Zona rural de Ilhéus segue recebendo serviços de saúde
Iniciada programação de novenário em homenagem a padroeiro de Ilhéus
Conder e Prefeitura de Ilhéus discutem novas ações para o reordenamento do aterro de Itariri
Teatro Municipal de Ilhéus volta a receber grandes espetáculos
Zona rural de Ilhéus segue recebendo serviços de saúde
A zona rural de Ilhéus segue recebendo serviços de saúde através da Unidade Móvel Odontológica, o conhecido Odontomóvel, que está incrementando, neste mês de abril, a sua programação de atendimentos. Com o equipamento, moradores de áreas distantes do centro da cidade têm a oportunidade de serem beneficiados por ofertas essenciais de saúde. A proposta do governo municipal, que também leva para a zona rural ações preventivas por meio de palestras variadas, é estar presente nos pontos mais recônditos de Ilhéus com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.
Hoje (15) e amanhã (16), a equipe da Unidade Móvel Odontológica está visitando a localidade rural de Pimenteira, sendo que, na sexta-feira (17), o atendimento chega até o distrito de Inema. De acordo com a programação, os próximos locais a serem contemplados são o Novo Ilhéus (22) e a escola municipal de Itariri (24). Ainda segundo o planejamento divulgado, também serão contempladas em abril as comunidades do Rio do Engenho (27), Areia Branca (28), Santo Antônio (29) e, por fim, Couto (30).
Os atendimentos são realizados das 8 às 17 horas, período em que a equipe, formada por cirurgião dentista e auxiliares, realiza tratamento dentário, auxílio preventivo com aplicação de flúor e distribuição de farto material informativo. A visita do Odontomóvel pode ser solicitada por administradores, presidentes de associações e representantes de escolas ou creches. Maiores informações sobre o calendário de atendimento odontológico podem ser obtidas por meio do telefone (73) 3234-3712.
Iniciada programação de novenário em homenagem a padroeiro de Ilhéus
Começou ontem, dia 14, a programação do novenário em louvor a São Jorge, que traz como tema “Catequese: caminho para o discipulado e a construção de uma cultura de paz”. Durante os nove dias, a comunidade cristã juntamente com diversos setores da sociedade vai discutir fé, promoção da paz, eucaristia, entre outros assuntos. O ponto alto da festa é no dia 23, quando a Paróquia São Jorge e a Diocese de Ilhéus, que promovem o novenário, realizam alvorada, missa solene, caminhada de fé e vários outros eventos para celebrar um dos santos padroeiros da cidade.
A cada noite, um sub-tema é abordado e um setor da sociedade é convidado para debater o assunto junto com a comunidade. Hoje (15), a discussão será voltada para a área de segurança e discutirá o tema “O discipulado no ministério de Jesus Cristo” com o Pe. Gilberto Reis. A noite terá como convidados representantes da segurança pública, paróquias e dos colégios Militar e Estadual. Amanhã (16), representantes da área de cultura e turismo e também de paróquias, escolas e famílias serão convidados para discutir “Discípulos de Emaús: experiência do Encontro com Jesus Cristo no caminho, na palavra e na Eucaristia”. A terceira noite do novenário terá como palestrante o padre Paulo Brandão.
Na sexta-feira (17), o sub-tema será “Paulo Apóstolo, o catequista itinerante”, abordado pelo Pe. José Alvino Cristo. A quarta noite contará com a presença dos profissionais da área da saúde, Apostolado da Oração, paróquias, escolas e famílias. No sábado (18), quinta noite do novenário, o Pe. Carlos Granja discute “A identidade de Jesus é mais uma maneira de exercer o discipulado” junto com representantes de Clubes de Serviços e da Pastoral familiar. No domingo (19), “Catequese, serviço eclesial e caminho para o discipulado” será abordado pelo seminarista Wellington e terá a juventude como convidada.
Na segunda-feira (20), o Pe. Marcos Lemos discute “A segurança é fruto da paz e a paz é fruto da justiça” com os profissionais da educação. A penúltima noite do novenário, terça-feira (21) tem como público-alvo os servidores públicos e vai discutir “Catequese como processo de formação permanente e encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo”, com o palestrante Pe. José Benedito. Na quarta-feira (22), última noite do novenário, representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário serão convidados para discutir o tema “Quem se encontra com Jesus Cristo se põe a caminho e faz a experiência do discipulado”, com o Padre Diogo.
As reuniões acontecem sempre a partir das 19h, na Igreja Matriz de São Jorge, sendo que todas as noites serão animadas com a presença de corais e grupos de canto da cidade. No último dia de homenagens em louvor ao santo padroeiro (23) está programada alvorada, por volta da meia-noite; missa das intenções com animação do Coral Dom Eduardo às 7 da manhã, missa solene às 9h30min e caminhada de fé pelas principais ruas do centro da cidade, às 16h30min, com saída da Igreja Matriz de São Jorge.
Conder e Prefeitura de Ilhéus discutem novas ações para o reordenamento do aterro de Itariri
Assessores técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) estão em Ilhéus esta semana para discutir o início da obra de requalificação do aterro sanitário de Itariri, localizado na zona rural do município. Uma das reuniões aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 15, no salão nobre do Palácio Paranaguá. Além do início da construção de um grande galpão no local, representantes da Conder e das secretarias municipais de Assistência Social e Trabalho e de Planejamento e Obras, também discutiram políticas sociais que serão desenvolvidas junto às famílias que sobrevivem do que é retirado do local.
Durante o restante da semana, técnicos da Conder e da Prefeitura Municipal vão se reunir com representantes de ONGs e de empresas privadas para discutir o processo de gestão do novo equipamento para tratamento do lixo, bem como a situação dos catadores. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho, cerca de 60 famílias retiram do Itariri sua principal fonte de renda. Segundo a diretora-presidente do Conder, Maria Del Carmo, o objetivo do projeto de recuperação do aterro é permitir que os catadores de lixo possam retornar para suas antigas casas e utilizar o espaço apenas como ponto de apoio para a separação e armazenamento do que for recolhido.
De acordo com os técnicos da Conder, essas famílias continuarão sendo assistidas por programas sociais, a fim de melhorar a qualidade de vida dessa população. “A prefeitura junto com a Conder, já vem realizando mutirões sociais e de saúde e mantendo um diálogo bastante proveitoso com essas famílias, visando garantir todos os direitos e deveres desses cidadãos”, afirmaram. Ainda segundo informou a representante dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município, Maria Marta, quatro assistentes sociais foram designadas para coordenar o projeto, utilizando as políticas implementadas pelos Cras em Ilhéus.
Nesta quinta-feira, 16, a partir das 16h, assessores técnicos do Conder e da Prefeitura municipal voltam a se reunir na sede do governo para detalhar as ações de recuperação, discutir o processo de licitação e de início das obras, além de políticas de limpeza para a área urbana da cidade. Já na sexta-feira, a equipe volta a se reunir com representantes da Comissão de Catadores para debater o processo de transição desses trabalhadores para as suas casas. Esta comissão também integrará o grupo responsável pelo acompanhamento da obra.
Teatro Municipal de Ilhéus volta a receber grandes espetáculos
O Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), reaberto no início deste mês após uma ampla reforma, voltou a ser palco de grandes espetáculos. De sexta-feira (17) até domingo (19), sempre a partir das 20h30min, o espaço estará recebendo “A vida é uma comédia”, peça assistida por mais de 100 mil pessoas em todo o Brasil. Escrita e interpretada pelo ator Fábio Moraes, a montagem conta com direção de Marcos Wainberg, do humorístico ‘Zorra Total’, da Rede Globo de Televisão. Com a reabertura do Teatro, a proposta do governo municipal é valorizar a cultural regional, mas, trazer de volta a Ilhéus, também, trabalhos nacionais de arte, dança e música.
No espetáculo, um monólogo recheado de muito humor, ironia e criatividade, o ator maringaense Fábio Moraes demonstra toda a sua versatilidade ao interpretar cinco personagens de uma mesma família. Em “A vida é uma comédia”, Moraes traz ao palco personagens de repertório aguçado, capazes de gerar uma identificação imediata. Estão lá Kiko, o malabarista de sinaleiro, que fez Faculdade de Direito, mas não passou no Exame da Ordem, tendo como única saída trabalhar em semáforos; o Dimirso, um gaguinho rejeitado pelo pai; a Jaci Borrô, uma socialite falida que não perde a pose; o Jhonwando, um cara com nome artístico que tinha tudo para ser uma pessoa de sucesso, mas acabou vencido pela bebida; e, por fim, Edicreuza, uma empregada doméstica que só trabalha para famosos e para a chamada alta sociedade.
Apesar de ter uma forte ligação com o teatro desde os tempos de colégio, Fábio Moraes passou alguns anos distante dos palcos. Após a conclusão do curso de Letras, entretanto, tornou-se professor universitário e passou a montar peças com os seus alunos. No ano passado, o ator resolveu montar uma escola de teatro em Maringá, voltando, então, a atuar e dirigir espetáculos. O passo seguinte foi escrever o monólogo que, atualmente, faz sucesso em todo o Brasil. Fábio conta que assim que acertou a direção com Marcos Wainberg foi ao Rio de Janeiro e permaneceu 12 dias ensaiando cerca de 10 horas por dia. Dias depois, o diretor veio a Maringá e fecharam o trabalho. A peça começou sua turnê pelo país no último mês de dezembro, já tendo passado por cidades importantes, como Salvador, Belo Horizonte, Maceió, Aracajú e Brasília.
Abril – Nos anos 80 e parte dos anos 90, o Teatro Municipal de Ilhéus recebeu grandes espetáculos de dança, música e humor. No palco do TMI, já atuaram artistas consagrados, como Vera Fischer, Perry Sales, Raul Cortez, Patrícia Pillar, Edson Celulari, Mauro Mendonça, Roberto Pirillo, Chico Anysio, Juca Chaves e Benvindo Sequeira, entre tantos outros. A programação do Teatro Municipal de Ilhéus para este mês de abril também inclui o espetáculo “Ó Paí, ó”, que será apresentado no período de 24 a 26, sempre a partir das 20 horas; “Quebra nozes”, dia 29, às 20 horas; “Via sacra em versos”, dia 30, às 15 horas e, no mesmo dia, “Diário do Hospício”, às 19 horas.