Um grupo de estudantes da Ursuline Academy of Dallas, localizada no estado americano do Texas, visitou na manhã de hoje, 7, a Superintendência da CEPLAC na Bahia, no quilômetro 22 da rodovia BR-415 Jorge Amado, entre as cidades de Ilhéus e Itabuna, no Sul do Estado. Além de assistir a um vídeo sobre a missão institucional da CEPLAC e sua área de abrangência nos estados produtores de cacau, os alunos visitaram diversos projetos.
Na área da cacauicultura conheceram o processo de beneficiamento da amêndoa de cacau e o Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica Euclides Teixeira Neto, aonde a CEPLAC faz treinamentos e produz chocolates experimentais. No Centro de Pesquisas do Cacau (CEPEC) visitaram o Setor de Entomologia, com coleções de insetos que têm como habitat a lavoura do cacau; Centro Regional de Apicultura do Sul da Bahia; Projeto Bicho-Preguiça e a matinha, uma área remanescente de Mata Atlântica.
Segundo o pesquisador João de Cássia do Bonfim Costa, um dos cicerones do grupo, os estudantes ficaram encantados com os projetos desenvolvidos pela CEPLAC. A estada no Brasil tem curta duração, já que estão em missão de retribuição à visita que um grupo de alunos brasileiros de instituições de educacionais coirmãs Ursulinas, incluído o Instituto Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus, e Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, fez aos Estados Unidos, no ano passado, no bojo de um projeto educacional de integração global que prevê aulas, pesquisas sobre fauna, flora e cultura locais.
Mais informações: www.ursulinedallas.org ou www.piedade.org.br