Câmara comemora Dia da Mulher sem formalidades

A Câmara de Vereadores de Ilhéus comemorou o Dia Internacional da Mulher antecipadamente, na sexta-feira (6), com a realização da sessão solene que contou com a participação da primeira-dama do município, Inês Tavares, e a deputada Ângela Souza. Elas fizeram parte da mesa ao lado da vereadora Carmelita Ângela, a titular da Delegacia da Mulher, Ângela Lopes, a presidente da Associação de Pré-idosos do Sul da Bahia, Maria José Rodrigues, e as ex-vereadoras Maria de Lourdes e Ana Margarida Amado. Depois de abrir a solenidade, o presidente da Mesa Diretora, Jailson Nascimento, passou a coordenação dos trabalhos para a vereadora Carmelita Ângela, responsável pela proposta da sessão em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido no domingo, 8 de março.

A solenidade foi marcada pela falta da formalidade que caracteriza as sessões rotineiras do legislativo. Além das músicas interpretadas pela cantora Amanda Andrade, no início e final do ato. O Coral Matrigal Facinarte, composto por mulheres da terceira idade, também contribuiu para a descontração da sessão da Câmara de Ilhéus. Apesar do clima festivo, o ato teve momentos de reflexão, com a palestra proferida pela assistente social do Poder Judiciário do Estado da Bahia, Margaret Vitória de Castro, pós-graduado em Administração e Planejamento de Projetos Sociais, que iniciou sua abordagem com lembranças da origem do Dia da Mulher.

Ela falou sobre os avanços obtidos pela mulher, entretanto foi enfática ao apresentar fatos a respeito da violência contra a mulher, em grande parte cometida no seio familiar, apesar da Lei Maria da Penha. Na abordagem, Margaret Vitória de Castro disse ainda que a data do Dia Internacional da Mulher é mais para reflexão do que para comemoração, em decorrência da violência, exploração sexual e outros crimes cometidos contra a mulher, além da discriminação velada no emprego, as condições de trabalho, disparidade salarial em relação ao homem e desvalorização do trabalho doméstico.

Segundo dados apresentados pela palestrante, o nordeste é a região do país com maior número de mulheres arrimo de família, e nele, o estado da Bahia lidera a estatística. A primeira-dama também se pronunciou com enfoque sobre a condição da mulher no seio familiar e em outros segmentos. A deputada Ângela Souza, a delegada Ângela Lopes e as ex-vereadoras falaram sobre o desempenho da mulher na sociedade e de sua contribuição para o desenvolvimento familiar e social. Maria José Rodrigues também se pronunciou e agradeceu a vereadora Carmelita Ângela, em nome de todas as mulheres, pela realização do ato.

A delegada da Mulher, Ângela Lopes, a ex-vereadora Vitória Berbert de Castro, a Cacique Ivonete e a secretária de Saúde do município, Marleide Figueiredo prestigiaram a solenidade. Outras personalidades femininas prestigiaram a sessão, a exemplo das homenageadas pelos vereadores da casa. Este ano, as comemorações foi diferente dos anos anteriores, pela manifestação do público que cantou com o Coral Matriga Facinartel e outras informalidades.

A presidente da sessão, vereadora Carmelita Ângela, fechou as comemorações pelo Dia da Mulher com a leitura de um poema. Antes, agradeceu aos vereadores presentes e os demais que justificaram suas faltas. Falou sobre a violência contra a mulher, conclamando os homens a se juntarem a luta. “é preciso que os homens se integrem nessa luta de fato”.

Os vereadores Jailson Nascimento, Reynaldo Oliveira dos Santos (Zé Neguinho), Valmir Freitas, Tarcísio Paixão, Edvaldo Nascimento (Dinho gás) e Gilberto Souza (Bel do Vilela). Alzimário Belmonte (professor Gurita)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *