Prefeitura Municipal de Ilhéus

Nova sede do SAMU será inaugurada nesta sexta-feira, dia 27, em Ilhéus

Estádio Mário Pessoa ganha novos sanitários e cantina

Em Ilhéus, Curso de Libras será promovido a partir de abril

Dia Mundial de Combate à Tuberculose contará com várias atividades em Ilhéus

Casa Jorge Amado registra mais 15 mil visitas durante o Verão

Nova sede do SAMU será inaugurada nesta sexta-feira, dia 27, em Ilhéus

A nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Ilhéus será inaugurada às 17 horas desta sexta-feira (27) pelo prefeito Newton Lima, vice-prefeito Mário Alexandre e secretária municipal de Saúde, Marleide Figueiredo. O serviço passará a funcionar num prédio construído dentro do Centro Administrativo da Prefeitura, localizado na avenida Itabuna. A intervenção é parte de um conjunto de ações que vêm sendo executadas pelo governo municipal com o objetivo de oferecer à população uma saúde de qualidade e capaz de atender às suas principais necessidades.

Na opinião do coordenador administrativo do SAMU, Edson Freitas, a população passará a contar com um serviço ainda melhor, uma vez que a equipe de trabalho, formada por 82 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares e coordenadores, ganhará um espaço físico mais confortável e rigorosamente dentro dos padrões exigidos pelo governo federal. “Além disso, o centro administrativo foi totalmente adaptado. Entre outras intervenções, já conta com entrada exclusiva, quebra-molas e semáforos. Tudo para organizar o trânsito nas saídas das ambulâncias”.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que visa prestar atendimento à população em casos de emergência. Com o Serviço, está sendo possível reduzir em todo o país o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O SAMU funciona 24 horas por dia com equipes, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
O SAMU é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, com o objetivo de proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS. A política tem como foco cinco grandes ações: organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família; estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel; reorganizar as grandes urgências e os pronto-socorros em hospitais; criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências; e estruturar o atendimento pós-hospitalar. A Rede Nacional SAMU 192 possui hoje 146 serviços de atendimento móvel às urgências, atendendo, com isso, 1.269 municípios brasileiros, num total de 100 milhões de pessoas.

Estádio Mário Pessoa ganha novos sanitários e cantina

O torcedor que assistiu da ala geral do Estádio de Futebol Mário Pessoa o jogo do Colo Colo contra o Itabuna, no último domingo, que terminou com vitória de 1 X 0 do time da casa, teve a oportunidade de conhecer os banheiros, o bar e a cantina construídos pela Prefeitura de Ilhéus. Localizados embaixo da arquibancada, os novos espaços foram instalados com a proposta de oferecer mais comodidade e bem-estar aos freqüentadores da geral, além de ampliar a oferta de serviços com o melhoramento da receptividade.

Os sanitários possuem estrutura com vasos de qualidade, pias, bancadas, espelhos, paredes e pisos revestidos em cerâmicas. O sanitário feminino é dotado de quatro vasos e o masculino possui seis, sendo um voltado para o público infantil. Construídas em granito, as bancadas possuem três pias, em cada um dos banheiros, e espelhos. Os banheiros, o bar e a cantina foram instados em local de fácil acesso, para ajudar a mobilidade das pessoas.

Os mesmos procedimentos de qualidade foram adotados na construção do espaço onde fica o bar e a cantina. As paredes e o piso também receberam cerâmicas para possibilitar mais higiene. Ali, a prefeitura instalou bancada em mármore e pias, para facilitar o trabalho e atender melhor o torcedor que procurar os serviços explorados pelo Colo Colo.

Os recursos para a realização das obras, proposta para que o Estádio Mário Pessoa receba melhor o público em dias de jogos e outros eventos, são oriundos dos cofres do próprio município, seguindo orientação do prefeito Newton Lima. Através delas, a ala geral possibilita mais opções de serviços ao torcedor, segundo o secretário da pasta de Serviços Urbanos, Carlos Freitas.

Em Ilhéus, Curso de Libras será promovido a partir de abril

A secretaria municipal de Educação promoverá a partir do próximo dia 8 de abril, na sala de vídeo do Instituto Municipal de Ensino (IME), localizado na avenida Canavieiras, um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Oferecido no âmbito da Coordenação de Educação Especial, o curso contará com a participação dos deficientes auditivos que estudam no IME e que estarão atuando como monitores. Com término previsto para o mês de outubro, o curso de Língua Brasileira de Sinais será ministrado pela professora Simone Angeli e acontecerá toda quarta-feira, das 19 às 21 horas.

Segundo a coordenadora de Educação Especial, Lucília Santos da França Lopes, o curso será dirigido aos professores da rede municipal de ensino, que terão a oportunidade de aprender o nível básico da Língua Brasileira de Sinais. “Temos, atualmente, cerca de 90 alunos com algum tipo de deficiência auditiva. A idéia, então, é oferecer as noções básicas de Libras aos nossos professores, que, durante as aulas, passarão a ter o apoio de interpretes”, informa. Lucília acrescenta, ainda, que já existem intérpretes de Libras em quatro unidades municipais: IME (matutino e vespertino); Caic Darcy Ribeiro, no Hernani Sá; e Vovó Isaque e Pequeno Davi, no Parque Infantil.

As Libras são as línguas naturais das comunidades com deficiências auditivas (surdas). Ao contrário do que muitos imaginam, as línguas de sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos deficientes auditivos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias. Atribui-se às línguas de sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos gerais: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico. Por outro lado, o que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.

Uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais pode aprender uma outra língua, como o Inglês ou o Francês. Os seus usuários podem também discutir filosofia ou política e, até mesmo, produzir poemas e peças teatrais. Surgida na França, a Língua Brasileira de Sinais não é universal. Cada país possui a sua própria Libras, que sofre as influências das culturas locais. Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua. Os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo ou no espaço onde esses sinais são feitos.

Dia Mundial de Combate à Tuberculose contará com várias atividades em Ilhéus

Com a finalidade de lembrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, reafirmado em todo o mundo no dia 24 de março, a secretaria municipal de Saúde estará, no decorrer desta semana (23 a 27), intensificando ações voltadas para o diagnóstico precoce de possíveis novos casos da doença. O evento também estará divulgando orientações diversificadas sobre a tuberculose, enfermidade infecciosa que atinge principalmente os pulmões e é causada por um micróbio chamado “Bacilo de Koch”.

No dia 24, segundo a coordenadora municipal Jane Francisca dos Santos, as atividades acontecerão na Barra de Itaípe. Pela manhã, incluirão um treinamento com as equipes de saúde da localidade (Posto do CSU e PSF da Barra). No período da tarde, será proferida uma palestra, que abordará diversos aspectos ligados ao tema. Os principais sintomas da tuberculose são tosse (por mais de 15 dias), febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, cansaço e emagrecimento.

Casa Jorge Amado registra mais 15 mil visitas durante o Verão

Boa parte dos turistas e dos cruzeiristas que visitaram Ilhéus durante o verão fizeram questão de conhecer ou retornar à residência onde o escritor Jorge Amado passou parte de sua infância. Prova disso, foi o grande número de assinaturas registrado no livro de visitas da Casa de Cultura Jorge Amado durante os meses de dezembro de 2008 e janeiro e fevereiro deste ano, período em que mais de 15 mil pessoas passaram pela casa. Construída em 1928 pelo pai do escritor, a Casa já se tornou um dos pontos de maior visitação da cidade.

Ao todo, 16.611 turistas registraram sua presença ao entrar na casa, que além de abrigar artigos pessoais do escritor e de sua família, possui ainda exemplares de várias obras de Jorge Amado, inclusive cópias traduzidas para mais de 50 idiomas. Lá também podem ser encontradas peças do vestuário de Jorge Amado, além de objetos pessoais doados por familiares, além de fotografias do escritor com sua esposa, a também escritora Zélia Gattai, e com seus filhos, além de diversas fotos que relembram a inauguração do patrimônio cultural e de vários suvenires da cidade que Jorge Amado adotou como terra-mãe.

Localizado no Quarteirão que também recebe o nome do escritor, a Casa de Cultura está localizada ao lado da Fundação Cultural de Ilhéus, seu órgão mantenedor, e integra o universo de locais que foram imortalizados pelas obras amadianas, se tornando pontos obrigatórios de visitas, a exemplo do Bar Vesúvio e do Espaço Cultural Bataclan, local onde funcionou um dos cabarés mais famosos do mundo. Desde que foi inaugurada, no dia 27 de junho de 1997, a Casa de Cultura Jorge Amado já recebeu mais de 220 mil visitantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *