O ESPAÇO CULTURAL CASA ABERTA APRESENTA: ALINE REIS E DJ DANLEY

Aline Reis Bacharelando em Sociologia (Ciências Sociais) na FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e em Música na FMU – Faculdade Metropolitana Unidas. Têm 22 anos, é musicista, compositora. Aline Reis iniciou sua carreira aos 16 anos, tocando acordeom, desde então interage com músicos, grupos e coletivos de arte compostos por artistas de várias gerações.
Em 2004, Aline Reis deu origem ao Grupo Encantadeiras, cuja proposta é integrar o canto de cinco mulheres sobre efeitos percussivos simples, tendo como mote principal suas composições em violão, voz e acordeom. Além de dança, artes plásticas e literatura (poesia e contação de estórias), o projeto artístico do grupo engloba pesquisa musical, dança contemporânea e poesia falada. As Encantadeiras apresentam sons e ritmos variados, fruto da interação com convidados e instrumentistas. A intenção é unir o movimento ritmado e performático do corpo com a música e a literatura, tendo a palavra simultaneamente cantada e recitada. O grupo também reúne algumas vertentes tradicionais de manifestações da cultura afro e brasileira (Baião, Coco, Samba de Roda, Jongo, etc..)

Em 2005, surge o grupo “Aline Reis e o Realejo” tendo como ponto de partida os poemas escritos e musicados por Aline Reis e arranjados em seguida coletivamente pela banda em “jam sessions”. Os instrumentistas tocam juntos ou separadamente em bandas de diferentes estilos musicais, e são o ecletismo e o entrosamento adquiridos com esse processos que direcionam a parte instrumental da banda. O Realejo baseia-se em ritmos regionais brasileiros, misturando as influencias de jazz e psicodélia para alcançar um resultado musical que ilustre adequadamente os poemas de Aline.

Continuando seu processo de pesquisadora musical, Aline Reis passa a integrar seus trabalhos anteriores e nasce o “Encanta Realejo” – projeto autoral que surgiu em 2007 a partir de apresentações realizadas nas ruas de Paraty durante a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) e em espaços públicos como o Circo do Beco e Praça Roosevell em São Paulo. A concepção das duas bandas tocando as composições de Aline Reis foram fundidas e se tornaram um espetáculo de cunho cênico-musical, com arranjos progressivos baseados em ritmos regionais brasileiros e o jazz. A intenção do grupo é unir linguagens artísticas, resultando um trabalho multimídia. O movimento ritmado e performático do corpo com a música, passeando por elementos da improvisação, a literatura tendo a palavra simultaneamente cantada e recitada, agregado á mais um elemento de expressão: A pintura ao vivo, torna singular o momento vivido na apresentação e traz à tona a dinâmica de teatro.

Ao longo de sua carreira, Aline Reis vem desenvolvendo um trabalho relevante de pesquisa musical, integrando músicos, instrumentistas e profissionais dedicados a união de todas as manifestações artísticas, dentre eles André Garolli, Tião Carvalho e Renato Brás.
Aline Reis atualmente por iniciativa própria está desenvolvendo um trabalho de pesquisa de música alternativa pelo litoral brasileiro, elaborando um registro áudio visual para posteriormente lançar um documentário com todos os ingredientes descobertos ao longo dessa caminhada artística musical.

SEXTA – FEIRA 13 DE MARÇO DE 2009 – ÀS 20HS
INGRESSOS: 3,00

ESPAÇO CULTURAL CASA ABERTA
ALTO DE SÃO SEBASTIÃO – OUTEIRO-ILHÉUS – BAHIA
INFORMAÇÕES – 73-8803-5449

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *