Como parte dos esforços que vem sendo empreendidos pela Associação dos Municípios do Sul e Extremo Sul da Bahia (AMURC) e o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, para normalizar os vôos no aeroporto Jorge Amado, que continua sofrendo restrições operacionais, mais um encontro foi realizado nesta terça-feira (5), em Brasília, entre Moacyr Leite e a diretoria da Agência Nacional de Viação Civil (ANAC).
Desde que foram impostas restrições sobre pousos e decolagens no aeroporto de Ilhéus, muitas reuniões foram mantidas entre a Amurc e órgãos ligados à aviação civil. O último encontro foi entre diretores da TAM e Gol, em São Paulo, onde Moacyr Leite e Newton Lima reivindicaram às companhias a implantação de novos vôos com horários mais flexíveis para atender a demanda regional. Foram solicitados vôos partindo de Ilhéus pela manhã, retornando à noite. As companhias se mostraram disponíveis em direcionar esforços para a normalização dos vôos.
Na reunião desta terça-feira (5), o presidente da Amurc e prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite, considerou esclarecedora a conversa que manteve com o superintendente de Infraestrutura Aeroportuaria da Anac, Anderson Ribeiro Correia, que afirmou não haver mais nenhuma restrição quanto aos pousos e decolagens no aeroporto Jorge amado. A restrição existe apenas em relação ás aeronaves modelo A320 da TAM e o 737 800 da Gol, devido ao tamanho das mesmas e o comprimento da pista. Agora, a ação está direcionadas às companhias, para que possam disponibilizar aeronaves do tipo A 319 e 737/300, que são usadas na ponte aérea Rio-São Paulo, bem com contatar outras companhias aéreas que tenham interesse em operar no aeroporto Jorge Amado.
Para Moacyr Leite, “a luta pela regularização nos vôos do aeroporto de Ilhéus passou a ser uma questão de honra para toda comunidade regional, pois o aeroporto de Ilhéus, é uma das principais portas de entrada da economia e do turismo de nossa região”, finalizou.