Promotores de Justiça que atuam na região da Costa do Cacau se reúnem amanhã, quinta-feira (12), na terceira edição do Numa Debate, a partir das 9:00 horas, no salão Cravo, do Hotel Praia do Sol, Ilhéus. Organizado pelo grupo de atuação especial do MP/BA, Núcleo Mata Atlântica, o evento coloca em pauta crimes ambientais relacionados ao desmatamento em Mata Atlântica, e a aplicação da Lei nº 9.099/98 dos juizados especiais criminais, que prevê pena máxima de dois anos para ilícitos ambientais. A expectativa do encontro é positiva, especialmente, por ser um momento para troca de experiências e alinhamento de idéias e procedimentos. Os impactos sócio-ambientais do projeto Porto-Sul também serão discutidos pelos promotores.
E na sexta-feira (13), no mesmo local, acontece uma reunião da Coordenação-geral com as Coordenações Regionais do Numa – Costa dos Coqueiros, Recôncavo Sul, Cosa do Dendê, Costa do Cacau, Costa do Descobrimento e Costa das Baleias – na qual discutirão sobre o Planejamento 2009.
Criado a partir de convênio firmado com o Ministério do Meio Ambiente, no âmbito do projeto Corredores Ecológicos, o Numa Debate tem como meta principal fortalecer o Sistema de Proteção Legal da Mata Atlântica. É um evento que objetiva propiciar encontros no âmbito das regionais, contemplando temas e questões intrínsecas à região onde ocorrem.