Prefeitura Municipal de Ilhéus

Seduc promove encontros da Rede de Trocas em Educação Especial em Ilhéus

Prazo para pagamento do IPTU com desconto termina na próxima 6ª feira

Festival do Chocolate da Costa do Cacau acontecerá em nova data

Diversas atividades vão marcar aniversário dos 70 anos do IME

Seduc promove encontros da Rede de Trocas em Educação Especial em Ilhéus

A Secretaria de Educação de Ilhéus promove a partir do próximo dia 24, através da Coordenação de Educação Especial, vários encontros voltados para a Rede de Trocas em Educação Especial, com a participação dos professores da rede municipal de ensino que possuem alunos portadores de necessidades especiais. O primeiro evento acontece a partir das 18h30min, no auditório da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci).

Durante o evento, será ministrada a palestra “Currículo, inclusão na escola regular”, a ser proferida pela professora especialista da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais, Eunice Viana. Coordenada pelas professoras Lucília Santos da França Lopes e Danyelle Matos Pimentel, a iniciativa também contará com a participação de educadores do Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie).

Prazo para pagamento do IPTU com desconto termina na próxima 6ª feira

Falta apenas uma semana para o encerramento do prazo oferecido pela Prefeitura de Ilhéus para que o contribuinte pague, em cota única, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com 20% de desconto. O abatimento, que antes era dado até o mês de fevereiro, foi estendido pelo prefeito Newton Lima com o objetivo de incrementar a arrecadação das receitas próprias e, assim, garantir novos investimentos em projetos, serviços básicos e obras de infra-estrutura. O prazo para o contribuinte pagar o IPTU com desconto termina na próxima sexta-feira, dia 20, mas, mesmo após essa data, o pagamento continuará sendo facilitado, desta vez pela possibilidade de parcelamento.

Apesar da Prefeitura de Ilhéus ter iniciado a entrega dos boletos nos domicílios, muitos contribuintes continuam optando por comparecer à seção tributária para retirar o documento. Segundo o chefe do setor, Luís Melo, na maioria dos casos, são proprietários de terrenos ou pessoas que desejam fazer a transferência do nome do atual proprietário do imóvel para pagar o documento atualizado. O setor de tributos funciona no andar térreo do Palácio Paranaguá, de segunda-feira a sexta-feira, sempre das 12h às 18h. Além da emissão do IPTU, a seção de tributos também é responsável pela emissão do alvará de funcionamento de empresas, Imposto sobre Serviços e outras taxas. O secretário de Finanças, Gilvan Tavares, lembra que o pagamento do tributo com o desconto pode ser feito em qualquer agência bancária ou casa lotérica.

Em Ilhéus, a campanha do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) deste ano vem ressaltando a importância do pagamento do tributo como forma de ajudar o governo municipal a realizar as obras que a população espera. Com o slogan “investir em Ilhéus é resultado garantido”, a campanha enfatiza que com o incremento das receitas próprias, formadas também pelo ISS e pelas taxas em geral, a administração municipal terá mais condições de investir na construção de uma “cidade mais limpa e mais bonita”, enfim, de um município com muito mais qualidade de vida.

Festival do Chocolate da Costa do Cacau acontecerá em nova data

A organização do Festival do Chocolate da Costa do Cacau, que aconteceria durante a semana da Páscoa, de 8 a 12 de abril, decidiu transferir a data do evento para o período de 10 a 14 de junho. A decisão foi tomada em conjunto com as entidades e órgãos que apóiam o evento, inclusive com a Prefeitura de Ilhéus, que também é parceira da iniciativa. Empresários do ramo de chocolate do sul do Brasil também apoiaram a mudança da data, que vai reunir, durante quatro dias, cursos, palestras, estandes, além de um espaço exclusivo para crianças.
Posicionar a cidade e toda a região como produtoras de um produto de qualidade e com padrão internacional, incrementando o fluxo de turistas e oferecendo opção de lazer, entretenimento, reciclagem e também de negócios. Esses são os principais objetivos do evento, que, de acordo com o organizador do festival, o presidente do Costa do Cacau Convention Bureau, Marco Lessa, será uma iniciativa diversificada “dividida em três espaços voltados para uma programação que contempla do público infantil até os grandes produtores”, afirmou.
Todos os dias, das 14 às 22h, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, o público terá a oportunidade de conhecer o evento por três esferas diferentes: a Feira de Chocolate, a Jornada do Chocolate e o Planeta Chocolate. A Feira de Chocolate será um espaço dedicado a empresários, investidores, estudantes, entre outros, que poderão ter acesso às novas técnicas de fabricação e de manejo, novos equipamentos, além de uma série de outros serviços capazes de incrementar o negócio “Chocolate”, sendo que, para isso, serão montados 16 estandes no Salão Nacib.
Já a Jornada do Chocolate será um espaço voltado para a reciclagem, com cursos, workshops e demais oficinas que estarão tratando da produção do chocolate em diversas escalas. “Serão abordados programas de incentivo do governo, produção cooperada, linhas de crédito, produção caseira, avaliação de mercados, entre os assuntos”, afirmou Lessa. Já o Planeta Chocolate pretende ser o atrativo principal das crianças, que terão à sua disposição, no hall de exposições, brinquedos, atividades educativas e praça de alimentação, entre outras atrações.
O Festival do Chocolate é uma realização da MBiz Eventos e do Costa do Cacau Convention Bureau e recebe o apoio da Prefeitura Municipal, Governo da Bahia, secretarias estaduais de Agricultura, de Turismo e de Indústria e Comércio, Bahiatursa, Sebrae, Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e Associação Comercial de Ilhéus. E mais: Associação de Produtores de Cacau do Sul da Bahia, Associação de Produtores de Cacau Fino, Instituto Cabruca, Ceplac, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Instituto de Turismo de Itacaré (ITI), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) – Seção Regional e Associação de Brasileira Indústrias de Hotéis (ABIH). Os interessados em adquirir estandes ou cotas de patrocínio podem obter maiores informações pelo telefone (73) 3634 – 4701 ou pelo e-mail: renata@m21.com.br.

Diversas atividades vão marcar aniversário dos 70 anos do IME

Alvorada, missa e culto em ação de graças, palestras e café da manhã são algumas das atividades que estarão marcando o aniversário de fundação do Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne que está completando 70 anos dedicados à educação de Ilhéus. A programação será iniciada no domingo (15) e se estende até o dia 19. O secretário de Educação, Sebastião Maciel, informa que estão sendo convidados alunos e ex-alunos, professores e ex-professores, ex-diretores e a sociedade de Ilhéus para participarem da festa que contará com a presença do prefeito Newton Lima, vereadores, secretários e assessores municipais, entre outras autoridades.
Na programação do evento, que tem como slogan “IME, 70 anos. Eu faço parte dessa história”, consta, no dia 15, alvorada às 5 horas, missa em ação de graças, às 8 horas, e café da manhã, às 9h30min. No dia seguinte (16), às 9 horas, palestra a ser proferida pela professora Maria Luíza Heine, que falará sobre “IME, o sonho de Eusínio Lavigne”. Para às 19 horas do dia 18, outra palestra. Dessa vez, o professor Arléo Barbosa abordará “A história da educação em Ilhéus”. E às 20 horas do dia 19, culto em ação de graças celebrado pelo pastor Pedro Chagas, da Igreja Lindinópolis.
Tendo em vista o aniversário do IME, o secretário Sebastião Maciel ressalta sua importância histórica e cultural, considerando que a instituição contribuiu e contribui para a formação de muitos ilheenses. “Para isso, a direção da escola está planejando e executando diversas atividades festivas e ações pedagógicas que serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo nas áreas do conhecimento, a exemplo de linguagem, ciências naturais, exatas e humanas, além de arte e educação física.
Breve histórico – Em 1934, o prefeito de Ilhéus era o advogado Eusínio Lavigne que concebeu a idéia de construir um ginásio público que atendesse a população de todo o município já que não havia na região colégio mantido pelo governo do estado. Uma vez concebida a idéia, partiu o prefeito para executá-la. O prédio foi construído de 1935 a 1938. O IME foi o primeiro ginásio do interior da Bahia. A historiadora Maria Luiza Heine lembra que o prédio foi idealizado em forma de “T” com a fechada principal voltada para o sul. Possuía, inicialmente, dois pavimentos com salas e o terceiro que era terraço aberto para atividades físicas. O projeto foi feito para receber 300 alunos. A parte central “T” que fica do lado posterior é ocupada pelo auditório.
Internamente, o IME estava dividido em salas destinadas aos ensinos teórico, secundário, profissional, comercial, escola normal e para os cursos práticos gerais, a exemplo de gabinete laboratorial de física, química e história natural, atelier de desenhos e modelagem para serviço administrativo e corpo docente: direção, secretária, tesouraria, sala de congregação e de espera e entrada principal. Para a assistência social, higiene e profilaxia: consultório médico com fichário, gabinete dentário, enfermaria e farmácia de emergência. Possuía cozinha e refeitório para refeições leves. Para cultura geral estava reservado espaço para biblioteca, museu e auditório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *