A Câmara de vereadores de Ilhéus aprovou no dia de ontem (15) um pedido de suplementação orçamentária de 100%, feito pelo prefeito Newton Lima. Durante a sessão, a grande decepção foram os vereadores Bel do Vilela, Dinho Gás, Valmir de Inema, e Tarcísio do Salobrinho, que participaram da votação, mas não sabiam o que estava sendo discutido. Usaram o discurso de que são novos no parlamento, e que precisavam dar um crédito de confiança ao prefeito. No momento que o projeto foi colocado em votação pelo presidente da casa, o vereador Dinho Gás não sabia o que fazer: se levantava ou ficava sentado.
A bancada do PT, composta pelos vereadores Alisson Mendonça, Paulo Carqueja e Carmelita, fez um grande esforço no objetivo de explicar o que estava acontecendo. Caso fosse rejeitada a emenda de 25%, automaticamente a proposta de 100% seria aprovada. Mas os vereadores novatos, com exceção de Gurita e Paulo Carqueja, não entediam o que estava sendo proposto.
Foi apresentada pela oposição uma emenda de 20%. Na discussão no plenário, não houve acordo e a emenda chegou a 25%, que também não foi aceito pelos vereadores de situação, que queriam 30%. Depois de mais de uma hora de discussão do projeto, o presidente Jaílson Nascimento botou em votação a emenda de 25%, que foi rejeitada pela maioria dos vereadores, aprovando assim o projeto encaminhado pelo governo de 100% de suplementação orçamentária.
O orçamento de 2009 para a Prefeitura de Ilhéus é de mais de R$ 234 milhões de reais. Com a suplementação de 100%, aprovado pelo Legislativo, o prefeito de Ilhéus tem, portanto, a sua disposição quase meio bilhão de reais.