Prefeitura Municipal de Ilhéus

Teatro Municipal de Ilhéus será reaberto nesta 6ª feira com espetáculo de dança

Prefeitura de Ilhéus entrega unidade de saúde ao São Miguel

Prefeito Newton Lima encaminha Programa de Metas à Câmara

Teatro Municipal de Ilhéus será reaberto nesta 6ª feira com espetáculo de dança

Com uma apresentação do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), uma das mais conceituadas companhias de dança do Brasil, será reaberto nesta sexta-feira, dia 3, a partir das 20 horas, o Teatro Municipal de Ilhéus (TMI), que se encontrava em reforma desde o último mês de janeiro. A noite de reabertura, que contará com as presenças do prefeito Newton Lima, vice-prefeito Mário Alexandre e do secretário estadual de Cultura, Márcio Meirelles, representando o governador Jaques Wagner, também será marcada pela exposição “O felino voador”, de Guilherme Albagli de Almeida, na galeria do Teatro, e pela apresentação da Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilheos, na praça do Teatro.

Considerada uma das mais importantes casas de espetáculos do interior do país, o Teatro Municipal de Ilhéus passou por uma grande reforma que incluiu as pinturas interna e externa, restauração das poltronas, melhorias no piso, banheiros, camarins, telhado e sistema de ar-condicionado, e revisão das partes elétrica e hidráulica, além da colocação de novo carpete e da aquisição de modernos equipamentos de iluminação cênica. Segundo o presidente da Fundaci, Maurício Corso, o trabalho também envolveu a eliminação de fissuras nas paredes e uma pequena reforma no foyer e na galeria.

A programação do Teatro Municipal de Ilhéus para este mês de abril contará com vários eventos, entre eles o espetáculo de dança “Você vai chorar a sua liberdade”, dia 7, a partir das 20 horas; a peça “Cangaço”, dias 9, 10 e 11, a partir das 20h30min; o humorístico “A vida é uma comédia”, 17, 18 e 19, a partir das 20h30min; o espetáculo “Ó Paí, ó!”, dias 24, 25 e 26, a partir das 20 horas; “Áfricas”, às 15 horas dos dias 25 e 26; “Quebra-nozes revisitado”, 29, 20 horas; “Via Sacra em Versos”, dia 30, a partir das 15 horas; e, finalmente, “Diários do Hospício”, dia 30, a partir das 19 horas.

História – Com fachada da década de 30, já passaram pelo Teatro Municipal de Ilhéus espetáculos variados de dança, música e humor, além de inúmeros projetos de origem cultural e artística. No palco do TMI, já atuaram artistas consagrados, como Vera Fischer, Perry Sales, Raul Cortez, Patrícia Pillar, Edson Celulari, Mauro Mendonça, Roberto Pirillo, Chico Anysio, Juca Chaves e Benvindo Sequeira, entre tantos outros.

A inauguração do Teatro Municipal de Ilhéus aconteceu em dezembro de 1932 com a exibição da obra cinematográfica “Honrarás tua mãe”, da Fox Filmes. Após uma das crises da lavoura cacaueira, o equipamento entrou em decadência. A partir do final dos anos 50, o espaço foi se degradando, preservando, apenas, a fachada com a antiga grafia “Cine-Teatro Ilhéos”. Em 10 de julho de 1986, o TMI foi reinaugurado com a apresentação do grupo de balé “Corpo”, de Belo Horizonte. O prédio principal possui cobertura, piso em granito, forro em gesso e esquadrias do tipo blindex. Seu interior é dotado de camarins, palco, platéia com 290 lugares na parte térrea e 135 no pavimento superior, totalizando 425 assentos. A estrutura interna compreende ainda galeria de artes, foyer, equipamentos de cenário, acústica, sonorização e iluminação.

Balé – O Balé Teatro Castro Alves (BTCA) é a companhia de dança oficial da Bahia, criada em 1º de abril de 1981, pelo Governo do Estado, e mantida pela Fundação Cultural, unidade da Secretaria de Cultura. O BTCA passou a apresentar a partir do ano passado um novo modelo de gestão e uma nova proposta de atividades, sob a direção do bailarino e coreógrafo Paullo Fonseca. Desde a sua criação, a companhia assumiu o perfil de dança contemporânea, apresentando coreógrafos como Victor Navarro, Lia Robatto, Antônio Carlos Cardoso, Carlos Moraes, Luis Arriêta e Débora Growald.

Hoje, com um corpo estável formado por 37 bailarinos, a companhia conta com mais de 40 montagens em seu repertório e é uma presença destacada no cenário da dança nacional e internacional, com obras memoráveis como “Ilhas”, “Sonhos de Castro Alves”, Sanctus”, “Mandala”, “Sagração da Primavera” e “Berimbau”. Ao celebrar seus 27 anos, o Balé Teatro Castro Alves preserva sua história, passa por um momento de renovação artística, com necessárias mudanças em seu modelo de atuação, e sai em busca de novos desafios com projetos como “BTCA Extensão”, que envolve o “Aula Convida”, “Interação Dança – BTCA”, “Observatório Virtual BTCA” E “BTCA Reflexões”.

Prefeitura de Ilhéus entrega unidade de saúde ao São Miguel

Uma antiga reivindicação da comunidade do São Miguel, zona norte de Ilhéus, foi atendida pela Prefeitura Municipal, na tarde da última segunda-feira (30). A Unidade de Saúde do bairro já se encontra em funcionamento e sua assistência básica de serviços de saúde deve beneficiar toda a área norte da cidade, além do São Miguel. Para entregar o Posto à comunidade local, estiveram presentes à solenidade de inauguração secretários municipais, vereadores, profissionais da saúde, além do prefeito Newton Lima.

A representante da comunidade, a professora Edir Gomes, lembrou, durante a solenidade, do empenho não somente da Prefeitura, como de toda a comunidade para a implantação deste importante ponto de serviços de saúde. “Há muitos anos a comunidade vinha solicitando esta unidade, que hoje se tornou uma realidade para nós”, afirmou. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Luís Santos, também ressaltou o apoio da comunidade, e disse que “a parceria entre os moradores e os profissionais que atuarão aqui será de grande importância para selar esse comprometimento do governo em descentralizar os serviços de saúde e levá-los com mais dignidade e eficiência para os bairros”.

Na oportunidade, o prefeito Newton Lima salientou que “o compromisso de melhorar a qualidade de vida da população vem sendo a principal meta da atual gestão”. Já a secretária municipal de Saúde, Marleide Figueiredo, disse que a implantação da unidade representa uma grande conquista para os moradores da zona norte. “Com planejamento e compromisso é possível fazer com que outros benefícios cheguem à população”. Ainda de acordo com Marleide Figueiredo, entre as ações da Secretaria de Saúde a serem implantadas, como forma de otimizar o atendimento no Posto do São Miguel, está a implantação de um novo Programa de Saúde da Família (PSF) no local.

Seguindo o padrão de atendimento das demais unidades existentes no município, a unidade do São Miguel vai funcionar das 7 da manhã às 5 da tarde e contará com infra-estrutura voltada para realizar diversos procedimentos, como curativos, retirada de pontos, exames preventivos, entre outros. Para isso, o Posto está equipado com salas para vacinação, nebulização e de procedimentos, almoxarifado, dois consultórios, farmácia, banheiros feminino e masculino. Atualmente, Ilhéus possui 23 Postos de PSFs e 11 unidades básicas da saúde.

Prefeito Newton Lima encaminha Programa de Metas à Câmara

Em atendimento ao disposto no Art. 73, da Lei orgânica do Município (LDO), a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Governo, encaminhou na manhã de hoje (01) à Câmara de Vereadores, o Programa de Metas da administração do prefeito Newton Lima para o quadriênio 2009/2012, divulgado durante a campanha eleitoral do ano passado. Na oportunidade, o secretário José Nazal Pacheco Soub informou também que, além da divulgação nos meios de comunicação, até o final deste mês serão realizadas as audiências públicas para discussão das referidas prioridades de governo.
No Programa de Metas são apontadas como prioridades básicas as áreas de educação e cultura, infraestrutura, cidadania, turismo, emprego e renda, saúde, meio ambiente e pensar no futuro. No que se refere as áreas de educação e cultura, constam da pauta de trabalho a construção de creches; reforma, ampliação e construção de escolas (Ensino Fundamental); política pública para atender a população rural ( Educação no Campo) Gestão Plena (Descentralização da SEDUC); implantação de novos espaços culturais e implantação do Fundo Municipal de Cultura, entre outros.
Na área de infraestrutura, a administração do prefeito Newton Lima irá, entre outras medidas, reativar a Defesa Civil; mapear a rede de drenagem pluvial e sistema viário; aquisição de Usina Asfáltica; urbanização dos acessos de entrada da cidade; criação do Plano Diretor de Transporte e municipalização do Trânsito junto ao Detran; construção de casas populares; recuperação do aterro sanitário com implantação da coleta seletiva e coleta de lixo nos distritos; buscar junto aos governos Federal e Estadual a construção de nova ponte Ilhéus/Pontal
Em Cidadania, o Programa de Metas apresenta como algumas prioridades,a revisão do Plano de Cargos e Salários; implantação de albergue para moradores de rua e migrantes; implantação do Restaurante Popular; construção da Vila Olímpica; reforma e atualização do Código Tributário Municipal; criação da Ouvidoria Municipal; divulgação das contas públicas em painéis eletrônicos; revitalização do Programa de Modernização Administrativa e Tributária e ainda a implantação do Orçamento Participativo.
OUTRAS METAS – Já o turismo será beneficiado com a formatação de produtos turísticos; valorização das festas populares com o resgate das tradições; melhoria da infraestrutura turística e implantação de sinalização turística; implantação do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT); e criação de posto de informações turísticas no aeroporto Jorge Amado e na Rodoviária, entre outros. Na área de emprego e renda estão incluídas a regularização da Lei de Incentivos Fiscais; atração de empreendimentos para geração de emprego e renda; parceria no projeto do novo complexo Intermodal (porto,aeroporto e ferrovia), e fortalecimento do Distrito Industrial.
A saúde, por sua vez, ficará encarregada de ampliar os serviços de urgência, de modo especial na zona sul, norte e oeste; ampliação da Farmácia Popular; implantação do CAPS Álcool e Droga; melhoria no atendimento à população indígena; ampliação de 5 para 10 gabinetes odontológicos na zona rural; e ampliação do atendimento médico na zona rural de 43 para 60 localidades.
Por fim, o Programa de Metas aponta para o meio-ambiente o Plano de Manejo da Lagoa Encantada; criação do Parque Marinho da Pedra de Ilhéus; Plano de Manejo dos Manguezais e Bacia Hidrográficas, e a regulamentação do Fundo Municipal de Meio Ambiente. E no pensar o futuro estão incluídas a elaboração das Leis Complementares do Plano Diretor; revitalização e humanização da avenida Soares Lopes; convênio técnico-científico com a Uesc e execução de diagnóstico sócio-econômico do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *