Programa do Seminário Nacional de Própolis será mostrado na CEPLAC

O projeto e os programas do V seminário de Própolis do Nordeste e do IV Encontro Nacional de Produtores de Pólen previstos para o mês de outubro na CEPLAC, na rodovia Ilhéus-Itabuna, serão apresentados às instituições parceiras nesta quinta-feira, 12, às 9 horas, na Sala de Reuniões do Centro de Pesquisas do Cacau pelo coordenador do Centro Regional de Apicultura do Sul da Bahia, Ediney Magalhães e grente da Seção de Entomologia do CEPEC. O evento será aberto com mensagem do Chefe do CEPEC, Adonias de Castro Virgens Filho.

A primeira reunião preparatória contará com a participação de representantes da CEPLAC, Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), Federação Baiana do Mel (Febamel), entidades promotoras, e das apoiadores Governo da Bahia, através da Secretaria da Agricultura, Reforma Agrária e Irrigação (Seagri), Sebrae, Senar, Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil, Associação dos Apicultores de Ilhéus, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Agencia de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e Associação de Apicultures de Itaju do Colônia.

Pelo projeto nos dias 15 e 16 de outubro mais de 300 pessoas devem se reunir no auditório Hélio Reis de Oliveira, do CEPEC, em palestras, oficinas e minicursos, sendo 250 profissionais da Apicultura e 50 estudantes dos níveis médio e superior, visando despertá-los e à comunidade para o imenso potencial de utilização das própolis e do pólen da Bahia e do Nordeste e das tendências do mercado em relação a estes incomparáveis produtos das abelhas. A própolis vermelha, por exemplo, tem grande aceitação no mercado internacional, particularmente o japonês, que chega a pagar R$ 550,00 o quilo.

Além de fornecer informações nos segmentos organizacional, tecnológico e de mercado, objetivando melhorar a competitividade dos nossos produtos apícolas, visando o mercado interno e externo, o evento em outubro também vai aproximar os produtores das empresas processadoras de produtos apícolas para diminuir a intermediação. Também será um momento especial para a troca de informações entre pesquisadores e produtores, tendo como objetivo a realização de pesquisas que atendam às reais necessidades dos apicultores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *