Ilhéus promove campeonato de pesca na avenida Soares Lopes
Prefeitura de Ilhéus convoca novos aprovados em concurso
Secretaria de Saúde realiza novo mutirão no Fundão neste sábado
Prorrogado, em Ilhéus, prazo para pagamento do IPTU com desconto
Em Ilhéus, Creas/Sentinela adota novas medidas sócio-educativas
Ilhéus promove campeonato de pesca na avenida Soares Lopes
O Clube de Pesca de Ilhéus (Cupesil) realiza neste sábado (28), a partir das 8 horas, na avenida Soares Lopes – imediações do antigo restaurante “Velhos Marinheiros” –, o campeonato individual da categoria. As provas terão quatro tempos de 50 minutos, com intervalos de 10 minutos para a troca de raia e nove etapas em pontos corridos. Os 10 primeiros colocados vão receber troféus, sendo três para o masculino, feminino, juvenil e máster. Também serão premiados o competidor que conseguir o maior numero de peixes e o pescador que fisgar o peixe maior.
O presidente da Cupesil, Roberto Mendonça, diz que o campeonato é aberto a associados ou não. Ele explica que o regulamento prevê que podem ser usados molinetes e carretilhas de livre escolha do pescador, sendo que a parada deve ter no máximo dois anzóis. “Não será permitido entrar na água para fazer arremesso e o enficador deve obrigatoriamente ficar fora da água”, acrescenta.
Alguns eventos – Para este ano, a diretoria do Clube de Pesca de Ilhéus programou algumas competições a começar pelo torneio de Maraú (2 e 3 de maio), Cidade de Ilhéus (28 de junho), torneio Vitória (29 e 30 de agosto), torneio Feliz Deserto (12 e 13 de setembro) e torneio Gabriela (8 e 9 de dezembro).
Prefeitura de Ilhéus convoca novos aprovados em concurso
A Prefeitura de ilhéus está convocando mais seis pessoas aprovadas no último concurso público, realizado para preenchimento de vagas na administração municipal. O chamado está sob a responsabilidade da Secretaria de Administração e os aprovados devem comparecer até o dia 21 de abril, no terceiro andar do prédio Anexo de Secretarias, localizado na rua Santos Dumont, centro da cidade O horário para atendimento é das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.
Segundo o secretário de Administração, João Fraga, no último dia 21, foi publicado edital no Jornal Diário de Ilhéus, convocando seis assistentes sociais. “Todos foram aprovados no concurso público objeto do edital de número 001/2007 e devem comparecer à secretaria dentro do prazo previsto, com a documentação exigida para preenchimentos de vagas nos cargos de assistentes sociais”, disse.
Devem comparecer Jilmara Nascimento da Encarnação, Gilmara Ferreira Santos, Amanda Suelen Ferreira Bastos, Emanuela Oliveira Spinola, Zalcleia Lima de Freitas e Marcela Reis da Silva. Para tomar posse no cargo é necessário apresentar todos os documentos exigidos e ainda resultados dos exame de sangue completo, glicemia, uréia, creatinina, sumário de urina e parasitológico de fezes com Baerman.
Secretaria de Saúde realiza novo mutirão no Fundão neste sábado
Dando continuidade às atividades da frente de trabalho realizada pela Prefeitura de Ilhéus para combater a dengue no município, a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância à Saúde, realiza neste sábado (28) mais um grande mutirão com o objetivo de conscientizar a população para a necessidade de realizar continuamente ações que inibam a proliferação das larvas e de locais que possam servir como foco. A iniciativa também contará com a parceria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
As atividades serão iniciadas com um diagnóstico do saneamento da localidade e com a limpeza de córregos e valas. Também serão realizados o recolhimento de depósitos e o controle vetorial da área para que a equipe possa conhecer o índice de infestação da doença naquela área e analisar a possibilidade de uma nova intervenção. De acordo com a secretária de Saúde de Ilhéus, Marleide Figueiredo, durante a visita, a população também receberá orientação por meio de atividades e materiais educativos. “A conscientização da população sobre o seu importante papel nessa luta continua sendo o maior aliado do município para conter os índices da doença”, afirmou.
Mesmo fazendo parte da lista de cidades que estão em situação de emergência – de acordo com decreto publicado no início do mês pelo governo do estado – Ilhéus vem se tornando referência nas ações de campo e no atendimento aos pacientes com suspeita da doença. Depois da implantação do Posto Avançado de Atendimento para Dengue na área psiquiátrica do Hospital Geral Luís Viana Filho, a Prefeitura instalou mais um Posto de Atendimento Ambulatorial, numa importante área da cidade, a zona norte. O Posto funciona das 7h às 19h, prestando assistência médica e servindo como outro ponto para a hidratação dos pacientes. Além dessas ações, também foi montado um esquema especial de atendimento para outras unidades, a exemplo do Posto Médico do Teotônio Vilela e do Hospital Vida Med, na zona sul.
Prorrogado, em Ilhéus, prazo para pagamento do IPTU com desconto
Em virtude da grande procura pela emissão de novos boletos, bem como em função de inúmeras solicitações, o prefeito Newton Lima decidiu prorrogar até terça-feira, dia 31 de março, o prazo para pagamento, em cota única, do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com 20% de desconto. A medida tem o objetivo de continuar facilitando o pagamento e, ao mesmo tempo, seguir incrementando a arrecadação do imposto, que, ao lado do ISS e das taxas, integra as receitas diretas do município.
Caso ainda não tenha recebido o seu boleto bancário, o contribuinte pode procurar o setor de tributos, localizado no andar térreo do Palácio Paranaguá, sede da administração municipal, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas. Após o dia 31 deste mês, lembra o secretário de Finanças, economista Gilvan Tavares, os contribuintes que não aproveitaram o benefício poderão efetuar o pagamento do imposto em cota única ou com a possibilidade do parcelamento. O pagamento do tributo pode ser feito em qualquer agência bancária ou casa lotérica da cidade.
Em Ilhéus, a campanha do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) deste ano ressaltou, mais uma vez, a importância do pagamento do tributo como forma de ajudar o governo municipal a realizar as obras que a população espera. Com o slogan “investir em Ilhéus é resultado garantido”, a campanha enfatiza que, com o incremento das receitas próprias, a administração municipal terá mais condições de investir em novos projetos, serviços e obras de infra-estrutura. A proposta central do governo ilheense é construir uma “cidade mais limpa, mais bonita e com muito mais qualidade de vida”.
Em Ilhéus, Creas/Sentinela adota novas medidas sócio-educativas
Os serviços do Centro de Referência Especializado da Assistência Social, em Ilhéus, vão ser ampliados a partir do mês de abril, em atendimento a medida adotada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. As portarias prevêem atividades sócio-educativas, através de atendimento individual e em grupo, com a utilização de psicologia e assistência social e realização de oficinas e acompanhamento às famílias dos jovens assistidos, segundo informação da coordenadora Vânia Darri, do Programa Creas/Sentinela na cidade.
Ela enfatiza que as atividades acontecerão a partir do dia 20 de abril, na sede do Creas/Sentinela, que funciona na rua Dom Manuel (antiga rua do Café), centro da cidade. O programa federal é de abrangência municipal e regional e tem como público-alvo adolescentes de 15 a 18 anos. Os serviços do Creas/Sentinela são oferecidos nos horários das 8 às 12 horas e das 14h30min às 17 horas, de segunda a sexta-feira. As portarias 440, 460 e 202 vão atingir, inicialmente, 34 jovens que estão sendo assistidos pelo programa, além de seus familiares. De cunho sócio-educativo, elas têm como proposta integrar os jovens à sociedade, inserindo-os no mercado de trabalho.
As portarias prevêem liberdade assistida aos jovens que cometeram delitos, sempre com o cuidado de não afastá-los do seio familiar, como meio de facilitar a integração. Uma das formas encontradas pelos coordenadores do Creas/Sentinela para fazer com que os jovens tenham uma nova oportunidade após pagarem pelos delitos, foi a adoção da medida que prevê prestação de serviços à comunidade, segundo portaria do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A coordenação do Creas/Sentinela, em Ilhéus, é de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social e Trabalho. Atualmente, o programa não fica restrito apenas ao combate à exploração e violência contra crianças e adolescentes. Hoje atende denúncias de violência a vitimas de toda e qualquer idade. Para denunciar, basta ligar para o número 100 e não há necessidade de identificação do denunciante.