Está em fase de consulta pública, até o próximo dia 31, o reconhecimento da primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Bahia. A área de aproximadamente 35 hectares (equivalente a 35 campos de futebol) de Mata Atlântica fica dentro da fazenda Belas Artes, no município de Guaratinga, extremo sul do estado.
Qualquer manifestação sobre o processo de criação da Unidade de Conservação deverá ser encaminhada para o e-mail rppn.cmu@sema.ba.gov.br ou por intermédio do site(http://www.meioambiente.ba.gov.br/).
De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), a Reserva Particular do Patrimônio Natural é uma área privada que tem o objetivo de conservar a diversidade biológica. No local, é permitido pesquisa científica, visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais.
Segundo a coordenadora de Manejo de Unidades de Conservação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Sarah Alvez, existem na Secretaria 11 processos com proposta de reconhecimento de novas RPPNs, nos diferentes biomas baianos, a exemplo de Mata Atlântica, Caatinga e Cerrado. “As RPPNs são unidades que protegem os atributos e patrimônios naturais locais, a exemplo da fauna e flora”, explicou a coordenadora.