O traçado definitivo da Ferrovia Oeste-Leste, que vai ligar Ilhéus, no Sul da Bahia, a Figueirópolis, em Tocantins, foi apresentado, nesta quinta-feira (2) ao governador Jaques Wagner pelo presidente da empresa responsável pela construção, Valec Engenharia, José Francisco das Neves. A ferrovia vai percorrer, ao todo, mais de mil quilômetros, atravessando 32 municípios baianos distribuídos . Segundo o governador, o investimento previsto de R$ 4 bilhões já está no orçamento federal.
Neves informou que o cronograma está sendo cumprido e a empresa já entregou o Estudo e relatório de Impacto Ambiental, dependendo agora da licença prévia ambiental. Ele disse que, inicialmente, eram cinco traçados. “Este último desenho é o resultado de uma discussão com toda a equipe de governo e as mudanças realizadas foram fruto da observação de elementos importantes, como reservas indígenas, rampas, entre outros detalhes técnicos e ambientais”, afirmou.
A secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, lembrou que, além da Ferrovia, a região de Ilhéus vai contar também com novos porto e aeroporto internacional.