Prefeitura Municipal de Ilhéus

Newton terá encontro com GOL e TAM e participará de passeata de prefeitos

Aterro sanitário de Ilhéus vai ser requalificado pela Prefeitura e Conder

Repartições da Prefeitura de Ilhéus não funcionarão nos dias 21 e 23 deste mês

Ilhéus recebe amanhã visita de ex-primeira dama da França

Sebrae/Ilhéus realiza no próximo dia 24 workshop gratuito sobre inovação

Newton terá encontro com GOL e TAM e participará de passeata de prefeitos

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, estará em São Paulo no próximo dia 27, acompanhado por representantes da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) e da União dos Prefeitos da Bahia (UPB). Na capital paulista, o prefeito será recebido às 14h30min pela diretoria da companhia área GOL, e, posteriormente, às 16h30min terá nova audiência com a diretoria da TAM.

Nos dois encontros, a assunto em pauta será a normalização dos vôos das duas empresas no aeroporto Jorge Amado, uma vez que, com a crise instalada no terminal aeroportuário devido as exigências da ANAC, a economia regional vem sendo afetada duramente, inclusive o Pólo de Informática local, que já vem sofrendo sérios prejuízos,.somando-se os efeitos da crise financeira internacional.

Já no dia seguinte, 28, o prefeito Newton Lima estará participando de uma grande passeata dos prefeitos da Bahia, em Salvador, num protesto organizado pela UPB devido a situação caótica em que vivem atualmente os municípios brasileiros por causa da drástica queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a mais importante fonte de receita da grande maioria dos municípios baianos.

O prefeito, que vem participando ativamente, tanto do retorno da normalidade do aeroporto Jorge Amado, como também da luta dos prefeitos baianos pela melhoria da arrecadação dos municípios, salienta que, em todas essas lutas é primordial a união de forças, não só dos poderes constituídos, como também da sociedade civil organizada, com o encaminhamento de propostas e de protestos para as autoridades competentes.

Aterro sanitário de Ilhéus vai ser requalificado pela Prefeitura e Conder

Ao participar da terceira reunião pública que discute questões ligadas à requalificação do aterro sanitário de Ilhéus, situado na localidade rural de Itariri, a assessora da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), Fátima Espinheira, mostrou ao prefeito Newton Lima, vereadores, secretários e assessores municipais, além de representantes da sociedade civil organizada, as ações e parcerias que estão sendo implementadas no local. Durante o debate, que aconteceu no salão nobre do Palácio Paranaguá, sede oficial do governo municipal, a assessora tratou também das políticas sociais a serem desenvolvidas junto às cerca de 20 famílias de catadores que têm no lixo sua principal fonte de renda, elogiando a atitude do prefeito em disponibilizar todas as secretarias afins para o bom andamento do projeto.

No decorrer de sua exposição de motivos, Fátima Espinheira elencou todo o trabalho que vem sendo realizado em Itariri, a exemplo do cadastramento e da remoção das famílias, identificação de cada uma delas, checagem de suas inserções em programas sociais do governo federal e a construção de galpões nos bairros para realizar coleta seletiva visando à geração de renda, além de parcerias variadas com representantes de organizações não-governamentais e empresas privadas da região com vistas a discutir o processo de gestão do equipamento.

Outras propostas apresentadas por técnicos da Conder foram a realização de palestras educativas e a criação de cooperativas capazes de envolver os catadores de lixo em atividades organizadas. Também foi lembrado que parte dessas famílias é egressa do município de Itabuna que se desloca de lá, principalmente, no período de alta estação quando o volume de lixo aumenta por causa do fluxo de turistas.

Fátima Espinheira explicou que a proposta da Conder “é trazer para Ilhéus experiências positivas voltadas para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Um dos objetivos do projeto, então, é promover a recuperação do aterro sanitário e permitir que as famílias que vivem no local voltem para suas casas e passam utilizar o espaço apenas como ponto de apoio para separar e armazenar o que for retirado”.

Parcerias – Em suas explanações, os especialistas da Conder disseram que a remoção das famílias contaria com o apoio de equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e com a elaboração de campanhas de conscientização junto à população através de cartilhas ilustrativas e em parceria com a Fundação Politécnica e o artista plástico Paulo Serra. A Conder estabeleceu parcerias com a rede de supermercados Meira e a empresa processadora de cacau Cargill. A representante da organização não-governamental, Darcinólia Lopes Araújo, do Grupo de Irmãos Voluntários da Esperança, disse que a Cargill já faz em Ilhéus coleta seletiva de resíduos sólidos, a exemplo de papelão e plásticos. A ONG promove a capacitação dessas pessoas com a finalidade de evitar que elas fiquem no aterro.

Repartições da Prefeitura de Ilhéus não funcionarão nos dias 21 e 23 deste mês

As repartições da Prefeitura de Ilhéus, bem como a Fundação Cultural (Fundaci) e a Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), não funcionarão na próxima terça-feira, dia 21, feriado nacional de Tiradentes, e na próxima quinta-feira, dia 23, feriado municipal de São Jorge, um dos padroeiros da cidade. Apesar dos feriados, órgãos e entidades que desempenham atividades essenciais, como setores de serviços urbanos e saúde e que não podem sofrer interrupção, a exemplo da coleta de lixo, funcionarão dentro da sua normalidade.

Encontram-se ainda no calendário de pontos facultativos e feriados nacionais, estaduais e municipais de 2009 os dias 1º de maio (Trabalhador), 11 de junho (Corpus Christi), 24 de junho (São João), 28 de junho (Dia da Cidade), 2 de julho (Independência da Bahia), 15 de agosto (Nossa Senhora da Vitória), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 28 de outubro (Funcionário Público), 2 de novembro (Dia de Finados) e 25 de dezembro (Natal).

Ilhéus recebe amanhã visita de ex-primeira dama da França

A ex-primeira dama da França, Danielle Miterrand desembarca na manhã deste sábado, dia 18, em Ilhéus, onde cumprirá intensa agenda de visitas e encontros. Junto com comitiva de franceses, Miterrand será recepcionada pela superintendente estadual de Cultura, Ângela Andrade; presidente da Fundação Cultural, Maurício Corso; pelo secretário municipal de governo, José Nazal e demais autoridades. Ainda pela manhã, a ex-primeira dama da França visitará a sede do governo, o centenário Palácio de Paranaguá, onde será recebida pelo prefeito Newton Lima, o vice, Mário Alexandre, e pelo presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, Moacir Leite.

Ainda pela manhã, Danielle Miterrand e comitiva visitam o Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica Doutor Euclides Teixeira Neto para conhecer um projeto de beneficiamento da amêndoa de cacau e de produção de chocolate na sede da Superintendência Regional da Ceplac. Também na Ceplac, está prevista reunião com 12 produtores de cacau pré-selecionados para concorrer ao concurso Cacau por Excelência promovido pelo Centro de Pesquisa Agrícola Francês para Desenvolvimento Internacional (Cirad), Event International e Bioversity Internacional. Á tarde, ela almoça com representantes da Odebrecht e segue para visitar fazendas no baixo sul da Bahia.

Para o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, a visita de Danielle Miterrand representa um passo importante para a consolidação da cidade, como sede do Terceiro Encontro Estadual de Cultura, que acontece em novembro deste ano em Ilhéus. “Durante o evento, vamos dar enfoque a 2009 como o ano da França no Brasil, fortalecendo ainda mais esse intercâmbio político-cultural existente entre as duas nações. A visita também será uma ótima oportunidade para que a ex-primeira dama, que foi amiga pessoal do escritor Jorge Amado, possa conhecer de perto nossas belezas e riquezas histórico-culturais”, salientou.

Sebrae/Ilhéus realiza no próximo dia 24 workshop gratuito sobre inovação

“Como a pequena empresa pode lucrar com a inovação?”. Esta é a pergunta que o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) pretende responder na próxima sexta-feira, dia 24, das 19 às 22 horas, durante workshop gratuito que acontecerá no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, localizado na avenida Soares Lopes. O evento, que deverá ser prestigiado por cerca de 150 pessoas, conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus e, segundo o gestor do Sebrae/Ilhéus, João Batista, apresentará um “caso de sucesso”, relatado pelo empresário Wilson Arruda.

No decorrer do workshop, a proposta do Sebrae é responder a vários questionamentos das micro e pequenas empresas, como, por exemplo, o que é inovação, quais são os tipos de inovação, que atitude o empresário deve ter frente à inovação, se não inovar, o que pode acontecer e quais os ganhos com a inovação. O público alvo do workshop do Sebrae é formado por empresários e profissionais ligados aos diversos setores da economia, como indústria, serviços, comércio e agronegócio.

O gestor do Sebrae/Ilhéus, João Batista, enfatiza que uma das missões do workshop será desmistificar a noção que muitos micro e pequenos empresários ainda têm de inovação. “Lá, eles vão descobrir que inovação está ligada, também, a práticas simples, capazes de tornar seus negócios mais competitivos e produtivos”, acrescenta, salientando que, além de inteiramente gratuito, o workshop será interativo.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) surgiu em 1972 com o objetivo de estimular o empreendedorismo e o desenvolvimento no Brasil. Entidade privada e de interesse público, o Sebrae apóia a abertura e a expansão dos pequenos negócios, transformando a vida de milhões de pessoas por meio do empreendedorismo. No Brasil, de acordo com o IBGE, existem 14,8 milhões de micro e pequenas – 4,5 milhões formais e 10,3 milhões informais – que respondem por 28,7 milhões de empregos e por 99,23% dos negócios do país. O trabalho do Sebrae auxilia o desenvolvimento sustentável de diversas comunidades, de forma comprometida com a construção de um país melhor e de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *