Ilhéus iniciará coleta de resíduos odontológicos
Ilhéus ganha nova sede do Samu 192
TJB inaugura Balcão de Justiça e Cidadania na Faculdade de Ilhéus
Nota de esclarecimento
Prefeito visita áreas atingidas por chuvas e adota medidas emergenciais
Amanhã, 31, é o último dia para pagar IPTU com desconto de 20% em Ilhéus
Ilhéus iniciará coleta de resíduos odontológicos
Dentro de poucos dias, Ilhéus estará fazendo parte do seleto grupo de municípios que dão tratamento diferenciado à coleta de Resíduos do Serviço de Saúde (RSS) Odontológico. O procedimento, que será implantado a partir de 6 de abril, é de responsabilidade da empresa que atua na coleta domiciliar e obedece recomendações da resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a respeito do RSS. A resolução determina que os profissionais da saúde devem fazer a coleta correta dos resíduos para evitar danos à população e ao meio ambiente .
Estima-se que no Brasil apenas 40 por cento dos municípios tenham adotado esse procedimento, discutido na cidade pelos técnicos da Coordenação de Saúde Ambiental, Vigilância Sanitária e profissionais da área. Depois disso, os odontólogos deram início a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. Para a realização do plano, que abrange coleta, transporte e destino final dos resíduos, os odontólogos seguem orientação dos órgãos municipais.
Coleta de resíduos – A secretária municipal de Saúde, Marleide Figueiredo, informou que os órgãos estão orientando e supervisionando os diversos profissionais no sentido de elaborar um plano eficiente e capaz de atender as determinações da resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa. Segundo Marleide, os resíduos serão coletados nos hospitais, laboratórios, clinicas, centros médicos, sala de primeiros socorros e demais estabelecimentos prestadores de atendimento humano ou animal.
O secretário de Serviços Urbanos, Carlos Freitas, declarou que todos os procedimentos para a realização da coleta seletiva estão sendo providenciados pela empresa responsável, visando atender as normas exigidas para este tipo de serviço. Colocar Ilhéus entres os municípios que estão procurando adotar práticas eficientes de coleta seletiva, tendo em vista deixar a população e o meio ambiente protegidos dos resíduos capazes de trazer malefícios, o que pretende a administração municipal.
Ilhéus ganha nova sede do Samu 192
Foi entregue à população de Ilhéus na última sexta-feira, dia 27, a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192). O prédio, construído dentro do Centro Administrativo da Prefeitura de Ilhéus, conta com um espaço físico mais confortável e segue os padrões exigidos pelo Governo Federal. Para acompanhar a solenidade de inauguração estiveram presentes secretários municipais, vereadores, técnicos da área de saúde, além do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, do vice-prefeito Mário Alexandre, da deputada estadual Ângela Sousa e demais autoridades.
O prefeito Newton Lima ressaltou a excelência dos serviços prestados pelos 82 funcionários que compõem a equipe do Samu de Ilhéus. “O município se orgulha em poder entregar esta importante obra à comunidade e saber que esta competente equipe poderá desempenhar sua função de maneira mais competente e digna”, afirmou. Junto com a secretária Marleide Figueiredo e com a deputada Ângela Sousa, Newton Lima e o vice Mário Alexandre descerraram a placa de inauguração da nova sede.
Durante a solenidade, a deputada estadual Ângela Souza lembrou o quanto Ilhéus passa a ganhar com esta nova sede. “Possibilitando uma estrutura adequada e com condições mais dignas e confortáveis de trabalho, a população passa a contar com serviço de maior qualidade”. Já o presidente da Câmara de Vereadores, Jailson Nascimento, ressaltou a eficiência do trabalho prestado pelo Samu. “Por meio de uma ação rápida e bem articulada, este serviço tem ajudado a salvar muitas vidas”.
A secretária Municipal de Saúde, Marleide Figueiredo, também elogiou a eficiência da equipe. “Este momento é importante não só para a equipe técnica como também para serviço municipal de saúde, que passa a contar com um novo suporte”. Marleide também destacou o apoio dado pelo Samu no combate à dengue no município. “Parcerias como a que realizamos com o Samu estão garantindo a Ilhéus ações mais eficazes na luta contra a doença” lembrou.
A nova sede funciona em ambiente totalmente climatizado e sua estrutura é dotada de salas para a coordenação de enfermagem, administração, regulação, servidor, almoxarifado, farmácia, esterilização, estudos, além de copa, cozinha, banheiros e dormitórios masculinos e femininos. Na parte externa à sede, outras intervenções auxiliam o trânsito das ambulâncias como entrada exclusiva ao Centro Administrativo, quebra-molas e semáforos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um programa que visa prestar atendimento à população em casos de emergência. Com o serviço, está sendo possível reduzir em todo o país o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O SAMU funciona 24 horas por dia com equipes que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental, podendo ser acionado pelo número 192.
TJB inaugura Balcão de Justiça e Cidadania na Faculdade de Ilhéus
A vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargadora Lealdina Maria de Araújo Torreão, e o diretor geral da Faculdade de Ilhéus, Almir Milanesi, inauguraram hoje, 30, pela manhã, a primeira unidade do Balcão de Justiça e Cidadania na região Sul da Bahia. Realizada no auditório da própria faculdade, a solenidade contou com as presenças do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, do presidente da Câmara Municipal, Jailson Nascimento, das juízas Wilma Vivas e Sandra Magali Magalhães, vice-prefeito Mário Alexandre, deputada estadual Ângela Souza, o coordenador do curso de Direito, Paulo Bezerra, entre outros magistrados, autoridades civis e militares, professores e estudantes.
O Balcão de Justiça funcionará a partir do mês de maio, com atendimento gratuito à população menos favorecida dos bairros localizados no entorno da Faculdade de Ilhéus, a exemplo do Nelson Costa, Nossa Senhora da Vitória, São Francisco, Barreira e Hernani Sá, na zona sul da cidade. A unidade buscará a conciliação em caso de conflitos, cuja decisão será homologada como sentença.
Segundo a desembargadora, “na Bahia, nós temos hoje tramitando no primeiro grau quase um milhão e setecentos mil processos, com os seus respectivos recursos e movimentação”. O Balcão prioriza a conciliação daqueles que precisam resolver os seus problemas do dia-dia, sem recorrer aos processos judiciais. “E, como todos sabem, fazer acordo é mais rápido, mais fácil e menos dispendioso para o Estado e sociedade que, em última análise, custeia toda a máquina estatal”, destacou a magistrada.
Na opinião do prefeito Newton Lima, “o evento é muito positivo, porque é um empreendimento que beneficia a Faculdade de Ilhéus, o próprio município e a comunidade mais necessitada”. Para o diretor da Faculdade, professor Almir Milanesi, é compromisso da instituição, além de proporcionar um ensino superior de qualidade, trabalhar pelo desenvolvimento do município e da região. “Com o Balcão de Cidadania, proporcionamos aos nossos estudantes do curso de Direito um suporte técnico de excelência para o aprendizado de práticas jurídicas, além de facilitar o acesso à Justiça para camadas economicamente mais carentes”, acrescentou Milanesi.
Nota de esclarecimento
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ilhéus informa que, ao contrário do que foi divulgado em release veiculado na última sexta-feira, dia 27, sobre o balanço da temporada de visitação dos transatlânticos durante o verão passado, equívoco motivado por uma falha técnica, o número de quase R$ 150 milhões no incremento da economia local não corresponde à realidade. O número real deste incremento é de 15 milhões, fato que seria justificado, de acordo com a secretaria municipal de Turismo, pelo volume de cruzeiristas que visitaram a cidade durante este período, 100 mil, multiplicado pelo gasto médio diário de cada um desses turistas em Ilhéus, que foi de R$ 150.
Prefeito visita áreas atingidas por chuvas e adota medidas emergenciais
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, visitou na manhã de hoje, 30, várias localidades da zona urbana que foram duramente atingidas pelas fortes chuvas ocorridas na semana passada. Acompanhado pelo vice-prefeito Mário Alexandre; o chefe de Gabinete, Jorge Bahia, e o Assessor de Comunicação, Marcos Corrêa, o prefeito constatou os prejuízos ocorridos nos altos do Formoso e Gambôa, acesso da Morada dos Bosques, rua São Francisco (Carneiro) e rua Pio XII (Candeias), entre outros.
Nos locais visitados, além de adotar medidas emergenciais para minimizar a situação de moradores, o prefeito também determinou o registro fotográfico das áreas mais atingidas, com a finalidade de juntar ao documento que está sendo elaborado para ser entregue pessoalmente ao governador da Bahia, Jacques Wagner. No alto do Formoso, por exemplo, há riscos de desabamento e inúmeras casas foram atingidas duramente pelo excesso de água.
Segundo o prefeito Newton Lima, as secretarias de Obras e Engenharia e de Serviços Urbanos encontram-se em estado de alerta com suas equipes atendendo as solicitações mais emergentes, “pois, além de procurarmos realizar um trabalho de melhorias nas áreas atingidas, também temos que nos prevenir para as próximas chuvas que devem ocorrer ainda neste período de temperatura acima da média”, afirmou.
Desde as chuvas registradas na madrugada do último dia 26, o prefeito Newton Lima e secretários têm visitado as mais diversas localidades que foram afetadas pelo excesso de água, e, mesmo no final de semana, as secretarias afins se mantiveram de plantão realizando atendimentos. Também sofreram prejuízos com as chuvas os altos Soledade, do Coqueiro, Tapera, Basílio, Mambape, entre outros.
Amanhã, 31, é o último dia para pagar IPTU com desconto de 20% em Ilhéus
O contribuinte tem até às 18 horas de amanhã, dia 31, para pagar, em cota única, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto de 20 por cento. Quem não aproveitar esta oportunidade só terá direito, a partir de quarta-feira, dia 1º de abril, ao pagamento em cota única ou de forma parcelada. A promoção do IPTU, estendida até o mês de março pelo prefeito Newton Lima, tem a finalidade de facilitar o pagamento do contribuinte, incrementando, dessa forma, a arrecadação direta.
Por isso, mais uma vez, a campanha deste ano ressaltou a importância do pagamento do tributo como forma de ajudar o governo municipal a realizar as obras que a população espera. Com o slogan “investir em Ilhéus é resultado garantido”, a campanha enfatiza que, com o incremento das receitas próprias, a administração terá mais condições de investir em novos projetos, serviços e obras de infra-estrutura.
Caso ainda não tenha recebido o seu boleto bancário, o contribuinte pode procurar o setor de tributos, localizado no andar térreo do Palácio Paranaguá, sede da administração municipal, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. O pagamento do tributo, que ao lado do ISS e das taxas em geral integra as receitas diretas, pode ser feito em qualquer agência bancária ou casa lotérica da cidade.