CRISE ECONÔMICA É DEBATIDA COM EMPRESÁRIOS NA FACULDADE DE ILHÉUS

Na última terça-feira, cerca de 80 empresários do comércio ilheense participaram de um café da manhã na Faculdade de Ilhéus, seguido de palestra no auditório Adélia Melo, sobre “A atual economia do Brasil e a relação entre a crise econômica mundial e a nossa região”, ministrada pelo professor e administrador de empresas Erich Richard Sommer. Na oportunidade, o presidente da CDL de Ilhéus, Marcelo Oliveira, assinou convênio com a Faculdade de Ilhéus, representada pelo diretor geral, professor Almir Milanesi, para obtenção de descontos especiais nos cursos ministrados na instituição.

Os proprietários e funcionários de empresas associadas à CDL, em dia com as obrigações legais, e que ingressarem na Faculdade de Ilhéus a partir do segundo semestre de 2009, terão direito a descontos nas mensalidades. Nos cursos de graduação de Administração, Ciências Contábeis e Nutrição, bem como os profissionalizantes, os descontos serão de 20% (vinte por cento); em Direito e Enfermagem e nos cursos de pós-graduação, o aluno beneficiado vai usufruir do desconto de 13% (treze por cento).

CRISE – Durante a palestra, o professor Erich Sommer disse que a crise traz desafios, uma coisa muito positiva: “quando a coisa está muito boa, a gente se acomoda. E com a crise nos temos que mudar alguma coisa em nossas vidas. O processo precisa ser desenvolvido e construído. Desenvolver e construir coisas novas”. E ao se dirigir ao empresariado, afirmou: “O comércio, a que vocês estão ligados, é uma área muito importante que depende do consumo, atingido diretamente pela crise. O consumo interno caiu. É hora de celebrar parcerias”.

Nos dados que apresentou da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) há um recuo de 4% no crescimento da economia dos países desenvolvidos. O Japão recua 6,6% e o Brasil 0,3%. A China cresce 6,3% e a India 4,3%. A previsão é de 25 a 36 milhões de desempregados no mundo até 2010. Na edição de 02 de abril último, do Jornal Valor Econômico, registra-se que desde o início da crise, em setembro de 2008, até o mês de dezembro, houve uma redução de 20,1% na produção industrial brasileira. Sommer falou da quantidade de demissões que vem ocorrendo no país e no mundo, por conta da crise, a exemplo da Peugeot, Embraer e Vale do Rio Doce.

OTIMISMO – Foram elencadas pelo palestrante 10 razões que favorecem ao Brasil para vencer a crise econômica mundial. Entre elas, estão a reserva nacional de 200 bilhões de dólares, o crescimento do mercado interno, a forte matriz energética, a condição de maior exportador de alimentos, a relativa estabilidade política e a estabilidade econômica previsível, dentre outras. Após a exposição do professor Eric Sommer, o empresário Marcos Mendonça se pronunciou sugerindo que a Faculdade de Ilhéus e a CDL organizem, imediatamente, um seminário sobre o tema “Vamos Pensar Ilhéus”, que já foi sinalizado positivamente pela direção das duas instituições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *