre o sudoeste e o oeste da Bahia, e o Nordeste, o Centro Oeste e o Norte do Brasil. Trata-se de um porto offshore, ou seja, as operações de carga e descarga de navios ocorrerão a cerca de três quilômetros da costa, de forma segura e com o mínimo de impacto visual e ambiental.

Concepção artística computadorizada do Porto Sul Bahia

O novo complexo do Porto Sul integrará um grande hub (anel) logístico que se configurará numa solução para o atual gargalo existente nos portos baianos. Para sua implantação, já foi desapropriada pelo governo uma área de 1.771 hectares na Ponta da Tulha, onde serão implantadas as áreas de apoio ao porto e o novo aeroporto. É importante frisar que nenhuma atividade industrial será realizada próximo ao litoral.

Qual a perspectiva de geração de empregos para a região?

As estimativas apontam que o Porto Sul Bahia deverá promover a geração de cerca de 55 mil postos de trabalho diretos e indiretos até 2019.

Por que a escolha da Ponta da Tulha?

Porque, segundo estudos detalhados realizados, este é o local mais propício para a instalação de um novo porto na região, tanto do ponto de vista de logística e topografia quanto de localização ambiental, permitindo criar ao seu redor uma extensa área de preservação. Durante a fase de estudos técnicos, seis possíveis locações foram objeto de análises por técnicos especializados: Campinho (em Maraú), Serra Grande, Ponta da Tulha, Aritaguá, Distrito Industrial, Porto do Malhado e Olivença. A Ponta da Tulha foi a que se mostrou mais adequada para sediar o novo porto.

Localizada a cerca de 18 quilômetros de Ilhéus, na Praia Norte, logo após a localidade de Aritaguá, a Ponta da Tulha reúne boas condições de topografia, excelente calado marítimo offshore (19 metros em média) para a implantação do terminal e movimentação dos navios, facilidade de acesso por terra para a futura integração rodoferroviária e topografia favorável.

O que será feito para compatibilizar o empreendimento com a preservação ambiental?

O Porto Sul Bahia e todo o complexo logístico à sua volta estão sendo concebidos dentro do conceito do desenvolvimento sustentável, que busca compatibilizar as atividades econômicas com a preservação ambiental e a justiça social. Assim, todo o empreendimento trará consigo uma série de medidas de preservação e valorização dos ativos ecológicos e sociais que terão um efeito extremamente positivo no ecossistema da região, criando zonas de preservação rigorosa, corredores ecológicos, APAs e parques estaduais abertos à visitação e integrados a uma política consciente de ecoturismo.

De imediato, estão previstas três ações ambientais estratégicas:

1) Criação de Unidade de Conservação de Proteção Integral na Lagoa Encantada;

2) Melhorias na APA da Lagoa Encantada e Rio Almada; e

3) Ampliação e Regularização do Parque Estadual da Serra do Conduru.

Está prevista ainda a criação de extensas áreas de conservação e amortecimento ecológico ao redor do empreendimento, livres das atuais pressões urbanas, da especulação imobiliária e da exploração desordenada que hoje caracterizam a região. Por outro lado, é bom lembrar que a inatividade socioeconômica pode gerar exclusão e destruição ambiental. Caso o novo porto não seja implantado na região, a área em foco ficará sujeita a um processo de degradação por conta de pressões urbanas desordenadas e ocupações irregulares e uma especulação imobiliária que beneficiará a apenas alguns poucos.

Com o novo empreendimento, serão requalificadas e valorizadas as unidades de conservação já existentes, como as APAs da Lagoa Encantada e do Rio Almada e o Parque Estadual do Conduru. Estima-se que, até 2019, cerca de R$30 milhões deverão ser investidos pelo Governo do Estado na preservação e requalificação do meio ambiente na região, recursos que de outro modo não seriam disponibilizados.

Como fica a articulação do novo porto com o setor turístico? Não haverá prejuízo ao turismo com os novos equipamentos?

O Porto Sul Bahia – juntamente com o novo Aeroporto Internacional de Ilhéus, ao qual estará acoplado – deverá servir como elemento impulsionador do turismo em toda a zona litorânea do sul da Bahia,. A maior facilidade de transporte e um florescente turismo de negócios fomentado pelo novo complexo logístico que será implantado na região beneficiará todo o trade turístico e de serviços, gerando mais receita e novos postos de trabalho para o setor.

O novo porto terá uma convivência harmoniosa e sinérgica com o setor do turismo, a exemplo do que já ocorre nos portos de Suape, em Pernambuco, localizado a apenas três quilômetros do Eco Resort Cabo de Santo Agostinho e a poucos quilômetros de Porto de Galinhas, e Itajaí, em Santa Catarina, a seis quilômetros do Balneário Camboriú, importantes pólos turísticos. Afinal, negócios e turismo caminham juntos, pois onde há desenvolvimento econômico naturalmente há um incremento das atividades ligadas ao entretenimento, hospedagem, alimentação, transporte, comércio e serviços em geral.

Qual o impacto do empreendimento sobre as cidades da região?

Espera-se um impacto significativo nos centros urbanos localizados na área de influência do projeto, daí porque o governo já está tomando providências para compatibilizar os novos empreendimentos com o crescimento sustentável da região. Além do bipólo urbano de Ilhéus-Itabuna, a área de influência direta do projeto compreende também as cidades de Uruçuca, Buerarema e Itajuípe, localizadas num raio de 30 quilômetros do complexo.

Inicialmente, será feita a duplicação da Rodovia Jorge Amado – que liga Itabuna a Ilhéus. A duplicação dessa estrada não terá impacto apenas regional, mas poderá significar mais uma “ponte” para o escoamento da produção do norte/noroeste de Minas Gerais através do sul da Bahia. Além de trazer mais turistas em busca das praias, é claro. Ilhéus também ganhará um Anel Rodoviário para evitar congestionamentos na área urbana. A efetiva institucionalização de uma possível Região Metropolitana com eixo no bipolo Ilhéus-Itabuna deverá ser oportunamente debatida no decurso da implantação do projeto, a partir de ampla discussão entre as municipalidades envolvidas, instâncias do governo estadual, sociedade civil e setor empresarial. Seja qual for essa decisão, uma nova institucionalidade será necessária para assegurar unidade e efetividade às políticas da gestão territorial urbana em sua nova dimensão.

Institucionalizando-se ou não uma nova Região Metropolitana, a gestão territorial precisará ser reconfigurada e reaparelhada para que possa contemplar adequadamente, de forma integrada e sinérgica, os diversos fatores e variáveis estruturadores de sua qualidade e sustentabilidade, notadamente em relação aos seguintes aspectos:

1. Adequado atendimento ao incremento da demanda habitacional;

2. Estruturação física, institucional e operacional do saneamento ambiental, resgatando passivos e contemplando incremento previsto de demanda;

3. Estruturação da mobilidade urbana em cada município na rede de articulação metropolitana e desta com as diversas malhas da integração viária estadual e nacional;

4. Implantação e aparelhamento adequado de equipamentos e serviços públicos de referência regional, contemplando, no mínimo as áreas da Saúde; Educação; Desenvolvimento Social; Cultura, Esporte e Lazer.

5. Aperfeiçoamento e fortalecimento institucional das administrações municipais e seus serviços;

6. Aperfeiçoamento e fortalecimento da integração dos órgãos estaduais e federais com atuação sobre a região;

7. Aperfeiçoamento e fortalecimento do sistema de planejamento e gestão estratégica da Região em integração com o macroplanejamento do Estado e do Governo Federal;

8. Estruturação e preservação do conforto urbano nas sedes e distritos municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *