O DESTINO DA VELHA FÁBRICA

Em maio faz um ano que a Prefeitura de Ilhéus conseguiu na justiça o direito de demolir o prédio onde funcionou a velha fábrica de chocolate da família Kaufmann, nas imediações do terminal rodoviário urbano.
Os motivos principais que justificaram a medida foram o perigo que o prédio, antigo e sem manutenção, representava para a coletividade, além da questão estética. A construção do início do século XX era um trambolho no centro da cidade.
Sem considerar o imbóglio jurídico que a demolição provocou, o fato é que se a velha fábrica ofendia a estética urbana ilheense, muito piores são as ruínas que ficaram no lugar do prédio. E muito mais perigosa para a coletividade é a situação de abandono daquele imóvel, onde entulho, peças de antigas máquinas e até pedaços de eletrodomésticos estão jogados, muitos servindo como focos do mosquito da dengue.
O fato demonstra que a Prefeitura pode ter agido com a melhor das intenções (ou não…), mas certamente lhe faltou planejamento. Ou a brilhante ideia era apenas substituir um trambolho por outro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *