Prefeitura doa terreno para construção de unidade do antigo Cefet em Ilhéus
Mulheres seguem sendo homenageadas em Ilhéus
Ilhéus vai sediar oficina de gestão e processo legislativo
População da Av. Princesa Isabel é beneficiada com serviços de saúde
Noticiário Diverso
Prefeitura doa terreno para construção de unidade do antigo Cefet em Ilhéus
“Até o final deste semestre, estaremos dando início às obras de construção desse importante projeto para a região”. Essa é a expectativa da reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (antigo Centro de Federal de Educação – Cefet), Aurina Oliveira Santana, para o início das obras da sede do Campi de Ilhéus. Aurina esteve na cidade para acompanhar a assinatura de doação do terreno para a construção do Cefet, feita pelo prefeito de Ilhéus, Newton Lima, na companhia de secretários municipais e assessores.
Durante a visita, a diretora geral comentou a importância da implantação do centro na cidade. “Ilhéus é uma das cidades-pólo do estado e não podia deixar de ser contemplada com esta iniciativa, que será referência para a região”, afirmou a reitora. O local será construído sob uma área de 4 hectares e está localizado na Vila Cachoeira, próximo ao Banco da Vitória. De acordo com Lima, a intenção do governo é possibilitar uma qualificação profissional de qualidade e com reconhecida em todo país. “Esperamos que essa iniciativa possa beneficiar diretamente toda a população regional”.
A implantação dos cursos no Campi local do Insituto Federal local, explica, Aurina Oliveira, será escolhida mediante audiências públicas, a serem realizadas em Ilhéus ainda neste semestre. “Nossa intenção é formalizar um diálogo com a sociedade, levando em consideração o fato de Ilhéus abrigar um Pólo Industrial de grande relevância para o país, para formamos a programação de cursos a serem oferecidos”, salientou. Assim como nas demais unidades, o campi de Ilhéus contará em sua estrutura com salas de aula, laboratório, setor administrativo, auditório, área recreativa e de lazer, entre outros.
Entenda o que é um Instituto Federal – Na Bahia, o Centro Federal de Educação Tecnológica foi inaugurado, em 28 de setembro de 1993, pela Lei 8.711. Com a publicação da Lei nº 11.892, sancionada pelo presidente Lula, em 29 de dezembro de 2008, todos os Cefets passaram a ser Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Com isso, o CEFET-BA, instituído em 1993, passa à denominação de Instituto Federal da Bahia, que será formado por 16 Campi até 2010.
A entidade oferece gratuitamente educação tecnológica profissional em todos os níveis: básico (cursos de qualificação, requalificação e reprofissionalização de jovens, adultos e trabalhadores em geral, com qualquer nível de escolarização), técnico (habilitação profissional de nível médio), tecnológico (correspondente ao nível superior na área tecnológica), superior (graduação e pós-graduação) e o Ensino Médio.
Mulheres seguem sendo homenageadas em Ilhéus
Com a promoção de diversas atividades, as mulheres continuam sendo homenageadas em Ilhéus. Na próxima sexta-feira, dia 13, no auditório da Justiça Federal, localizado na rua Ministro José Cândido, será realizado o evento “Mulher, Política e Poder”, coordenado pelo Núcleo de Direitos Humanos de Penas Alternativas, do Governo do Estado, e Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho. Também na sexta-feira, a secretaria municipal de Saúde estará oferecendo importantes e variados serviços através da Feira de Saúde da Mulher, cujos estandes serão montados na rua Jorge Amado, uma das principais artérias do centro da cidade.
O primeiro evento, segundo seus coordenadores, tem a proposta de fomentar um grande debate sobre a participação da mulher na política e no poder, além de divulgar os programas sociais de atenção ao segmento. Após a abertura, a deputada estadual Ângela Sousa profere às 9 horas a palestra “Mulher, Política e Poder”, com a delegada da Mulher, Ângela Lopes, falando por volta das 9h45min sobre a “Violência contra a mulher no município de Ilhéus”. Em seguida, será oferecido às 10h30min um coffee break e realizada, às 11 horas, uma grande mesa redonda. No período da tarde, a programação traz às 14 horas atividades variadas, algumas de cunho informativo, como a divulgação das entidades que prestam serviços à mulher em Ilhéus. Às 15 horas, os participantes terão oportunidade de assistir uma apresentação teatral encenada pelo grupo Pré-idosos e, às 16 horas, show de encerramento da cantora Márcia Alencar. Promovido pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e Prefeitura de Ilhéus, o evento conta com os seguintes parceiros estratégicos: secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social e Trabalho, através do Cras, Peti e Pró-Jovem.
Já a Feira de Saúde da Mulher estará oferecendo das 8 às 18 horas uma série de serviços, como exames ginecológicos (papanicolau) e de mama (toque de mama), além de orientações sobre a prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Durante o evento, as mulheres também terão a oportunidade de relaxar com sessões de massoterapia e cuidar da beleza, através de serviços de cabeleireiro, manicure e pedicure. Nos estandes montados na rua Jorge Amado, centro da cidade, também serão oferecidos testes de HIV, cujo resultado será obtido em cerca de 15 minutos. Também serão realizadas coletas de sangue para a identificação de sífilis. Os técnicos realizarão ainda aconselhamento coletivo, com palestras variadas sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a distribuição de diversificado material informativo.
Dia da Mulher – Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher homenageia os feitos sociais, políticos e econômicos alcançados pelas mulheres. A idéia da existência de um dia internacional foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o processo de industrialização e a expansão econômica que acabaram levando a inúmeros protestos sobre as condições de trabalho daquele tempo. Muitos deles deram origem ao ‘8 de março’, como, por exemplo, o de 1908, quando 15 mil mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque, exigindo a redução de horário, melhores salários e o direito ao voto. A primeira comemoração do Dia Internacional da Mulher aconteceu em 28 de Fevereiro de 1909, nos Estados Unidos da América. Já primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em 1910, na cidade de Copenhague, quando o Dia Internacional da Mulher foi finalmente estabelecido. De forma oficial, porém, o Dia Internacional da Mulher passou a integrar o calendário da ONU em 1975.
Ilhéus vai sediar oficina de gestão e processo legislativo
Ilhéus vai sediar a II Oficina Gestão e Processo Legislativo, evento previsto para começar às 9 horas desta sexta-feira (13) e terminar na tarde do mesmo dia, no Hotel Barravento, localizado no bairro Malhado, zona norte da cidade. A iniciativa da Câmara de Ilhéus conta com o apoio da União de Vereadores do Brasil (UVB) e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). Representando o prefeito Newton Lima, o vice Mário Alexandre participa da abertura dos trabalhos destinados aos parlamentares e assessores, secretários municipais, assistentes e assessores jurídicos e contábeis.
A oficina destina-se à capacitação de vereadores e servidores públicos em geral, no sentido de oferecer subsídios à elaboração de projetos de leis e outras atividades administrativas, visando o funcionamento do parlamento municipal. Segundo o presidente da Mesa Diretora da Câmara de Ilhéus, Jailson Nascimento, trata-se de um curso prático para disseminar, de forma correta, os atos administrativos das câmaras e tornar a gestão legislativa pronta para o atendimento de suas finalidades institucionais.
Do conteúdo programático do curso constam palestras e oficinas. Estas serão abordadas por especialistas convidados para cada tema do encontro. O inicio dos trabalhos está previsto para meia hora depois da abertura, quando Rodrigo Isaac Martins vai desenvolver palestra sobre processo de formação dos atos legislativos. A segunda palestra fica a critério do ex-vereador Joabs Ribeiro e de Tárcio Cheab, que se encarregam do tema ligado à gestão legal estratégica e atos administrativos.
A última palestra será desenvolvida por Cássio Carvalho e César Souza. Eles estarão falando sobre julgamento, prestação de contas e administração financeira, além da visão da lei orçamentária, com enfoque para a unidade orçamentária da câmara municipal. Dentro dos temas que serão tratados no curso/oficina existem diversos sub-temas. A organização do evento é do Project Consultoria Governamental.
População da Av. Princesa Isabel é beneficiada com serviços de saúde
A Secretaria de Saúde de Ilhéus colocou à disposição da população os serviços da Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel), que funcionou durante todo o dia desta segunda-feira, 9, em frente à sede própria do Almiro Vinhaes. O objetivo da Prefeitura Municipal é otimizar o atendimento aos moradores da avenida Princesa Isabel e de locais próximos assistidos pela Unidade de Saúde Almiro Vinhaes, que entrará em reforma e passará a funcionar, ainda esta semana, em local próximo ao posto.
A idéia da Secretaria é manter esses serviços para a população, mesmo dentro deste período de transição. “Entendemos que os serviços não podem ficar paralisados e, por isso, no caso do atendimento odontológico, disponibilizamos o serviço móvel da Unidade Odontológica para que as pessoas que agendaram o atendimento não ficassem prejudicadas. Os demais serviços devem funcionar dentro da normalidade ainda no decorrer desta semana”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Marleide Figueiredo. O Odontomóvel, que passou por serviços elétricos e mecânicos, além de retoques na pintura, dará esta semana prosseguimento à programação de atendimentos do mês de março, visitando, principalmente, as localidades da zona rural de Ilhéus.
A estudante Larissa Quinto foi uma das pessoas que compareceu ao local para realizar consulta. “Estou satisfeita por saber que minha consulta foi mantida, mesmo o Posto estando nesse processo de mudança para outro local”, comemorou. Assim como Larissa, a senhora Joana Lustrosa, moradora do bairro da Conquista, também havia marcado consulta na semana passada e compareceu ao local para ter acesso aos serviços do Odontomóvel. Além das pessoas que já haviam marcado consulta, a equipe também atendeu as pessoas que solicitaram o serviço no local.
O galpão onde irá funcionar, provisoriamente, os serviços da unidade de Saúde Almiro Vinhaes está recebendo os últimos retoques. Ele foi totalmente reestruturado para abrigar o posto, sendo que já estará pronto esta semana para atender à população. No novo endereço funcionarão os mesmos serviços disponibilizados pelo Posto Almiro Vinhaes: ginecologia, pediatra e odontologia, além dos serviços de curativo, aferição de pressão arterial e aplicação de injeção, entre outros.
Odontomóvel – Depois de 20 dias parados para reforma, o Odontomóvel, unidade que faz atendimento itinerante nas zonas rural e urbana do município, foi entregue a Secretaria de Saúde de Ilhéus pela empresa São Miguel, responsável pela recuperação do veículo. Para a secretária de Saúde, Marleide Figueiredo, o odontomóvel tem um grande valor, uma vez que facilita o atendimento às comunidades mais distantes da sede do município. Já o representante da São Miguel, Miguel Soares, enfatizou que o veículo encontra-se totalmente apto para continuar prestando relevantes serviços à população. A Unidade Móvel Odontológica integra os esforços do prefeito Newton Lima em levar para os locais mais distantes da sede diversas e importantes melhorias desenvolvidas, principalmente, nas áreas de saúde, educação e infra-estrutura.
Noticiário Diverso
Festival do Chocolate I
Como parte da Semana da Páscoa, Ilhéus sedia de 8 a 12 de abril, o Festival do Chocolate da Costa do Cacau. Dividido em três eventos distintos, o festival acontece simultaneamente sempre das 14 às 22 horas com a feira do chocolate, jornada do chocolate e o planeta chocolate. O primeiro consta de exposição feita por diversas empresas, entidades e órgãos públicos que estarão representando os mais diversos setores relacionados à produção do cacau e chocolate, a exemplo de fábricas de equipamentos, fazendas produtoras, indústrias de chocolate e empresas de distribuição.
Festival do Chocolate II
O evento que acontece no centro de convenções Luís Eduardo Magalhães tem como propostas promover os destinos Ilhéus e Costa do Cacau, incrementar o fluxo de turistas, oferecendo aos visitantes e à comunidade em geral uma diferenciada opção de lazer. A iniciativa também visa a realização de negócios através da feira do chocolate, promovendo a expansão do setor e a geração de renda. O apoio é da Secretaria de Turismo de Ilhéus, Associação de Turismo Ilheense (Atil), Costa do Cacau Convention e Governo da Bahia, através da secretaria estadual de Turismo e Bahiatursa. Ao todo, o projeto prevê a participação de 16 estandes montados no salão Nacib.
Odontomóvel em comunidades rurais I
O Odontomóvel – unidade móvel odontológica – da Secretaria de Saúde de Ilhéus retoma seu atendimento este mês. A estratégia do Núcleo de Saúde Bucal da Prefeitura visa descentralizar os serviços odontológicos com o objetivo de levá-los para as comunidades mais afastadas da sede do município. Hoje, dia 10, a unidade estará na comunidade rural de Carobeira. Amanhã (11), será a vez dos moradores de São José e, nos dias 12 e 13, da comunidade de Banco Central. No dia 16, o ônibus atende aos moradores de Castelo Novo e, no dia 17, a de Banco do Pedro. O atendimento é realizado sempre das 8 às 17 horas, com tratamento dentário de baixa e média complexidades, aplicação de flúor, palestras e distribuição de material informativo.
Odontomóvel em comunidades rurais II
De acordo com o cronograma de atendimento, no dia 18, o serviço será oferecido à população carcerária do mini-presídio Ariston Cardoso. Nos dias 19 e 20, a unidade chega aos moradores de Maria Jape, realizando atendimento em Antônio Moreira e no posto de saúde da localidade. A equipe formada por cirurgião-dentista e auxiliares realiza atendimento no dia 23 no Japu e, no dia 24, visita as famílias que vivem próximas ao aterro sanitário de Itariri. As vilas Santaninha e Juerana recebem visita da equipe móvel nos dias 25 e 26. No dia 27, o atendimento chega até o povoado de Santa Rita. E, no dia 30, em Lava-Pés e na vila do Serrado, dia 31.