Fundação Cultural de Ilhéus prorroga suas inscrições para cursos e oficinas
Secretaria de Educação inicia curso de Libras próximo dia 8
Clube de Pesca realiza 2ª etapa de campeonato na praia do Sul
Comunidades voltam a receber serviços do Odontomóvel em Ilhéus este mês
Fundação Cultural de Ilhéus prorroga suas inscrições para cursos e oficinas
Foram prorrogadas até o dia 9 deste mês as inscrições para os cursos e oficinas promovidos pela Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci). Estão sendo disponibilizadas vagas para cursos de teatro, expressão corporal, preparação de voz (canto e coral), pintura em tela, reciclagem e contação de histórias. De acordo com o presidente da Fundaci, Maurício Corso, o objetivo do órgão é despertar vocações e o conhecimento artístico-cultural, fazendo com que os participantes passem a atuar como novos e importantes multiplicadores dessas experiências.
Todos os cursos e oficinas são oferecidos gratuitamente e possuem vagas limitadas. Por isso, os interessados devem se dirigir até a sede da instituição, localizada na Rua Jorge Amado, centro de Ilhéus, munidos de cópia da carteira de identidade e de comprovante de residência, e não perder o prazo. As capacitações são destinadas a jovens acima de 13 anos e adultos e são ministradas por instrutores experientes, possibilitando uma base ampla de conhecimento, tanto na parte teórica quanto prática.
Sobre a quantidade de vagas, a coordenadora da iniciativa, Dida Maria, explica que estão sendo disponibilizadas 40 vagas para o curso de teatro e para o de expressão corporal. Os cursos estão sob a responsabilidade do professor e teatrólogo Pawlo Cidade e por Bianca Lavigne, respectivamente. A oficina de reciclagem ‘reciclarte’ possui 15 vagas e será conduzida por Jéferson Ferreira, enquanto que o curso de preparação de voz tem 20 vagas disponíveis e será ministrado por Toninho Melo.
Ainda de acordo com a programação do Núcleo de Cursos, Oficinas e Eventos da Fundação Cultural de Ilhéus, estão sendo disponibilizadas 15 vagas para o curso de pintura, orientado pelo artista plástico Carlos Makalé, e a oficina de contação de história, que terá como coordenadora Érika Santos. Neste caso, o número de público é limitado e acontece nas escolas, centros comunitários e em clubes sociais. As aulas estão previstas para iniciar no próximo dia 13 e acontecem de segunda a sexta-feira, na Fundaci.
Secretaria de Educação inicia curso de Libras próximo dia 8
A partir do próximo dia 8, professores da rede municipal de ensino contarão com um novo suporte para ministrar suas aulas com o curso sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso, oferecido pela Coordenação de Educação Especial, será ministrado pela professora Simone Angeli e contará com a participação dos deficientes auditivos que estudam no IME, que atuarão como monitores. A partir da próxima semana, a capacitação acontece, sempre às quartas-feiras, das 19 às 21h, e prossegue até o mês de outubro.
As aulas acontecerão na sala de vídeo do Instituto Municipal de Ensino (IME), localizado na avenida Canavieiras, e, de acordo com a Coordenação de Educação Especial, são dirigidas aos professores como forma de oferecer noções básicas de Libras e facilitar a comunicação com os alunos portadores de algum tipo de deficiência auditiva. “Os educadores terão a oportunidade de aprender o nível básico da Língua Brasileira de Sinais para, desta forma, melhorar a qualidade de ensino no município”, afirmou a coordenadora Lucília Lopes. Atualmente, cerca de 90 alunos com esse tipo de deficiência estudam na rede municipal de ensino.
As Libras são as línguas naturais das comunidades com deficiência auditiva e possuem estruturas gramaticais próprias. As libras também são consideradas uma língua, já que são compostas por níveis lingüísticos gerais: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos.
Segundo Lucília Lopes, o município conta com intérpretes de Libras em quatro unidades municipais que dão suporte aos alunos que necessitam desta ajuda. Nos turnos matutino e vespertino no IME, no Caic Darcy Ribeiro, no Hernani Sá; e no Vovô Isaac e Pequeno Davi, no Parque Infantil. Os professores interessados em participar do curso devem se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Educação, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal, localizado na Avenida Itabuna, até a próxima terça-feira, dia 7, e procurar a recepção do órgão para realizar a inscrição da capacitação.
Clube de Pesca realiza 2ª etapa de campeonato na praia do Sul
O Clube de Pesca de Ilhéus (Cupesil) realiza neste domingo (5), a partir das 8 horas, a segunda etapa do Campeonato Individual na praia do sul, imediações da Barraca de Miguel, ao lado da AABANEB. As provas serão realizadas durante o período de quatro horas e terão quatro tempos de 50 minutos, com intervalos de 10 minutos para a troca de raia. Ao todo, 52 participantes de Ilhéus e de Itabuna integrarão esta etapa e estarão divididos em quatro categorias: masculino, feminino, máster e juvenil.
Disputado em nove etapas com pontos corridos, o campeonato premiará o competidor que conseguir o maior numero de peixes e o que fisgar o maior deles. Segundo informou o presidente da Cupesil, Roberto Mendonça, as inscrições estão abertas e também podem ser feitas por pessoas não-associadas ao Clube. “Desta forma, além de estimular a prática esportiva, fortalecemos a categoria com novos associados”, afirmou. A inscrição pode ser feita no local e custa R$ 15 para as categorias masculino e máster e R$ 10 para feminino, possuindo isenção para a classe juvenil.
Sobre o regulamento, está liberado o uso de molinetes e carretilhas de livre escolha do pescador, sendo que a parada deve ter o máximo de dois anzóis. As regras para o campeonato impedem a entrada na água para o arremesso. Além disso, o enficador deve obrigatoriamente ficar fora da água. Roberto Mendonça lembra que a próxima etapa do campeonato acontece em maio, na praia da norte. Maiores informações podem ser obtidas por meio do telefone (73) 3086 – 0130 ou 3231 – 1501.
Comunidades voltam a receber serviços do Odontomóvel em Ilhéus este mês
A Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel) vem cumprindo uma programação mensal de atendimentos, que contempla, principalmente, a zona rural. Suas visitas vêm permitindo que moradores de áreas distantes do centro da cidade possam contar com serviços essenciais de saúde. Além de prestar atendimento e tratamento dentário, a unidade oferece também trabalho preventivo, por meio de palestras, e suporte às famílias atendidas, através do programa Bolsa Família.
O Odontomóvel realiza atendimento em todas as comunidades rurais que possuem rede elétrica, que, de acordo com a coordenação de Saúde Bucal de Ilhéus, representam mais de 90% de toda a zona rural do município. Nas localidades que não possuem rede elétrica, a equipe da unidade móvel realiza um trabalho de divulgação do cronograma de atendimentos nas localidades mais próximas, encaminhando as pessoas que necessitam dos serviços oferecidos pela unidade.
Neste sábado (3), a equipe do Odontomóvel oferece atendimento aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), no bairro da Conquista, e, na segunda-feira (6), chega à localidade rural de Vila Cachoeira. Na terça-feira (7), a equipe presta assistência odontológica à comunidade de Vila do Serrado e, na quarta-feira (8), se dirige à Fazenda Riachuelo. Nos dias 13 e 14, o Odontomóvel presta atendimento aos moradores do bairro São Miguel.
Nos dias 15 e16 será a vez da localidade rural de Pimenteira receber a equipe da Unidade Móvel Odontológica, sendo que, no dia 17, o atendimento prossegue e chega até Inema. De acordo com a programação, os próximos locais a serem contemplados são o Novo Ilhéus (22) e a escola municipal de Itariri (24). Também fazem parte da escala de deslocamento do Odontomóvel no mês de abril as comunidades do Rio do Engenho (27), Areia Branca (28), Santo Antônio (29) e Couto (30).
Serviços – Os atendimentos são realizados das 8 às 17h, período em que a equipe, formada por cirurgião dentista e auxiliares, realiza tratamento dentário, auxílio preventivo com aplicação de flúor, palestras e distribuição de material informativo. Maiores informações sobre o calendário de atendimento odontológico pode ser obtidas por meio do telefone (73) 3234-3712. A visita do Odontomóvel pode ser solicitada por administradores, presidentes de associações e ou representantes de escolas ou creches.