Prefeitura Municipal de Ilhéus

Encontros promovem debate sobre a destinação dos resíduos produzidos pelos serviços de saúde

Gerônimo é uma das atrações do Projeto “Espicha Verão” em Ilhéus

Projeto “Espicha Verão” contará com vários eventos esportivos em Ilhéus

Maramata lançou novo projeto de educação ambiental

Encontros promovem debate sobre a destinação dos resíduos produzidos pelos serviços de saúde

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância à Saúde, promoveu na manhã de ontem (11) uma grande reunião com representantes da classe odontológica local com o objetivo de encontrar soluções para a destinação dos resíduos sólidos produzidos pelos consultórios da cidade. Durante o encontro, técnicos do município reafirmaram a necessidade do cumprimento dos preceitos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e, também, pela resolução 283 do Conama, de julho de 2001, que dispõe sobre o tratamento e a destinação final dos detritos dos serviços de saúde.

A diretora de Vigilância à Saúde, Cássia Brito, enfatiza que o acondicionamento irregular de resíduos produzidos por consultórios odontológicos, a exemplo do que acontece com o chamado lixo hospitalar, coloca a saúde da população em perigo. “Para ampliarmos essa discussão e definirmos novas alternativas, estaremos promovendo no próximo dia 23 outro grande encontro, agora com a presença dos próprios odontólogos”, afirma, acrescentando que reuniões semelhantes também serão realizadas com representantes de clínicas médicas e de veterinária. A reunião de ontem aconteceu na sede da Vigilância à Saúde, localizada na rua Visconde de Mauá, 196, centro da cidade.

A resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) dispõe, entre outras coisas, que “o tratamento e a destinação final dos resíduos produzidos pelos serviços de saúde, com vistas a preservar a saúde pública e a qualidade do meio ambiente, deve levar em consideração algumas assertivas. Entre elas, a de que “caberá aos estabelecimentos responsabilidade pelo gerenciamento de seus resíduos desde a geração até a disposição final, de forma a atender aos requisitos ambientais e de saúde pública, sem prejuízo da responsabilidade civil solidária, penal e administrativa de outros sujeitos envolvidos, em especial os transportadores e depositários finais”.

Gerônimo é uma das atrações do Projeto “Espicha Verão” em Ilhéus

O cantor e compositor Gerônimo será uma das atrações do Projeto “Espicha Verão”, que acontece em Ilhéus neste sábado, dia 14, com uma vasta programação social, cultural e esportiva. Considerado um dos artistas mais queridos e populares da Bahia, Gerônimo é autor de grandes sucessos, como “É D’Oxum”, “Eu sou negão”, “Dentro da minha cabeça”, “Jubiabá” e “Menino do Pelô”. O objetivo do “Espicha Verão”, que em sua edição de estréia fez muito sucesso em Salvador, é prolongar a alta temporada baiana, atraindo e mantendo por um tempo maior os turistas no Estado.
Programado para ser realizado na avenida Soares Lopes, ao lado da Catedral de São Sebastião, o projeto é resultado de uma parceria da Bahiatursa com a Prefeitura de Ilhéus, através da secretaria municipal de Turismo (Setur). Segundo o secretário Hermano Fahning, a infra-estrutura do “Espicha Verão” incluirá postos de saúde dotados de ambulância, polícia civil, salva-vidas, corpo de bombeiros, guarda municipal, vigilância sanitária e informações turísticas. Além disso, o evento também contará com banheiros químicos, ordenamento de ambulantes, orientação de trânsito, serviços de proteção ao menor e ao visitante, linhas de transporte regulares, organização e fiscalização das áreas de estacionamento e barracas padronizadas voltadas para a venda, principalmente, de artesanato, comidas e bebidas típicas.
O “Espicha Verão” terá apresentações musicais, culturais e artísticas, a exemplo de homenagens ao Dia da Poesia e ao escritor Jorge Amado, bem como shows variados com músicos locais. A programação também contempla apresentações realizadas no Bataclan e na Casa dos Artistas, além de mostras de capoeira, samba de roda e terno de reis em outros espaços. O evento incluirá ainda uma homenagem à Academia de Letras de Ilhéus e um show poético-musical com o ator Jackson Costa. Por fim, entre outras, alunos de escolas públicas e particulares serão acompanhados pelo grupo Chorinho do Brasil e pela Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéus.
Gerônimo – Baiano da Ilha de Bom Jesus dos Pobres, o cantor e compositor Gerônimo começou tocando trompete na Filarmônica de Bom Jesus dos Pobres e percussão no Trio Elétrico de Dodô e Osmar. Nos anos 70, foi à Europa com o Balé Brasileiro da Bahia e, mais tarde, conheceu Moraes Moreira, Maurício Tapajós e Geraldo Azevedo. Chegou a gravar um LP pela Polygram, mas as primeiras músicas que fizeram algum sucesso foram gravadas por outros intérpretes, como “Dentro da Minha Cabeça”, pelo grupo A Cor do Som, e “Mensageiro da Alegria”, por Diana Pequeno.

Na década de 80 teve reconhecimento maior quando sua música “É D’Oxum” foi incluída na trilha da minissérie “Tenda dos Milagres”, da TV Globo. Seu maior sucesso foi em 1987, com a música “Eu Sou Negão”, bastante executada do carnaval daquele ano e considerada um dos marcos iniciais da axé music. Na esteira da moda da lambada e do fricote, sua música baiana com influências caribenhas foi exportada para a Europa. Lançou outros discos, como “Dandá” (1988) e “Dançarino” (1989). Algumas músicas que ficaram mais conhecidas foram “Oxossi” (incluída na trilha sonora do filme norte-americano “Orquídea Selvagem”), “Jubiabá” e “Menino do Pelô”.

Projeto “Espicha Verão” contará com vários eventos esportivos em Ilhéus

Além de divulgar talentos do cenário artístico da Bahia, o projeto “Espicha Verão” deste ano incluiu também na sua programação a realização de atividades esportivas. As competições acontecem neste sábado (14), a partir das 10 horas da manhã, e se estendem até as 14 horas, em dois locais distintos da avenida Soares Lopes: arena esportiva e em frente à pista de skate. Realizado pela Bahiatursa, em parceria com a secretaria municipal de Turismo (Setur), o projeto será desenvolvido ao lado da Catedral de São Sebastião. As atividades esportivas e culturais estão sob a responsabilidade da secretaria municipal de Esportes e Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci), que trarão ao longo do dia muito lazer e entretenimento.

O “Espicha Verão” tem o objetivo de atrair e prolongar o tempo de permanência do turista na cidade, criando um quarto mês de verão, sempre estimulado por pacotes turísticos com valores mais baixos. A presidente da Bahiatursa, Emília Silva, disse que “esta foi uma idéia que deu certo em Salvador. Por isso, a intenção é que, a exemplo dos municípios de Itacaré, Porto Seguro e Capão (na Chapada Diamantina), Ilhéus também tenha a oportunidade de ampliar sua alta temporada e incrementar a geração de emprego e renda”.

Atividades – O professor Renato Peixoto, um dos coordenadores da parte esportiva do projeto “Espicha Verão”, explica que na praia da avenida Soares Lopes, em frente à pista de skate, a partir das 10 horas, terá início o campeonato ilheense de surf. O encerramento está previsto para as 17 horas. Segundo ele, no mesmo dia, dessa vez na arena esportiva, a partir das 13h30min será iniciado o torneio de beach soccer masculino, sendo que às 14 horas acontecerá a abertura do torneio de beach soccer feminino. Também no mesmo horário – 14 horas – o público terá a oportunidade de assistir os torneios de vôlei de praia e de futevôlei.

Maramata lançou novo projeto de educação ambiental

A Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) lançou, na manhã de hoje (12), em sua sede, localizada no bairro de Nova Brasília, zona sul da cidade, o projeto de educação ambiental Bolinha de Papel. A iniciativa consiste no reaproveitamento do papel e vai envolver alunos das escolas das redes pública e privadas da zona sul de Ilhéus. O prefeito Newton Lima, juntamente com o presidente da Maramata, Geerdson Ribeiro, secretários municipais, representantes da Câmara de Vereadores e do governo do estado, participou do lançamento do projeto.
Durante o evento, o prefeito enfatizou algumas questões imprescindíveis para garantir a qualidade de vida da população da cidade, entre elas ações que possam contribuir para impedir o comprometimento maior do meio ambiente. O lançamento foi acompanhado pelos dirigentes das escolas da zona sul, que ficarão responsáveis pela gestão do Projeto Boinha de Papel com a Maramata, uma das duas instituições brasileiras desta modalidade.
Além do lançamento do Projeto Bolinha de Papel, os professores tiveram a oportunidade de tomar conhecimento das ações que deverão ser implementadas em 2009 pela instituição ambiental, a exemplo de projetos visando coletar baterias de celulares e captar água de chuvas para serem usadas em banheiros e jardins. Também foram apresentados projetos referentes à formação de multiplicadores e a realização de workshop, seminários, palestras e oficinas de trabalhos, entre outras ações de educação ambiental.
Depois do lançamento, foi apresentada uma agenda aos dirigentes escolares, onde a Maramata se propõe confeccionar cartilhas ecológicas para serem distribuídas nos bairros da cidade. Os diretores tomaram conhecimento do calendário com datas comemorativas de temas ambientais. No Dia Mundial da Água, 22 de março, a instituição vai promover evento no Largo Cultural, que fica em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus. Neste dia, os alunos das escolas envolvidas no Projeto Bolinha de Papel vão conhecer estação de tratamento de água e esgoto da cidade, segundo Adilson José Sitta, arquiteto com especialização em Gestão Ambiental e graduando em Biologia.

Além do prefeito e do presidente da Maramata, participaram do lançamento do Projeto Bolinha de Papel os secretários do Meio Ambiente, Antônio Olimpio, e de Serviços Urbanos, Carlos Freitas, o diretor da Direc-6, Edney Mendonça, e o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Edvaldo Nascimento ( Dinho do gás).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *